O poder das palavras
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

O poder das palavras

on

  • 910 views

 

Statistics

Views

Total Views
910
Views on SlideShare
874
Embed Views
36

Actions

Likes
0
Downloads
19
Comments
0

1 Embed 36

http://www.marcosoares.com.br 36

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O poder das palavras Presentation Transcript

  • 1. “A habilidade necessáriapara se expressar uma idéia é tão importante quanto à própria idéia”. (Aristóteles)
  • 2. "Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vãoum dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter". O PODER DAS PALAVRAS Marcos Soares
  • 3. Têm palavras que afagam, seduzem...
  • 4. Têm PALAVRAS que insultam, provocamódio, matam
  • 5. Tem palavra que “diz” tudo
  • 6. “A palavra dita a seu tempo quão boa é” - Provérbios 15:23 Há poder na palavra Liderar e influenciar implica em ter a capacidadede comunicar. E comunicação é compreensão deidéias, imagens e experiências. Se você que fazer adiferença na vida das pessoas é preciso saber lidarmuito bem as palavras. Somos da cultura da oralidade. Usamos aspalavras o tempo todo. O latino é seduzido pelo poderdas palavras, muito mais na FORMA do que no seuCONTEÚDO.
  • 7. I. QUE AS PALAVRAS PODEM PRODUZIR1 – Há palavras que ofendem – ou a maneira como usamos taispalavras. Um elogio pode ser entendido como um insulto. A mulherfaz um regime espartano. O marido, tentando elogiá-la, diz: “Comovocê emagreceu, meu amor!” Ela retruca: “Deixa de ser irônico, seucabra safado!” 2 – Há palavras que afastam. Tem gente que afasta o interlocutor simplesmente pelo hábito de falar assuntos negativos, ou de expor conteúdos em tom de voz esnobe. 3 – Há palavras que geram antipatia. Conheço determinado senhor que costuma exagerar ao falar de qualquer assunto com alguma possibilidade de tirar vantagem para si. Por exemplo: Ele elogia, elogia um líder para, após rasgar sedas (a esse alguém que não está presente) dizer: E ele é muuuito meu amigo, muito mesmo!
  • 8. as palavras podem produzir...4 – Há palavras que demonstram “pobrezaintelectual”. Para uma pessoa amante do bom portuguêsou de um conteúdo inteligente, basta o “escorregão” deconcordância do interlocutor e será o suficiente para criaruma antipatia “gratuita”. Como disse uma linda jovem a umamigo, doutor em Sociologia, após ser convidado para ir aocinema: “Se a gente formos na sessão das 16 horas, achoque vai ser melhor para noses”. 5 – Há palavras que nada acrescentam. Têm aqueles palestrantes metido a espertos, ruins de conteúdo, que usam da prolixidade vazia para ganhar tempo: “Meus amigos, meus diletos conhecidos, homens e mulheres (crianças, papagaios) aqui presentes (affiii..)
  • 9. II. DÊ UM ABRAÇO SONOROOs gregos diziam: “Fale para que eu te conheça”.“Falar bem é dar um abraço sonoro em quem nos ouve”(GLORINHA BEUTTENMÜLLER). Falar bem é ter a capacidade de abraçar as pessoas através das palavras, dos gestos e da empatia. No mundo corporativo precisamos “medir bem as palavras”. É preciso falar com estética vocal e fazer o uso correto da comunicação para atrair as pessoas de uma forma arrebatadora.
  • 10. A vozA voz exerce três funções essenciais
  • 11. De ContarRepresentação alguma coisa, uma história, por exemplo
  • 12. DeRepresentação De ExpressãoRevelar algo arespeito do orador,seu estado dealegria
  • 13. De apelo Desejar e provocar a reação da platéia,convocando-a a tomar uma decisão.
  • 14. III. AS FERRAMENTAS PARA UMACOMUNICAÇÃO EFICAZ1. As Palavras -“a palavra é o meu domínio sobre omundo” – Clarice LispectorA palavra tem cor, a palavra tem forma. E essa forma é umaescultura sonora, é arte.2. Conteúdo, forma e tempoO sábio Salomão tinha consciênciado poder destrutivo e/ouconstrutivo das palavras.a) Conteúdo - o que dizemosb) O tempo - Quando dizemosc) A forma - como dizemos
  • 15. 3. A VozPara Pitágoras, a voz é o eco da alma. Para Glorinha a voz ésentimento. É através da voz que a personalidade doindivíduo se revela.A voz define o grau de cultura, é a identidade, o selo, a marcasonora de uma pessoa. Através da voz projetamos o quesomos. 4. Respiração Diafragmática Para quem usa da palavra, mesmo numa conversa, a boa respiração é fundamental. A perda do fôlego acarreta a diminuição do volume da voz, tornando ininteligível ao interlocutor o que é dito pelo outro.
  • 16. Minha voz, minha vida Meu segredo e minha revelaçãoMinha Voz, minha Vida! Minha luz escondida Minha bússola e minha desorientação CAETANO VELOSO Se o amor escraviza Mas é a única libertação Minha voz é precisa Vida que não é menos minha que da canção Por ser feliz, por sofrer, por esperar Eu canto Por ser feliz, pra sofrer, para esperar Eu canto Meu amor, acredite Que se pode crescer assim pra nós Uma flor sem limite É somente porque eu trago a vida aqui na voz
  • 17. 5. A Dicção/articulaçãoDicção é articular bem as palavras, é pronunciá-las com adistinção de todas as suas vogais e consoantes. Dicção: ato dedizer. Deve-se utilizar o apoio da articulação para dar vida àspalavras e frases.6. Sinal EnfáticoO orador/professor precisa não apenassaber entonar a voz de acordo com aemoção do assunto, mas também dar àspalavras a ênfase que elas merecem. É osinal enfático de que utilizamos, às vezes,de maneira incorretaExemplo: Você abriu a porta? (treinevariando a ênfase: ora no VOCÊ, ora no ABRIU etc)
  • 18. 7. O CorpoFalamos com o corpo inteiro, daponta dos pés ao alto dos cabelos.O ser humano é dinâmico, émovimento, é ação. O equilíbrio ébase de toda a coordenação. Paraconseguir uma comunicaçãocorreta com o mundo que noscerca, devemos conhecer muitobem o nosso corpo. O corpofunciona como uma espécie decontrole remoto da voz. A EXPRESSÃO CORPORAL, juntamente com a voz e a palavra, é responsável pela transposição da mensagem.
  • 19. 8. O VocabulárioO vocabulário é importantíssimo, pois elecorporifica e traduz todas as nossasidéias. Se ele se apresentar deficiente,não conseguiremos transmitir o quepensamos, ou, talvez nem cheguemos apensar, pois pensamos através depalavras.O melhor vocabulário - O vocabulárioideal é aquele que se adapta a qualquerpessoa. Quanto mais abundante for ovocabulário, maior será a capacidade de adaptação no uso de argumentos e idéias.
  • 20. IV. APRESENTAÇÃO EM PÚBLICOa) Você precisa saber o quê vai falar Conteúdo: Profundidade; Segurança; Coerência.b) Você precisa saber como vai falar Forma: Singularidade; Empatia; Boa Comunicação; Estilo Próprio.c) Você precisa saber para quem vai falar Público – Alvo: Grau de instrução; Faixa etária; Importância doconteúdo.d) Você precisa saber que meios vai utilizar Recursos: Verbalização; Data-show; Retro-projetor; Apostilas; Esboços;Teatro.e) Você precisa saber começar e terminar Foco: os primeiros 5 minutos são fundamentais •Começar bem para continuar bem; •Os últimos 5 minutos são essenciais; •Terminar bem para continuar vivo.
  • 21. "Eu tenho um sonho que um dia nas colinasvermelhas da Geórgia os filhos dosdescendentes de escravos e os filhos dosdescendentes dos donos de escravos poderãose sentar junto à mesa da fraternidade.Eutenho um sonho que um dia, até mesmo noestado de Mississippi, um estado que transpiracom o calor da injustiça, que transpira com ocalor de opressão, será transformado em umoásis de liberdade e justiça.Eu tenho um sonho que minhas quatropequenas crianças vão um dia viver em umanação onde elas não serão julgadas pela cor dapele, mas pelo conteúdo de seu caráter.Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonhoque um dia, no Alabama, com seus racistasmalignos, com seu governador que tem oslábios gotejando palavras de intervenção enegação; nesse justo dia no Alabama meninosnegros e meninas negras poderão unir as mãoscom meninos brancos e meninas brancascomo irmãs e irmãos. Eu tenho um sonhohoje!"
  • 22. MARCOS SOARES Quer saber mais sobre o poder das palavras? Quer encantar platéias? Fazer diferença positiva na vida das pessoas? Acesse: www.mc3comunic.com