Trabalho sobre Ilha Terceira
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Trabalho sobre Ilha Terceira

on

  • 8,221 views

Trabalho de Maria José Fins

Trabalho de Maria José Fins

Statistics

Views

Total Views
8,221
Views on SlideShare
6,925
Embed Views
1,296

Actions

Likes
1
Downloads
83
Comments
0

17 Embeds 1,296

http://bagosdeuva.blogspot.pt 1087
http://bagosdeuva.blogspot.com 59
http://www.bagosdeuva.blogspot.pt 38
http://bagosdeuva.blogspot.com.br 28
http://bagosdeuva.blogspot.fr 27
http://bagosdeuva.blogspot.ca 25
http://bagosdeuva.blogspot.it 10
http://bagosdeuva.blogspot.com.es 5
http://www.directrss.co.il 4
http://bagosdeuva.blogspot.nl 3
http://bagosdeuva.blogspot.cz 2
http://bagosdeuva.blogspot.jp 2
http://bagosdeuva.blogspot.de 2
http://131.253.14.250 1
http://bagosdeuva.blogspot.hu 1
http://bagosdeuva.blogspot.fi 1
http://bagosdeuva.blogspot.co.uk 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Trabalho sobre Ilha Terceira Presentation Transcript

  • 1. Ilha Terceira Finiform Centro Novas Oportunidades Loures, 9 de Julho de 2010 Elaborado por: Maria José Brasil Teixeira Fins
  • 2. Arquipélago dos Açores O Arquipélago dos Açores situa-se no nordeste (NE) do Oceano Atlântico, entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 25º e os 31º de longitude Oeste. Situa-se a cerca de 2000 km a oeste de Portugal Continental e a cerca de 1200 km a sudoeste do Arquipélago da Madeira. Área Total : 2333 km 2 População : cerca de 244 000 habitantes Clima : Temperado marítimo, com temperaturas médias de 13ºC no Inverno e 24º C no Verão e humidade relativa de cerca de 75%
  • 3. O Arquipélago dos Açores é constituído por 9 ilhas, que se dividem em três grupos: Grupo Ocidental: Flores e Corvo Grupo Central: Terceira, Graciosa, Pico, Faial e S. Jorge Grupo Oriental: São Miguel e Santa Maria A Região Autónoma dos Açores goza de autonomia administrativa e política, relativamente à República Portuguesa. Brasão de Armas Lema : Antes morrer livres que em paz sujeitos Os Açores são um arquipélago de origem vulcânica, o que justifica o seu riquíssimo património natural. São um dos pontos do globo em que se regista maior biodiversidade, quer em termos de flora, quer em termos de fauna.
  • 4. A sua localização na zona central do Atlântico Norte fez com que as ilhas açorianas constituíssem durante séculos uma autêntica encruzilhada nas rotas transatlânticas. Concretamente, o que se sabe é que o navegador Gonçalo Velho chegou à ilha de Santa Maria em 1431 e que nos anos seguintes decorreu o (re)descobrimento das restantes ilhas do arquipélago, no sentido do oriente para o ocidente. Historicamente, os Açores contam já com cerca de 600 anos de existência como ilhas povoadas. No entanto, a descoberta dos Açores é um dos casos mais controversos da história dos Descobrimentos Portugueses.
  • 5. Alguns dos pontos de maior destaque do Arquipélago dos Açores são: O ponto mais alto de Portugal situa-se na ilha do Pico – a Montanha do Pico – com uma altitude de 2352 m. Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel Vale das Furnas, em São Miguel Vulcão dos Capelinhos, no Faial
  • 6. Ilha Terceira A cada ilha do arquipélago dos Açores foi atribuída uma cor, de acordo com as suas características e particularidades. A Terceira é a Ilha Lilás . Dimensões : Forma elíptica, com 29 km de comprimento e 17,5 km de largura máxima Área Total : 381,96 km 2 População : cerca de 55 800 habitantes Coordenadas : 27º10’ de longitude oeste e 38º40’ de latitude norte Geografia
  • 7. Ponto mais alto : Serra de Santa Bárbara, com altitude máxima de 1023 metros Condição Geológica: A ilha é atravessada pelo rifte da Terceira, uma estrutura geológica associada ao encontro de três placas tectónica (a euroasiática, a africana e a americana). Esta condição geológica justifica a natureza sísmica e vulcânica da ilha.
    • A Ilha Terceira está dividida em dois concelhos:
    • Angra do Heroísmo
    • Praia da Vitória
  • 8. História O nome “Terceira” pode ser uma alusão ao facto desta ter sido a terceira ilha a ser descoberta, logo após Santa Maria e São Miguel. Coincidentemente, a Terceira é também a terceira maior ilha do arquipélago. Inicialmente, a Terceira foi chamada de ilha de Jesus Cristo pelos navegadores portugueses. O seu povoamento inicia-se por volta do ano de 1450, com a concessão da sua capitania ao flamengo Jácome de Bruges. Em 1580, ocorreu a sucessão ao trono português do rei espanhol Filipe II. Nessa época, os terceirenses tomaram o partido do pretendente D. António, Prior do Crato, que chegou a residir na ilha, o que valeu à Terceira várias tentativas de conquista pelos espanhóis. O primeiro desembarque de tropas espanholas, em 1581, é totalmente derrotado na célebre Batalha da Salga. A Terceira manteve-se sempre “Portuguesa” durante os 60 anos de Domínio Espanhol.
  • 9. Mais tarde, por volta de 1820, a ilha Terceira era uma forte apoiante dos Liberais. Após vários acontecimentos, dá-se em 1828, uma reviravolta na qual os Absolutistas começam a ser dominados. A Terceira transforma-se então na principal base dos Liberais. Frente à Vila da Praia trava-se, em 1829, uma violenta batalha naval em que as forças Absolutistas são derrotadas pelas forças Liberais. Por este motivo, a Vila da Praia adquire o nome de Vila da Praia da Vitória. Foi ainda da ilha Terceira que partiu para Portugal Continental a armada e o exército que, em 1832, proclamaram a Carta Constitucional. O nome da cidade de Angra do Heroísmo foi ainda concedido pelo Rei D. Pedro IV, em 1834, pelo seu espírito de sacrifício e patriotismo demonstrados perante os ataques e as ameaças do Absolutismo, bem como pela sua resistência ao Rei D. Miguel durante a Guerra Civil entre Liberais e Absolutistas, que ocorreu desde 1820 a 1831.
  • 10. No dia 1 de Janeiro de 1980, ocorreu na ilha Terceira um violento terramoto, com intensidade de cerca de 7,2 na escala de Richter. Este sismo provocou a morte de 51 pessoas e a destruição de cerca de 15 000 edifícios em toda a ilha. Apesar de toda a destruição e do trauma que sofreram, os terceirenses reergueram-se e reconstruíram a ilha.
  • 11. Património Arquitectónico Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo é a cidade mais importante da Ilha Terceira. Localiza-se na costa sul da ilha e é sede de um município com 19 freguesias. A riqueza do seu património edificado fê-la ser classificada como Cidade Património Mundial pela UNESCO, em 1983.
  • 12. Vista da Sé Catedral à noite Sé Catedral de Angra do Heroísmo Sé Catedral Interior da Sé Catedral Frontal de prata do Altar do Santíssimo Sacramento (século XVIII)
  • 13. Centro Histórico de Angra do Heroísmo Memória Igreja e Convento de São Francisco (Museu de Angra) Igreja da Misericórdia Jardim Duque da Terceira
  • 14. Praça Velha e Câmara Municipal Palácio dos Capitães-Generais Vista Panorâmica de Angra do Heroísmo Palácio do Duque da Terceira
  • 15. Praia da Vitória Praia da Vitória é a outra cidade da Ilha Terceira. Localiza-se na costa oriental da ilha e é sede de um município com 11 freguesias. Foi na Praia da Vitória que nasceu um dos mais notáveis escritores portugueses, Vitorino Nemésio , autor de obras como Mau Tempo no Canal , Festa Redonda , Paço do Milhafre , entre outras.
  • 16. Baía da Praia da Vitória Câmara Municipal Igreja Matriz de Santa Cruz Marina da Praia da Vitória
  • 17. Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias Rua de Jesus Busto de Vitorino Nemésio Casa de Vitorino Nemésio
  • 18. Património Natural Monte Brasil O Monte Brasil é uma península situada na costa sul da Ilha, em cujo istmo e costa adjacente se localiza a cidade de Angra. Pelo Monte Brasil são formadas duas baías: a Baía de Angra e a Baía da Silveira/do Fanal. O Monte Brasil é um vulcão extinto que teve origem no mar. Actualmente, é composto por uma caldeira rodeada por quatro picos -o Pico das Cruzinhas, o Pico do Facho, o Pico da Vigia da Baleia e o Pico do Zimbreiro – e encontra-se classificado como Reserva Natural .
  • 19. O Monte Brasil constituía um dos pontos estratégicos de defesa da Ilha Terceira. Por esse motivo, nos séculos XVI e XVII foi edificada uma das maiores fortificações atlânticas da época: a Fortaleza de São João Baptista . Muralhas da Fortaleza de São Baptista Caldeira do Monte Brasil
  • 20. Igreja de São Baptista Pico das Cruzinhas (padrão comemorativo dos 500 anos do povoamento da Terceira) Ermida de Santo António
  • 21. Ilhéus das Cabras Os ilhéus das Cabras localizam-se a sueste da cidade de Angra e são duas ilhotas vulcânicas que, provavelmente, resultaram da erosão marinha de um cone vulcânico. São os ilhéus de maiores dimensões existentes no arquipélago. Nestes ilhéus podem encontrar-se várias aves marinhas, como a gaivota, o cagarro, o garajau e a garça-real, que actualmente são espécies protegidas. A zona dos ilhéus também é frequentada por pequenos cetáceos, como a toninha-brava, e tartarugas, como a tartaruga-boba. O escritor Vitorino Nemésio, na obra Corsário das Ilhas , de 1956, refere-se a estes ilhéus como " ...a estátua da nossa solidão. "
  • 22. Algar do Carvão O Algar do Carvão localiza-se no centro da Ilha. Integra um vulcão adormecido, pelo que se pode descer até cerca de 100 metros de profundidade e encontrar a sua antiga câmara magmática. Aqui pode observar-se uma lagoa subterrânea, de águas muito cristalinas e as magníficas estalactites, únicas no mundo pelas suas características de silicatos. Encontra-se actualmente a concurso para uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal .
  • 23.  
  • 24. Furnas do Enxofre As Furnas do Enxofre localizam-se na região do vulcão do Pico Alto, um dos mais recentes e majestosos da ilha. Constituem-se como um campo de fumarolas, ou seja, são uma área que compreende diversas saídas de gases vulcânicos, a várias temperaturas. Estas temperaturas variam entre 95ºC à superfície e 130ºC a um metro de profundidade. Em virtude da libertação destes gases vulcânicos, há formação de enxofre, o que explica a cor amarela das rochas circundantes e o cheiro característico.
  • 25. Biscoitos Biscoitos é uma freguesia do concelho da Praia da Vitória, que se localiza a norte da ilha Terceira. O nome desta localidade faz justiça à sua paisagem: os Biscoitos são terrenos formados pelas lavas provenientes de erupções vulcânicas (basalto). Trata-se de uma zona de importante tradição vinícola, justamente porque a terra queimada é pobre e pouco mais dá para além da vinha. Os terrenos vinícolas, que produzem o famoso Vinho Verdelho dos Biscoitos , são protegidos das intempéries por curraletas feitas com a própria rocha basáltica.
  • 26. O Museu do Vinho , nos Biscoitos, é um local de visita obrigatória na Ilha Terceira.
  • 27. Paisagens Naturais
  • 28. Festas e Tradições O Culto do Divino Espírito Santo e a constituição de Irmandades são um dos traços mais marcantes da cultura açoriana. Os Impérios do Divino Espírito Santo , no entanto, são uma particularidade da cultura terceirense. Existem 69 Impérios em toda a Ilha. Irmandades do Divino Espírito Santo As Festas do Espírito Santo decorrem por toda a Ilha , durante o primeiro e o segundo Domingos de Pentecostes. As festividades compreendem, de um modo geral, a Coroação e a Bênção do Pão na Igreja, o Cortejo em direcção ao Império, o Bodo na praça da freguesia, com a distribuição do pão e do vinho, e a Função (jantar) na casa do Imperador ou na rua, onde se comem as sopas, o cozido e a alcatra.
  • 29. Interior de um Império Cortejo Bodo Império de São Sebastião Função Sopa do Espírito Santo
  • 30. Touradas à Corda As tradições tauromáquicas e o espírito de tertúlias estão fortemente enraizados na cultura terceirense. À semelhança de outras regiões de Portugal, a Ilha Terceira tem um gosto particular pelo mundo tauromáquico, pela ganadaria e pelas touradas de praça. No entanto, são as Touradas à Corda que mais apelam aos sentidos dos Terceirenses. As Touradas à Corda da Terceira são únicas no mundo inteiro e são organizadas durante 6 meses: entre Maio e Outubro há sempre touradas à corda a decorrer nas várias freguesias da Ilha.
  • 31. Esta modalidade tauromáquica caracteriza-se pela corrida de 4 touros adultos da raça brava da ilha Terceira ao longo de um arraial montado numa rua ou numa estrada. O animal é controlado por uma corda atada ao seu pescoço e segura por 6 homens (os pastores ) que conduzem a lide e impedem a sua saída para além do troço de via estipulado. A lide é conduzida por membros do público, na maior parte das vezes, ou por capinhas contratados. Após a lide, os animais são devolvidos às pastagens, sendo repetidamente utilizados.
  • 32. Gastronomia A gastronomia terceirense é muito rica e diversificada, quer em cozinha tradicional, quer em doçaria conventual. Cozinha Tradicional Alcatra Cozido Polvo Guisado Massa Sovada Cavaco
  • 33. Cracas Lapas Grelhadas Filetes de Abrótea Queijos Manteigas Leite Goraz Assado no Forno
  • 34. Doçaria Covilhetes de Nata Cornucópias Donas Amélias Covilhetes de Leite Alfenim
  • 35.