Espelhos esféricos - Exercícios de revisão

3,349 views
3,094 views

Published on

Exercícios de revisão sobre o conteúdo de Óptica - Espelhos Esféricos.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,349
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Espelhos esféricos - Exercícios de revisão

  1. 1. Espelhos Esféricos 3º ano – março 2014 Avaliação diagnóstica
  2. 2. Avaliação diagnóstica 1- A imagem de um objeto conjugada por um espelho esférico é real, menor e invertida. O espelho é: ( ) côncavo ( ) convexo 2- A imagem de um objeto conjugada por um espelho esférico é virtual, menor e direita. O espelho é: ( ) côncavo ( ) convexo 3- A imagem de um objeto conjugada por um espelho esférico é real, maior e invertida. O espelho é: ( ) côncavo ( ) convexo 4- Um espelho projeta em uma tela a imagem de um objeto. O espelho é: ( ) côncavo ( ) convexo
  3. 3. Avaliação diagnóstica 5- Um espelho projeta em uma tela a imagem de um objeto. A imagem é: ( ) direita ( ) invertida 6- Um raio de luz atinge um espelho côncavo paralelamente ao eixo principal do espelho. Este raio, após se refletir, irá passar pelo: ( ) centro de curvatura () foco ( ) pelo vértice 7- Um objeto de altura h é colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico côncavo. Estando o objeto no infinito, a imagem desse objeto será: a) real, localizada no foco. b) real e de mesmo tamanho do objeto. c) real, maior do que o tamanho do objeto. d) virtual e de mesmo tamanho do objeto. e) virtual, menor do que o tamanho do objeto.
  4. 4. Avaliação diagnóstica 8- Um objeto, de 2,0 cm de altura, é colocado a 20 cm de um espelho esférico. A imagem que se obtém é virtual e possui 4,0 mm de altura. O espelho utilizando é a) côncavo, de raio de curvatura igual a 10 cm. b) côncavo e a imagem se forma a 4,0 cm de espelho. c) convexo e a imagem obtida é invertida. d) convexo, de distância focal igual a 5,0cm. e) convexo e a imagem se forma a 30 cm do objeto. 9- A imagem de um objeto real, formada por um espelho convexo, é sempre a) real, invertida e maior do que o objeto. b) rela, direita e menor do que o objeto. c) real, direita e maior do que o objeto. d) virtual, invertida e maior do que o objeto. e) virtual, direita e menor do que o objeto.
  5. 5. Avaliação diagnóstica 10- Um sistema óptico, composto de um elemento reflexivo, gera de um objeto real uma imagem direita e aumentada. O elemento reflexivo a) é um espelho esférico convexo, pois a imagem é virtual. b) é um espelho esférico convexo, com o objeto colocado nas proximidades de seu vértice. c) é um espelho esférico côncavo, com o objeto colocado entre o ponto focal e o vértice do espelho. d) é um espelho plano, pois a imagem é direta. e) forma uma imagem virtual, pois imagens virtuais são sempre aumentadas.
  6. 6. Avaliação diagnóstica 11- As afirmativas a seguir se referem a um espelho côncavo. I- Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal se reflete e passa pelo foco. II- Todo raio que incide ao passar pelo centro de curvatura se reflete sobre si mesmo. III- Todo raio que incide ao passar pelo foco se reflete sobre o eixo principal. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) I, II e III.
  7. 7. Avaliação diagnóstica 12- Das afirmativas a seguir, assinale verdadeiro ou falso: (01) Uma imagem virtual não pode ser mostrada numa tela. (02) Um espelho convexo nunca forma uma imagem real de um objeto real. (04) Um espelho côncavo sempre forma uma imagem virtual. (08) Um espelho côncavo nunca forma uma imagem real ampliada de um objeto real. (16) A imagem virtual formada por um espelho côncavo é sempre menor que o objeto. (32) Quando a distância imagem é negativa, isso significa que a imagem é virtual. (64) Todos os raios paralelos ao eixo de um espelho esférico convergem para o mesmo ponto depois de refletidos. Esse ponto é o centro de curvatura do espelho.
  8. 8. Avaliação diagnóstica 13- (FATEC -SP) Desloca-se uma pequena lâmpada acesa ao longo do eixo principal de um espelho esférico côncavo até que a posição da imagem formada pelo espelho coincida com a posição do objeto. Nesse caso, a distância da lâmpada ao espelho é de 24 cm. O raio de curvatura do espelho é: a) 60cm b) 48 cm c) 36cm d) 24cm e) 12cm
  9. 9. Avaliação diagnóstica 14- (MACK) Diante de um espelho esférico côncavo coloca-se um objeto real no ponto médio do segmento definido pelo foco principal e pelo centro de curvatura. Se o raio de curvatura desse espelho 2,4 m, a distância entre o objeto e sua imagem conjugada é de: a) 0,60 m b) 1,20 m c) 1,80 m d) 2,40 m 15- (UCS) Um espelho esférico conjuga a um objeto real, a 40 cm do seu vértice, uma imagem direita e duas vezes menor. Pode-se afirmar que o espelho é: a) côncavo de 40 cm de distância focal b) côncavo de 40 cm de raio de curvatura. c) convexo de 40 cm de módulo de distância focal. d) convexo de 40 cm de raio de curvatura. e) convexo de 40 cm como distância entre o objeto e a imagem.
  10. 10. Avaliação diagnóstica 16- (ITA) Um jovem estudante para fazer a barba mais eficientemente, resolve comprar um espelho esférico que aumente duas vezes a imagem do seu rosto quando ele se coloca a 50 cm dele. Que tipo de espelho ele deve usar e qual o raio de curvatura. a) Convexo com r = 50 cm. b) Côncavo com r = 2,0 cm. c) Côncavo com r = 33 cm. d) Convexo com r = 67 cm. e) Um espelho diferente dos mencionados. Fim!

×