Projeto jardim das onze horas cre são caetano correto

2,528 views
2,327 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,528
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,048
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto jardim das onze horas cre são caetano correto

  1. 1. Escola Municipal Comunitária do Bom Juá CRE São Caetano Professora: Marisa Braga Orientadora de Estudos: Vanessa Maria Magalhães Fonseca Duração: 1 bimestre didático Projeto: Jardim das onze horas Objetivo Geral: Reconhecer a importância das plantas nas diversas situações da vida humana. Objetivos  Interessar-se pelo tema.  Expor suas ideias a respeito de vegetais e suas utilidades.  Ler um conto contemporâneo realizando antecipações de sentidos;  - Identificar questões subjacentes ao texto;  - - Compreender a relação do homem com os a natureza aolongo da história;  - Conhecer diversos tipos de vegetais;  Aprender a partir da leitura de um texto.  Desenvolver procedimentos de leitor, como: antecipar o conteúdo a partir de títulos e subtítulos, buscar respostas, relacionar as próprias ideias e informações a respeito de um tema com as informações trazidas pelo texto.  Desenvolver procedimentos de escritor tais como: fazer roteiro, rascunhar, revisar e passar a limpo;  Utilizar procedimento cientifico para validação ou negação de hipóteses.  Aprender, tendo o professor como modelo, alguns procedimentos de ler para estudar como grifar, fazer anotações, destacar as principais informações.  Perceber o quanto aprenderam ao longo do estudo comparando o que sabiam antes e o que sabem agora  - Conhecer o termômetro enquanto instrumento de medida;  - Construir um jardim  Planejar o discurso para apresentação pública;  Elaborar questões para um destinatário específico. Disciplina(s) envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática. Desenvolvimento 1º momento: Levantamento dos conhecimentos prévios: Questionamentos: Quem gosta de plantas Quem tem plantas em casa? Quem cuida e como cuida? Tipos de plantas que conhece. Observar o espaço escolar para verificar a presença ou ausênciade plantas.
  2. 2. Após a observação, questionar se existe algum espaço na escola que poderia ter plantas. Sugerir a organização de um jardim. Realizar levantamento das necessidades para a construção do jardim. 2º momento:Apresentação do tema Leitura : Rubens o Semeador de Ruty Rocha. Apresentar um roteiro prévio onde as crianças deverão tentar perceber: Qual a ideia do Rubens? Quando ele teve a ideia? Quem ajudou? Que material precisou? Listagem das respostas encontradas Listagem das dificuldades enfrentadas por Rubens. 3º momentoLista Levantamento dos materiais necessário para o empreendimento. Listagem do que precisaremos aprender para cuidar de um jardim.( afixar no mural) 4º momento: Jogo linguístico: Plantas ornamentais Realizar jogo salada mista com nomes de plantas ornamentais. Vista de fotos de flores ornamentais. Escolha da planta a ser cultivada e do nome do jardim. (projeto) Leitura de horas: A hora em que a flor costuma abrir Análise linguística: escrita dos nomes de flores. 5º momento :Construção de conceito: Polinização Pedir que as crianças pesquisem sobre a forma de plantio da onze horas: mudas ou sementes. Oferecer o endereço na internet para que as crianças pesquisem. Socialização dos resultados. Leitura na busca de informações: Polinização Estudo dos significados de palavras desconhecidas (afixar no mural)
  3. 3. 6º momento:Escrita de conceitos Pesquisa: Quanto tempo a onze horas leva para começar a florescer. Oferecer o endereço na internet para que as crianças pesquisem. Socialização dos resultados. Leitura de texto na busca de informações: Flores influenciadas pelo ciclo dia-noite. Visualização de imagem sobre os órgãos reprodutores da planta Construir mapa conceitual com os conteúdos já aprendidos. Construção de textocom curiosidades acerca da floração das onze horas e da dama da noite 7ºLeitura em busca de informações- Compostagem. Retomar o livro Rubens o semeador. Fazer leitura de parte especifica do texto em que é tratado o preparo da terra. Em grupos produtivos realizar a leitura de textos sobre compostagem. Cada grupo se responsabilizar por apresentar as ideias centrais do texto. O que é a compostagem? Para que serve? O que é Compostor? Material que necessitas para fazer a compostagem. Como fazer a compostagem? Cuidados durante a compostagem Materiais para acompanhar a compostagem Como acompanhar as mudanças de temperatura do material Construir mapa conceitual sobre o tema 8º momento: Elaboração de perguntas/Coleta de material. Pedir que as crianças listem os materiais necessário para realização da compostagem. Lista de locais ou parceiros para coleta de material. Entrevista: Preparar questões para entrevistar a merendeira da escola Solicitar que as crianças pesquisem se a família tem muda de onze horas.e resíduos domésticos para compostagem. 9º momento:Escrita Compostagem Preparar recipiente para colocar o material. Ler as etapas para acondicionar o material. Após a preparação, as crianças farão registro escrito de cada etapa.
  4. 4. 10º momento:Acompanhamento do processo.( durante uma semana) Através de escala serão escolhidas as crianças pararealizar a medição diária da temperatura do composto, registro numérico, revolvimento do material e outros para irem preparando as mudas. A cada medição no inicio das aulas serão feitas análise para verificar necessidade de rega ou mudança de estratégia. 11ºMomento: Poesias e pinturas no jardim. O Girassolde Vinicius de Moraes/A Flor Amarela e Leilão de Jardim de Cecilia Meireles/Canção da Primavera de Mário Quintana Distribuir diferentes textos poéticos por duplo ou trio, omitindo os títulos. A um grupo será entregue cópia da obra Girassóis de Van Gog. Distribuir todos os títulos aos grupos para que a partir do conteúdo identifiquem a qual texto pertence. Após a leitura em grupos propor a construção de um painel , misturando os temas, usando papéis coloridos 12º momento:ESTUDO COLETIVO Conhecendo as partes da planta. Trazer em papel metro o desenho de uma plantafrutífera, para que as crianças identifiquem cada uma das partes. Dividir a classe em grupos para que cada um leia texto relativo a utilidade de cada parte da planta. Construir coletiva e individualmente mapa conceitual sobre o tema. 13º Momento: Experiência. O que acontece com a águaque a planta recebe? Providenciar uma flor branca, anilina de confeiteiro e água. Explicar para as crianças, que os cientistas para provar uma ideia algumas vezes recorre a uma amostra natural, e que por isso iremos usar a flor viva. Questionar: O que será que acontece se colocarmos anilina na água? E se colocarmos o caule da flor dentro desta água? Pedir que iniciem registrando o nome da flor que iremos observar numa ficha específica para isso; Pedir que registrem a pergunta a ser respondida, e as hipóteses que tem a respeito. Proceder o experimento descrevendo cada etapa realizada.
  5. 5. Avisar que as conclusões serão feitas no dia seguinte com registro da conclusão. 14º momento. Estudo coletivo-Alerta verde: Plantas venenosas Cada grupo lerá sobre uma espécie venenosa. Após a leitura deverão construir um texto de curiosidade: Você sabia, para divulgação na escola. 15ºMúsica; Estudo em grupo Herdeiros do futuro. Leitura coletiva do poema; Audição da música; Acompanhamento através da leitura. Destacar as perguntas do texto. Organizar um debate para responder as perguntas do texto. -Será que no futuro haverá flores? Será que os peixes vão estar no mar Os passarinhos vão poder voar? Será que a terra vai seguir nos dando o fruto, a flor, o caule e a raiz? Será que a gente acaba encontrando um jeito bom da gente ser feliz? Um outro grupo deverá elencar a partir de leituras sobre os frutos as flores os caules e as raízes dadas pela terra. 16º momento Produção escrita. Orientar o grupo para a construção de um texto de sensibilização á comunidade escolar para a preservação do jardim. Planejamento da escrita. Como surgiu a ideia? O que sei sobre o assunto? Por que é importante? Quem será beneficiado? O que queremos dos colegas, professores e funcionários? Escrita individual. 14º momento: Exposição oral Reunir as crianças em grupo, para queleiam seus textos para os colegas e construam texto único do grupo. Apresentar o texto para os colegas de classe. A professora irá registrando as ideias recorrentes nos textos 17º momento Resumo coletivo. Apresentação do registro das ideias comuns para construção do texto do grupo. Registro escrito do texto final.
  6. 6. Escolha dos estudantes que apresentarão as ideias em forma de seminário para a comunidade escolar. 18º momento. Construção de convites e materiais gráficos. Dividir a classe em ilustradores e escritores. Os ilustradores deverão preparar desenhos para enriquecer o seminário. Os escritores: 1- Preparação dos convites 2- Preparação de cartazes. 19º momento. Seminário 20º momentoPlantio do jardim Avaliação dos resultados obtidos

×