que ele fala,  porque. ..

O
d
. m.

5
á
. J

U

e

S

O
M

 Olá!  Eu sou o Lucas Sabes,  o meu
Já ouviste falar' professo...
E Tu,  sabes o que
é a BANDA
DESENHADA? 

A BD é considerada uma
arte sequencial.  As imagens e
o fexto estão parados,  ma...
Então e o cinema? 
E a escrita?  Também

Existem várias formas
de arte.  Entre elas está a BD. 

  

Arte?  A BD e' arte? ...
^ BD e °"°"9¡° P°" *005 -~-°° WCSTCFVL- . ..à Fic ão Científica. .. . ..ao Policial etc. ..
os géneros de histórias,  ' ' ...
entre as vinhetas.  E o que
da' a noção de sequência. 

junção entre desenho e escrita.  Na sua

A BD possui uma linguagem...
Os balões de fala
podem ser de fala
normal ovais. ..

 
  
 
  
 
 

  
   
  
 

  
  
   

. ..BALÃO DE
FALA ALTAIII. .
...
O 9'_'°"d° PM” üPWõlm ° 55W?  POVO 'TIOSÍFGY' O plano pormenor é o mais próximo de todos os planos. 
MGHWBSÍOÇOBS de Senhm...
Deves ter o cuidado de escolher a letra Por fim,  para colorir a BD podes
que queres usar.  A letra tem de ser utilizar vá...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Como fazer banda desenhada Diogo Carvalho

2,311

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,311
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como fazer banda desenhada Diogo Carvalho

  1. 1. que ele fala, porque. .. O d . m. 5 á . J U e S O M Olá! Eu sou o Lucas Sabes, o meu Já ouviste falar' professor está _ de BANDA a falar sobre BD. ~ DESENHADA?
  2. 2. E Tu, sabes o que é a BANDA DESENHADA? A BD é considerada uma arte sequencial. As imagens e o fexto estão parados, mas a sua Ieifura em sequência pelo leitor permite-lhe 'ter a noção de movimenfo. L Confavam as suas historias com pinturas nas paredes. As chamadas pinTuras rupesfres. Tínhas noção que já os primeiros homens comavam histórias em desenhos? de contar' as suas hisfór-ias e, como não havia a escrífa, desenhavam. Ao início foi muim criticada e posta de lado, mas hoje e' umas das formas de Comunicação Visual mais conhecidas e respeitadas do mundo. A dafa oficial o nascimento da BD é 1896 no Século . Foi atribuído oficialmente a primeira BD a Yellow Kid em fevereiro de 1896, pois foi esta a tira cómica que introduziu o balão. Chamam-lhe a NONA ARTE!
  3. 3. Então e o cinema? E a escrita? Também Existem várias formas de arte. Entre elas está a BD. Arte? A BD e' arte? Pensava que só eram arte as pinturas, as esculturas e os desenhos. Então são três formas de arte que se A BD junta o desenho, a pintura juntam para resultar uma nova forma de expressão? e a escrita em partes iguais. As que eu gosto mais são as de Super-herois! Sim, mas há quem discorde e ache que a BD não é uma arte. Não existe um consenso.
  4. 4. ^ BD e °"°"9¡° P°" *005 -~-°° WCSTCFVL- . ..à Fic ão Científica. .. . ..ao Policial etc. .. os géneros de histórias, ' ' - dde s su i--heróis. ., Deves procurar - ocumentar-te sobre o assunto que vais escrever como ver filmes revistas, livros, etc. E muito importante começar a fazer rascunhos das personagens e dos cenários que vais utilizar. P Por isso, quando começas a pensar em fazer uma BD tens de começar por escrevê-Ia, ou se'a, escrever o - ião. / f à» Deves definir a tua personagem com os seus movimentos. .. e ' : . .e pormenores. Deves definir muito bem as personagens.
  5. 5. entre as vinhetas. E o que da' a noção de sequência. junção entre desenho e escrita. Na sua A BD possui uma linguagem muito própria V' A d¡ se é um as ça branco baseada na sua composição da imagem e na V P Pa ' estrutura encontramos palavras como: A , Ankh ou à ê? planos, pranchas, vinhetas, quadmdmho¡ tem a ' “M51 CMS** °"9"'°5° forma rectangular. E A pmncha e uma Pág", a vinheta que limita o de BD com uma margem que 53 V3 d° d9$3"h°- envolvente, onde se conta uma história ou parte A "m é a dM5ã° -uque “05 "GPMM Um fmgme"" Existem histórias só de uma HOPÚOTIÍO' OU VBNÍCOÍ. , da história. E o conjunto de "m como o¡ comu¡ que composta por vinhetas. .. tiras que compõem a prancha. "omammvw mem nos Jornoü_ A linguagem na BD é transmitida em arma de balões. Os balões são espaços ovalados ou quadrados, onde surgem escritos os diálogos ou pensamentos.
  6. 6. Os balões de fala podem ser de fala normal ovais. .. . ..BALÃO DE FALA ALTAIII. . Nas legendas, ou nos Cartuchos, o narrador dá explicações e esclarecimentos sobre o tempo e o espaço nos quais se passa a cena. . .balão de fala baixa. .. x “~_-_--- . ..balão de fala colectiva. .. ara enquarar as imagens, utilizam-se os lanos. de cenário, seja ele natural ou urbano , dando a sensação de randiosidade. No plano médio, as figuras surgem inteiras ou da cabeça aos joelhos. As feições do O grande plano distingue muito claramente as expressões e os traços do rosto. O plano americano representa as figuras que abrangem a zona compreendida entre a cintura e a rosto notam-se perfeitamente.
  7. 7. O 9'_'°"d° PM” üPWõlm ° 55W? POVO 'TIOSÍFGY' O plano pormenor é o mais próximo de todos os planos. MGHWBSÍOÇOBS de Senhmellws da PCPSWWQW" 50m Usa-se para realçar um pormenor (olhos que choram, Parñculm' ¡mewldüde- mão que acena, sorriso, etc. ) ou objectos determinantes da ac ão. Também podes usar a imagem através dos Se a observação for mais elevada do o angulo d; vista campo-picado ângulos de vista. No ângulo de vista que o sujeito, e' um ângulo magra um angulo de vista de baixo para WW** ° Vl5ã° é 0° "ll/ el d° 5“. ¡°l*°- _ de vista ícado. cima menos elevado ue o su'eito. q'. r» Para a fala utiliza-se w. Pam O 50m mmzmse Como a BD é composta por Estes são inicaçoü gra «cas imagens paradas, o movimento é QUE 509W? ” ° "ml/ WWW 5° 0" sugerido pelos signos cinéticos. MWM¡ QUE Qualquer 0515C” roduzíaa deslocar-se. os balões. E para as onomato ias. o som? P' São registos gráficos, com grande valor expressivo, que transmitem efeitos sonoros como: gritos, disparos, ruídos, quedas, etc.
  8. 8. Deves ter o cuidado de escolher a letra Por fim, para colorir a BD podes que queres usar. A letra tem de ser utilizar vários materiais, como as escolhida de acordo com a sua função. aguarelas, lápis de cor, guache. Hoje em dia utiliza-se muito o computador para dar a cor através de programas de imagem. l ráser de e fác l e s Espero que tenhas gostcldo e que tenha conseguido levar-te a entender o mundo da BANDA DESENHADA. E um mundo fascinante cuja entrada está apenas a um lápis e a uma borracha, a uma folha de papel, a uma caneta e a um material de colorir de distância. Agora só faltas TU experimentar. ..
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×