Poluição atmosférica

40,853 views

Published on

Poluição Atmosférica: causas, consequências e soluções...

Published in: Education
1 Comment
29 Likes
Statistics
Notes
  • Onde foi o site que foi retirado o grafico dos poluentes? Agradeço a informação!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
40,853
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
23
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
29
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Poluição atmosférica

  1. 1. Poluição Atmosférica HM, Março / 2011 – Geografia 9º Ano
  2. 2. O que é a Poluição? Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.
  3. 3. Poluição do Ar <ul><li>Causas de contaminação do ar: </li></ul><ul><li>- o fumo que sai pelas chaminés das fábricas; </li></ul><ul><li>- o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte; </li></ul><ul><li>- a incineração dos lixos a céu aberto ( queima de lixos); </li></ul><ul><li>o uso, em demasia, de insecticidas e outros; </li></ul><ul><li>sprays (desodorizantes,desinfectantes do </li></ul><ul><li>ambiente, etc); </li></ul>
  4. 4. Poluição do Ar Principais países emissores de gases poluentes: 1. Estados Unidos 45,8% 2. China 11,9 % 3. Indonésia 7,4% 4. Brasil 5,4 % 5. Rússia 4,8% 6. Índia 4,5% 7. Japão 3,1% 8. Alemanha 2,5 % 9. Malásia 2,1% 10. Canadá 1,8%
  5. 5. Consequências da Poluição Atmosférica Problemas de Visibilidade - Smog A palavra &quot;smog&quot; deriva do inglês (&quot;smoke&quot; + &quot;fog&quot;) e é um fenómeno cada vez mais visível nas grandes áreas urbanas. O nevoeiro fotoquímico, também conhecido por Smog, consiste numa mistura de poluentes primários (Monóxido de Carbono, Dióxidos de Enxofre e Azoto) e poluentes secundários como por exemplo o ozono, formados sob a influência da luz solar. Como o Smog está dependente do Sol, este tipo de poluição torna-se mais evidente nos dias quentes e secos.
  6. 6. Consequências da Poluição Atmosférica Acidificação das chuvas, do solo, degradação de monumentos, danos na vegetação. A chuva ácida é caracterizada por ter um pH ácido (abaixo de 4,5) e produz-se quando o Enxofre (S), proveniente da queima dos combustíveis fósseis e o Azoto (N) presente no ar se combinam com o Oxigénio (O2), formando assim o Dióxido de Enxofre (SO2) e Dióxido de Azoto (NO2).
  7. 7. Consequências da Poluição Atmosférica Agravamento do Efeito de Estufa (I ) Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou a causas provocadas pelo homem ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a acção humana está realmente a influenciar na ocorrência deste fenómeno.
  8. 8. Consequências da Poluição Atmosférica Agravamento do efeito de estufa (II) A poluição atmosférica está a conseguir alterar o clima do planeta Aumento do Efeito de estufa Aumento global das temperaturas Degelo dos calotes polares Subida do nível das águas do mar Toda esta cadeia de problemas põe em perigo o Planeta e o próprio Homem
  9. 9. Consequências da Poluição Atmosférica Destruição da Camada de Ozono (I) A existência de ozono na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. A exposição à radiação ultravioleta afecta o sistema imunológico, causa cataratas e aumenta a incidência de cancro da pele nos seres humanos, além de atingir outras espécies.
  10. 10. Consequências da Poluição Atmosférica Destruição da Camada de Ozono (II) Tem-se assistido à destruição da camada de ozono, ou seja, o aumento do “buraco” na camada de ozono. Esta situação tem maior incidência nos Pólos.
  11. 11. Consequências da Poluição Atmosférica Destruição da Camada de Ozono (III) A diminuição da camada de ozono está a ocorrer devido ao aumento da concentração dos gases CFC (clorofluorcarbonetos), em fluidos de refrigeração que poluem as camadas superiores da atmosfera atingindo a estratosfera. Actualmente tenta-se substituir os CFC (muito prejudiciais para a camada de ozono), por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozono for destruída, será o fim da vida na terra.
  12. 12. Formas de evitar a poluição <ul><li>Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem. </li></ul><ul><li>  Assim , é preciso diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera. </li></ul><ul><li>Para tal, sugere-se: </li></ul><ul><li>Reduzir a utilização de transportes; </li></ul><ul><li>Utilizar transportes menos poluentes; </li></ul><ul><li>Utilizar os transportes públicos; </li></ul><ul><li>Reforçar os filtros das unidades industriais; </li></ul><ul><li>Reciclar o lixo; </li></ul><ul><li>Reduzir consumos; </li></ul><ul><li>Reutilizar recursos; </li></ul><ul><li>Evitar o uso de CFCs; </li></ul><ul><li>Plantar árvores. </li></ul>
  13. 13. Assinale as afirmações Verdadeiras e Falsas FRASES V F Os CFCs são amigos do Ambiente. O Ozono é um gás muito importante pois filtra a radiação ultra-violeta. A reciclagem é um processo que contribui para a redução da poluição atmosférica. A utilização de transportes públicos reduz a poluição atmosférica O smog é um nevoeiro favorável à saúde do homem. As chuvas ácidas fertilizam os solos.
  14. 14. Para bem viver, o Planeta temos que proteger!!!
  15. 15. FIM!

×