Your SlideShare is downloading. ×
Ferramentas para monitoramento das atividades de uma rede e suas conexões com a internet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Ferramentas para monitoramento das atividades de uma rede e suas conexões com a internet

8,255

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
8,255
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
92
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ferramentas para monitoramento das atividades de uma rede e suas conexões com a internet. Cintya G. Furtado, Denis Rebelo, Fabio F. Melo, Irlanildes Figueira, Marcelo V. Santos Faculdade de Sistemas de Informação – Universidade Federal do Pará (UFPA) Santarém – PA – Brasil cynthia_furtsilva@hotmail.com, denis_rebelostm@yahoo.com.br {fabiomeloprf, irlanildes, marlor.bsi06}@gmail.com, Resumo. Para o gerenciamento de redes de computadores é essencial utilizar ferramentas para monitorar e analisar as atividades, procedimentos e outros dados essenciais para a continuidade dos serviços. Sabe-se que os elementos a serem gerenciados variam de acordo com o que se tem de mais significativo em uma rede. Neste trabalho foram estudados aspectos e funcionalidades dos softwares: NETimetro, NetWorx Portable 5.0.5, TCP-Z 2.6.2.75, iTraffic Monitor 1.0. cujo objetivo principal é monitorar as atividades da rede e suas conexões com a internet. 1. Introdução As redes vêm cada vez mais ocupando um espaço importante na sociedade, inicialmente criadas para compartilhamento de recursos caros, tornaram-se integradas às organizações, fazendo parte do cotidiano dos usuários como uma ferramenta que oferece recursos e serviços que permitem a interação e o aumento de produtividade. O Gerenciamento do ambiente de redes de computadores também se tornou primordial para manter todo este ambiente funcionando de forma eficaz. Com o veloz crescimento da quantidade de serviços suportado por uma rede de computadores, a gerência de redes torna-se tarefa complexa, tanto em desempenho como em suporte. Além disso, os sistemas de telecomunicações, parte componente das redes, também adicionam complexidade a estas redes e estarão cada vez mais presentes mesmo em pequenas instalações. A gerência está associada ao controle de atividades e ao monitoramento do uso dos recursos. Tais tarefas, simplificadamente, são obter informações da rede, tratar estas informações possibilitando um diagnóstico, e encaminhar as soluções dos problemas. Para cumprir estes objetivos, funções de gerência devem ser embutidas nos diversos componentes de uma rede, possibilitando descobrir, prever e reagir a problemas. Existem hoje uma gama de programas que auxiliam esse processo é tornam o trabalho do gerente menos duro. Neste trabalho vamos relatar aspectos da utilização de algumas destas ferramentas: NETimetro, NetWorx Portable 5.0.5, TCP-Z 2.6.2.75, iTraffic Monitor 1.0. Todos disponveis gratuitamente no site http://www.baixaki.com.br, e são destinados a plataforma Windows.
  • 2. As principais funcionalidades destas ferramentas são: mensurar a velocidade da rede, monitorar o consumo de banda usado pelos serviços e conexões realizadas, monitorar o tráfego de download e upload da conexão e observar dados de diferentes categorias como tráfego, pacotes, protocolos... 2. NETImetro O Netímetro é uma ferramenta que pode ser utilizada para fazer o monitoramento de sua rede, seja ela doméstica ou empresarial. Este software é capaz de analisar o quanto está sendo gasto – em uma conexão discada, tempo de uso, verifica os motivos da conexão se tornar mais lenta, além de verificar a possibilidade da conexão estar sendo usada sem permissão. O programa ocupa pouco espaço de memória, cerca de 1,58 MB, sua versão mais atual (2.2.41) é compatível com várias versões do Windows - Windows 95, 98, ME, 2000, XP, 2003, Vista e o mais recente Windoes seven (x86/x64). Além de mostrar o tráfego de rede, pode calcular o valor do serviço de internet baseando-se na tarifa inserida no aplicativo, portanto é ideal para quem usa internet via linha discada e deseja calcular seu gasto com conexão. Seu uso é simples e possui uma interface intuitiva. Os resultados são exibidos em forma de gráficos, tornando a tarefa ainda mais fácil. 2.1. Funcionalidades Entre as principais funcionalidades do aplicativo estão: • Totais de custo, duração e tráfego do mês; • Estimativas de valores de custo, duração e tráfego; • Contabilização de custo e excessos de tráfego; • Gráficos de medição de velocidade de download/upload; • Distinção de tráfego nacional/internacional/local; • Reinicialização automática de totais configurável de acordo com o dia de início de ciclo de fatoração; • Registo individual de ligações; • Feriados nacionais automáticos (fixos e móveis); • Permite acertar o relógio do sistema através da Internet automaticamente no inicio das ligações; • Atualização de IP em serviços Dynamic DNS (suporte nativo para DtDNS, DynDNS, No-IP, CJB e yi.org, possível adicionar outros); • Executar aplicações automaticamente no início das ligações • Servidor HTTP para permitir visualizar as estatísticas a distancia; • Verificação automática de nova versão. 2.2. Requisitos do Sistema Se o usuário quiser diferenciar o tráfego nacional e internacional para contabilizar o tráfego gerado seja de placas de rede comuns, modems USB ou semelhantes, será
  • 3. necessário instalar o aplicativo WinPcap (disponível no site www.winpcap.org) que é, na realidade, uma biblioteca para monitoramente e diagnóstico de rede, que procura com base nas informações repassadas dar o resultado o mais fiel possível Por padrão, para evitar problemas com versões antigas ou diferentes , é recomendado usar a versão instalada pelo NETimetro da mesma forma deve se proceder com versões diferentes do WinPcap. Para Windows 95 (somente) é necessário instalar algumas atualizações para o correto funcionamento. 2.3. Interface com o Usuário O aplicativo em si fica discretamente posicionado na barra de tarefas do Windows, para verificar informações sobre a rede, deve-se clicar sobre o ícone e selecionar a opção Estatísticas. Ícone do aplicativo na barra de tarefas Figura 1. Posicionamento e utilização do NETImetro na barra de tarefas Selecionada a opção, aparece à tela abaixo, que lembra de certo modo o gerenciador de tarefas do Windows, onde aparece o uso da conexão e a análise das taxas de download e upload (indicados na tela pelos gráficos de cores verde e amarela respectivamente) Figura 2. Janela de Estatísticas do NETImetro
  • 4. Agora para se ter acesso aos registros de acesso, basta clicar no ícone da barra de tarefas na opção Ver registro e verificar o tráfego naquele instante, podendo verificar se está ocorrendo ou não algum uso sem o consentimento do usuário, sendo considerado então uso irregular. Figure 3. Janela de Registros do NETImetro 3. NetWorx Portable 5.0.5 NetWorx é um utilitário que mostra exatamente os dados que estão trafegando na rede no momento determinado, faz a leitura de formatos numéricos e gráficos, em tempo real. Inclui relatórios extensivos com facilidade, sistemas de eventos flexiveis, etc. Este software trabalha com todos os tipos de conexões de rede: modens de telefone, DSL, cable modem, LAN, satélite, entre outros. NetWorx Portable é um excelente aplicativo cheio de opções e informações, monitora qualquer rede e pode responder questões sobre o problema da conexão lenta – trata-se de um defeito na prestadora de serviço ou está na rede? E outras questões sobre rede e tráfego. Pode-se monitorar todas as atividades que estão acontecendo na rede, seja doméstica ou empresarial. Além de mostrar o tráfego de dados, o aplicativo exibe também quais os programas que estão em execução e quanto de tráfego eles estão gerando na rede. Possui tamanho de 114 KB e pode ser usado nos Sistema Operacionais windows xp/Vista/2000. 3.1. Instalação A grande vantagem deste para os demais aplicativos é que NetWorx Portable não necessita de instalação, uma vez que roda diretamente de pendrives e demais dispositivos portáteis. Basta descompactar os arquivos contidos em arquivo ZIP baixado e preparar-se para monitorar qualquer rede. Figura 4. Execução do aplicativo a partir de dispositivo portátil.
  • 5. Caso o usuário deseje instalar, basta seguir as informações que o programa de instalação gera e clicar em next. Quando a instalação terminar o programa mostra uma mensagem para selecionar a linguagem que deseja utilizar. Esta mensagem aparece também quando se executa o software em pendrives. Figure 5. Janela de seleção da linguagem a ser utilizada. 3.1. Interface A interface mostrada pelo NetWorx Portable é simples, porém muito funcional. Em poucos cliques você tem acesso às mais diversas informações sobre a rede. Tais dados podem estar dispostos em forma de gráficos, mais fáceis de interpretar, tabelas ou mesmo texto. Para ter acesso às opções do programa é só clicar com o botão direito do mouse sobre do ícone mostrado na barra de tarefas, ao lado do relógio. Depois, simplesmente escolher a ferramenta que desejar e aguardar até que o programa colete todos os dados. 3.3. Ferramentas e Opções As principais opções disponíveis no programa são: • Mostrar Gráfico (Show Graph): exibe as informações de tráfego em forma de gráfico, mostrando quantos dados foram enviados, quantos foram recebidos, etc. • Medir Velocidade (Speed Meter): calcula a velocidade da rede. • Estatísticas de uso (Usage Statistics): mostra um pequeno histórico da quantidade de dados enviados e recebidos. • Cota: mostra o sumário da cota. • Opções (Settings): permite que você altere as mais diversas configurações do programa. • Rastrear caminho (Trace Route): saiba qual o caminho feito até chegar em seu site preferido. • Ping: executa o comando “ping”, o qual permite saber se a rede está enviando e recebendo dados corretamente. • NetStat: lista todos os programas em execução, assim como seus endereços de IP, qual a atividade estão realizando na rede, etc. Algumas funcionalidades do NetWorx Portable merecem ser destacadas, uma vez que facilitam muito a vida de todos os usuários. A primeira é aquela que exibe o gráfico de tráfego, que facilita a interpretação do significado e ajuda a decidir qual ação tomar.
  • 6. Figura 6. Gráfico dos dados gerados. As opções "Ping" e "Trace Route" também são muito úteis, pois tornam mais acessíveis os comandos que antes só eram encontrados no prompt de comando dos sistemas operacionais. A função “Settings” é importante não só por viabilizar a personalização do gráfico, alterando suas cores e opções, mas também por exibir informações muito relevantes como número de IP e o MAC Address de todas as placas de rede presentes no computador. 4. TCP-Z O TCP-Z é um aplicativo que permite a verificação de estatísticas de conexão de varias maneiras diferentes. Quando esta ferramenta está em funcionamento é possível verificar em tempo real as velocidades de download e upload, limites de arquivo e memória, informações sobre os adaptadores de rede e detalhes dos processos de sistema em andamento. A partir do lançamento do Windows XP SP2 pode-se observar uma nova funcionalidade TCP/IP com o objetivo de reduzir a possibilidade de ameaças se espalharem rapidamente sem controle. Neste sentido foi criado um “device drive” para limitar o número de tentativas de conexões TCP. Este limite é aplicado por razões de segurança, mas para programas que fazem uso de várias conexões simultâneas (P2P, etc) pode se tornar um problema, pois interfere na velocidade destas aplicações que necessitam abrir muitas conexões ao mesmo tempo. Uma das funções deste programa é exatamente ajudá-lo a eliminar este problema aumentando o limite máximo de conexões simultâneas que podem ser feitas via TCP/IP. TCP-Z possui muitas outras opções além das citados anteriormente, uma das mais importantes é a manutenção da integridade do sistema pois as alterações não são feitas no arquivo TCPIP.SYS, mas sim, realizadas diretamente na memória, provocando efeitos imediatos sem a necessidade de reiniciar o computador. Além disso, suporta todas as versões do Windows. 4.1. Instalação e Configuração A instalação do TCP-Z é simples. Depois de baixar e descompactar o arquivo, pode-se executar o aplicativo tcpz, a instalação ocorre automaticamente e permite a escolha do idioma (inclusive o Português).
  • 7. Figura 7. Gráfico dos dados gerados pelo TCP-Z Na guia patch pode-se alterar o valor limite do half-open diretamente na memória. Esse valor permanece válido apenas durante a sua conexão. Após reiniciar o sistema, deve-se inserir novamente o valor. O programa dá a opção de alterar o arquivo de sistema Tcpip.sys por meio de um dispositivo virtual que pode ser executado na mesma guia. Figura 8. Guia Patch. 5. ITraffic Monitor 1.0 Nesse programa dentre muitas outras utilidades é possível observar o quanto de banda é ocupada pela placa de rede, ou ainda o quanto é ocupada pelo wireless utilizado em um
  • 8. notebook, por exemplo. Pode-se demonstrar ainda, de forma gráfica, o ponto máximo utilizado nos downloads ou nos uploads. O iTraffic Monitor 1.0 nos permite visualizar as informações descritas em gráfico de simples entendimento ou se o usuário assim preferir pode ainda ter essas informações descritas em um quadro. Para uma melhor organização das informações o iTraffic Monitor 1.0 também monitora toda essa interface da rede separando-as em dias, semanas, meses, semestres, e até em ano. Para realçar as informações que o usuário pretender priorizar dentro do gráfico o programa permite alterar a cor e os valores dessas informações. Essas alterações devem ser feitas quando da instalação do programa. Figura 8. Gráfico dos dados gerados pelo ITraffic Monitor. Assim como no aplicativo NETImetro, visto acima, será necessário a instalação da biblioteca WinPcap para obter monitoramente e diagnóstico de rede de forma mais precisa para propiciar a geração de resultados o mais fiel possível 6. Conclusões Através deste trabalho foi possível verificar a existência de diversos produtos para gerenciamento de redes, embora existam algumas ferramentas proprietárias com alto grau de sofisticação, as ferramentas freeware também permitem o monitoramento redes dando um apoio discreto ao trabalho do gerente de redes. As aplicações discutidas aqui, apesar de terem sido desenvolvidas para a plataforma Windows, podem ser encontradas facilmente na internet onde estão disponível gratuitamente para download. Uma funcionalidade comum observada nestas ferramentas é a exibição dos dados e informações obtidos a partir do monitoramento da rede, que é apresentada em
  • 9. forma de gráficos e estatísticas, o que permite uma leitura e interpretação mais fácil e clara. Percebe-se que o desenvolvimento da maioria das aplicações de gerenciamento de redes disponíveis atualmente é voltado a aplicações com objetividade específicas e em geral elas são muito simples. Referencias Tanenbaum, A. S. (2003) “Redes de Computadores”. 4.ed.. Rio de Janeiro: Campus. Lopes, R. V. (2003) “Melhores Práticas para Gerência de Redes de Computadores”. Rio de Janeiro: Campus.

×