Anexo 4 sequência didática projeto curta-metragem

3,928 views
3,495 views

Published on

Sequência didática para o Ensino Médio a partir das Habilidades do ENEM

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,928
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
345
Actions
Shares
0
Downloads
77
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Anexo 4 sequência didática projeto curta-metragem

  1. 1. Formação de Professores – Prof.ª Ms. Letícia Santos e Prof.ª Esp. Mariana Correia Projeto Curta-metragem Público-alvo: Alunos de Ensino Médio Competências e Habilidades trabalhadas: Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. H29 – Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. H30 – Relacionar as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem. Objetivos gerais: Incentivar e estimular o desenvolvimento de atividades educativas, utilizando o aparelho de celular como instrumento de leitura e produção textual. Objetivos específicos: - Ler e compreender textos literários; - Diferenciar os gêneros textuais (poesia, curta-metragem, roteiro); - Elaborar roteiros de curta-metragem;
  2. 2. - Manipular mídias e equipamentos de vídeo; - Utilizar o aparelho celular de forma significativa no processo de construção do conhecimento. Atividades: 1. Apresentação do poema “Velha história” de Mário Quintana; 2. Apresentação do curta-metragem “Velha história”, dirigido por Cláudia Jovin; 3. Compreensão e interpretação do texto, construindo relações entre o texto escrito e a estética escolhida pela diretora do curta na representação do texto em questão; 4. Apresentação do conceito de curta-metragem como fruto de um roteiro, explicitando o que constitui um roteiro (quais suas partes e como construir um); 5. Apresentação do poema “Quadrilha” de Carlos Drummond Andrade e de um curtametragem feito por alunos, a partir dele; 6. Análise das escolhas feitas pelos roteiristas dos curtas e detalhamento de seus respectivos roteiros, contrastando suas leituras com os poemas que serviram de base à produção; 7. Leitura do poema “Família desencontrada” de Mário Quintana e proposta de elaboração, em grupo, de um roteiro de um curta-metragem que tenha como base o respectivo poema, roteiro esse que será objeto de avaliação e que deverá ser entregue na próxima aula; 8. Proposta de confecção de um curta-metragem com a utilização de câmera de aparelho celular, a partir do roteiro elaborado pelo grupo, bem como sua posterior edição em software de edição de vídeos para posterior apresentação para o grande grupo. Conteúdo Programático: - Leitura, compreensão e interpretação de textos; - Gêneros textuais: poesia, curta-metragem e roteiro; - Produção textual; - Cultura digital. Procedimentos didáticos: - Primeiro momento: Atividade de impacto em que é solicitado que os alunos não desliguem os celulares na aula.
  3. 3. Após, é feita a leitura do texto “Velha história” e do curta-metragem, seguidos da sua compreensão e interpretação. Algumas questões orais nortearão a discussão em sala de aula. Em seguida, é feita uma explanação oral sobre o conceito de curta-metragem e um detalhamento das partes de um roteiro. - Segundo momento: Apresentação do poema “Quadrilha”, bem como do seu curta-metragem, seguido de análise oral do roteiro que serviu de base para a construção de tal curta. Questões orais nortearão essa discussão. - Terceiro momento: Será explicado aos alunos que o uso de equipamentos digitais pode ir além do que rotineiramente é feito, e que os mesmos servem, inclusive, como um suporte de aprendizagem. Assim os alunos serão desafiados a reunirem-se em grupos para produzir um roteiro de curta-metragem para o poema “Família desencontrada” de Mário Quintana. Posteriormente o roteiro será filmado com a câmera do aparelho celular e editado pelos alunos com software de edição de vídeos. Recursos: - projetor multimídia; - microcomputadores equipados com software de edição de vídeo; - aparelhos celulares com câmera. Avaliação: Levará em conta a participação do aluno nas discussões, como também a produção textual realizada (elaboração de roteiro), além da produção do curta-metragem que evidenciará a leitura da poesia proposta como base e a criatividade dos alunos. Referências: ANDRADE, Carlos Drummond. Quadrilha. In: Carlos Drummond Andrade: Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1973. CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, Maria José Rodrigues (org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Editora Pontes, 2002. CURTA... Quadrilha. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QTFsQn8wb70>. Acesso em: 03 set. 2013.
  4. 4. JOUVIN, Cláudia. Velha História. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=velha_historia>. Acesso em: 03 set. 2013. QUINTANA, Mario. Velha História. In: Quintanares. Porto Alegre: Editora do Globo, 1976. QUINTANA, Mario. Família desencontrada. In: Lili inventa o mundo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. RIGA, William. Faça Seu Curta: como produzir um curta-metragem com seus próprios recursos. (livro digital). Disponível para download em: <http://www.popmidia.com.br/downloads/facaseucurta.htm>. Acesso em: 03 set. 2013. SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2004. ZILBERMAN, Regina. Leitura Literária e outras Leituras. In: BATISTA, Antônio A. Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (Org.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

×