• Like
Carta clã viking 2014
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Carta clã viking 2014

  • 454 views
Published

Carta Pioneira do Clã Viking, Grupo Escoteiro Arno Friedrich 43rS

Carta Pioneira do Clã Viking, Grupo Escoteiro Arno Friedrich 43rS

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
454
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CARTA PIONEIRA CLÃ VIKING I - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS RAMO PIONEIRO: I - Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens-adultos, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 18 e 21 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase educativa no processo de integração do jovem à sociedade, privilegiando a expressão da cidadania, auxiliando o jovem a colocar em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteiras no mundo mais amplo em que passa a viver. II - O marco simbólico proposto para os jovens do Ramo Pioneiro é representado pela expressão “tenho um projeto para minha vida”. II - NORMAS GERAIS: 1- Autodefinição do Clã (e seus vínculos com o Grupo): O Clã Pioneiro Viking pertence ao Grupo Escoteiro Arno Friedrich 43/RS, com sede na Travessa Cte. Gustavo Cramer nº 90, Lindóia Tênis Clube - Porto Alegre / RS. O Clã Viking, fundado no ano de 1994, é formado por jovens de ambos os sexos com idade entra 18 e 21 anos (incompletos), sendo eles denominados Pioneiros ou Pioneiras. 2- As políticas e os critérios gerais da Carta Pioneira: A Carta Pioneira representa o regimento interno do Clã. Em conformidade com o P.O.R., estatuto da UEB e as resoluções em vigor. Os regulamentos constantes nesta carta devem ser aceitos, respeitados e seguidos por todos os integrantes do Clã. Esta condição determina a própria inclusão do membro juvenil na seção. Caso o Pioneiro infrinja a Carta, ficará sujeito a uma sansão decidida e outorgada pelo Conselho e a medidas disciplinares segundo resolução da UEB. Depois de implantada, a Carta poderá ser revista assim que necessário de acordo com decisão de maioria simples do Conselho. Em meio a isto, a Carta estará sob guarda do Mestre do Clã.
  • 2. 3- Cerimônias do Clã Viking: São cerimônias do Clã Viking: - Transição Tropa Sênior; - Integração; - Investidura; - Partida. Poderão participar das cerimônias do Clã o Mestre Pioneiro e seu(s) assistente(s), convidados e integrantes do Clã Viking. Nas cerimônias de Integração só poderão participar os Pioneiros já promessados, e na Cerimônia de Investidura, os Pioneiros que já tenham participado da Cerimônia de Integração, Fica a cargo do Guardião de Cerimônias juntamente com o Mestre Pioneiro as providências a serem tomadas com relação às cerimônias. Podendo este ser auxiliado por outros Pioneiros. 4- Marcos Simbólicos: De acordo com os Marcos Simbólicos do Ramo Pioneiro, são os seguintes: * Carta Pioneira; * A Bandeira do Clã; * A Mesa Pioneira, e; * A Forquilha 5- O Grito: "Vikings, Normandos, Bárbaros e Piratas o mundo dominar nem a morte nos deterá Valquírias nos aguardam pro Valhalla nos levar Por Thor e por Odim lutar até o fim Clã Viking (2x) Grupo Arno"
  • 3. 6- A Bandeira e Simbolo do Clã Viking: O Clã Viking desde 2006, adotou uma figura de um Viking, centralizado dentro de um circulo de cabos, unidos pelo nó direito, com uma faixa escrito Clã Viking. Este símbolo esta centralizado na Bandeira do Clã viking, tendo no outro lado na mesma proporção do desenho, o símbolo do Grupo Escoteiro Arno Friedrich, que é o mesmo utilizado no seu lenço oficial 5- O Grito: *Medida da Bandeira 90 x 70 cm em vermelho, cor do Ramo Pioneiro. III - NORMAS ADIMINISTRATIVAS: 1 - A Estrutura e funcionamento do Clã: 1.1 - O Conselho de Clã: Órgão máximo Normativo e Administrativo do Clã Viking, responsável pelas equipes de interesse e projetos do Clã, formado por todos os Pioneiros e convidados. Todos os Pioneiros têm direito de voz e voto. O Conselho é reunido para tratar de assuntos gerais que dependem da ciência e autorização de todos os membros. São funções do Conselho do Clã: *Administrar o Clã Viking; * Definição ou reelaboração da Carta Pioneira; * Definição e aprovação da programação semestral; * Definição dos cargos e funções dos membros do Clã; * Discussão dos casos omissos.
  • 4. 1.2 - A Comissão Administrativa "COMAD": Definição: Órgão de controle funcional do Clã Viking, responsável pelos assuntos de controle, Patrimônio, Finanças e Mística do Clã, formada somente por qualquer pioneiro(a) do clã que já tenha realizado a Cerimônia de Integração. Os cargos da COMAD serão alterados quando se fizer necessário. Os cargos deverão ser indicados e votados em Conselho de Clã, em voto aberto com aprovação em maioria simples. Mais de uma função poderá ser atribuída ao mesmo Pioneiro, assim sendo, da vontade dos demais. Composição: Comunicador: * Responsável pelo relatório periodico das atividades da COMAD; * Responsável por apresentar os interesses do Clã junto ao G.E. Arno Friedrich; *Este Cargo é transitório, sendo ocupado por qualquer Pioneiro que já tenha realizado a Cerimônia de Integração no Clã Secretário: * Responsável pelo Livro Ata das reuniões, combinações e Conselhos de Clã; * Atualiza o cadastro e as fichas dos Pioneiros; * Mantém em ordem e atualizados os livros do Clã; *Responsável pela convocação do Conselho de Clã, e escolha do(a) Pioneiro(a) que irá presidi-lo. Almoxarife: * Responsável pelo inventário e zelo dos materiais do Clã. Tesoureiro: * Responsável pelas finanças do Clã e controle do Livro Caixa; *Controla as prestações de contas, e movimentação de dinheiro nas campanhas financeiras realizadas pelo Clã Pioneiro. Guardião de Cerimônias: * Planejar e executar todo o tipo de cerimônia referente à mística do Clã; *Elabora, sugere e mantém o Livro de Cerimônias do Clã Viking.
  • 5. 1.3 - Equipes de Interesse: I - O Clã formará Equipes de Interesse para a realização de pesquisas, de atividades, de aprendizagem, de serviços ou para qualquer outra finalidade prevista pelo Programa Educativo para o Ramo Pioneiro. II - Essas equipes tem caráter transitório e devem durar apenas o tempo necessário para cumprirem suas missões e realizarem as avaliações de seus empreendimentos. Um Pioneiro pode participar de mais de uma equipe ao mesmo tempo, de acordo com seus interesses e sua disponibilidade de tempo. III - As Equipes de Interesse, de efetivo e composição variáveis, são dirigidas por um Pioneiro ou Pioneira eleito(a) pela própria equipe. Normalmente, a escolha recairá sobre os Pioneiros que tenham mais conhecimentos sobre o tema que será desenvolvido. IV - As equipes podem adotar o nome de um brasileiro ilustre, já falecido, ou serem identificadas pelo próprio tema do projeto a que se dedicam. 2 - Reuniões: 2.1 – Vestuário Em todas as reuniões do Clã Viking se faz necessário o uso do Vestuário Escoteiro e o Lenço do Grupo. Os pioneiros que ainda estiverem utilizando o Traje Escoteiro, poderão utilizar até resolução do Grupo Escoteiro, e/ou agosto de 2015 (prazo final de utilização, conforme resolução nacional) 2.2- Caverna Pioneira As atividades na Caverna Pioneira, serão realizadas aos sábados, a principio em horário estipulado pelo Grupo Escoteiro, nas dependências do Lindóia Tênis Clube, assim definidos: Inverno – Inicio as 14:00h, e encerramento as 17:00h. Verão, Outono e Primavera – Inicio as 14:30h, e encerramento ás 17:30h. No entanto as atividades do Clã Pioneiro Viking, de acordo com a disponibilidade de seus integrantes ter outros horários durante o sábado nas dependências do Grupo Escoteiro e do Lindóia Tênis Clube.
  • 6. 2.3- Atividades Especiais De acordo com a necessidade dos integrantes do Clã, as atividades poderão ocorrer fora da sede escoteira, e do Lindóia Tênis Clube, mas com inclusão de registro no SIGUE e demais informações para a diretoria do Grupo Escoteiro. 2.4 - Das férias, licenças, adesões, exclusões * O Clã deverá ter férias de acordo com o calendário da seção aprovado pelo conselho de clã e acordado com o grupo; * A licença, desligamento ou transferência, somente será efetivada quando solicitada à diretoria do G.E. Arno Friedrich; * Ao solicitar licença o Pioneiro fica impedido de participar de qualquer atividade do Clã salvo pedido do interessado ou convite do Clã e aceito pelo Conselho de Clã; A qualquer momento poderá ser cancelada a licença do Pioneiro, pelo entendimento que assim existir da mesma. 2.5 – Registro Escoteiro (Obrigações Institucionais) I- Para a prática de toda e qualquer atividade escoteiras, é de fundamental importância que todos integrantes do Clã Viking, devem estar com suas obrigações institucionais atualizadas, de preferência até abril do ano vigente, ou em até 03 (três) atividades, após ingresso no grupo; II- Manter o acesso na sociedade mantenedora – Lindóia Tênis Clube, atualizada; III -A não observação das proposições acima, desligam automaticamente os pioneiros do Grupo Escoteiro Arno Friedrich 3 – Projetos e Atividades I - O Pioneiro e a Pioneira devem aproveitar as variadas oportunidades para o aprimoramento de suas potencialidades, visando o autodesenvolvimento integral, que se faz por meio das atividades, projetos e insígnias previstas no Guia do Projeto Pioneiro. II - A vitalidade e o sucesso do Clã Pioneiro depende totalmente da atitude pessoal dos seus membros e da colaboração que cada um traz às realizações da coletividade. III - Devido à liberdade de escolha que os jovens possuem, e dependendo de seus interesses pessoais e das necessidades da comunidade, as atividades educativas e projetos podem referir-se a conteúdos bem diversos.
  • 7. No Ramo Pioneiro existem determinadas áreas que habitualmente atraem as iniciativas dos jovens, denominados de campos de atuação. Sem menosprezar a liberdade de opção, quatro campos de atuação são considerados como prioritários no Ramo Pioneiro: serviço, natureza, trabalho e viagem. Deve haver uma cuidadosa seleção das atividades e projetos, levando-se em conta que sejam realmente apropriadas para adultos e que estejam dentro das necessidades e possibilidades dos Pioneiros e do Clã. 4 – Postura De acordo com o Capitulo 15 – Politica de Proteção Infantojuvenil adotada pelos Escoteiros do Brasil no POR: Cada Pioneiro, dentro e fora do Clã, deve se portar respeitando a individualidade dos demais (sem ocorrer agressões físicas, morais e psíquicas). O Clã deve ser livre de preconceitos de qualquer origem (cor, raça, crença, condição social e preferência sexual). É proibido o fumo perante os Lobinhos, os Escoteiros ,os Sêniores e durante as atividades escoteiras. É proibido o uso qualquer tipo de droga em atividades escoteiras. O consumo de bebidas alcoólicas só será tolerado entre Pioneiros, de forma social e moderada. O não cumprimento de qualquer uma dessas regras implicará em punições severas aplicadas pelo Conselho de Clã e Diretoria do Grupo Escoteiro. IV - DIREITOS Os Pioneiros do Clã Viking, com os as obrigações institucionais em vigência, tem os seguintes direitos: * Livre expressão do pensamento; * Direito de participar e votar nas reuniões de chefia do Grupo (sob autorização da diretoria do mesmo); * Participar como Equipe de Serviço em eventos regionais, nacionais e internacionais; * Participar das atividades relacionadas ao Ramo Pioneiro; * Participar dos acampamentos de chefia; * Participar de eventos para Jovens em diversos níveis;
  • 8. * Representar o G.E. em Assembléias com direito a voto. V - CASOS OMISSOS Eventualmente o Clã poderá se deparar com situações não constantes na Carta Pioneira, sendo elas disciplinares ou não. Neste caso, o Conselho de Clã fará a análise do fato, levando em consideração as atitudes dos membros envolvidos. Só então o Conselho poderá pronunciar-se a respeito do caso. Aplicando, se necessário, uma privação ou sanção, levando a decisão de processo ético para a Diretoria do Grupo, e assim podendo até afastar o membro do Clã e do Grupo Escoteiro. A decisão de quem irá julgar o caso ficará a cargo da Diretoria de Grupo, e Comissão de Ética Local, segundo resolução sobre medidas disciplinares dos Escoteiros do Brasil. “Uma vez Pioneiro, sempre Pioneiro. Um por todos e todos por um. São Paulo de Tarso rogai por nós. Rompe-se a cadeia, nossas mão sim, mas os corações jamais. Servir!!!" Arroio do Sal, 12 de janeiro de 2014.