• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Mini pojeto paz e segurança no trânsito
 

Mini pojeto paz e segurança no trânsito

on

  • 2,994 views

Professoras da Escola Municipal Geraldo Tavares - 2013

Professoras da Escola Municipal Geraldo Tavares - 2013

Statistics

Views

Total Views
2,994
Views on SlideShare
2,282
Embed Views
712

Actions

Likes
1
Downloads
14
Comments
0

4 Embeds 712

http://webfoliosalvadorba.blogspot.com.br 672
http://www.blogger.com 24
http://www.webfoliosalvadorba.blogspot.com.br 14
http://webfoliosalvadorba.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Mini pojeto paz e segurança no trânsito Mini pojeto paz e segurança no trânsito Document Transcript

    • MINI- PROJETO PAZ E SEGURANÇA NO TRÂNSITO Salvador Setembro de 2013
    • Apresentação Com a proximidade da semana do Trânsito de 24 a 28 de setembro não se pode deixar de refletir sobre a mobilidade que é fundamental no espaço urbano. Como crescimento das metrópoles e o aumento do fluxo de veículos, os riscos de acidentes no Trânsito também tem crescido continuamente, inclusive ocasionando mutilações e mortes de cidadãos e cidadãs brasileiros/as. Vários fatores tem Contribuído para que o Trânsito se torne perigoso. Dentre eles pode-se destacar o uso de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade, a não observação das Leis e códigos de Trânsito e a má conservação das estradas e demais vias públicas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei Nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que passoua vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o Código traz um capítulo exclusivo à Educação, determinando, entre outros aspectos, a Educação para o Trânsito. O presente Mini-projeto Pedagógico, objetiva oportunizar aos educandos e educandasda Educação Infantil e do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental informações e a construção de saberes que contribuam para adoção de posturas e atitudes éticas e cidadãs no Trânsito. Afinal, a responsabilidade das crianças no futuro do Trânsito no Brasil é muito grande. Oadulto do Futuro é o maior responsável!
    • Duração: Período de uma quinzena: Início: 17/09/13 Término: 28/09/13 Objetivo Geral: Desenvolver ações educativas individuais e coletivas, que contribuam para mudança de hábitos e adoção de atitudes e posturas que tornem o Trânsito mais seguro, humano e democrático. Objetivos Específicos: Respeitar as diversidades culturais, os diferentes espaços geográficos e as relações interpessoais que se estabelecem no Trânsito e no espaço público. Envolver a família e a comunidade nas ações educativas de Trânsito desenvolvidas no projeto. Conhecer a sinalização do Trânsito (sinais e placas mais comuns), para realizar uma mobilidade segura e orientada. Desenvolver atitude cidadã, no sentido de exigir as autoridades que o poder público realize a manutenção periódica de maneira a manter em estado de boa conservação estradas e demais vias públicas. Conhecer a simbologia dos semáforos e faixas de pedestres. Identificar os meios de transportes que circulam nas vias Públicas em zonas rurais e urbanas. Evidenciar situações de risco para pedestres e motoristas identificando punições para infratores das leis no Trânsito.
    • Desenvolvimento por área do conhecimento: Educação Infantil: Formação pessoal: Procedimentos básicos para prevenção de acidentes; Identifica situações de risco. Língua Portuguesa: Lista de palavras com a letra T (trânsito); Palavras relacionadas com o trânsito. Matemática: Figuras geométricas; Cores; Localização espacial; Representa pequenos percursos; Identifica pontos de referência para situar-se. Natureza e Sociedade: Meios de transporte. Atividades artísticas: Confecção de sinais de trânsito e bonecos representando pedestres e motoristas para decorar o pátio da Escola. Ensino Fundamental do 1ª ao 3º Ano: Língua Portuguesa: Leituras e Produções textuais –Histórias, Poesias , Quadrinhas, paródias, textos informativos, provérbios, frases de caminhão, textos informativos, expositivos, jornalísticos,Código de Trânsito (Leitura deleite, Compreensão Leitora, prática de leitura e oralidade). Construção de quadro comparativo destacando boas e más atitudes no trânsito. Produção de listas de palavras (meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos, partes dos meios de transportes como carros e bicicletas, sinais de Trânsito mais usuais (Análise estrutural e fonológica das palavras). Pesquisas em livros, revistas, jornais e internet sobre temáticas referentes ao Trânsito. Cruzadinhas, caça-palavras, Bingo, jogos, textos lacunados, ditados de palavras e frases relacionadas da temática do Trânsito(Escrita espontânea).
    • Matemática: Atividades envolvendo Sistemas de Medidas ( medidas de comprimento distâncias de itinerários e deslocamentos no trânsito, medidas de capacidade no abastecimento de combustíveis de diversos meios de transportes). Sistema monetário – Pagamento na aquisição de veículos, peças automotivas, multas, abastecimento de combustíveis etc. Figuras Geométricas – Presentes nas sinalizações de Trânsito. Lateralidade – paralelas e perpendiculares – Trajetos e itinerários. Resolução de situações-problema com as operações básicas envolvendo todas as temáticas do Trânsito acima mencionadas. Leitura e produção de Gráficos representando dados de situações do trânsito. Ciências: Órgãos dos Sentidos – Percepção e reflexo no trânsito e situações do cotidiano. O Corpo Humano os movimentos na condução de veículos e os danos físicos e emocionais em caso de acidentes no trânsito. ( Atividades escritas, desenhos, encenações). História e Geografia: O Trânsito no Bairro, comércio e Instituições Sociais no Bairro. Construção de mapas, maquetes, itinerários. Produção de relatos sobre as mudanças ocorridas no processo sócio-histórico no Caminho de Areia e Praça de Roma. (Representação através de desenhos e pinturas) Os Moradores de Rua e as causas e conseqüências sociais desta forma de habitação. Atividades Artísticas: Confecção de sinais de trânsito para decorar o Pátio da Escola e estimular a familiaridade das crianças com os mesmos. Construção de Maquete representando o Caminho de Areia na qual será representadas situações de Trânsito. Culminância: Exposição das atividades artísticas produzidas durante o desenvolvimento do Mini- projeto, inclusive com simulação de situações de Trânsito. Avaliação: Será processual e continua considerando o desempenho e a participação dos educandos/as em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do mini-projeto.
    • Nome: ____________________________________________________________
    • Atividade Interdisciplinar Prática de Leitura: Pinte o fuça bem bonitinho. Pinte as palavras do texto que escritas com a letra T. Responda sobre o texto: Qual o nome do animal que aparece no texto. Quais as palavras que aparecem no diminutivo: _____________________ ____________________
    • Atividade de Português Leia o nome dos meios de transporte: Avião, automóvel, barco, bicicleta, canoa, carro, cavalo, caminhão, caçamba, charrete, carruagem, helicóptero, metrô,motocicleta, navio, trem.
    • Atividade de Português Pinte as cores simbolizadas no semáforode acordo com o texto. Complete as frases abaixo corretamente: Nunca devemos atravessar a rua quando o sinal estiver ______________ . Devemos aguardar com atenção para mudança quando o sinal estiver __________ . Só podemos atravessar com segurança quando o sinal estiver ______________ . A simbologia dos semáforos deve ser obedecida por___________ e ______________ .
    • Escola Municipal Geraldo Tavares Data_____/______/__________ Nome:________________________________________ Pró: ______________________
    • Responda: Porque devemos obedecer às orientações do Guarda de Trânsito: _____________________________________________________________________________ O que pode acontecer com motoristas e pedestres que não obedecem as leis de trânsito: __________________________________________________________________________________