Alinhamento Estratégico em TI

15,338 views
14,913 views

Published on

Apresentação de Fernando Porfírio e Max Brito sobre alinhamento estratégico em TI na disciplina Sistemas de Informação e Decisão Gerencial do PPGA/UFRN.

2 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • bem tem 1 barrinha em cima da apresentaçao em que esta escrito:
    email /favorite / save/flag/ embd
    e so clicae em save e dar ok
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • como faço para salvar esta apostila no meu computador ?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
15,338
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
88
Actions
Shares
0
Downloads
523
Comments
2
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alinhamento Estratégico em TI

  1. 1. AlinhamentoEstratégico em TI Alunos: Fernando Porfirio Soares de Oliveira Max Leandro de Araújo Brito Orietandor: Manoel Veras
  2. 2. DidáticaA aula tem por objetivo discutir oalinhamento estratégico em TI nocontexto do negócio.Para tanto será realizar umaexposição dialogada, prezando-se aassociação entre teoria e prática.
  3. 3. Sumário1. Governança de TI: Abordagens Contemporâneas2. Como as empresas encaram o papel da TI3. Estratégia de Negócio4. Estratégia de TI5. Alinhamento Estratégico em TI6. Avaliação de Alinhamento Estratégico7. Modelo de Henderson e Venkatraman7.1. Ajuste Estratégico7.2. Integração Estratégica7.3. Integração Funcional7.4. Quatro perspectivas de alinhamento dominantes7.4.1. Execução da estratégia7.4.2. Transformação de tecnologia7.4.3. Potencial competitivo7.4.4. Nível de serviço8. Fatores Críticos de Sucesso9. Questões?
  4. 4. 1. Governança de TI:Abordagens ContemporâneasBaseada no alinhamento estratégicoBaseada em papéis e responsabilidadesBaseada em processos
  5. 5. 2. Como as empresas encaram o papel da TI Estratégica Agressiva Valor agregado Defensiva Custo Controle Visibilidade na empresaFonte: FAGUNDES (2010).
  6. 6. 3. Estratégia de Negócio“É uma força mediadora entre a organização e o seu meioenvolvente: um padrão no processo de tomada de decisõesorganizacionais para fazer face ao meio envolvente.” (MINTZBERG,1988)“É o conjunto de decisões coerentes, unificadoras e integradoras quedetermina e revela a vontade da organização em termos de objetivosde longo prazo, programa de ações e prioridade na aplicação derecursos”. (HAX; MAJLUF, 1988)“São ações ofensivas ou defensivas para criaruma posição defensável numa indústria, paraenfrentar com sucesso as forças competitivas eassim obter um retorno maior sobre oinvestimento.” (PORTER, 1986)
  7. 7. 4. Estratégia de TIÉ uma ferramenta empresarial estratégicausada para estruturar um caminho futuro eimplicar o uso e a gestão de recursos de TI,relações negócio/TI internas e externas e ofluxo e armazenamento de informação daorganização (GARTLAN; SHANKS, 2007).
  8. 8. 5. Alinhamento Estratégico em TI “É a adequação entre as competências, estratégias e objetivos do negócio com as de TI.” (HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993) “É o grau em que a missão da tecnologia da informação, objetivos e planos são suportados pela missão de negócios, objetivos e planos.” (REICH; BENBASAT, 1996) “É a adequação entre uma organização e sua estratégia, estrutura, processos, tecnologia e meio ambiente.” (KANELLIS; LYCETT; PAUL, 1999)
  9. 9. 5. Alinhamento Estratégico em TI Pré-condições (WEILL; ROSS, 2010): Baseada em papéis e responsabilidades Baseada em processos Comunicação
  10. 10. 6. Avaliação de Alinhamento EstratégicoA gestão da TI nas corporações não estárestrita apenas à operacionalização deobjetivos. A avaliação do alinhamentoportanto, deve incluir uma perspectiva maisampla, que considere tanto a questão deintegração funcional e estratégica como apreocupação com o constante ajuste efeedback estratégico.
  11. 11. 7. Modelo de Henderson e VenkatramanModelo de alinhamento estratégico quefornece suporte para CIOs, diretores eexecutivos de TI.“É um framework para a avaliação emensuração do alinhamento existente entreo “Plano Estratégico do Negócio” (PEN) e o“Plano Estratégico de TI” (PETI).
  12. 12. Modelo de Alinhamento Estratégico Estratégia de negócio Estratégia de TI Escopo de Integração Escopo de negócio tecnologiaExterna estratégica Competências Governança Competências Governança distintivas de negócio sistêmicas de TI Ajuste Automação Articulação Ajuste Estratégico Estratégico Infra-estrutura administrativa Arquiteturas Integração funcional Interna Processos Habilidades Processos Habilidades Infra-estruturas e processos organizacionais Infra-estruturas e processos de TI Negócio Tecnologia da Informação Fonte: Traduzido de HENDERSON e VENKATRAMAN (1993)
  13. 13. 7.1. Integração EstratégicaA integração estratégica, colocamque os projetos de TI devem estardiretamente relacionados aos objetivosestratégicos, de forma que possamimplementar os sistemas e soluçõesque viabilizem o alcance dessesobjetivos. (HENDERSON E VENKATRAMAN,1993)
  14. 14. 7.2. Ajuste EstratégicoO Ajuste Estratégico é a clássica relaçãoentre as fases da elaboração eimplementação da estratégia corporativa.Entretanto, este processo dedesdobramento ou implementação precisaconstantemente estar fornecendo umfeedback, que permita a rápida detecção denecessidades de ajustes na estratégiacorporativa.
  15. 15. 7.3. Integração FuncionalA integração funcional trata da ligaçãoentre a infraestrutura e processos daorganização e a infraestrutura e processosde TI.Isso porque, ainda que a implementação deprojetos estratégicos seja consideradaprioridade, a relação da TI com as outraspessoas, processos e infraestrutura desuporte para as operações rotineiras donegócio não pode pôr em perigo todo oconjunto da empresa.
  16. 16. 7.4. Quatro perspectivas de alinhamento dominantes 1. Execução da estratégia 2. Transformação de tecnologia 3. Potencial competitivo 4. Nível de serviço
  17. 17. 7.4.1. Execução da estratégia A estratégia de negócio define a infraestrutura e processos organizacionais, produzindo, também, os requisitos de infraestrutura e processos de TI. Estratégia de negócio Algumas estimativas situam o índice de fracasso dos projetos de TI acima de 70%. (WEILL; Infra-estrutura Infra-estrutura ROSS, 2010) organizacional de TI Direção: Estratégia de negócio Papel da Alta Gestão: Formulação de estratégia Papel da Gestão de TI: Implementação de estratégia Critérios de desempenho : Centro de Custo / ServiçosFonte: Traduzido de HENDERSON e VENKATRAMAN (1993)
  18. 18. 7.4.2. Transformação de tecnologia Implica o desenvolvimento de uma estratégia de TI em resposta a uma estratégia de negócios. Estratégia Estratégia de negócio de TI É possível associar o Infra-estrutura de TI desempenho de TI às metas de negócios Direção: Estratégia de Negócio Papel da Alta Gestão: Tecnologia Visionár definidas? (FAGUNDES, Papel da Gestão de TI: Tecnologia da Arquitetura 2011a) Critérios de desempenho : Liderança em TecnologiaFonte: Traduzido de HENDERSON e VENKATRAMAN (1993)
  19. 19. 7.4.3. Potencial competitivo Explora novas características potencialidades da TI, redefinindo a estratégia de negócios e, em consequência, a infraestrutura e processos organizacionais. Estratégia Estratégia Os serviços de TI são de negócio de TI entregues alinhados com as prioridade do Infra-estrutura organizacional negócio? (FAGUNDES, 2011a) Direção: Estratégia de TI Papel da Alta Gestão: Negócio visionário Papel da Gestão de TI: Catalisador Critérios de desempenho : Liderança de negócioFonte: Traduzido de HENDERSON e VENKATRAMAN (1993)
  20. 20. 7.4.4. Nível de serviço Foca em produzir uma organização de TI que seja considerada de “classe mundial”, o alinhamento estratégico de TI é proveniente da qualidade e quantidade de serviços de TI prestados à organização. Estratégia de TI A empresa atinge um nível ótimo de uso dos recursos Infra-estrutura Infra-estrutura organizacional de TI de TI? (FAGUNDES, 2011a) Direção: Estratégia de TI Papel da Alta Gestão: Priorizar Papel da Gestão de TI: Liderança Executiva Critérios de desempenho : Satisfação do ClienteFonte: Traduzido de HENDERSON e VENKATRAMAN (1993)
  21. 21. 8. Fatores Críticos de Sucesso Sustentam a realização das metas organizacionais, principalmente nas gerências em que uma boa performance é necessária para a realização de tais metas. (ROCKART, 1979)Planejamento Planejamento Diagnóstico de TI Estratégico Estratégico de TI Levantamento das Definição da Necessidades Situação Desejada de TI (FCS) Geração PDTI do PDTI Fonte: SOUSA NETO (2011)
  22. 22. 9. Questões?
  23. 23. ReferênciasFAGUNDES, E. M. Alinhamento entre o negócio e TI. Disponível em:<http://www.efagundes.com/webcasts/docs/Webcast%20Alinhamento%20entre%20o%20Neg%C3%B3cio%20e%20TIC.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2011.FAGUNDES, E. M. CobIT: um framework para a eficiência das organizações de Tecnologia daInformação e Telecomunicações. Disponível em:<http://www.efagundes.com/artigos/Arquivos_pdf/CobIT_EduadoFagundes.pdf>. Acesso em 21 mar.2011a.GARTLAN, J.; SHANKS, G. The alignment of business and information technology strategy inAustralia. Australasian Journal of Information Systems, v. 14, n. 2, 2007.HAX, A. C.; MAJLUF, N. S. The concept of strategy and strategy formation process, Interfaces, v.18,n.3, p. 99-109, 1988.HENDERSON, J. C.; VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: Leveraging information technology fortransforming organizations, IBM Systems Journal, v. 32, n. 1, 1993.KANELLIS, P.; LYCETT, M.; PAUL, R. J. Evaluating business information systems fit: Fromconcept topractical application. European Journal of Information System, v. 8, n. 1, p. 65–77, mar. 1999.MINTZBERG, H., Opening up the definition of strategy. In: QUINN,J. B.; MINTZBERG, H.; JAMES, R.M.(Ed.). The Strategic Process – concepts, contexts and cases. sl.:Prentice-Hall, 1988.PORTER, M. Estratégia Competitiva - Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. SãoPaulo: Campus, 1986.REICH, B. H.; BENBASAT, I. Measuring the linkage between business and information technologyobjectives. MIS Quarterly, v. 20, n. 1, p 55–81, mar.1996.SOUSA NETO, M. V. Alinhamento estratégico Tecnologia da Informação. Disponível em: <http://www.manoelveras.com.br/media/pdf/AlinhamentoEstrat%C3%A9gicodaTIcomBSC%20[Modo%20de%20Compatibilidade].pdf >. Acesso em: 15 mar. 2011.ROCKART, J. F., Chief executives define their own data needs, Harvard Business Review, n.2, p. 81-92, mar/abr 1979.WEILL, P.; ROSS, J. W. Conhecimento em TI: O que os executivos precisam saber para conduziremcom sucesso TI em suas empresas. M.Books, 2010.
  24. 24. Agradecemos a atenção!

×