Estudo sobre Maria

31,902
-1

Published on

Estudo sobre Maria, mãe de Deus.

Published in: Spiritual
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
31,902
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
172
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Estudo sobre Maria

  1. 1. ESTUDO MARIA,MÃE DE DEUS E NOSSA
  2. 2. O NASCIMENTO DA SAGRADA VIRGEM MARIA Quando se aproximava o momento do nascimentodo Salvador do mundo na cidade de Nazaré, naGalileia, morava aí um descendente do rei David,chamado Joaquim com a sua mulher, Ana.Ambos eram pessoas reconhecidamente de boaíndole e eram conhecidos pela sua compaixão,humildade e generosidade. Joaquim e Anaatingiram uma idade muito avançada, mas nãotinham filhos. Este fato entristecia-os especialmente. Mas apesarda idade, eles continuavam a orar incessantementee a pedir a Deus para que Ele lhes concedesse umfilho. Para isso fizeram até uma promessa de que seeles recebessem a dádiva do nascimento de umfilho, o destinariam para servir a Deus.
  3. 3. O NASCIMENTO DA SAGRADA VIRGEM MARIANaqueles tempos não ter filhos eraconsiderado um castigo divino pelospecados cometidos. Joaquim em particularsofria muito com a falta de filhos,principalmente porque, de acordo com a asprofecias, na sua família deveria nascer oMessias-Jesus.Pela paciência e fé Deus deu a Joaquim eAna uma grande alegria: finalmenteconceberam uma filha e a Ela foi dado onome de Maria, o que em hebreusignifica: "Senhora, Esperança."
  4. 4. A ENTRADA NO TEMPLOQuando a Virgem Maria completou 3 anos, os seusbeneméritos pais prepararam-na para cumprir apromessa fixada por eles: levaram-na a um temploem Jerusalém para que Ela pudesse dedicar a Suavida a Deus.A Virgem Maria ficou a residir junto ao templo. Aí,Ela e outras companheiras estudavam as leis deDeus e executavam trabalhos manuais, rezavam eliam as Escrituras Sagradas. Junto a este templo aVirgem Maria viveu perto de 11 anos, cresceu,desenvolvendo em si uma profunda compaixão, emtudo entregue à vontade de Deus, imensamentemodesta e dedicada em seus esforços. Desejandoviver e dedicar-se exclusivamente a Deus, ela fezum voto de não se casar e permanecer para semprevirgem.
  5. 5. A SAGRADA VIRGEM MARIA E JOSÉOs já bastante idosos Joaquim e Ana não viverammuito mais tempo e a Virgem Maria ficou órfã. Quandocompletou 14 anos, Ela não poderia mais continuar,pelas leis, a residir junto ao templo e era necessárioque se casasse.O pároco principal, conhecendo o voto por Ela feito,para não o prejudicar, celebrou apenas pró-forma oSeu casamento com um parente distante, que umancião de nome José.José comprometeu-se a cuidar Dela e a proteger aSua condição de Virgem. José vivia em Nazaré. Eletambém era descendente da família de David, masera um homem sem posses e trabalhava comomarceneiro.A Sagrada Virgem Maria, levava na casa de José amesma vida modesta e disciplinada que levara antesno templo.
  6. 6. A ANUNCIAÇÃO No sexto mês após a aparição do Arcanjo Gabriel aZacarias, por motivo do nascimento de São JoãoBaptista, o mesmo Arcanjo Gabriel foi enviado porDeus para a cidade de Nazaré ao encontro daSagrada Virgem Maria com a feliz notícia que DeusA escolhera para ser a Mãe do Salvador do mundo.O Arcanjo Gabriel surge perante Ela e anuncia-Lhe: "Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo. Abençoada és Tu entre as mulheres!" - Elaao ouvir estas palavras, perturbou-se e começou apensar que saudação seria esta. O Arcanjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus, eis que conceberás no teu ventre e darás a luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David, reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim."
  7. 7. A ANUNCIAÇÃOMaria disse ao anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?" Respondendo oArcanjo disse-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre Ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso mesmo o Santo que há de nascer de Ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parente, concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês da que se dizia estéril, porque a Deus nada é impossível." Entãodisse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra." E oArcanjo afastou-se dela.
  8. 8. MARIA VISITA ISABEL A Sagrada Virgem Maria, após ter recebidodo Arcanjo a notícia que a sua parenteIsabel, mulher de Zacarias, dariaproximamente à luz um filho, apressou-se air visitá-la. Entrou em casa de Zacarias esaudou Isabel. Aconteceu que apenas Isabelouviu a saudação da Virgem Maria, omenino saltou no seu ventre e Isabel ficoucheia do Espírito Santo e constatou Quesim, a Virgem Maria fora consagrada paraser a Mãe de Jesus Cristo. Exclamou emvoz alta "Bendita és Tú entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Donde a mim esta dita, que a mãe do meu Senhor venha ter comigo?" 
  9. 9. MARIA VISITA ISABEL   Então a Virgem Maria disse: "Minha alma  glorifica o Senhor, e o meu espírito exulta  em Deus meu Salvador." Porque lançou os olhos para a humilhação da sua serva, portanto eis que de hoje em diante, todas as gerações me chamarão Bem-Aventurada. Porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas, o Seu nome é santo. E a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. A Virgem Maria ficou a morar durante aproximadamente 3 meses junto a Isabel e depois voltou para sua casa em Nazaré.
  10. 10. O FALECIMENTO Certa vez, quando a Virgem Maria estava arezar no monte Eleon, perto de Jerusalém,apareceu-lhe o Arcanjo Gabriel com um ramode figueira em suas mãos e diz-Lhe que dali a 3dias a Sua existência na Terra estará terminadae que Jesus Cristo virá buscá-la para a levarcom Ele. Cristo fez tudo de maneira a quenessa época todos os apóstolos vindos depaíses diferentes estivessem todos emJerusalém. No momento do seu final, uma luzintensa iluminou o quarto onde estava a VirgemMaria. Jesus Cristo, rodeado de Seus anjossurgiu e recebeu a Sua alma puríssima.
  11. 11. O FALECIMENTOOs apóstolos sepultaram o sagrado corpo daVirgem Maria, de acordo com a Suavontade, ao pé da montanha Eleon, noJardim Gethsemani, na mesma caverna-túmulo onde estavam sepultados os corposde seus pais e também de José. Durante ofuneral aconteceram muitos milagres.Apenas por tocarem o caixão da VirgemMaria, cegos começavam a ver, mausespíritos eram expulsos dos possuídos etodas as doenças curadas.
  12. 12. O FALECIMENTO Três dias após o funeral da Virgem Maria,chega a Jerusalém, atrasado, o apóstoloTomé. Tomé estava muito triste porque nãoconseguira despedir-se da Mãe de Cristo edo fundo da alma desejava orar e prestarhomenagens em seu túmulo. Quandoabriram a caverna, onde a Virgem Mariahavia sido sepultada, não encontraram oSeu corpo, somente os véus utilizados nofuneral. Impressionados, os apóstolosvoltaram para suas casas.
  13. 13. O FALECIMENTOÀ noite durante as suas orações eles ouviram anjosa cantar. Olhando para cima, os apóstolos viram noalto, no ar, a Virgem Maria cercada de anjos,iluminada por uma intensa luz celestial. Ela disseaos apóstolos: "Alegrem-se, Eu estou com vocês todos os dias!" Esta sua promessa de ajudar edefender os cristãos Ela mantém até os dias dehoje, assumindo-se como nossa Mãe celeste. Emvirtude de seu imenso amor e ajuda poderosa, oscristãos desde épocas antigas consideram-Na eprocuram-Na em busca de ajuda, chamando-A defensora incansável de todos os cristãosexistentes, alegria de todos os que sofrem,Aquela que mesmo após a sua morte, nunca nosabandonará
  14. 14. VOLUNTÁRIA CONDIÇÃO DE VIRGEMEla demonstrou que a sua voluntária condiçãode Virgem está acima da vida em família e docasamento. Seguindo o seu exemplo, a partir dosprimeiros séculos, muitos cristãos optaram porviver as suas vidas na castidade, virgindade, emorações, jejum e pensamento em Deus. Assim surgiu e se consagrou a prática dosconventos e mosteiros. Que pensar do mundocontemporâneo, que absolutamente não valoriza eaté humilha a virtude da castidade, virgindade,esquecendo as palavras de Cristo: "Há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por amor do reino dos céus. Quem pode compreender, compreenda!" (Mt 19,12).
  15. 15. VOLUNTÁRIA CONDIÇÃO DE VIRGEMEste breve relato da vida terrena da SagradaVirgem Maria, é necessário dizer que Ela, em Seumomento máximo de graça e alegria, quando foiescolhida para ser a Mãe do Salvador do mundo etambém no momento da sua máxima dor aos pésda cruz (conforme profecia de Simeão"Seu coração foi dilacerado") demonstrou totalautocontrole. Assim, Ela demonstrou toda a força e beleza desuas bênçãos e graças: Fé inabalável, paciência,coragem, esperança em Deus e amor a Ele,aceitação. Por isso nós, cristãos, temos umimenso respeito, admiração e consideração porEla e esforçamo-nos por imitá-La nos seusexemplos.
  16. 16. DOGMAS MARIANOS MARIA, MÃE DE DEUS Definido no Concílio Ecumênico, realizado em Éfeso, no ano 431 Maria é verdadeiramente Mãe de Deus encarnado, Jesus Cristo, que é plenamente Deus e plenamente homem. Em primeiro lugar precisamos crer: JESUS É VERDADEIRAMENTE DEUSConcluindo que Maria é Mãe de Deus
  17. 17. DOGMAS MARIANOS MARIA, MÃE DE DEUS E MÃE DA IGREJA Catecismo da Igreja Católica § 148, 149, 273, 437, 963 a 975 Jesus nos deu Maria como mãe na hora agonizante de sua missão entre nós.“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa” (Jo 19, 26-27). A mãe representa o povo da antiga aliança que permaneceu fiel às promessas e espera pelo Salvador. O discípulo amado representa o novo povo de Deus, formado por todos os que dão adesão a Jesus.
  18. 18. DOGMAS MARIANOSMARIA FOI LEVADA AO CÉU Catecismo da Igreja Católica § 966 O livro do apocalipse faz menção de que não somente Maria foi levada ao céu, mas como foi coroada como Rainha.“Apareceu em seguida um grande sinal nocéu: uma Mulher revestida do sol, a luadebaixo dos seus pés e na cabeça umacoroa de doze estrelas.” (Ap 12,1).
  19. 19. DOGMAS MARIANOSMas a mulher recebeu as duas asas dagrande águia, e voou para o deserto, paraum lugar bem longe da serpente. (Ap 12,14a)Os traços da mulher adaptam-seperfeitamente à Virgem Maria. O número12 representa as 12 tribos do povo deIsrael que espera o Messias e os 12discípulos povo de Deus da nova aliança.
  20. 20. DOGMAS MARIANOSMaria é intercessora O catecismo da igreja católica § 1014.Nas bodas de Caná, Maria semostrou como nossa intercessora.Foi por causa do pedido de Mariaque Jesus fez seu primeiro milagre.Ainda não havia chegado o momentodo Senhor manifestar-se, Jesusdiante do pedido da Mãe antecipouesta hora.
  21. 21. ORAÇÃO DA AVE-MARIAAVE MARIA CHEIA DE GRAÇA OSENHOR É CONTIGO. É O PRÓPRIO DEUS POR MEIO DO ANJO GABRIEL QUE SAÚDA MARIA. (Lc 1, 28)BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERESE BENDITO É O FRUTO DO VOSSOVENTRE, JESUS. REPLETA DO ESPÍRITO SANTO ISABEL EXCLAMA AO OUVIR A SAUDAÇÃO DE MARIA E A CRIANÇA AGITAR EM SEU VENTRE. (Lc 1, 42)
  22. 22. ORAÇÃO DA AVE-MARIAROGAI POR NÓS, OS PECADORES,AGORA E NA HORA DA NOSSAMORTE. É UM PEDIDO DE INTERCESSÃO, POIS CONFIAMOS NO PEDIDO DA MÃE, QUE ANTECIPOU A HORA DOS MILAGRES DE JESUS, POIS ELA CONHECE AS NECESSIDADES DE SEUS FILHOS. ENTREGAMO-NOS A ELA AGORA, NO HOJE DE NOSSAS VIDAS E NA HORA DE NOSSA MORTE, QUE ELA ESTEJA PRESENTE COMO NA MORTE DE CRUZ DE SEU FILHO.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×