1.2 diversidade dos animais - locomoção - ficha informativa

  • 4,954 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
4,954
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11

Actions

Shares
Downloads
53
Comments
1
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Ciências da Natureza – 5º Ano BLOCO 1 – Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio Unidade 1 – Diversidade nos animais – Locomoção 1.2 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS – LOCOMOÇÃO Como se deslocam os animais? A locomoção é a capacidade que um animal tem de se descolar. - Os órgãos responsáveis pelo movimento são os músculos e os ossos. - Os ossos ligam-se entre si pelas articulações. Os animais podem deslocar-se no solo, no ar ou no mar. A locomoção permite-lhes procurar alimento, abrigo e fugir dos predadores, procurar locais e parceiros para a reprodução ou deslocar-se para outras regiões. Como se deslocam os animais no solo? A forma como os animais se deslocam no solo está relacionada com o modo como apoiam as patas e com a forma do seu corpo. A velocidade a que os animais se deslocam no solo é tanto maior quanto menor for a superfície dos membros que nele assentam. Existem vários tipos de locomoção no solo: Animais que apoiam toda a extensão da pata no solo Forma de locomoção lenta. Marcha EX: O homem apoia toda a extensão do pé no solo. O urso apoia toda a extensão da pata no solo. Animais que apoiam no solo apenas os dedos ou as extremidades dos dedos. Corrida Salto Reptação EX: Os cães e os gatos apoiam no solo apenas os dedos. O cavalo, o veado deslocam-se ainda com maior rapidez porque apoiam no solo apenas o ultimo osso do dedo – a falange, protegida por um casco Modo de locomoção de alguns animais como a rã ou a pulga. Possuem características, tais como: - Os membros traseiros são maiores e mais desenvolvido. - Os membros traseiros estão dobrados em forma de “Z”, quando estão em repouso. Quando se estendem funcionam como uma mola projetando o animal para cima e para a frente. É a forma de locomoção dos animais que rastejam, apoiando o ventre no solo. EX: Muitos desses animais não tem membros como é o caso da cobra. Outros répteis como o lagarto e o crocodilo possuem membros curtos e laterais que não conseguem suportar o peso do corpo. Alguns invertebrados como a minhoca ou a lesma também se deslocam por reptação, por contração dos músculos. Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
  • 2. Ciências da Natureza – 5º Ano BLOCO 1 – Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio Unidade 1 – Diversidade nos animais – Locomoção Como se deslocam os animais no ar? Os animais que se deslocam no ar possuem adaptações próprias: - Adaptações das aves:  Corpo aerodinâmico - corpo em forma de fuso, alongado e com as patas para trás;  Penas – cobrem-lhes o corpo, dando proteção e facilitando o voo.  Asas – transformações dos membros anteriores.  Ossos ocos – ossos longos e delgados, cheios de ar, que tornam o corpo mais leve.  Quilha – prolongamento do externo que contribui para a forma aerodinâmica, onde se inserem os fortes músculos motores das asas.  Sacos aéreos – estruturas ligadas aos ossos ocos e aos pulmões, que constituem uma reserva de ar que auxilia o voo. Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
  • 3. Ciências da Natureza – 5º Ano BLOCO 1 – Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio Unidade 1 – Diversidade nos animais – Locomoção - Adaptações dos insetos:  Possuem asas membranosas e leves.  Asas reforçadas por nervuras de quitina e movidas por músculos fortes, ligados ao exosqueleto. - Adaptações dos morcegos:  Os morcegos são os únicos mamíferos com a capacidade de voar.  Tem os membros anteriores transformados: os antebraços e os quatro dedos são muito alongados e estão unidos entre si por uma prega de pele que se liga também aos membros posteriores e à cauda membrana alar.  Possuem quilha e fortes músculos peitorais. Como se deslocam os animais na água? Os animais que se deslocam na água possuem adaptações próprias: - Adaptações dos peixes:  Possuem forma fusiforme.  Escamas orientadas de frente para trás de forma a diminuir a resistência da água.  Barbatanas localizadas em diferentes partes do corpo. Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
  • 4. Ciências da Natureza – 5º Ano BLOCO 1 – Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio Unidade 1 – Diversidade nos animais – Locomoção - Adaptações dos mamíferos aquáticos:  Apresentam forma fusiforme.  Membros e cauda transformados em barbatanas. - Adaptações dos anfíbios e das aves aquáticas:  Os dedos dos membros posteriores estão ligados, de forma a facilitar a locomoção na água - membrana interdigital. - Adaptações dos invertebrados aquáticos:  Possuem órgãos locomotores próprios e formas diversas de locomoção na água ou sobre os fundos e as rochas. Animais como a lula e a medusa, contraem os músculos e expulsão a água do seu interior – deslocam-se por propulsão. Animais como a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar possuem um sistema de tubos internos que formam pés ambulacrários, terminados em ventosas. Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.