Paisagens e Geologia

3,012 views
2,629 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
  • Jogando.net 22
    o MELHOR SERVIDOR DE MU ONLINE DO BRASIL! Season 6 Ep. 3
    em todos os Servers. Sendo 7 servers diferenciados proporcionando sua diversão.
    Conheça também o site de Animes Cloud: www.animescloud.com ,mais de 20.000 videos online. ENTRE JÁ NO SITE : www.jogando.net/mu/ >> CADASTRE-SE E GANHE 5 DIAS DE VIP 1ª Mega Maratona Jogando.net ~> MAIS DE 30 DIAS DE EVENTOS .
    Curta nossa página no Facebook : www.facebook.com/pages/jogandonet/3710275296185
    By: talula
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
3,012
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
76
Actions
Shares
0
Downloads
55
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Paisagens e Geologia

  1. 1. Introdução as paisagens naturais brasileiras
  2. 2. Principais elementos formadores das paisagens brasileiras-A estrutura geológica e o relevo;-A rede hidrográfica;-Os climas;-As formações vegetais.
  3. 3. ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO-ESTRUTURA GEOLÓGICA: BASE DE UM TERRITÓRIO(COMPOSIÇÃO ROCHOSA);-RELEVO: FORMA APRESENTADA PELO TERRITÓRIO AOS NOSSOSOLHOS (MONTANHAS, PLANÍCIES, DEPRESSÃO)
  4. 4. Placas Tectônicas• Vídeo: Movimento das placas tectônicas
  5. 5. ATUALIDADESTERREMOTO E TSUNAMI que atingiu oJAPÃO no dia 11 de março de 2011.- VÍDEO: IMAGENS IMPACTANTES DO TERREMOTO...
  6. 6. VÍDEO:• CIENTISTAS EXPLICAM AS CAUSAS DOS TERREMOTOS E TSUNAMIS.
  7. 7. E O BRASIL???
  8. 8. • O Brasil é um país de estabilidade• Terremoto de 6,1 graus tectônica, logo, poucos abalos sísmicos são registrados. Quando é registrado no Acre muito ocorre, é um a cada ano, e• Abalo ocorreu a 600 km de com magnitude muito baixa. profundidade e não gerou Segundo estudos, as regiões mais conseqüências graves. propensas a estes pequenos Maior terremoto registrado no país abalos são ao Nordeste e o ocorreu em 1955. estado do Acre.• (...)"É muito remota a possibilidade de ter um grande terremoto no • O maior tremor registrado no país Brasil, mas não podemos dizer que atingiu uma escala elevada e isso não vai acontecer. Os terremotos causou danos. Foi em 1955, no são cíclicos. Eles têm um tempo de estado do Mato Grosso, atingindo recorrência, de repetição. Ocorre a magnitude 6,6. Como o tremor ruptura, o alívio das tensões e depois ficou focado na Serra do começa tudo de novo". (...) Trombador, os danos não foram grandes na cidade. (G1 - 21.07.2007) (TERREMOTOS BRASIL 2010.)
  9. 9. BRASIL:
  10. 10. 08/10/2010 - 17h48 / Atualizada 08/10/2010 - 18h27- Terremoto de 5 pontos atinge Centro-Oeste do Brasil; Brasília sentiu tremorNOTÍCIAS UOL- VÍDEO: TREMOR EM BRASÍLIA
  11. 11. Características brasileiras-Parte integrante da placa sul-americana;-O Brasil fica em cima de uma grande e única placa tectônica, aocontrário de outros países como os Estados Unidos e Japão.Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas. As falhasentre elas são, normalmente, os locais onde acontecem osterremotos maiores.-VÍDEO: TERRA TREME 47 VEZES NO AGRESTE PERNAMBUCANO
  12. 12. CURIOSIDADES: “...Existem outras causas que provocam terremotos, tanto que houve um no Brasil, que é área geologicamente estável, ou seja, não está no limite entre placas. Nos terrenos sedimentares pode haver um ajuste de terra nas camadas mais profundas do terreno e provocar um abalo sísmico, mas com baixa amplitude na escala Richter, conhecidos por desmoronamentos internos.” (Novo dicionário de Geografia – Termos e Conceitos.
  13. 13. O maior terremoto documentado no paísocorreu em 1955, em Porto dos Gaúchos, naSerra do Tombador (MT), e teve magnitude 6,6na escala Richter. Os terremotos maisdestrutivos em 2010 aconteceram no Haiti(magnitude 7, em 12 de janeiro) e no Chile(magnitude 8,8, em 27 fevereiro). Mais de 226mil pessoas morreram em 2010 vítimas de terremotos.
  14. 14. TERREMOTO: Um terremoto é um tremor de terra que podedurar segundos ou minutos. Ele é provocado pormovimentos na crosta terrestre, composta porenormes placas de rocha (as chamadas placastectônicas). O tremor de terra ocasionado por essesmovimentos é também chamado de abalo sísmico.
  15. 15. TSUNAMI:• Nome japonês para onda gigante gerada no oceano e causada por maremotos.
  16. 16. Estrutura Geológica no Brasil Seminário de Geologia Profº. Me. Robson Filgueira
  17. 17. Eras Geológicas e o Brasil• Arquivo: Eras geológicas: resumo dos eventos gerais e no Brasil.
  18. 18. Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geológica da terra, várias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem:• Rochas magmáticas ou ígneas;• Rochas sedimentares;• Rochas metamórficas.
  19. 19. A disposição destas rochas determina três diferentes tipos de formações:- Escudos antigos ou maciços cristalinos;- Bacias sedimentares;- Dobramentos modernos. Vulcão de Nova Iguaçu
  20. 20. A estrutura geológica do Brasil é formada por 3 tipos de terrenos:- Escudos cristalinos;- Bacias sedimentares;- Terrenos vulcânicos. Escudo das Guianas
  21. 21. • Mais de 36% do território é constituído por escudos cristalinos. Ele possui também cerca de 60% de rochas sedimentares. As estruturas antigas são da Era Paleozóica e Mesozóica.
  22. 22. Escudos Cristalinos e BaciasSedimentares
  23. 23. O que são rochas ígneas?• São rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Sendo assim os escudos cristalinos são decorrentes do conjunto das rochas ígneas e metamórficas.
  24. 24. O que são escudos cristalinos?• São blocos imensos de rochas antigas, esses escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático- plutônicas), formadas em Eras Pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.• Essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozóico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.• Podemos encontrar nos escudos, as rochas cristalinas, como por exemplo, o granito e os mineiras, como ferro e manganês.
  25. 25. Cânion de Itaimbezinho
  26. 26. Tipos de minerais encontrados nos escudoscristalinos brasileiros:• No caso do Brasil, as principais reservas de minerais metálicos são encontradas em regiões de maciços antigos, por essa razão destaca-se a extração de minérios nessas regiões. Há bastante áreas ricas em ocorrência de minerais de grande valor comercial, podendo, esses minerais, serem metálicos (bauxita e ferro) e não metálicos (Pedras preciosas).• Retirada de bauxita na Amazônia
  27. 27. Principais regiões:• Serra do Carajás (PA): Esta situada a maior jazida de minério de ferro do mundo de ato teor do mundo.• Quadrilátero Ferrífero (MS): Vastas jazidas de minério de ferro e manganês.• Maciço do Urucum (MS): Região rica em manganês, por esta distante dos grandes centros industriais brasileiros, o que resulta em grande parte da produção ser exportada para a Argentina.• Vale do Rio Trombetas (AP): Uma das maiores jazidas de bauxita do Brasil.• Serra do Navio (PA): Possuía várias reservas de manganês, mais a extração já foi concluída.
  28. 28. O que são rochas sedimentares?• São formadas pela deposição de detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos, ou pelo acúmulo de precipitados químicos.
  29. 29. Bacias Sedimentares:• São depressão relativas, preenchidas por detritos ou de áreas próximas, transportadas pelo vento, água ou gelo. este processo se deu nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, contudo ainda ocorressem nos dias atuais. Essas formações geológicas ocupam maior área do território brasileiro, estimando-se 5,5 milhões de km2, ou seja, cerca de 60%. No Brasil existem bacias sedimentares de pequena e grande extensão.• Essas bacias são ricas em combustíveis fósseis, como por exemplo, o carvão, o petróleo e o gás natural.
  30. 30. Arenito de Vila Velha
  31. 31. Principais Bacias sedimentares:• Bacia Amazônica;• Bacia do Paraná;• Bacia do São Francisco.
  32. 32. Jazidas encontradas nas Bacias sedimentares: • Em regiões onde o terreno se formou na Era Paleozóica, existem jazidas carboníferas, em terrenos formados na era Mesozóica, existem jazidas petrolíferas, presença de petróleo, carvão, xisto e gás natural ( a principal vocação da Amazônia é o gás natural o Estado do Amazonas tem a segunda maior reserva brasileira de gás natural do país). Em áreas da era Cenozóica ocorre um intenso processo de sedimentação, correspondem às planícies
  33. 33. Bacias Sedimentares Brasileiras
  34. 34. Terrenos vulcânicos• Durante a era mesozóica algumas regiões sofreram com a ação de fortes derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas como basalto e diábasio, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais férteis do Brasil a "Terra Roxa".• Esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara.
  35. 35. Bibliografia• Pesquisa de 20 de março de 2011. http://geologiadobrasil2010.blogspot.com/2010/08/estrutura- geologica-do-brasil_04.htm http://oespacobrasileiro.blogspot.com/2010/04/nocoes-de- geologia.html http://www.colegioweb.com.br/geografia/estrutura-geologica-do- brasil http://www.brasilescola.com/brasil/estrutura-geologia-brasil.htm- ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2004.- MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2004.- TEREZO, Claúdio Ferreira. Novo Dicionário de Geografia. São Paulo: LivroPronto, 2008.- Apostila FTD. Primeiro Ano.

×