Tutorial m m

887 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
887
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
137
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tutorial m m

  1. 1. VÍDEOS EDUCACIONAIS
  2. 2. Muitos achavam que a edição de imagensera algo somente para profissionais, mas logofoi percebido que, quando se trata de apenasalguns ajustes, não há problema algum emusar os softwares. Você pode fazer sem dificuldadesproduções interessantes com editoresextremamente simples, como o Windows LiveMovie Maker, que usaremos neste tutorial.
  3. 3. Windows Live Movie Maker: como editar vídeos e publicá-los no YouTube
  4. 4. Pré-requisitosWindows Live Movie Maker;Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o quevocê preferir).
  5. 5. Preparando o conteúdo Para começar, abra o Windows Live Movie Maker.Depois, clique em "Adicionar vídeos e fotos" ousimplesmente arraste arquivos para o meio da tela:
  6. 6. Na janela que se abre, selecione todo o conteúdoque você quer utilizar — fotos, vídeos e músicas:
  7. 7. Depois de adicionados os vídeos, você podeorganizá-los na ordem que preferir. No canto inferiordireito da tela é possível regular o tamanho dasminiaturas, caso você queira:
  8. 8. Depois, experimente clicar na aba "Exibir" e no botão"Taxa de proporção". Você deve escolher a opção de acordo como vídeo que está sendo criado — "Padrão" para vídeos 4:3(fullscreen) e "Widescreen" para proporções 16:9:
  9. 9. Adicionando música e sonsUm vídeo com sons e músicas ao fundo fica muito melhor. Então, na "PáginaInicial", clique em "Adicionar uma música". Você pode usar a opção"Adicionar uma música" para que a trilha seja colocada no início do vídeo ou"Adicionar uma música ao ponto atual" para que ela apareça onde o cursorde pré-visualização está:
  10. 10. Você também pode ajustar a música na linha dotempo ao arrastar para o local que você deseja queseja o ponto de início
  11. 11. Na aba "Editar" é possível regular um "Fade In" e "Fade Out", paraque a música comece e termine com um crescimento oudiminuição do volume:
  12. 12. Na aba "Página Inicial" a função "Mixagem de áudio" regula oequilíbrio do áudio que já existe no vídeo e da músicaadicionada:
  13. 13. Editando as cenasA edição de um vídeo consiste na escolha das melhores cenas paracompor a história que se quer contar. Então, nada mais correto do querealizar cortes — e isso é muito simples no Movie Maker.Primeiramente, clique na aba "Editar". Depois, deixe o marcador dereprodução do vídeo sobre a área que você quer cortar e clique em"Dividir":
  14. 14. Ao fazer isso, o vídeo é dividido em duas partes evocê pode separar o que não quer utilizar:
  15. 15. Digamos que o início do vídeo ficou ruim, por exemplo. Bastadividir o vídeo em duas partes, clicar na primeira tira com o botãodireito do mouse e selecionar a opção "Remover":
  16. 16. Aplicando títulosO Windows Live Movie Maker separa a função em trêscategorias: "Título" (1), "Legenda" (2) e "Créditos" (3):
  17. 17. Título: primeiramente você deve digitar a mensagem na tela e posicioná-laonde preferir (1). Depois, é possível realizar formatações no texto (2); definapor quanto tempo o título deve ficar na tela (3); aplique um efeito para oaparecimento da mensagem (4); posicione no local de sua preferência nalinha do tempo (5):
  18. 18. Legenda: a diferença desta opção é que você pode posicionar otexto sobre um vídeo. Para escolher quando deve aparecer, bastacriar a legenda e arrastá-la na parte de baixo do vídeo, na linha dotempo:
  19. 19. Créditos: é essencial colocar algo assim ao final do vídeo paraque as pessoas saibam quem o fez. Funciona de maneirasemelhante ao título comum:
  20. 20. Aplicando efeitos e transiçõesEm "Efeitos Visuais" é possível adicionar um dos vários efeitos que tornam seuvídeo mais "enfeitado". Eles são: realçar as bordas, deixar em preto ebranco, acelerado ou simplesmente com um brilho melhorado. Ao pousar omouse sobre as opções, a pré-visualização reproduz para você ver o resultado:
  21. 21. Na aba "Animações" você adiciona transições entre uma cena eoutra, para dar a ideia de passagem de tempo. Ou seja, nãoexagere e procure por aquelas que forem mais sóbrias, pois oexcesso nem sempre é um ponto forte:
  22. 22. Salvando o vídeoDepois de trabalhar no projeto, é hora desalvar. Clique no menu principal e selecione "Salvar Filme". Você encontra váriasconfigurações prontas para o salvamento, como "Alta Definição" (Full HD), "720p" (HDnormal), "Widescreen" (720x480 pixels) e "Definição padrão" (640x480 pixels):
  23. 23. Depois, escolha o local para salvar o vídeo:
  24. 24. Aguarde até que o processo seja concluído e pronto, você podeaté assistir ao trabalho pronto:
  25. 25. Publicando o vídeo no YouTubeO processo é bastante semelhante à publicação para arquivos.Clique no menu principal, selecione "Publicar Filme" e"Publicar no YouTube":
  26. 26. Entre com seu login e senha do YouTube:
  27. 27. Escolha título, descrição, palavras-chave ("Marcas"), acategoria à qual ele se encaixa e a permissão ("Pública" ou"Privada"). Depois, pressione o botão "Publicar":
  28. 28. Agora você deve aguardar até que o programa salve o vídeoe, finalmente, publique-o no YouTube. E como publicar demorabastante, você pode aproveitar para fazer alguma coisa, comotomar um café ou jogar algumas partidas de Pacman doGoogle:
  29. 29. Quando finalmente o processo terminar, você pode "AbrirPasta" para procurar pelo arquivo ou visualizá-lo no site em"Exibir Online":
  30. 30. Depois de alguns instantes, confira o vídeo no YouTubee compartilhe com seus amigos:
  31. 31. É bem simples! Se você tiver algum problema com oenvio do vídeo para o YouTube direto do WindowsLive Movie Maker, é possível salvar normalmente noPC e enviar para o serviço depois. Caso tenha algumadúvida em relação ao upload, confira o final do artigo"Publique seus vídeos na web".
  32. 32. Formadoras – Margareth Cristina e Lana Cristina Gerência de Tecnologia Educacional - GTEReferências :http://www.tecmundo.com.br/4311-windows-live-movie-maker-como-editar-videosacessado em 01/02/2012http://www.conteudoseducacionais.com.br/movie-maker.asp acessado em01/03/2012

×