Introdução ao java Alo Mundo

991 views
804 views

Published on

Published in: Technology

Introdução ao java Alo Mundo

  1. 1. Introdução ao Java Mario Jorge Pereira
  2. 2. Objetivos ●Descrever as principais características da tecnologia Java ●Escrever, compilar e executar uma aplicação simples da tecnologia Java ●Descrever a função da Java virtual machine (JVM) ●Definir o que é a coleta de lixo
  3. 3. Sobre a Tecnologia Java ●A tecnologia Java é uma linguagem de programação e uma plataforma. ●Principais Objetivos ○Proporcionar uma linguagem de fácil uso e Orientada a Objetos ○Proporcionar um ambiente interpretado para aumentar a velocidade do desenvolvimento e permitir a portabilidade do código
  4. 4. A Linguagem de Programação Java A linguagem de programação Java é uma linguagem de alto nível que pode ser caracterizada por todas as palavras a seguir: Simples Arquitetura neutra Orientada a objeto Portável Distribuída Alto desempenho Multithre Robusta Dinâmica Segura O paper, The Java Language Environment escrito por James Gosling e McGilton Henry, detalha cada um das características citadas acima.
  5. 5. A Linguagem de Programação Java ●O código fonte é escrito em arquivos com a extensão . java. ●O arquivos .java são compiladas em arquivos .class, pelo javac , o compilador. ●Os arquivos .class contém bytecodes (linguagem da Java Virtual Machine), não contém código nativo para o processador. ●Para executar a sua aplicação utiliza-se o comando java em uma instância do Java Virtual Machine.
  6. 6. A Linguagem de Programação Java Os arquivos .class da aplicação são executados sobre a máquina virtual Java. Existe máquina virtual Java disponível para diferentes sistemas operacionais: ●Microsoft Windows ●Solaris OS ●Linux ●Mac OS Através da máquina virtual Java, o mesmo aplicativo é capaz de rodar em múltiplas plataformas.
  7. 7. A Plataforma Java ●Uma plataforma é o ambiente de hardware ou software em que um programa é executado. ●A maioria das plataformas podem ser descritas como uma combinação de sistema operacional e hardware subjacente. ●A plataforma Java é uma plataforma de software que roda em cima de outras plataformas que tem hardware subjacente. ●A plataforma Java tem dois componentes: ○A Java Virtual Machine ○O Java Application Programming Interface (API)
  8. 8. Java Virtual Machine ●A Java Virtual Machine, é a base para a plataforma Java e é portado para diversas plataformas baseadas no hardware. ●A API é uma coleção de componentes de software que fornece diversos recursos para construção de aplicações. A API e Java Virtual Machine isolam o programa a partir da plataforma baseada no hardware (Sistemas Operacionais).
  9. 9. Tecnologia Java ●Java é uma linguagem de propósito geral ●A plataforma oferece a você o seguinte: ○Ferramentas de desenvolvimento: tudo que você precisa para compilar, executar, monitoramento, depuração e documentar de seus aplicativos . ○API: classes prontas para uso em seus próprios aplicativos. ○Tecnologias de implantação: mecanismos para implantação de aplicativos para usuários finais. ○Ferramentas para Interface : mecanismos que ajudam a criação de interfaces gráfica de usuário (GUI). ○Bibliotecas de integração: permitir o acesso a bancos de dados e manipulação de objetos remotos.
  10. 10. O que promete o Java ●A tecnologia Java promete: ●Simplicidade ●Qualidade ●Produtividade ●Portabilidade
  11. 11. O "Olá Mundo!" Como compilar e executar um simples "Olá Mundo!"? Para escrever o programa, você vai precisar: 1. O Java SE Development Kit 6 (JDK 6)Faça o download da JDK de acordo com sua plataforma e instale. (Certifique-se de baixar o JDK, e não o JRE). 2. Um editor de textoPor exemplo, o Bloco de Notas, um editor simples incluídas com as plataformas Windows. Isso é tudo que você precisa para escrever seu primeiro programa.
  12. 12. O "Olá Mundo!" Criando o código fonte: No editor de textos de sua preferência digite: / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp{ public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } } * Digite o código exatamente como esta java é case-sensitive
  13. 13. O "Olá Mundo!" 1. Salve o arquivo com o nome OlaMundoApp.java.Abra o terminal ou prompt de comando. 2. Compile ○Digite: javac OlaMundoApp.java ○Isso vai criar o arquivo OlaMundoApp.class ○O comando deve ser digitado no mesmo caminho (pasta) em que esta o arquivo. 3. Execute ○Digite: javac OlaMundoApp ○Deve aparecer no terminal o texto: Olá Mundo! Parabéns! Seu programa funciona!
  14. 14. O "Olá Mundo!" Agora que você executou o programa detalhar o código. Em negrito temos os comentários, eles são ignorados pelo compilador, mas são de grade ajuda para os desenvolvedores. / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp{ public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  15. 15. O "Olá Mundo!" Java possui 3 tipos de comentários: /* text */ Múltiplas, linhas, o compilador ignora tudo entre /* e a */. /** documentation */ Comentário de documentação. O javadoc usa comentários de documentação na elaboração de documentação gerada automaticamente. // text Uma linha o compilador ignora tudo, desde // para o fim da linha.
  16. 16. O "Olá Mundo!" Em negrito é o bloco de definição de classe. / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp { public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  17. 17. O "Olá Mundo!" class nome { ... } A palavra-chave class começa a definição de classe para uma classe chamada name e o código de cada classe aparece entre o abrir e fechar uma chave em negrito acima. Por enquanto é suficiente saber que cada classe começa com uma definição de classe.
  18. 18. O "Olá Mundo!" O texto em negrito é a definição do método main : / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp { public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  19. 19. O "Olá Mundo!" Em Java um programa deve conter pelo menos um método main cuja assinatura é: public static void main(String[] args) ●public e static são modificadores podem ser escritos em qualquer ordem, mas a convenção é usar public static ●O método main é o ponto de entrada da sua aplicação, o primeiro método a ser executado, através dele deve-se chamar todos os outros métodos. ●O main método aceita um array de String, essa é a forma de passar informações para seu aplicativo. Por exemplo: java MyApp arg1 arg2
  20. 20. O "Olá Mundo!" A linha: System.out.println ("Olá Mundo!"); A classe System da API java serve para imprimir a mensagem "O Mundo!" na saída padrão. / ** * A classe OlaMundoApp implementa uma * aplicação que simplesmente imprime * "Olá Mundo!" para a saída padrão. **/ class OlaMundoApp { public static void main (String args []) { System.out.println("Olá Mundo!"); //Imprime. } }
  21. 21. Erros Comuns - Compilação Microsoft Windows 'javac' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file Windows não consegue encontrar o compilador ( javac ). Verifique se o JDK esta instalado ou se esta no path. Class names, 'Programa', are only accepted if annotation processing is explicitly requested Esqueceu de incluir a extensão .java na tentativa de compilar o programa. O comando é javac Programa.java e não javac Programa.
  22. 22. Erros Comuns - Compilação Sistemas UNIX javac: Command not found Sistema Operacional não encontrou o compilador javac. Verifique se o JDK esta instalado ou se foi incluído no PATH Class names, 'Programa', are only accepted if annotation processing is explicitly requested Esqueceu de incluir a extensão .java na tentativa de compilar o programa. O comando é javac Programa.java e não javac Programa.
  23. 23. Erros Comuns - Execução Exception in thread "main" java.lang. NoClassDefFoundError: Programa java não consegue encontrar o arquivo de bytecode, Programa.class.Verifique onde esta o arquivo .class. Exception in thread "main" java.lang. NoClassDefFoundError: Programa/class Tentando executar java Programa.class quando o correto é java Programa. Exception in thread "main" java.lang. NoSuchMethodError: main A máquina virtual Java requer que a classe a ser executada tenha um método main.

×