• Like
Indústria
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

 

Published in Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
13
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

  • Os objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
    – Compreender o processo de industrialização no Brasil.
    – Identificar os destaques do setor industrial na Rússia (Federação Russa).
    – Identificar as atividades industriais na China.
    – Identificar o setor industrial na Índia.

  • A sigla BRIC foi idealizada pelo economista Jim O’Neill com base no relatório elaborado pelo Grupo Goldman Sachs (banco de investimentos), conselheiro de governos e empresas, e significa: B – Brasil, R – Rússia, I – Índia e C – China. O Grupo estudou dados dos países e mapeou as suas economias até 2050. Segundo essa análise, os países que compõem o BRIC poderão vir a ter economias fortes.

  • Relembrar que BRIC é um acrônimo idealizado por profissional do grupo Goldman Sachs. O grupo analisou dados de países e mapeou as suas economias até 2050 e, segundo essa análise, os países que compõem o BRIC poderão ter economias fortalecidas. Em reunião ocorrida em 2011, na China, decidiu-se convidar a África do Sul (South Africa) para participar do BRIC, alterando a sigla para BRICS.

  • Parte do dinheiro capturado no exterior (por empréstimos) foi utilizado em projetos ambiciosos que nunca foram finalizados, como a construção da Rodovia Transamazônica.

  • Arrocho salarial: situação na qual, durante um período inflacionário, os reajustes salariais são concedidos em ritmo inferior aos índices inflacionários.
    Reserva de mercado: setor de produção no qual as autoridades econômicas limitam a possibilidade de instalação de empresas.
    SANDRONI, Paulo. Dicionário de economia do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 47; 729.

  • Explicar que a descentralização do setor industrial é um fenômeno recente e que essa tendência ainda ocorre predominantemente nas regiões Sudeste e Sul. As regiões Nordeste e Centro-Oeste estão começando a se destacar, principalmente em função de isenções fiscais oferecidas pelos governos.

  • Explicar que, apesar de os índices terem sido maiores em 2010, o período representado no gráfico (2008 a 2011) foi marcado por um crescimento do setor industrial, apesar de apresentar taxas negativas em 2009 e diferenciadas para cada atividade industrial.

  • Explicar que, em função dos tipos climáticos que predominam na Rússia, a atividade industrial se concentra na parte europeia do seu território. Grande parte do território asiático apresenta-se como um vazio industrial, devido ao clima rigoroso no inverno e às grandes distâncias.

  • Auxiliar na leitura e interpretação do mapa. Localize as ZEEs e explicar que são áreas que concentram indústrias que têm na exportação o seu principal objetivo.