Pps avaliação - técnicas e instrumentos de avaliação

811 views
597 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
811
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pps avaliação - técnicas e instrumentos de avaliação

  1. 1. 1. MODALIDADES DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS avaliação DIAGNÓSTICA pré-requisitos de aprendizagem conhecimentos prévios experiências pessoais hábitos e atitudes vocabulário avaliação FORMATIVA atividades/tarefas regulação do processo de E-APZ evidências formulação de um juízo de valor negociação de critérios sucesso avaliação SUMATIVA atividades/tarefas comunicação dos resultados classificação evidências Fernandes (2009); Harlen (2007, 2006); Ribeiro (1990); Sanmartí (2007)
  2. 2. 2. AVALIAÇÃO FORMADORA Utiliza uma diversidade de INSTRUMENTOS de avaliação, como: - rubricas; - questionários; - listas de verificação; - escalas classificadas; - questionários; - entrevistas; - portefólios; - mapas conceptuais; - testes; - … VISA a integração entre E - APZ - Avaliação INTERVENIENTES: - alunos; - professores; - encarregados de educação; - outros agentes educativos NEGOCEIA com os alunos o que se espera que os mesmos aprendam (objetivos e descritores) DIAGNOSTICA as necessidades dos alunos, permitindo uma planificação mais contextualizada das atividades de ensino e de aprendizagem. INTEGRA as funções diagnóstica, formativa e sumativa da avaliação. REGULA o processo de ensino e de aprendizagem, ajudando a tomar decisões de natureza pedagógica. FEEDBACK adaptado de Lopes & Santos Silva (2012)
  3. 3. - objetivo de aprendizagem O QUE VOU APRENDER? - indicadores de desempenho / critérios de avaliação COMO POSSO SABER SE FUI BEM SUCEDIDO NA MINHA APRENDIZAGEM E O QUE TENHO DE FAZER PARA O SER? - objetivo de aprendizagem QUE CONHECIMENTOS, CAPACIDADES/PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS E ATITUDES/VALORES QUERO QUE OS MEUS ALUNOS APRENDAM - indicadores de desempenho / critérios de avaliação COMO É QUE PODEREI SABER SE OS MEUS ALUNOS FORAM BEM SUCEDIDOS NA SUA APRENDIZAGEM NEGOCIAÇÃO 2.1. AVALIAÇÃO FORMADORA - princípios fundamentais negociação
  4. 4. 2.1. AVALIAÇÃO FORMADORA - princípios fundamentais feedback - Descrever o trabalho, não o aluno; - Escolher adjetivos e advérbios que se referem ao trabalho; - Evitar palavras que façam o aluno sentir-se pouco confiante, devendo-se incentivar as dificuldades com o que de bom o aluno realiza; - (…) DESCREVER E INFORMAR - Usar palavras específicas (Deves tentar ser mais claro na elaboração das tuas previsões.); - Falar sobre aspetos particulares do trabalho. SER TÃO ESPECÍFICO QUANTO POSSÍVEL - Escrever utilizando linguagem simples. COMUNICAR CLARAMENTE COM O ALUNO - Descrever qual deverá ser a próxima aprendizagem a realizar pelo aluno (Da próxima vez que realizares o relatório, procura averiguar se onde vives existe alguma estação de tratamento de águas. Como se relaciona com a informação do teu relatório?) - Dar indicações/sugerir que tipo de tarefas o aluno deve realizar para melhorar as suas dificuldades (Tenta fazer um mapa conceptual com os conceitos importantes). SUGERIR O QUE O ALUNO DEVE FAZER PARA MELHORAR Feedback
  5. 5. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: CLARIFICAR os alunos sobre o que é esperado que aprendam ENVOLVER os alunos o mais possível na sua aprendizagem e avaliação GUIAR o aluno na concretização das suas tarefas FOCAR a avaliação nas verdadeiras necessidades dos alunos PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Enger e Yager (2009), Harlen (2007), Panadero & Romero (2014)
  6. 6. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: rubricas Quem utiliza a rubrica? Que tipo de linguagem utilizar? Que tipo de feedback utilizar? Como potenciar a sua utilização em sala de aula? Quantas categorias utilizar? Categorias em número par? Ímpar? De que forma organizar as categorias? PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO 3 2 1 QUESTIONAR Identifico a questão problema. Identifico a questão problema mas preciso de ajuda do professor ou dos meus colegas. Não identifico a questão problema.
  7. 7. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS rubricas - exemplos
  8. 8. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS rubricas - plataforma AAAC
  9. 9. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS rubricas - na web
  10. 10. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: questionários PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Quivy e Campenhoudt, 1992; Ghiglione e Matalon, 1997 recolha de evidências sobre as representações dos alunos acerca das suas aprendizagens, tendo como fonte de dados os próprios alunos.Que linguagem? Quantos elementos compõem a escala? Número par? Número ímpar? Que cuidados ter na utilização das escalas utilizadas, por exemplo: Algumas vezes, Poucas vezes, Nunca.
  11. 11. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: listas de verificação PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Quivy e Campenhoudt, 1992; Ghiglione e Matalon, 1997 instrumento que tem como finalidade verificar a ocorrência, ou não, de um conjunto de aprendizagens, previamente seleccionadas.
  12. 12. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: escalas classificadas PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO pretendem obter informação sobre o grau de frequência da ocorrência de uma determinada aprendizagem.
  13. 13. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: testes PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Delimitação da MATRIZ/especificações do teste
  14. 14. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: testes PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Que tipo de ITENS? ITEM DE SELEÇÃO ESCOLHA MÚLTIPLA - Avalia aprendizagens mais complexas - As questões avaliam efectivamente aquilo que o professor pretende avaliar; - A probabilidade dos alunos adivinharem a resposta é reduzida. - A construção de itens é muito morosa; - Não servem para avaliar aptidões de expressão verbal; organização de ideias. ORDENAÇÃO - Elaboração rápida e fácil. ASSOCIAÇÃO/COR RESPONDÊNCIA - Oferece a possibilidade de avaliar, num só item, um conjunto de aprendizagens diverso; - Fáceis de elaborar; - Não é possível ao aluno “adivinhar” a resposta dado o número de combinações possíveis entre os elementos de ambas as colunas. - Só avaliam objectivos de ordem inferior, não permitindo a avaliação de aprendizagens mais complexas; - Cada item só pode ser construído tendo em consideração o mesmo tema.
  15. 15. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: testes PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Que tipo de ITENS? ITEM DE CONSTRUÇÃO RESPOSTA CURTA & RESPOSTA RESTRITA - Maior facilidade de elaboração; - Válidas na testagem de comportamentos ao nível do conhecimento e memorização de informação; - Permitem testar vários objectivos num mesmo teste; - Não permitem que o aluno responda ao acaso e, por sua vez, acerte. - Só avaliam objectivos de ordem inferior, não permitindo a avaliação de aprendizagens mais complexas. EXTENSA - Permite a avaliação da capacidade de expressão escrita; - Permite a avaliação de aprendizagens mais complexas (organização de ideias; análise crítica de documentos; capacidade de resolução de problemas); - Elaboração rápida e relativamente fácil. - Só devem ser utilizadas este tipo de questões quando as aprendizagens não podem ser avaliadas através de perguntas de tipo objectivo; - Questões difíceis de avaliar; - Favorecem os alunos com facilidade de expressão.
  16. 16. 3. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS EM CIÊNCIAS: testes PREPARAROSALUNOSPARAOSUCESSO Procedimentos para a revisão dos itens

×