Anos 90

2,721 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,721
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,020
Actions
Shares
0
Downloads
73
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Anos 90

  1. 1. Anos 90 Década Perdida e inicio da Democracia
  2. 2.  Inicio em 1 de janeiro de 1990 e terminou em 31 de dezembro de 1999.  Foi a ultima década do século XX e do segundo milênio.  1990-1992 – Fernando Afonso Collor de Melo. (Fernando Collor)  1992-1995 – Itamar Augusto Cautiero Franco. (Itamar Franco)  1995-2002 – Fernando Henrique Cardoso. ( FHC)
  3. 3. Fernando Collor
  4. 4. Itamar Franco
  5. 5. Fernando Henrique Cardoso
  6. 6.  Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens ( mobilizados por uma forte campanha de mídia ) a criarem o movimento “Caras Pintadas” e pedirem seu Impeachment.  Impeachment ou impugnação de mandato: é um termo do inglês que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder executivo pelo congresso nacional, pelas assembleias estaduais ou pelas câmaras municipais.
  7. 7. Movimento Caras Pintadas.
  8. 8.  O Brasil sofreu muitos problemas graves nos anos 90, desde o início de Fernando Collor como presidente no Brasil, nessa década, foi marcado pela crise econômica mundial, gerando desempregos e aumento na pobreza , com isso aumentou-se a criminalidade e a qualidade de vida diminuiu.  Consequências para o Brasil:  Injustiça Social: Com concentração de rendas, houve um “apartheid” entre ricos e pobres.  Posição do Brasil na economia internacional: Brasil era a oitava potencia mundial, o governo de FHC herdou problemas no país de políticos incompetentes, com o seu desgoverno, o Brasil se torna o 14° PIB no mundo.  Analfabetismo . O analfabetismo funcional (de pessoas capazes de ler e escrever o seu próprio nome, alguns rótulos de produtos mercantis, efetuar continhas básicas de soma e subtração, mas incapazes de ler jornais, livros ou revistas) cresceu assustadoramente.
  9. 9.  Coisas que se deve entender: O Brasil é o 75° país menos corrupto do mundo de 217 de países ;  População brasileira é a primeira no ranking mundial que mais desrespeita as leis e normas em geral além de ser a que mais gera prejuízos ao país;  Brasil possui os piores motoristas em relação aos países que o carro é um dos principais meios de transporte, também possui o maior número de acidentes nas estradas no mundo.
  10. 10. Economia nos anos 90.  Plano Real  Privatização - Ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada. Empresas Privatizadas: Usiminas, companhia vale do Rio Doce, Embraer ( indústria aeronáutica brasileira), Telebrás, Embratel, bancos estaduais como o Banerj e o Banespa, Eletrobrás.  Abertura Comercial – Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) e Alca ( Área de Livre Comercio das Américas)  Troca da moeda.
  11. 11. Ações e fases do Plano Real  1º Redução de gastos públicos e aumento dos impostos para controlar as cota do governo.  2º Criação da unidade Real de valor.  3ºCriação de uma nova moeda forte: o real ( R$).  4º Aumento das taxas de juros com objetivo de reduzir o consumo e provocar a queda da inflação.  5º Redução dos impostos de importação para aumentar a concorrência com os produtos nacionais, provocando a redução dos preços.  6º Controle cambial, mantendo o Real valorizado diante ao dólar.
  12. 12. IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano)  Entre 1991 e 2010, o índice cresceu 47,5% no país, de 0,493 para 0,727. Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), esse índice é composto por três variáveis (educação, saúde e renda). A classificação do IDHM o Brasil mudou de 'muito baixo' (0,493 em 1991) para 'alto' (0,727).
  13. 13.  Embora seja o componente com pior marcação, foi na educação que mais houve avanço nas duas últimas décadas, ressaltaram os pesquisadores.  Em 1991, a educação tinha um IDHM 0,279, o que representa um salto de 128% se comparado à pontuação de 2010.
  14. 14. Fatos Históricos.  1991- Ayrton Senna conquista o tricampeonato mundial de Formula 1.  1992- O congresso Nacional aprova o impeachment do presidente Fernando Collor. Assume o vice presidente Itamar Franco. Ocorre em vários países da América, comemorações aos 500 anos de Descobrimento da América.  1993 – É realizado no Brasil o Plebiscito sobre sistema de governo. Ganhou a Republica Presidencialista.  1994 – Faleceu o piloto de formula 1 Ayrton Senna, durante uma prova em Imola(Itália); Ocorre a Copa do Mundo de Futebol nos EUA e o Brasil torna-se tetracampeão; Tem inicio o Plano Real, criado para diminuir e controlar a inflação no Brasil.  1995- Toma posse como presidente do Brasil , Fernando Henrique Cardoso;È leiloada a maior empresa de minério do Brasil, a Vale do Rio Doce.  1998- Ocorre a Copa do Mundo de Futebol na França, o Brasil vai para a final, mas perde o título para a França.
  15. 15. A cultura  A cultura brasileira tornou-se mais valorizada, com a ressureição do cinema e a boa recepção músicos brasileiros no exterior.  O esporte também passou por bons momentos, com 18 medalhas olímpicas e títulos mundiais em futebol e basquete.
  16. 16.  Enquanto A Banda Guns N' Roses se consolidava como a maior banda de Rock do mundo no começo dos anos 90, aqui no Brasil morria o cantor e compositor Cazuza, aos 32 anos, por um choque séptico causado pela AIDS; Morreu, em plena era Collor, em pleno momento de auge dos sertanejos, aos quais se seguiriam os pagodeiros, os grupos de axé e de forró, e por fim, desembocariam na moderna música brasileira. A mistura bombástica de liberalismo e falta de ideologia preconizada pelo poeta mostrava a que vinha. Os jovens que gritaram palavras de ordem nos shows de rock, eram os mesmo que agora choravam com os pagodes e rebolavam a bundinha nos carnavais.  O sucesso rápido e sem limites foi grande inimigo das bandas, causando brigas, separações e o fim de muitas. surgia também o Reggae Rock, Revelando bandas como CIDADE NEGRA, que chegou ao topo das paradas de sucesso. Aos 20 de outubro de 1990 - A emissora MTV entra no ar no Brasil, o rock voltou às paradas com o estilo grunge de Kurt Cobain. O rock nacional revela vários nomes, dos mineiros Skank, Jota Quest e Pato Fu, manguebeat de Chico Science & Nação Zumbi, passando pelos Raimundos, Mamonas Assassinas que morreram em um desastre aéreo na mesma década. No heavy metal, destacou-se a Banda Sepultura e a banda Angra. No hard rock nacional, destacou-se o Dr. Sin e Golpe de Estado. A musica
  17. 17.  Gêneros brasileiros como o pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendagem de discos no Brasil. O pop independente começa a revelar grandes vozes no Brasil como: Arnaldo Antunes,Cássia Eller,Detonautas,Flávio Landau, Los Hermanos,LS Jack,Nando Reis,Wilson Sideral,Charlie Brown Jr. Acontece o 2º Rock In Rio e o 3º Hollywood Rock onde tocaram,Gilberto Gil, Barão Vermelho, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial  Herbert Vianna ainda canta e toca, mas já não fala muito bem. Arnaldo Antunes tribalizou, Nando Reis romantizou e se deprimiu com a morte de Cássia Eller, a última grande rockerman do país. Evandro Mesquita é ator, Fernanda Abreu faz pop-funk-sambalanço, Lulu Santos remixa-se a si mesmo eternamente, Humberto Gessinger enlouqueceu em seus próprios pensamentos estranhos, Nasi foi interditado pela família, Tony Platão comenta futebol das 20 às 21h na Rádio Cidade e é realmente um pândego. Raul Seixas, Júlio Barroso, Marcelo Frommer morreram, Herbert Vianna quase. Enfim, rock é isso mesmo. O mundo roda, a Skol é redonda e assim vamos levando.
  18. 18. Looks Da Época.
  19. 19. Brinquedos.
  20. 20. Programas de TV.
  21. 21. Quem define o futuro do Brasil, é o brasileiro, desde o mais rico, ao mais pobre.

×