Gráficos e tabelas

2,021 views
1,691 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,021
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
258
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gráficos e tabelas

  1. 1. E.M. Profª Barkemeyer Professora: Mariane Murara Disciplina: Matemática Tratamento de informação Tabelas e Gráficos Joinville 2011
  2. 2. O mundo que nos rodeia é apresentado com dados estatísticos, por isso é indispensável que saibamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise.
  3. 3. O Tratamento da informação envolve noções de Estatísticas, possibilidades e chances, probabilidade. É o campo da Matemática que estuda processos de obtenção, organização e análise de dados e métodos de tirar conclusões e até de fazer previsões sobre um fenômeno em estudo.
  4. 4. Atualmente, jornais, revistas e artigos científicos recorrem à Estatística para avaliar e traduzir o assunto abordado numa linguagem que agiliza sua leitura e torna a sua visualização mais fácil, mais compreensível e mais agradável, exemplos disso são as tabelas e os gráficos.
  5. 5. Assim, já que o mundo que nos rodeia é apresentado com dados estatísticos, é indispensável que cada um de nós saiba selecioná-los e interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise, crítica e intervenção.
  6. 6. Exemplos de tabela Tabela 1 - construída de acordo com os requisitos exigidos pelo IBGE.
  7. 7. Tabela 2 – Decomposição de materiais
  8. 8. Exemplos de gráficos Gráficos de colunas
  9. 9. Gráficos de barras
  10. 10. Gráfico de setores
  11. 11. Tabela de linhas ou segmentos
  12. 12. Referências http://www.ime.unicamp.br/sinape/sites/default/files/EducacaoEstatistica.pdf http://www.youtube.com/watch?v=xL3EOUzky-A&feature=related http://br.monografias.com/trabalhos/materiais-reciclaveis/materiais-reciclaveis3.shtml http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-papel2.htm http://marinhas-8b-g6.blogspot.com/2010/11/graficos-da-reciclagem.html

×