Imperialismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,194
On Slideshare
1,915
From Embeds
279
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
21
Comments
0
Likes
0

Embeds 279

http://professormarco.wordpress.com 278
http://ww.professormarco.wordpress.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Imperialismo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.comwww.professormarco.wordpress.com
  • 2. ConceitoImperialismo foi a disputa entre aspotências capitalistas por colônias ouáreas de influência na Ásia, África,América Latina e Oceania para dominaçãopolítica, econômica e cultural dessespovos.É chamado de neocolonialismo paradiferenciar do colonialismo clássicoeuropeu praticados nos séculos XVI eXVII.
  • 3. Fatores que estimularam oImperialismoA) Busca por mercados produtores de matérias-primas (carvão, ferro e cobre) e consumidores de manufaturados;B) A descoberta de que as terras africanas eram ricas em ouro e diamante;C) Apoio governamental: as grandes conquistas eram usadas como propaganda dos governos e para despertar o “orgulho nacional” entre os cidadãos.
  • 4. IMPERIALISMOCOLONIALISMO CLÁSSICO NEOCOLONIALISMO Contexto: capitalismo  Contexto: 2ª Revolução comercial; Industrial e capitalismo Dominação a partir das financeiro; conquistas nas Grandes  Dominação a partir de Navegações; conquistas militares e Objetivos: obtenção de superioridade bélica; especiarias, produtos  Objetivos: matérias- tropicais e metais primas, mercados, áreas preciosos; para o excedente de capital Liderança do Estado no e de população; processo de conquista  Liderança das empresas (Absolutismo) (Liberalismo econômico) Principal área de  Principais áreas de ocorrência: Américas ocorrência: África e Ásia.
  • 5. Justificativa para o ImperialismoIdeias racistas do século XIX;A missão civilizadora, ou seja, o dever dos europeus de levar o progresso e os “bons costumes” para os povos primitivos da África e da Ásia. “As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...]”. Jules Ferry, ministro da França (1832-1893)
  • 6. Ideias racistasDarwinismo social: enfatizava a necessidade de levar a inteligência, a sagacidade e a superioridade da Europa aos demais povos do planeta;Política de Branqueamento: consistia em introduzir europeus entre os habitantes mestiços do Brasil para predominar a raça branca;Eugenia: estudar e selecionar os elementos que pudessem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, físicas ou mentais, eliminando os mais “fracos”.
  • 7. Eugenia Durante a década de 30, uma série de exames antropométricos foram realizados na Alemanha nazista para catalogar características físicas da população. O célebre eugenista Otmar von Verschuer em ação.
  • 8. Modelos de dominação
  • 9. Conferência de BerlimRealizada na Alemanha em 28 de fevereiro de 1885;Objetivo: evitar a guerra entre os países;Fixou-se as fronteiras artificiais dos territórios africanos que misturou culturas e povos de línguas diferentes e separou povos que tinham grande identidade cultural.Permitiu a livre navegação e o livro comércio nas bacias dos rios Congo e Níger.
  • 10. Conferência de Berlim Conferência de Berlim sobre África La question du Congo Gravura, E. A. Tilly In LIllustration, Paris 1884, p. 388
  • 11. Imperialismo na ÁfricaFotografia de Léon Rom (que aparece segurando o rifle) após uma caçada no Congo, nofinal do século XIX. Ele foi um soldado belga que se tornou comissário no Congo.Por que os exploradores belgas matavam elefantes?
  • 12. Imperialismo na ÁfricaExploração de marfim no Congo belga.Fonte:http://www.gutenberg.org/files/14297/14297-h/14297-h.htmhttp://www.brazza.culture.fr/fr/missions/societes_concessionnaires_ico1.htm
  • 13. A África entre os séculos XVI e XIXAumento populacional devido à melhoria das técnicas agrícolas e da incorporação de plantas americanas, como milho e mandioca;
  • 14. A África entre os séculos XVI e XIX
  • 15. Imperialismo na ÁfricaEm 1880, 10% do território africano estava ocupado pelos europeus; em 1990, os europeus já tinha se apoderado de 90% da África.
  • 16. Franceses na ArgéliaInstalação de um protetorado em 1830 e, posteriormente, a tomada do poder no país e a submissão da população local;Em 1908, após reação dos nativos à opressão francesa, o Congresso argelino suspende a educação para os habitantes do país.
  • 17. Belgas no CongoEm 1884, o rei Leopoldo II da Bélgica apossou-se do Congo e iniciou um processo de exploração de mão de obra e acúmulo de riquezas provenientes da borracha e do marfim.Em 1908, o missionário batista A. E. Scrivener denunciou os horrores praticados na colônia.
  • 18. Belgas no CongoAmputações, um dos crimes do colonialismo belga no Congo.Fonte: http://www.lcr-lagauche.be/cm/index.php?option=com_sectionnav&view=article&Itemid=53&id=443