Motores elétricos

7,130 views
6,782 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
7,130
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Motores elétricos

  1. 1. Motores ElétricosA maior parte da energia elétrica produzida industrialmente é gerada em correntealternada (CA) e isso justifica o amplo uso desses motores.Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica emenergia mecânica. Assim ao ligarmos um motor á rede elétrica, ele irá absorveruma dada quantidade de energia elétrica e, em troca, acionará uma carga, comopor exemplo, um refrigerador, um esméril, etc. Os motores elétricos em geralcompõem-se de 2 partes: Rotor: que é a parte móvel Estator ou Carcaça: que é a parte fixaOs motores elétricos podem ser Monofásicos e Trifásicos.Motores Monofásicos de fase AuxiliarMotor de fase auxiliar é um motor de indução constituído de um Rotor tipo gaiolade esquilo e um Estator formado por chapas de ferro silício. Esse tipo de motor éusado em máquinas de lavar roupas, eletrobombas, geladeiras, enceradeiras depotência elevada.Características:Dois enrolamentos no estator: um de fio mais grosso e com grande número deespiras (enrolamento principal ou de trabalho) e outro de fio mais fino e compoucas espiras ( enrolamento auxiliar ou de partida); Enrolamento principal, fica ligado durante todo o tempo de funcionamento. Enrolamento auxiliar, só funciona durante a partida e é desligado com o acionamento de um dispositivo automático localizado parte na tampa do motor e parte no rotor,- Rotor tipo gaiola de esquilo, feito com barras de cobre ou alumínio curto-circuitadas.- Bom conjugado de partida proporcionado por um capacitor ligado em série com oenrolamento auxiliar.Ligação dos motores monofásicosOs motores monofásicos de fase auxiliar podem ser construídos com dois, quatro,ou seis terminais de saída. Os motores de dois terminais funcionam em uma tensão(110 V ou 220 V) e em um sentido de rotação.Os de quatro terminais são construídos para uma tensão (110 V ou 220 V), e emdois sentidos de rotação, os quais são determinados conforme a ligação efetuadaentre o enrolamento principal e o auxiliar.De um modo geral, os terminais do enrolamento principal são designados pelosnúmeros 1 e 2 e os do auxiliar por 3 e 4.Para inverter o sentido de rotação, é necessário inverter o sentido da corrente doenrolamento auxiliar, isto é, trocar o 3 pelo 4.Os motres de seis terminais são construídos para duas tensões (110 V e 220 V) epara dois sentidos de rotação.
  2. 2. Para inversão do sentido de rotação, inverte-se o sentido da corrente noenrolamento auxiliar. O enrolamento principal é designado pelos números 1, 2, 3 e4 e o auxiliar por 5 e 6. Para a inversão do sentido de rotação, troca-se o terminal5 pelo 6.As bobinas do enrolamento principal são ligadas em paralelo quando a tensão é 110V e em série, quando a tensão é de 220 V.OBS: O motor de fase auxiliar admite reversibilidade quando se retiram osterminais do enrolamento auxiliar para fora com cabos de ligação. Admite tambémchaves de reversão, mas neste caso, a reversão só é possível com o motor parado.As potências de motores elétricos são dados em HP ou CV, onde: HP - Horse aPower - 746 w. CV - Cavalo a Vapor - 736 W .Os motores de fase auxiliar atualmente são fabricados para potência de 1/6 á 2 CV.Motores Trifásicos AssíncronosMotores trifásicos são motores próprios para serem ligados aos sistemas elétricosde três fases e são os motores de emprego mais amplo na indústria. Oferecemmelhores condições de operação do que os motores monofásicos porque nãonecessitam de auxílio na partida, dão rendimento mais elevado e são encontradosem potências maiores.No estator do motor assíncrono de CA estão alojados três enrolamentos referentesás três fases. Esses três enrolamentos estão montados com uma defasagem de120º.Do enrolamento do estator saem os fios para ligação do motor á rede elétrica quepodem ser em número de 3, 6, 9 ou 12 pontas. Os motores trifásicos podem ter 2tipos de rotores:- Rotor tipo gaiola de esquilo ou em curto-circuito, do mesmo tipo usado emmotores monofásicos.- Rotor bobinado, não é fechado em curto internamente e tem suas bobinasligadas ao coletor no qual é possível ligar um reostato, o que permite e regulagemda corrente que circula no rotor. Isso proporciona uma partida suave e diminui opico de corrente comum nas partidas dos motores.Padronização da Tensão dos Motores Trifásicos AssíncronosOs motores trifásicos são fabricados com diferentes potências e velocidades para astensões padronizadas da rede, ou seja, 220 V, 380 V, 440 V e 760 V, na frequênciade 50 e 60 Hz.Ligação dos motores trifásicosComo já foi estudado, o motor trifásico tem as bobinas distribuídas no estator eligadas de modo a formar três circuitos simétricos distintos, chamados de fase deenrolamento. Essas fases são interligadas, formando ligações em estrela[ =380 V] ou em trãngulo [ = 220 V] para o acoplamento á uma rede trifásica.Para isso, deve-se levar em conta a tensão na qual irá operar.Na ligação em estrela (380 V) os terminais 4, 5 e 6 são interligados e osterminais 1, 2 e 3 são ligados á rede.
  3. 3. Na ligação em triângulo (220V), o início de uma fase é fechado com o final daoutra e essa junção é ligada á rede.Os motores trifásicos de uma só velocidade podem dispor de 3, 6, 9 ou 12terminais para a ligação á rede elétrica.A ligação de motores trifásicos com três terminais á rede é feita conectando-se osteminais 1, 2, e 3 aos terminais de rede RST em qualquer ordem.OBS: Para inverter o sentido de rotação do motor trifásico, basta inverter duasfases R com S, por exemplo:Os motores trifásicos com seis terminais só tem condição de ligação em 2tensões: 220/380V, ou 440/760V. Esses motores são ligados em triângulo namenor tensão e em estrela, na maior tensão. A figura a seguir mostra uma placade ligação desse tipo de motor.
  4. 4. OBS: Nos motores de seis terminais, é comum encontrarmos as marcações U, V W,X, Y, e Z, ao invés de 1, 2, 3, 4, 5, e 6, respectivamente.Os motores com nove terminais tem possibilidade deligação em três tensões:220/380/440V.Os motores com doze terminais tem possibilidade de ligação em quatro tensões:220/380/440/760V. Placa de LigaçãoIndentificação de Motores Trifásicos (placa do motor)Os motores elétricos possuem uma placa identificadora, colocada pelo fabricante.Para se instalar adequadamente o motor é imprescindível que o eletricista saibainterpretar os dados da placa.
  5. 5. A figura nos dá o exemplode uma placa de um motor trifásico. Os dados maisimportantes são:- a potência do motor, dada em HP ou CV (1 HP = 746 W, 1 CV = 735 W),para saber, se esse motor é capaz de executar o trabalho desejado (no caso doexemplo da figura acima), a potência do motor é de 3 CV.- a tensão alimentadora que o motor exige (220 ou 380 V).- a frequência exigida da tensão alimentadora (60 Hz).- a corrente nominal que o motor consumirá (9 ou 5,2 A, dependendo da tensãoalimentadora), para dimensionar os condutores de alimentaçao e os dispositivos deproteção.- as rotações que o motor fará por minuto (3510 RPM).- a letra-código para dimensionar os fusíveis (no exemplo H).- o esquema de ligação que mosta como os terminais devem ser ligados entre sie com a rede de alimentação.

×