• Like
  • Save
Projeto márcio pannunzio   desenhos impertinentes & pequena pintura
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto márcio pannunzio desenhos impertinentes & pequena pintura

on

  • 567 views

projeto Márcio Pannunzio - desenhos impertinentes & pequena pintura

projeto Márcio Pannunzio - desenhos impertinentes & pequena pintura

Statistics

Views

Total Views
567
Views on SlideShare
564
Embed Views
3

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

1 Embed 3

http://www.linkedin.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto márcio pannunzio   desenhos impertinentes & pequena pintura Projeto márcio pannunzio desenhos impertinentes & pequena pintura Presentation Transcript

    • &
    • descrição A individual Márcio Pannunzio – desenhos impertinentes & pequena pintura ocupará as três salas de exposições temporárias do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, no período de 26 de outubro de 2013 a 7 de janeiro de 2014. Serão exibidas sessenta obras, com dimensões variando de 50cm x 50cm até 100cm x 80cm, todas emolduradas pelo próprio artista usando como perfis, madeiras coletadas nos estaleiros de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba. Passe partouts de foam board de poliestireno extrudado com papel de ph neutro e vidro 3mm serão empregados nas molduras que deverão ser fixadas em uma única linha horizontal, alinhada no meio da imagem de cada moldura e distantante 165cm do piso. O espaço de respiro entre as obras variará de 30cm até 70cm.
    • Os trabalhos serão expostos em grupos objetivando a construção de uma narrativa instigante e perturbadora. O catálogo terá alta qualidade gráfica, exibindo reproduções de todas as obras, fotos da individual montada e textos de apresentação crítica. O site mostrará cada um dos trabalhos participantes, fotos e vídeos da mostra pronta. Os textos de apresentação crítica farão parte do seu conteúdo. O trabalho de divulgação será feito em parceria com a Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Folders contendo as informações sobre o evento serão confeccionados e enviados aos jornais, rádios e TVs locais. Uma versão virtual desse folder será distribuída pela internet para os sites de cultura regionais.
    • Cartazes e convites serão impressos para auxiliar a tarefa de divulgação. Os primeiros serão fixados em escolas, faculdades, cinemas e restaurantes. Dos segundos, uma parte será remetida pelo correio e a outra, permanecerá no local da individual, para ser ofertada aos visitantes.
    • objetivos O objetivo principal do projeto é tornar conhecido o trabalho pictórico e os desenhos de Márcio Pannunzio. Ambos possuem valor e corporeidade tamanha quanto sua já difundida obra gráfica. Os desenhos, de natureza introdutória à confecção das gravuras, nos possibilitam vislumbrar melhor o universo temático intrincado e acrimonioso do artista. Em geral, são de feitura veloz, registrando traços fortes e marcantes a serviço da construção de cenários bem delineados – onde cada elemento da composição ocupa um lugar determinado e exercita uma função particular. São a ponta de lança da pesquisa plástica do artista e expressam sua preocupação em materializar com pertinência seus temas mais caros, posteriormente estampados em suas gravuras.
    • As pinturas, gestuais e multicoloridas passam à primeira vista, como engenho de outro criador. São, porém, frutos do mesmo punho, no exercício de um fazer que se contrapõe à criação gráfica. Mais soltas e menos cerebrais, formatam um universo onírico de pulsões da mesma magnitude presente nas xilos de Pannunzio.
    • Feitas tendo como suporte preferencial o papel, empregam o gouache, a tinta acrílica e a aquarela. São registros rápidos, de traçado nervoso e de gestos largos construindo cenas de sonho repletas de energia impactante e desordenada. Cativam o olhar desatento do expectador pelo seu rico e pulsante colorido e sua prodigiosa gestualidade.
    • justificativa A obra gráfica de Márcio Pannunzio é bastante conhecida e difundida; figurou em mais de uma centena de exposições coletivas e vinte e cinco individuais – nove delas, patrocinadas pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo na modalidade edital de Artes Visuais de 2008, 2010 e 2011. No entanto, seus desenhos e pinturas são quase desconhecidos. Foram sempre fazeres paralelos e complementares as suas gravuras. O presente projeto busca tornar visíveis essas duas produções e estimular sua merecida valorização e reconhecimento.
    • A individual é planejada para ocorrer na região geográfica em que Pannunzio vive: o Litoral Norte de São Paulo, uma área infelizmente carente de mostras de boa envergadura e qualidade. O local da exposição – o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba é o melhor espaço expositivo disponível, com instalações modernas, eficientes sistemas de climatização e iluminação e dispõe de um corpo técnico altamente treinado e qualificado. Atrai um grande público da cidade e das cidades vizinhas. Além da própria individual, o projeto pretende perenizar o evento por meio da criação e edição de um catálogo de destacada qualidade editorial e de um site, mantido no ar por três anos. O catálogo terá sua distribuição preferencial para escolas, bibliotecas e fundações públicas.
    • A individual exibirá sessenta obras, parte delas desenhos e parte pinturas. O título desenhos impertinentes & pequena pintura presta-se a descrever com fidelidade o seu teor. Os desenhos são realmente impertinentes por causa de sua natureza instigatória frente a questões existenciais incômodas. As pinturas são, efetivamente, pequenas, o que, porém, não apequena sua riqueza temática, sua singular gestualidade e sua fatura cromática. A exposição ocupará todas as três salas de exposições temporárias do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e está planejada para acontecer no período de 26 de outubro de 2013 a 7 de janeiro de 2014, aproveitando o pico da temporada, o reveillon e oferecendo aos turistas uma boa opção de entretenimento ao visitar uma exposição de qualidade, com o aval do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
    • Pannunzio já expôs no mesmo local em 2009, por ocasião do projeto “Márcio Pannunzio – Xilogravuras”, patrocinado pelo ProAC edital de Artes Visuais de 2008 e pré agendou a exposição objeto do presente projeto com os administradores do Museu. O catálogo estampará reproduções fotográficas de todas as obras expostas, fotos do local com a exposição em curso e textos do filósofo João Vergílio Gallerani Cuter e do crítico de arte Paulo Klein.
    • Suas especificações são as seguintes: - quantidade: 1.500 - geral: catálogo com 104 páginas mais capa dura com 12 páginas 4x4 cores - capa no formato de 20cm x 20cm 1 lâmina – capa em 1x0 cores em papel couchê fosco 150g no formato aberto 44,80cm x 24cm - pré-impressão: 1 prova contratual chromedot - acabamento: laminação fosca na frente 2 lâminas guardas em 1x1 cores em papel couchê fosco importado 170g no formato aberto 40cm x 20cm - pré-impressão: 1 prova contratual chromedot - acabamento: dobrado, verniz a base d’água fosco na frente e verso 23 lâminas miolo em 1x1 cores em papel couchê fosco importado 170g no formato aberto 40cm x 20cm - pré-impressão: 1 prova contratual chromedot - acabamento: dobrado, verniz a base d’água fosco na frente e verso 3 lâminas miolo em 4x4 cores em papel couchê fosco importado 170g no formato aberto 40cm x 20cm - pré-impressão: 1 prova contratual chromedot - acabamento: refilado, dobrado, verniz a base d’água fosco na frente e verso -acabamento final: miolo costurado e colado na capa dura.
    • Além do catálogo, serão impressos 3.000 folders e 50 cartazes. O site, criado pelo próprio artista, terá feição semelhante aos seus sites pessoais, exibirá o conteúdo integral do catálogo e será veiculado durante três anos. Conheça melhor o trabalho de Márcio Pannunzio visitando seus sites: www.marciopan.com www.marciopan.art.br www.marciopannunzio.art.br www.marciopannunzio.com.br
    • contrapartida para o patrocinador O projeto ajudará a dar maior visibilidade ao patrocinador; sua marca aparecerá em todo o material impresso promocional – banners, cartazes, folders e catálogos e no material de divulgação à imprensa, além de estar presente no local da exposição e no site. O Litoral Norte de São Paulo, com os investimentos massivos da Petrobras e do Porto de São Sebastião, vem vivendo um crescimento acelerado e Caraguatatuba, localizada no centro geográfico da região, é a cidade mais populosa e a que abriga o melhor museu de arte. Ele possui excelente espaço expositivo, climatizado e com moderno sistema de iluminação e conta com um corpo técnico altamente qualificado. A individual ficará em cartaz por setenta dias, de 26 de outubro de 2013 a 7 de janeiro de 2014. A estimativa do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba é de uma visitação expressiva de moradores da região e de turistas.
    • Ao patrocinar esse projeto, será patrocinado um conhecido artista local – Márcio Pannunzio, de reputação sólida e respeitada, em um evento em destacado pólo regional de cultura - o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, durante um período de mais de dois meses contando com ampla divulgação na mídia local e regional.
    • Ademais, os outros dois produtos do projeto, o catálogo, na verdade, um livro de arte, impresso com alta qualidade editorial e gráfica e o site, a ser mantido no ar por três anos, divulgando a individual através de textos de apresentação crítica e fotos das obras e da exposição, continuarão a propagar o nome da empresa patrocinadora por bastante tempo. O catálogo será distribuído, preferencialmente, para bibliotecas e fundações culturais públicas do Estado de São Paulo. Pelo menos trezentos exemplares serão repassados à empresa patrocinadora para que ela os distribua às instituições culturais públicas de sua preferência.
    • Ao associar seu nome ao de Márcio Pannunzio, artista contemporâneo focado na pesquisa de temáticas impactantes e de relevante conteúdo social, a empresa patrocinadora reforçará sua estratégia de investir na promoção da cidadania e da arte contemporânea, imprimindo dessa maneira, dinamismo e contemporaneidade a sua própria marca.
    • As fotos de fundo das páginas antecedentes foram feitas para documentar as três últimas individuais de Márcio Pannunzio, todas realizadas no primeiro semestre de 2012. Em São José dos Campos, no Espaço das Artes Helena Calil.
    • Em Jacareí, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.
    • E em Ubatuba, no Sobradão do Porto.
    • Todas tiveram boa divulgação e boa repercussão. A visitação estimada superou 2.000 pessoas.
    • O local escolhido para a individual – o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, é o melhor museu do Litoral Norte; possui excelentes instalações físicas e qualificado corpo técnico. Márcio Pannunzio já expôs ali por ocasião do ProAc Edital de 2008.
    • O Museu já foi contatado e confirmou seu interesse no projeto conforme atesta a carta de anuência ao lado.
    • cronograma de execução agosto de 2013 - seleção das obras participantes - confecção das molduras - emolduramento das pinturas e desenhos - criação do material promocional a ser impresso: cartazes e folders - criação do material promocional virtual para postagem na internet - criação do press release - desenvolvimento do catálogo setembro de 2013 - impressão do material promocional - confecção do material de divulgação em formato de folder contendo press release, texto de apresentação crítica, dados curriculares e reproduções de obras a serem expostas - envio do material de divulgação - desenvolvimento do catálogo - adequação do espaço expositivo - transporte das obras - preparação de monitores
    • outubro de 2013 - distribuição do material promocional impresso -montagem da exposição - vernissage no dia 26, às 20h - documentação fotográfica e videográfica da exposição - finalização do catálogo - impressão do catálogo - distribuição do catálogo em evento especial no museu, em dezembro - criação e lançamento do site alusivo ao evento janeiro de 2014 - desmontagem da exposição depois do dia 7 - manutenção do site por três anos
    • planilha orçamentária
    • desenhos
    • ... a ânsia de amar a ânsia ....
    • Eva
    • Eva
    • a idade da razão
    • o triunfo da morte
    • o auto-retrato
    • o filho pródigo ao lar torna
    • encontro na Porta de Ouro
    • o filho pródigo ao lar torna
    • no caminho de Pasárgada
    • Metrópolis
    • senilidade
    • senilidade
    • senilidade
    • pinturas
    • o sonho erótico de Eusébio
    • o equilibrista
    • Maria Leonor
    • três figuras em projecto
    • amor, sublime amor
    • suas lembranças fogem
    • subúrbio
    • no passeio público
    • no passeio público
    • no passeio público
    • expectação
    • currículo
    • Márcio Pannunzio, 13 de novembro de 1958, Casa Branca, São Paulo formação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1979 - 1982 Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1981 – 1982 Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1984 – 1985 Bolsa Vitae de Artes 2002, projeto “Márcio Pannunzio – Xilogravuras” principais prêmios 2012 6ª Bienal do Esquisito, prêmio aquisição 2011 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, menção especial Programa de Ação Cultural – ProAc 21 2010 Programa de Ação Cultural – ProAC 21 27º Salão de Artes Plásticas, segundo prêmio 2009 Programa de Ação Cultural – ProAc 16 2008 BIMPE V, The Fifth International Biennial Miniature Print Exhibition, menção honrosa 2007 4ª Bienal de Gravura de Santo André, prêmio aquisição 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, Prêmio Atelier de Gravura Glatt & Ymagos
    • 2006 VIII Bienal do Recôncavo, menção honrosa 15º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, prêmio aquisição 2005 1st International Small Engraving Salon Inter – Grabado 2005, Grande Prêmio Internacional 3ª Muestra Internacional de Miniprint de Rosário 2005, Prêmio Especial Latinoamericano 10º Salão de Artes de Itajaí, menção especial 2004 16º Salão de Artes Plásticas Nacional Praia Grande – São Paulo, primeiro prêmio III Bienal Argentina de Gráfica Latinoamericana, menção honrosa VII Bienal do Recôncavo, menção honrosa 2003 5ª Bienal Nacional de Grabado em Relieve, 1ª Iberoamericana XYLON Argentina, menção honrosa 2ª Bienal de Gravura de Santo André, prêmio edição XI Salão Municipal de Artes Plásticas – Fundação Cultural de João Pessoa, segundo prêmio II Bienal da Gravura – Fundação Espaço Cultural da Paraíba, prêmio aquisição 2002 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea, Prêmio Secretaria de Estado da Cultura 2ª Muestra Internacional de Miniprint de Rosário 2002, menção honrosa
    • 2001 The 3rd International Mini Print Biennial Cluj-Napoca, menção honrosa Itart 2001 – 3rd Mini Graphic World Wide Show, prêmio exibição 7º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, prêmio aquisição 26º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporâneo, Prêmio Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto 2000 3rd International Biennial Racibórz 2000 Poland, menção honrosa Gazeta Lokalna Raciborska 1999 Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois- Rivières, Première Édition, menção honrosa Banque Nationale du Canadá 1998 2º Salão SESC de Gravura, menção honrosa 1997 3º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Grande Prêmio Aquisitivo 1995 11ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, menção honrosa 3º Salão Victor Meirelles, menção honrosa 1994 XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing, terceiro prêmio 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Cidade de Ourense”, primeiro prêmio 1ª Bienal Nacional da Gravura, prêmio aquisição
    • 1993 50º Salão Paranaense, menção honrosa 1992 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, prêmio aquisição exposições individuais 2012 Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, Jacareí, São Paulo Espaço das Artes Helena Calil, São José dos Campos, São Paulo Sobradão do Porto, Ubatuba, São Paulo 2011 Secretaria de Cultura e Turismo, São Sebastião, São Paulo Secretaria de Cultura, Ilhabela, São Paulo Galeria Braz Cubas, Centro de Cultura Patrícia Galvão, Santos, São Paulo 2010 Galeria 2, Caixa Cultural do Rio de Janeiro, unidade Almirante Barroso, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2009 Museu Olho Latino, Centro de Convenções Victor Brecheret, Mezanino, Atibaia, São Paulo Museu Casa da Xilogravura, Campos do Jordão, São Paulo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Caraguatatuba, São Paulo 2005 Casarão 34, Fundação Cultural de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Curitiba, Paraná 2002 Museo Municipal de Bellas Artes Lucas Bráulio Areco, Posadas, Argentina
    • 2001 Museo Nacional Del Grabado, Buenos Aires, Argentina Museo Municipal de Artes Visuales “Sor Josefa Díaz y Clucellas”, Santa Fé, Argentina 2000 Museu de Dibujo y Grabado “Guaman Poma”, Concepción del Uruguay, Entre Rios, Argentina 1997 Galeria de Arte da UNAMA, Universidade da Amazônia, Belém, Pará Galeria Parangolé, Espaço Cultural 508 Sul, Brasília, Distrito Federal Galeria de Arte da UNAMA, Universidade da Amazônia, Belém, Pará Galeria Parangolé, Espaço Cultural 508 Sul, Brasília, Distrito Federal 1995 Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Sala Gilda Belczak, Curitiba, Paraná Casa da Xilogravura, Campos do Jordão, São Paulo 1994 Centro de Cultura Patrícia Galvão, Santos, São Paulo Museo del Grabado Latinoamericano y del Caribe, San Juan, Porto Rico 1993 Galeria Espaço Alternativo, IBAC/FUNARTE, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 1992 Itaugaleria, Vitória, Espírito Santo
    • 1989 Itaugaleria Higienópolis, São Paulo, São Paulo exposições coletivas 2009 Creative Dialogues: Latin American Prints & Printmakers, Center For Contemporary Printmaking, Norwalk, Connecticut, USA 2008 Grabadores Brasileños Contemporâneos: Fundación Sebastian, La Curtidura – Oxaca e Instituto de Artes Gráficas de Oxaca, México 2007 Contemporary Brazilian Printmakers, Pratt Art Institute, New York, Estados Unidos 2007 Contemporary Brazilian Printmakers, Pratt Art Institute, New York, Estados Unidos 2006 Salão UNAMA de Pequenos Formatos, obras do acervo, Vitória Barros Galeria de Arte, Marabá, Pará 2005 In images we speak/ em imagens falamos, Amsterdams Grafisch Atelier, Holanda Jovem Gravura Brasileira, Cité Internationale des Arts, Paris, França Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Exposição de Obras do Acervo, Galeria Antônio Munhoz Lopes, Macapá, Amapá
    • 2004 Impressões: panorama da xilogravura brasileira, Santander Cultural, Porto Alegre, Rio Grande do Sul Sulcos n’alma, Graphias Casa da Gravura, São Paulo, São Paulo para ver de(s)perto, Galeria da Faculdade de Artes Visuais, UFG, Goiânia, Goiás 2003 16 Gravadores Brasileiros, Havana, Cuba 2001 1ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino, SESC, Piracicaba, São Paulo XIII Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira, Sala Especial da Casa do Olhar, Vila Nova de Cerveira, Portugal 1999 São Paulo Gravura Hoje, Mostra Rio Gravura, Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 1998 Traço, Trama e Corte, Galeria do Atelier Piratininga, São Paulo, São Paulo 1998 Galeria de Arte da Casa do Brazil, Universidad Complutense de Madrid, Madri, Espanha 1994 Xilogravura: do cordel à galeria, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, São Paulo 1993 Gravuras, Sala Gilda Belczak, Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Curitiba, Paraná
    • 1987 Incisões: gravuras em relevo, Paço das Artes, São Paulo, São Paulo 1983 Interiores: linoleogravuras, Biblioteca Municipal Mário de Andrade São Paulo, São Paulo salões internacionais de gravura 2011 The 8th Kochi International Triennial Exhibition of Prints 2009 The 2nd Bangkok Triennale International Print and Drawing Exhibition L’Arte e ill Torchio 2009/ Maestros del Grabado Latinoamericano - Cremona, Itália 13th International Biennial of Small Graphic Forms and Ex Libris Ostrów Wielkopolski’2007 International Miniature Print Exhibition 2009 – Connecticut Graphic Arts Center 2008 BIMPE V – The Fifth Biennial International Miniature Print Exhibition Concurs Internacional de Gravat, Premi El Caliu 2008 4ª Muestra Internacional de Miniprint en Rosário 2008 The Americas Biennial Exhibition of Contemporary Prints 2007 L’Arte e ill Torchio 2007/ Art and the Printing Press – Cremona, Itália XIX Premio de Grabado Máximo Ramos 70th Annual Exhibition of The Society of Wood Engravers Busan International Print Art Festival
    • 2007 5º Festival de Gravura de Évora Concurs Internacional de Gravat, Premi El Caliu 2007 12th International Biennial of Small Graphic Forms and Ex Libris Ostrów Wielkopolski’2007 2006 12 th International Biennial Print and Drawing Exhibition, R.O.C. BIMPE IV – The Fourth Biennial International Miniature Print Exhibition 69th Annual Exhibition of the Society of Wood Engravers 6th British International Miniature Print Exhibition III Bienal Internacional del Gravat Contratalla Seventh Bharat Bhavan International Biennial of Print Art 2006, Índia 5th Egyptian International Print Triennale 2006 International Small Engraving Salon Carbunari 2006 Trienal Iberoamericana de Grabado en Pequeño Formato 2005 Concurs Internacional de Gravat, Premi El Caliu 2005 11th International Biennial of Small Graphics and Ex Libris - Ostrow Wielkopolski 3ª Muestra Internacional de Miniprint de Rosario 2005 IV Triennial Havírov 2005 Czech Republic The 12th International Triennial of Small Graphic Forms Poland – Lódz’05 68th Annual Exhibition of the Society of Wood Engravers 18º Premio de Grabado Máximo Ramos XIIème Biennale Internationale de la Gravure et des Nouvelles Images de Sarcelles – Val de France
    • 2005 Premio Acqui – VII Biennale Internazionale per l’Incisione The 5th International Mini Print Biennial, Cluj-2005 Concurs Internacional de Gravat, Premi El Caliu 2004 1st International Small Engraving Salon Inter – Grabado 2005 2004 Mini Print Finland 2004 III Bienal Argentina de Gráfica Latinoamericana Sixth Bharat Bhavan International Biennial of Print – Art 2004 International Mini Print Salon Graphium 2004VII International Art Triennale Majdanek 2004 4th International Triennial of Graphic Arts Prague 2004 67th Annual Exhibition of the Society of Wood Engravers International Mini Print de Saravejo 2004 2003 Biennale de l’Estampe de Saint-Maur 6ª Triennale Mondiale d’Estampe Petit Format 2003 de la ville de Chamalières Premi Acqui – VI Biennale Internazionale per l’Incisione Concurs Internacional de Gravat, Premi El Caliu 2003 11th Gielniak Graphic Art Competition 5th British International Miniature Print Exhibition International Mini-Print and Bookplate Exhibition European Cities 5th Bienal Nacional de Grabado en Relieve – 1ª Iberoamericana XYLON Argentina 12th International Print Biennial Varna 2003 Asia Print Adventure 2003 4th Egyptian International Print Triennale The International Festival of Graphic Arts, Cluj-Napoca 2003
    • 2002 The Kochi International Triennial Exhibition of Prints 13thGerman International Exhibition of Graphic Art International Contemporary Print Arts Festival 2002 Korea 2ª Bienal Argentina de Gráfica Latinoamericana 65th Annual Exhibition of the Society of Wood Engravers 2ª Muestra Internacional de Miniprint de Rosário 2002 Concurs Internacional de Gravat, Premi El Caliu 2002 16º Premio de Gravado Maximo Ramos 2001 2end International Small Engraving Exhibition – Cremona 2001 International Miniature Print Exhibition 2001 – Connecticut Graphic Arts Center III Festival de Gravura – Évora The 3rd International Mini Print Biennial Cluj-Napoca 2001 64th Annual Exhibition of the Society of Wood Engravers Fourth International Miniprint Triennial – Finland 2001 Itart 2001 - 3rd Mini Graphic World Wide Show 11th International Biennial Varna 2001 Fifth Bharat Bhavan International Biennial of Print Art 2001 Bhopal Índia First International Biennial of Mini-Prints-Tetovo Macedonia Ural Print Triennial 2000 4th British International Miniature Print Exhibition Primer Salón de Arte Postal – Fondación Jose Antonio Anzóategui & MR Arte Contemporâneo The 5th Sapporo International Print Biennale Exhibition 10th Gielniak Graphic Art Competition
    • 2000 The 1st Cheju International Prints Art Festival VI International Art Triennale Majdanek 2000 3rd International Biennial Racibórz 2000 Poland Intergrafia – 2000, World Awards Winners Gallery 3th International Triennial of Graphic Art Bitola 1999 The 4th Kochi International Exhibition of Prints 3rd KIWA Exhibition Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois- Rivières Première Édition 12th German International Exhibition of Graphic Art The International Festival of Graphic Arts Cluj-Napoca 1999 10th International Print Biennial Varna 1999 11º Encuentro de Mini Expresión – Arte por Computadora y Grabado 12ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba 1998 3rd Egyptian International Print Triennale 12ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe 3th International Miniprint Triennial 18ª Mini Print Internacional de Cadaqués Muestra Internacional de Minigrabado MIG-98 15ª Bienal de Ibiza – IBIZAGRAFC’98 1997 XYLON 13 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing The Fifth International Art Triennale Majdanek 1997 19th International Independante Exhibition of Prints in Kanagawa’97
    • 1996 The 3rd Sapporo International Print Biennale Exhibition Premio Internazionale Biella per l’Incisione 14ª Bienal de Ibiza – IBIZAGRAFIC’96 9th International Exhibition Small Graphic Forms 1995 21th International Biennial of Graphic Art Mini Biennial 1995 12º Concurso Internacional de Grabado Máximo Ramos 15ª Mini Print Internacional de Cadaqués 11th Norwegian Print Triennale Muestra Internacional de Minigrabado MIG-95 11ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe 11ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba 1994 XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Cidade de Ourense” 13th International Triennial of Original Graphic Prints 9ª Bienal Iberoamericana de Arte 1993 The First International Print Biennial Maastricht 1993 The Netherlands 10ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe 1992 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba 1991 The 5th International Biennial Print Exhibition 1991 R.O.C.
    • 1988 8ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe 1987 First Prints Expo Campinas/87 1985 2th Cabo Frio International Print Biennial salões nacionais 2010 Salão de Arte de Mato Grosso do Sul XIII Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa 9º SalãoElke Hering 27º Salãode Artes Plásticas 2008 IX Bienal do Recôncavo 2007 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino 4ª Bienal de Gravura de Santo André 2006 15º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia VIII Bienal do Recôncavo 2005 11º Salão UNAMA de Pequenos Formatos 10° Salão de Arte de Itajaí 2004 16º Salão de Artes Plásticas Nacional Praia Grande – São Paulo VII Bienal do Recôncavo 11º Salão da Bahia
    • 2003 9º Salão UNAMA de Pequenos Formatos Salão Nacional de Arte de Goiás – 3º Prêmio Flamboyant 6º Salão Elke Hering: Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais 2ª Bienal de Gravura de Santo André XI Salão Municipal de Artes Plásticas – Fundação Cultural de João Pessoa II Bienal da Gravura – Fundação Cultural da Paraíba 2002 8º Salão UNAMA de Pequenos Formatos 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea Arte Pará 2002 2001 7º Salão UNAMA de Pequenos Formatos 26º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporâneo 1ª Bienal de Gravura de Santo André 1998 2º Salão SESC de Gravura 1997 3º Salão UNAMA de Pequenos Formatos Arte Pará 1997 Fronteiras 1997 54º Salão Paranaense 1996 2º Salão UNAMA de Pequenos Formatos 1º Salão SESC de Gravura 21º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporâneo 4º Salão Victor Meirelles 53º Salão Paranaense
    • 1995 5ª Bienal Nacional de Santos 52º Salão Paranaense 3º Salão Victor Meirelles 1994 14º Salão Nacional de Artes Plásticas 1ª Bienal Nacional da Gravura 1993 4ª Bienal Nacional de Santos 50º Salão Paranaense 1987 44º Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco edição 1987 1986 39º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco 7ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba 43º Salão Paranaense 1985 2º Prêmio Pirelli “Pintura Jovem” 38º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco 2º Salão Nacional de Artes Plásticas de Goiânia 1984 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba 2º Salão Paulista de Arte Contemporânea 7º Salão Nacional de Artes Plásticas 16º Salão Nacional de Arte 1983 6º Salão Nacional de Artes Plásticas 1981 4º Salão Nacional de Artes Plásticas
    • coleções públicas Gewerbemuseum, Winterthur, Suíça Museo Municipal de Ourense, Ourense, Espanha Galeria de Arte da Casa do Brazil, Madri, Espanha Museu Comarcal de la Garrotxa, Olot, Espanha Museo Cívico, Cremona, Itália Tama Art Museum and Library Collection, Tokio, Japão Kyoto International Woodprint Association, Kyoto, Japão National Taiwan Museum of Fine Arts, Taiwan, R.O.C Museo del Grabado Latinoamericano y del Caribe, San Juan, Porto Rico Instituto de Cultura Puertorriqueña, San Juan, Porto Rico Museo Nacional del Grabado, Buenos Aires, Argentina Museo de Dibujo y Grabado “Guaman Poma”, Concepción del Uruguay, Entre Ríos, Argentina State Museum at Majdanek, Lublin, Polônia Panstwowa Galeria Sztuki, Lódz, Polônia International Print Society, Krakow, Polônia Galeria Zyhdi, Racibórz, Polônia The Society of Wood Engravers, Richmond, Inglaterra Contemporary Graphic Fund, Cluj County “Otavian Goga” Library, Cluj-Napoca, Romênia Lahti Art Museum, Lahti, Finlândia Bashkir National “M.R. Nesterov” Art Museum, Ufa, Rússia Museum of Tetovo, Tetovo, Macedônia Roopankar The Museum of Fine Arts, Bharat Bhavan, Bhopal, Índia National Centre of Fine Arts, Giza, Egito Museé de Saint-Maur – Villa Médicis, Ville de Saint-Maur-des- Fossés, França
    • Fundação Rômulo Maiorana, Belém, Pará Galeria de Arte da Universidade da Amazônia, Belém, Pará Fundação Cultural da João Pessoa, João Pessoa, Paraíba Fundação Espaço Cultural da Paraíba, João Pessoa, Paraíba Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Curitiba, Paraná Museu de Arte Contemporânea de Jataí, Jataí, Goiás Museu de Arte Moderna de Resende, Resende, Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Cultura, São Paulo, São Paulo Casa da Xilogravura, Campos do Jordão, São Paulo Fundação Cassiano Ricardo, São José dos Campos, São Paulo Museu de Arte Contemporânea Olho Latino, Campinas, São Paulo Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo Pinacoteca Municipal das cidades paulistas: Presidente Prudente, Santos, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Cerquilho, Praia Grande, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Jacareí, Ilhabela falecom@marciopan.art.br www.marciopan.com www.marciopan.art.br www.marciopannunzio.art.br www.marciopannunzio.com.br