• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Estudo sobre Maria
 

Estudo sobre Maria

on

  • 30,518 views

Estudo sobre Maria, mãe de Deus.

Estudo sobre Maria, mãe de Deus.

Statistics

Views

Total Views
30,518
Views on SlideShare
1,749
Embed Views
28,769

Actions

Likes
2
Downloads
35
Comments
0

6 Embeds 28,769

http://oanunciador.com 28750
http://bl158w.blu158.mail.live.com 8
http://webcache.googleusercontent.com 7
http://translate.googleusercontent.com 2
http://s2.wp.com 1
http://cc.bingj.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Estudo sobre Maria Estudo sobre Maria Presentation Transcript

    • ESTUDO MARIA,MÃE DE DEUS E NOSSA
    • O NASCIMENTO DA SAGRADA VIRGEM MARIA Quando se aproximava o momento do nascimentodo Salvador do mundo na cidade de Nazaré, naGalileia, morava aí um descendente do rei David,chamado Joaquim com a sua mulher, Ana.Ambos eram pessoas reconhecidamente de boaíndole e eram conhecidos pela sua compaixão,humildade e generosidade. Joaquim e Anaatingiram uma idade muito avançada, mas nãotinham filhos. Este fato entristecia-os especialmente. Mas apesarda idade, eles continuavam a orar incessantementee a pedir a Deus para que Ele lhes concedesse umfilho. Para isso fizeram até uma promessa de que seeles recebessem a dádiva do nascimento de umfilho, o destinariam para servir a Deus.
    • O NASCIMENTO DA SAGRADA VIRGEM MARIANaqueles tempos não ter filhos eraconsiderado um castigo divino pelospecados cometidos. Joaquim em particularsofria muito com a falta de filhos,principalmente porque, de acordo com a asprofecias, na sua família deveria nascer oMessias-Jesus.Pela paciência e fé Deus deu a Joaquim eAna uma grande alegria: finalmenteconceberam uma filha e a Ela foi dado onome de Maria, o que em hebreusignifica: "Senhora, Esperança."
    • A ENTRADA NO TEMPLOQuando a Virgem Maria completou 3 anos, os seusbeneméritos pais prepararam-na para cumprir apromessa fixada por eles: levaram-na a um temploem Jerusalém para que Ela pudesse dedicar a Suavida a Deus.A Virgem Maria ficou a residir junto ao templo. Aí,Ela e outras companheiras estudavam as leis deDeus e executavam trabalhos manuais, rezavam eliam as Escrituras Sagradas. Junto a este templo aVirgem Maria viveu perto de 11 anos, cresceu,desenvolvendo em si uma profunda compaixão, emtudo entregue à vontade de Deus, imensamentemodesta e dedicada em seus esforços. Desejandoviver e dedicar-se exclusivamente a Deus, ela fezum voto de não se casar e permanecer para semprevirgem.
    • A SAGRADA VIRGEM MARIA E JOSÉOs já bastante idosos Joaquim e Ana não viverammuito mais tempo e a Virgem Maria ficou órfã. Quandocompletou 14 anos, Ela não poderia mais continuar,pelas leis, a residir junto ao templo e era necessárioque se casasse.O pároco principal, conhecendo o voto por Ela feito,para não o prejudicar, celebrou apenas pró-forma oSeu casamento com um parente distante, que umancião de nome José.José comprometeu-se a cuidar Dela e a proteger aSua condição de Virgem. José vivia em Nazaré. Eletambém era descendente da família de David, masera um homem sem posses e trabalhava comomarceneiro.A Sagrada Virgem Maria, levava na casa de José amesma vida modesta e disciplinada que levara antesno templo.
    • A ANUNCIAÇÃO No sexto mês após a aparição do Arcanjo Gabriel aZacarias, por motivo do nascimento de São JoãoBaptista, o mesmo Arcanjo Gabriel foi enviado porDeus para a cidade de Nazaré ao encontro daSagrada Virgem Maria com a feliz notícia que DeusA escolhera para ser a Mãe do Salvador do mundo.O Arcanjo Gabriel surge perante Ela e anuncia-Lhe: "Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo. Abençoada és Tu entre as mulheres!" - Elaao ouvir estas palavras, perturbou-se e começou apensar que saudação seria esta. O Arcanjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus, eis que conceberás no teu ventre e darás a luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David, reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim."
    • A ANUNCIAÇÃOMaria disse ao anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?" Respondendo oArcanjo disse-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre Ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso mesmo o Santo que há de nascer de Ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parente, concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês da que se dizia estéril, porque a Deus nada é impossível." Entãodisse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra." E oArcanjo afastou-se dela.
    • MARIA VISITA ISABEL A Sagrada Virgem Maria, após ter recebidodo Arcanjo a notícia que a sua parenteIsabel, mulher de Zacarias, dariaproximamente à luz um filho, apressou-se air visitá-la. Entrou em casa de Zacarias esaudou Isabel. Aconteceu que apenas Isabelouviu a saudação da Virgem Maria, omenino saltou no seu ventre e Isabel ficoucheia do Espírito Santo e constatou Quesim, a Virgem Maria fora consagrada paraser a Mãe de Jesus Cristo. Exclamou emvoz alta "Bendita és Tú entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Donde a mim esta dita, que a mãe do meu Senhor venha ter comigo?" 
    • MARIA VISITA ISABEL   Então a Virgem Maria disse: "Minha alma  glorifica o Senhor, e o meu espírito exulta  em Deus meu Salvador." Porque lançou os olhos para a humilhação da sua serva, portanto eis que de hoje em diante, todas as gerações me chamarão Bem-Aventurada. Porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas, o Seu nome é santo. E a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. A Virgem Maria ficou a morar durante aproximadamente 3 meses junto a Isabel e depois voltou para sua casa em Nazaré.
    • O FALECIMENTO Certa vez, quando a Virgem Maria estava arezar no monte Eleon, perto de Jerusalém,apareceu-lhe o Arcanjo Gabriel com um ramode figueira em suas mãos e diz-Lhe que dali a 3dias a Sua existência na Terra estará terminadae que Jesus Cristo virá buscá-la para a levarcom Ele. Cristo fez tudo de maneira a quenessa época todos os apóstolos vindos depaíses diferentes estivessem todos emJerusalém. No momento do seu final, uma luzintensa iluminou o quarto onde estava a VirgemMaria. Jesus Cristo, rodeado de Seus anjossurgiu e recebeu a Sua alma puríssima.
    • O FALECIMENTOOs apóstolos sepultaram o sagrado corpo daVirgem Maria, de acordo com a Suavontade, ao pé da montanha Eleon, noJardim Gethsemani, na mesma caverna-túmulo onde estavam sepultados os corposde seus pais e também de José. Durante ofuneral aconteceram muitos milagres.Apenas por tocarem o caixão da VirgemMaria, cegos começavam a ver, mausespíritos eram expulsos dos possuídos etodas as doenças curadas.
    • O FALECIMENTO Três dias após o funeral da Virgem Maria,chega a Jerusalém, atrasado, o apóstoloTomé. Tomé estava muito triste porque nãoconseguira despedir-se da Mãe de Cristo edo fundo da alma desejava orar e prestarhomenagens em seu túmulo. Quandoabriram a caverna, onde a Virgem Mariahavia sido sepultada, não encontraram oSeu corpo, somente os véus utilizados nofuneral. Impressionados, os apóstolosvoltaram para suas casas.
    • O FALECIMENTOÀ noite durante as suas orações eles ouviram anjosa cantar. Olhando para cima, os apóstolos viram noalto, no ar, a Virgem Maria cercada de anjos,iluminada por uma intensa luz celestial. Ela disseaos apóstolos: "Alegrem-se, Eu estou com vocês todos os dias!" Esta sua promessa de ajudar edefender os cristãos Ela mantém até os dias dehoje, assumindo-se como nossa Mãe celeste. Emvirtude de seu imenso amor e ajuda poderosa, oscristãos desde épocas antigas consideram-Na eprocuram-Na em busca de ajuda, chamando-A defensora incansável de todos os cristãosexistentes, alegria de todos os que sofrem,Aquela que mesmo após a sua morte, nunca nosabandonará
    • VOLUNTÁRIA CONDIÇÃO DE VIRGEMEla demonstrou que a sua voluntária condiçãode Virgem está acima da vida em família e docasamento. Seguindo o seu exemplo, a partir dosprimeiros séculos, muitos cristãos optaram porviver as suas vidas na castidade, virgindade, emorações, jejum e pensamento em Deus. Assim surgiu e se consagrou a prática dosconventos e mosteiros. Que pensar do mundocontemporâneo, que absolutamente não valoriza eaté humilha a virtude da castidade, virgindade,esquecendo as palavras de Cristo: "Há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por amor do reino dos céus. Quem pode compreender, compreenda!" (Mt 19,12).
    • VOLUNTÁRIA CONDIÇÃO DE VIRGEMEste breve relato da vida terrena da SagradaVirgem Maria, é necessário dizer que Ela, em Seumomento máximo de graça e alegria, quando foiescolhida para ser a Mãe do Salvador do mundo etambém no momento da sua máxima dor aos pésda cruz (conforme profecia de Simeão"Seu coração foi dilacerado") demonstrou totalautocontrole. Assim, Ela demonstrou toda a força e beleza desuas bênçãos e graças: Fé inabalável, paciência,coragem, esperança em Deus e amor a Ele,aceitação. Por isso nós, cristãos, temos umimenso respeito, admiração e consideração porEla e esforçamo-nos por imitá-La nos seusexemplos.
    • DOGMAS MARIANOS MARIA, MÃE DE DEUS Definido no Concílio Ecumênico, realizado em Éfeso, no ano 431 Maria é verdadeiramente Mãe de Deus encarnado, Jesus Cristo, que é plenamente Deus e plenamente homem. Em primeiro lugar precisamos crer: JESUS É VERDADEIRAMENTE DEUSConcluindo que Maria é Mãe de Deus
    • DOGMAS MARIANOS MARIA, MÃE DE DEUS E MÃE DA IGREJA Catecismo da Igreja Católica § 148, 149, 273, 437, 963 a 975 Jesus nos deu Maria como mãe na hora agonizante de sua missão entre nós.“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa” (Jo 19, 26-27). A mãe representa o povo da antiga aliança que permaneceu fiel às promessas e espera pelo Salvador. O discípulo amado representa o novo povo de Deus, formado por todos os que dão adesão a Jesus.
    • DOGMAS MARIANOSMARIA FOI LEVADA AO CÉU Catecismo da Igreja Católica § 966 O livro do apocalipse faz menção de que não somente Maria foi levada ao céu, mas como foi coroada como Rainha.“Apareceu em seguida um grande sinal nocéu: uma Mulher revestida do sol, a luadebaixo dos seus pés e na cabeça umacoroa de doze estrelas.” (Ap 12,1).
    • DOGMAS MARIANOSMas a mulher recebeu as duas asas dagrande águia, e voou para o deserto, paraum lugar bem longe da serpente. (Ap 12,14a)Os traços da mulher adaptam-seperfeitamente à Virgem Maria. O número12 representa as 12 tribos do povo deIsrael que espera o Messias e os 12discípulos povo de Deus da nova aliança.
    • DOGMAS MARIANOSMaria é intercessora O catecismo da igreja católica § 1014.Nas bodas de Caná, Maria semostrou como nossa intercessora.Foi por causa do pedido de Mariaque Jesus fez seu primeiro milagre.Ainda não havia chegado o momentodo Senhor manifestar-se, Jesusdiante do pedido da Mãe antecipouesta hora.
    • ORAÇÃO DA AVE-MARIAAVE MARIA CHEIA DE GRAÇA OSENHOR É CONTIGO. É O PRÓPRIO DEUS POR MEIO DO ANJO GABRIEL QUE SAÚDA MARIA. (Lc 1, 28)BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERESE BENDITO É O FRUTO DO VOSSOVENTRE, JESUS. REPLETA DO ESPÍRITO SANTO ISABEL EXCLAMA AO OUVIR A SAUDAÇÃO DE MARIA E A CRIANÇA AGITAR EM SEU VENTRE. (Lc 1, 42)
    • ORAÇÃO DA AVE-MARIAROGAI POR NÓS, OS PECADORES,AGORA E NA HORA DA NOSSAMORTE. É UM PEDIDO DE INTERCESSÃO, POIS CONFIAMOS NO PEDIDO DA MÃE, QUE ANTECIPOU A HORA DOS MILAGRES DE JESUS, POIS ELA CONHECE AS NECESSIDADES DE SEUS FILHOS. ENTREGAMO-NOS A ELA AGORA, NO HOJE DE NOSSAS VIDAS E NA HORA DE NOSSA MORTE, QUE ELA ESTEJA PRESENTE COMO NA MORTE DE CRUZ DE SEU FILHO.