Capitulo 17
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Capitulo 17

on

  • 553 views

 

Statistics

Views

Total Views
553
Views on SlideShare
553
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
14
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Capitulo 17 Capitulo 17 Presentation Transcript

  • Capítulo 17 O espaço agropecuário brasileiro
  •   O espaço agropecuário brasileiro No setor agropecuário brasileiro,a alta tecnologia convive com a precariedade de recursos de certos tipos de cultura. Apesar da grande produção,importamos gêneros agrícolas,sendo que essas não são as únicas incoerências que encontramos no setor,também há problemas.
  •  A agricullura brasileira após a industrialização À medida que a indústria se tornava o eixo principal da economia brasileira,a agricultura ficava mais dependente e subordinada á industria e aos interesses econômicos de grupos brasileiros e internacionais. Características da agricultura atual: Predomínio da agricultura extensiva:exploração de grandes estenções de terras encontradas nas regiões Norte,Nordeste e Centro Oeste. Subutilização do espaço agrícola:menos de 10% do espaço geográfico brasileiro é aproveitado economicamente no cultivo de lavouras permanentes e de lavouras temporárias. Predominância da produção de gêneros agrícolas destinados á exportação,com prejuízo dos produtos alimentícios
  • Principais produtos agrícolas Os principais produtos agrícolas aqui do Brasil são a cana de açúcar, a laranja,o café a soja e seus derivados,sendo que essas lavouras ocupam os mais férteis solos cultiváveis. Entre os gêneros agrícolas cultivados para o mercado interno destacam-se o feijão a mandioca e o algodão. Os tipos de lavouras no Brasil tem as divisões e compreende-se em duas:   A de acordo com sua produção(comercial e subsistente); A de acordo com a periodicidade da safra(temporária e permanente);
  • Lavouras temporárias O que é? Entre as lavouras temporárias destacam-se os cereais,as leguminosas,as oleaginosas,as frutas e a cana-de-açúcar. Cereais,leguminosas e oleaginosas esses produtos cujo a produção vem aumentando e cujas áreas cultivadas se distribuem desigualmente pelas Grandes Regiões,tem enorme peso na agricultura brasileira.
  • A cana-de-açúcar Introduzida logo nos primeiros anos de colonização, a cana-de-açúcar e eu subprodutos,ainda ocupam importante lugar na pauta das exportações brasileiras. No principio a cana e açúcar teve muito sucesso na zona da Mata da região Nordeste,por que reunia fatores favoráveis ao desenvolvimento desse cultivo como por exemplo: massapé,clima tropical úmido,posição da região em relação aos mercados consumidores da Europa e introdução da mão de obra escrava. Após crises causadas pela concorrência no mercado internacional e a mudança do eixo econômico da colônia para o Centro-Sul,a cana-de-açúcar encontrou um novo lugar para prosperas,o estado de São Paulo,assim: -> Na década de 1970- com a criação do Proálcool,as usinas aumentaram a produção do álcool,chegado ao aumento de 149,9 milhões de toneladas. ->A partir de 1986- queda do petróleo no mercado internacional. ->primeira década década do século XXI- renasceu o interesse em produzir álcool para alimentar os carros bicombustíveis que inundaram o mercado. ->O maior produtor de cana-de-açúcar é o estado de São Paulo co quase 60% da produção total do país.A área de Ribeirão preto é a principal região sucroalcooleira do Brasil. Milho Cultivado,de modo geral,em todo país,é uma cultura extremamente importante para agropecuária brasileira. Empregado na elaboração de ração animal, principalmente para suínos,abastece uma variada industria Alimentícia,também fundamental para a alimentação de populações de grande parte do país
  • Oleaginosa - Soja A soja é uma leguminosa originária do Extremo Oriente e de alto valor nutritivo.No Brasil o seu cultivo comercial foi incentivado no final da década de 1960,principalmente devido a demanda de farelo de soja(componente de ração).Plantada a princípio nos estados sulinos,com o desenvolvimento tecnológico passou a ser cultiva em regiões de latitudes mais baixas e no cerrado,a produçao de soja cresceu no Brasil assou a ser o segundo produtor mundial,os municípios que mis produzem são Sorriso(MT),Sapezal(MT),Diamantino(MT),Nova Mutum(MT) e Barreiras(BA). Leguminosa - Feijão Apesar do grande consumo,a cultura do feijão não é realizada com técnicas aprimoradas e nem desperta o interesse de grandes produtores rurais,são os pequenos proprietários que enfrentam os problemas desse cultivo(clima,solos) e os baixos preços do mercado interno,Paraná,Minas Gerais,Bahia,São Paulo,Goiás e Santa Catarina destacam-se no cultivo do feijão.
  • Cereal - Arroz Cereal mais consumido no mundo,e alimento básico do brasileiro,é cultivado no Brasil de duas formas:o arroz irrigado ou de várzea e o arroz e o arroz de sequeiro(depende das chuvas),a partir da década de 1970,o arroz irrigado passou a dominar a preferência do mercado e a produção aumentou continuamente.A região Sul se destaca na produção do arroz irrigado e a região Centro-Oeste ,em arroz de sequeiro. Trigos e outros cereais Teve seu plantio possível em terras brasileiro graças à tecnologia e pesquisas agropecuárias,a produção brasileira de trigo não é suficiente para o consumo interno,sendo necessário importar o produto. Outros cereais e zona temperada também são cultivados em pequenas escalas em nosso país como:aveia(PR,RS,SC),centeio(RS,PR).O triticale é cultivado em SP e no Paraná.
  • Lavouras permanentes     Os produtos são plantados em determinadas épocas,oferecendo várias colheitas em anos consecutivos.Como o café, cacau, laranja, e outras. Café->do final do século XIX até a crise de 1929,o café ocupou frentes pioneiras ,levando povoamento a regiões até então despovoadas,no processo conhecido com Marcha do Café,que partiu do RJ, atingindo o estado de SP e o norte do Paraná.Depois da crise de 1992,o café não teve mais a importância que tinha na economia brasileira.Daí em diante iniciou-se nosso processo de industrialização,no qual os capitais da cultura cafeeira tiveram grande participação.O Brasil mantém-se como maior produtor mundial de café.O mercado mundial de café é regulamentado pela organização Internacional do Café (OIC),sediada em Londres (RU).Os principais produtores de café brasileiros são Minas Gerais,Espírito Santos e São Paulo. Cacau->Natural da floresta amazônica,esta planta que precisa clima muito úmido com chuvas abundantes encontrou no sul da Bahia as condições ideais para o seu desenvolvimento sendo cultivada nessa região desde o século XXI.O Brasil já foi o primeiro produtor desta matéria prima para a indústria de chocolate.Além da Bahia são produtores de cacau o pará,Rondônia e o Espírito Santos. Laranja->Nativa da Ásia, a laranja chegou à Europa na Idade Média e mais tarde à América. O plantio dessa fruta tem maior produtividade em regiões tropicais e subtropicais.O estado de São Paulo é maior produtor do país, com 79,1% da produção nacional. A laranja é exportada sob a forma de fruta ou de suco concentrado.
  • A pecuária no Brasil A pecuária brasileira apresenta baixa rentabilidade,baixa qualidade de grande parte de seus rebanhos e baixa fertilidade por causa da desnutrição e da alta incidência de moléstias.   Dentre os principais rebanhos: Rebanho bovino O rebanho bovino é o maior do país com 171,6 milhões de cabeças concentradas nas regiões Centro-Oeste.Na maior parte do país,predominando na maior parte a pecuária extensiva,já as regiões Sudeste e Sul empregam as técnicas mais avançadas na criação de gado.
  • Rebanho suíno O rebanho de suínos era de 35,9 de cabeças no ano de 2007, a região sul possui o maior número de cabeças com(44,4%). Sendo que este efetivo está ligado à existência de uma ativa indústria de carnes suínas,principalmente em SC,no Oeste deste estado encontram-se grandes abatedouros e frigoríficos,instalados em Concórdia.  Os outros produtores mais importantes também estão na região Sul:Rio Grande do Sul e Paraná. Embora também sejam criados outros rebanhos: como caprinos,equinos,ovinos,bubalinos e avicultura que faz parte do complexo de carnes.
  •   O agronegócio no Brasil O agronegócio envolve vários setores,como a agricultura de precisão e a biotecnologia,onde são empregados capitais nacionais e estrangeiros.No Brasil, agronegócio é dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos par a agricultura. Algumas das principais empresas do agronegócio: Bunge Alimentos,SC (óleos,farinhas e conservas) Cargill,SP (óleos,farinhas e conservas) Souza Cruz,RJ Unilever,SP (fumo) (óleos,farinhas conservas)
  • Alunos(as):  Flavia Lima  Leila Serviuc  Amanda Miranda 