Your SlideShare is downloading. ×
Tutorial HagaQuê
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Tutorial HagaQuê

333
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
333
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • {}
  • Transcript

    • 1. Multiplicadora Marilia Frizzera Dias
    • 2. A produção de textos é fundamental para o aprendizado da língua escrita e as histórias em quadrinhos podem ser usadas para auxiliar neste aprendizado. O HagaQuê é um editor de histórias em quadrinhos distribuído gratuitamente para o uso pedagógico. Surgiu para facilitar o processo de construção de história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
    • 3. Para instalar faça o download do software HagáQuê no endereço http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/ do seu navegador. Em seguida: üclique em download üinstalação do HagáQuê üpreencha a pesquisa übotão enviar üversão 1.05 ühq1.05_install.exe übotão salvar üclique no drop down üescolha a pasta para salvar übotão salvar e aguarde alguns minutos até que o download seja concluído. è Agora, execute o programa e siga os passos de instalação. Ao término aparecerá um ícone (HagáQuê) na área de trabalho do Windows.
    • 4. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1. Inserir paisagem colorida 2. Inserir paisagem preto e branco 3. Inserir personagem colorida 4. Inserir personagem preto e branco 5. Inserir objeto colorido 6. Inserir objeto preto e branco 7. Inserir botão de fala 8. Inserir onomatopéias 9. Importar imagem de pasta do computador
    • 5. 1º Modo
    • 6. 2º Modo
    • 7. Clique aqui
    • 8. Clique aqui
    • 9. OBS.:Criar a pasta em Meus Documentos
    • 10. Menu Figura peça essencial do HagáQuê
    • 11. Este símbolo aparecerá e servirá de cursor, clique no local que deseja colocar o cenário. Todas as opções do Menu Figura tem essa propriedade.
    • 12. Para inserir texto nos balões: Clique na ferramenta “ escrever” ( ) clique no ponto onde quer o seu texto, na janela que se abre digite o texto, escolha entre as opções: pequeno, médio ou grande. Dê OK. Arraste o texto para onde desejar.
    • 13. Além das figuras, uma história em quadrinhos possui textos, como diálogos e trechos de narração. Por isto, o HagáQuê também possui formas de se trabalhar com texto. A forma de se colocar um texto em um ponto da página é muito simples. Primeiramente, você deve clicar com o mouse no botão de inserir texto ( ), localizado na barra de Ferramentas de Edição. Com isto, o cursor do mouse irá mudar para , indicando que se está pronto para inserir um texto na página. E, para isto, é preciso clicar com o mouse sobre um ponto na página onde se deseja inserir um texto. Depois disto, uma janela como a mostrada a seguir aparecerá.
    • 14. Para trocar a cor de um texto inserido, é preciso: •Selecionar o texto clicando na frase e/ou palavra •Direcionar o cursor até à Barra de Cores •Escolher a cor desejada e dê um clique Abaixo, podemos ver onde estão guardadas estas cores. O texto que foi escrito em uma página pode ser alterado. Clique duas vezes sobre o texto que se deseja alterar e uma janela como a de inserindo texto será aberta, possibilitando que se reescreva o texto e se altere o tamanho da fonte utilizada. Ao sair desta janela, clique no local da página onde o texto deve ser recolocado.
    • 15. Aumentar/Diminuir: A forma mais fácil de mudar o tamanho de alguma coisa em uma página é selecioná-la e depois clicar com botão esquerdo do mouse sobre um dos quadradinhos pretos que aparecem contornando-a e manter pressionado o botão enquanto se movimenta o mouse. Outra forma é usar os botões de Aumentar e Diminuir Inverter Horizontalmente/Verticalmente/Girar: Logo em seguida estão localizados as ferramentas Inverter Horizontalmente (coloca a imagem de cabeça para baixo) Inverter Verticalmente (espelha a imagem) Girar (gira a imagem 90º)
    • 16. Copiar/Recortar/Colar: Velhas conhecidas dos usuários de todos os programas estas ferramentas ajudam a duplicar objetos. Copiar (copia o objeto) Recortar (tira o objeto do lugar) Colar (posiciona em outro lugar o objeto copiado ou recortado) Desenhar Linha: Vá a Ferramentas de Edição e clique sobre Desenhar linha. Clique no linha local onde deseja pôr a linha e arraste o mouse para dar-lhe o tamanho desejado. Se a quiser deletar depois de pronta, selecione-a e pressione o botão Delete do seu teclado.
    • 17. Pincel: Selecione um determinado objeto para ser pintado. Apenas a área selecionada será pintada. Vá em Ferramentas de Edição e clique sobre o Pincel. Vá até a figura selecionada e pinte-a clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ela. Desenhar elipse/retângulo: Essas ferramentas funcionam da mesma maneira - com diferença da forma desenhada - desenham a forma escolhida. Também podem ser desenhados retângulos e elipses coloridos, basta escolher a ferramenta Desenhar Elipse/Retângulo e escolher a cor na paleta de cores.
    • 18. Preenchendo com Cor: Vá em Ferramentas de Edição e clique com o botão esquerdo do mouse sobre Preencher com Cor. Vá até a Paleta de cores e clique sobre alguma delas Cor para selecioná-la. Clique então com o botão esquerdo do mouse sobre o objeto que deseja pintar. Enviar para Frente/Trás: Estas duas ferramentas enviam o objeto selecionado para frente ou pra trás, em relação aos outros objetos da figura. Apagar Seleção/Apagar: A primeira apaga o que está selecionado. A segunda funciona como uma borracha e apaga o que você passar por cima.
    • 19. Se o seu computador possui um microfone funcionando, você pode gravar sons e colocá-los em figuras do HagáQuê. Para isto, você deve selecionar a figura que você quer colocar um som, clicar sobre o menu Som e escolher a opção Gravar Som, como visto na figura abaixo. Som Uma janela para a gravação do som, via microfone, irá aparecer. A janela é mostrada a seguir:
    • 20. Além de gravar sons com um microfone, é possível colocar um arquivo de som no formato wave (.wav) em uma figura. Selecione a figura que se deseja colocar um arquivo de som, clique no menu Som e selecione a opção Importar som, como som mostra a figura abaixo. Uma janela para a seleção de um arquivo .wav aparecerá. Após selecionado o arquivo, clique no botão Abrir para colocá-lo na figura selecionada.
    • 21. A barra Som, mostrada abaixo, também oferece as opções de Gravar som e Importar som. som Para fazer com que ela apareça, basta selecionar no menu Exibir a opção do Menu som. A figura abaixo mostra esta opção do menu Exibir som OBS.: Os botões da barra Som só tornam-se disponíveis se você selecionar uma figura antes, assim como as opções de gravar e importar que estão no menu Som.
    • 22. Toda vez que se seleciona uma figura que contém um som, aparece um símbolo no canto superior direito da figura, como exemplificado abaixo: Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre uma figura que contenha som para tocar o som. Porém, existe uma maneira de se descobrir todas as figuras que contém som em uma história, sem precisar selecioná-las. Clique no menu Exibir e selecione a opção Todas as Marcas de Som para fazer com que o símbolo de som em uma figura apareça em todas as figuras que contenham som.
    • 23. É muito simples imprimir uma história feita no HagáQuê. Clique no menu história, e em seguida em no item Imprimir, como mostrado a seguir. Outra forma de imprimir e publicar histórias na Internet Na barra História, existem várias das opções do menu História. Para fazer a barra História aparecer, clique no menu Exibir e, em seguida, em Menu história