Your SlideShare is downloading. ×
Eco rio 92
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Eco rio 92

1,465
views

Published on

Apresentação sobre a I Cúpula Mundial, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Apresentação sobre a I Cúpula Mundial, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,465
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
83
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Responsabilidade SocioambientalMariany MouraFametroManaus-AM.
  • 2. ECO/RIO-92 A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida - João Bosco da Silva
  • 3. Eco/Rio - 92 A preocupação com osproblemas ambientais vem seintensificando a cada ano, pois énecessária uma mudançacomportamental urgente para nãoagravar ainda mais a degradação domeio ambiente. O primeiro grande evento foi aConferência de Estocolmo, realizadaem 1972 na Suécia.
  • 4. Eco/Rio - 92 Mais conhecida por Eco 92, foi aprimeira Cúpula Mundial, Conferênciadas Nações Unidas sobre MeioAmbiente e DesenvolvimentoSustentável, realizada em 3 e 14 dejunho de 1992, no Rio de Janeiro.
  • 5. Eco/Rio - 92A Eco-92 teve um caráterespecial em razão dapresença de inúmeroschefes de estados. Aimportância durante oevento era a questãoambiental.
  • 6. Eco/Rio - 92A Eco-92 contoutambém com umgrande número deorganizações nãogovernamentais (asongs) que apresentoudocumento ao FórumGlobal, que aprovou adeclaração do Rio (oucarta terra).
  • 7. Biodiversidade Variedade de vida em nosso planeta e reúne diversidades ecológicas, orgânicas e as genéticas É responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. É fonte de imenso potencial de uso econômico, sendo a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e para a estratégica da indústria da biotecnologia A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência Desde 1986, o conceito tem adquirido uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo Isto coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX. Exploração excessiva de espécies de plantas e animais, Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e Mudanças Climáticas.
  • 8. Desenvolvimento SustentávelÉ um conceito sistemico que setraduz no modelo dedesenvolvimento global quemincorpora os aspectos dedesenvolvimento ambiental. foiusado pela primeira vez em1987, no relatório elaboradopela comissão mundial sobre omeio ambiente edesenvolvimento criado em1983 pela assembleia dasnações unidas.
  • 9. Desenvolvimento SustentávelA definição mais usada para odesenvolvimento sustentavel é:O desenvolvimento queprocura satisfazer asnecessidades das geraçoesatuais, sem comprometer ascapacidades das geraçõesfuturas de satisfazerem suasproprias necessidades.
  • 10. As Resoluções da Eco-92CARTA DA TERRA Este documento define alguns princípiosbásicos, que podem ser resumidos assim: “Apaz, o desenvolvimento e a proteção do meioambiente são interdependentes e inseparáveis”.Há uma ligação íntima entre três fatores: aPolítica, a Economia e a Ecologia, que devemcaminhar obrigatoriamente juntos. Não pode haver paz no planeta e nemproteção ao ambiente, se a pobreza continuarexistindo em tantas regiões. Erradicar a pobreza étarefa de todos os estados.
  • 11. Pontos PolêmicosEmissão de CO2 Os EUA não aceitam fixar data para reduzir emissão de gás carbônico. Os paíse Árabes, por sua vez, também não aceitam limitações. Os países da Europa aceitam reduzir suas emissões de Gás Carbônico.
  • 12. Pontos PolêmicosBiodiversidade O Brasil e os países detentores da biodiversidade querem conservar a soberania sobre este potencial biológico. Querem acesso ao know- how da biotecnologia.
  • 13. Pontos Polêmicos Conservação das Florestas TropicaisEnquanto os países de Primeiro Mundo defendem a conservaçãototal das florestas tropicais, países exportadores de madeira seopõem totalmente. A Malásia, grande exportador, tem a intenção dedesmatar cerca de 6% de seu território. As nações industrializadas,que já destruíram suas próprias florestas, enxergam nas matastropicais uma forma de absorver e reciclar o CO2 que elasproduzem; os países com florestas tropicais querem conservar odireito de explorá-las.
  • 14. Pontos PolêmicosO dinheiro para O Terceiro Mundo defende aproteger o idéia de que o custo daambiente despoluição deve caber ao Primeiro Mundo, já que é o principal responsável pelo problema. Acha ainda que os recursos repassados a ele com finalidades ambientais deveriam ser doados, ou pelo menos emprestados em condições muito especiais.
  • 15. Protocolo de KyotoO Protocolo de Kyoto é um instrumentointernacional, ratificado em 15 de março de 1998,que visa reduzir as emissões de gases poluentes.Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e oaquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrouoficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de2005, após ter sido discutido e negociado em1997, na cidade de Kyoto (Japão).
  • 16. Protocolo de Kyoto - definição de regras para a emissão dosA emissão destes credetos de carbono (certificados emitidospoluentes deve ocorrer quando há a redução da emissão de gasesem vários setores poluentes).econômicos eambientais. Os países proteção de florestas e outras áreas verdesdevem colaborar entre si otimização de sistemas de energia e transporte,para atingirem as metas. visando o consumo racional; diminuição das emissões de metano, presentesO protocolo sugere ações em sistemas de depósito de lixo orgânicocomuns como, por exemplo: - definição de regras para a emissão dos creditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases
  • 17. Planejando o século XXI O Brasil vai sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012. Batizado de Rio+20, em referência à Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992, o evento irá avaliar e renovar os compromissos assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 discutirá a "Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza".
  • 18. Economia Verde É uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica. A economia verde pode ser considerada como tendo baixa emissão de carbono.
  • 19. Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da PobrezaOs recursos do planeta estão cadavez mais esgotados. Se nenhumaatitude for tomada a curto prazo elimites forem implantados a médio elongo prazo, poderá ocorrer umcolapso natural.A Rio+20 tenta encontrar soluções ealiar o crescimento econômicomundial com o meio ambiente,empregar práticas sustentáveis empaíses que enfrentam criseseconômicas e sociais, focandosempre no crescimento econômico
  • 20. "Quanto mais aumenta nossoconhecimento, mais evidente fica nossaignorância".John Kennedy OBRIGADA!
  • 21. Referencias Bibliograficas Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/eco-92.htm> Acesso em: 25/02/2012; Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/217/1/ECO-92/Paacutegina1.html>. Acesso em: 25/02/2012; Disponível em: <http://www.slideshare.net/lucasxavier/eco-rio-92?src=related_normal&rel=128789>. Acesso em: 25/02/2012; Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/bio06.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/ECO-92>. Acesso em 25/02/2012; Disponível em: <http://www.infoescola.com/ecologia/eco-92/>. Acesso em: 26/02/2012; Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080714174449AA8wCGm> Acesso em: 27/02/2012; Disponível em: <http://diplomatizzando.blogspot.com/2007/06/738-quinze-anos-da-eco-rio-1992- artigo.html>. Acesso em: 27/02/2012; Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/bio06.htm>. Acesso em: 27/02/2012; Disponível em: <http://www.girafamania.com.br/montagem/eco_92.html> Acesso em: 27/02/2012; SILVIA, Benedito Gonçalves da Silva. Contabilidade ambiental./ Benedito Gonçalves da Silva./ Curitiba. Ed. Juruá, 2009.