Aula10 - mobile marketing

699 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
699
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula10 - mobile marketing

  1. 1. MobileMarketing
  2. 2. Mobile Marketing menos de 25 anos
  3. 3. Mobile Marketing Os 3 C’s Celular Chave Carteira
  4. 4. Mobile Marketing Conceitos Mobile Marketing são interações de propaganda, serviços e relacionamento com o consumidor que utilizam o telefone celular como canal de comunicação (principal ou complementar a outras mídias).
  5. 5. Mobile Marketing ConceitosO celular como plataforma: É canal de mídia e de serviços ubíquo (sempre presente e sempre ligado); É ferramenta de produção de conteúdo imediato; Extremamente segmentável e mensurável. Provê interatividade para outras mídias;
  6. 6. Mobile Marketing
  7. 7. Mobile Marketing Dados Mundiais6.8 bilhões de pessoas4.8 bilhões de celulares1.0 bilhão de celulares com internet1.5 bilhões de TV’s850 milhões de carros Fonte: Gatner
  8. 8. Mobile Marketing “Todo mundo quer ser Mobile”
  9. 9. Mobile Marketing Dados Brasileiros212 milhões de celularesJá existem mais celulares que pessoas18 milhões acessam a internet de smartphones Fonte: Teleco
  10. 10. Mobile Marketing AbordagensSVA (Serviço de Valor Agregado)Mobile ApplicationBluetoothMobile SiteMobile AdvertisingLBS - Location Based System
  11. 11. Mobile Marketing SVA Mobile Application INTEGRADORES APP STORES Mobile Site Mobile Advertising OPERADORAS INTERNET Bluetooth LBS - Location Based System LOCALIZADO GEO- REFERENCIADO
  12. 12. Mobile Marketing SVACases INTEGRADORES Irlanda, 2007. Promoção em que clientes do Subway enviavam um SMS com o texto SUBCLUB para um número e recebiam um cupom que OPERADORAS podia ser trocado por um sanduíche nos estabelecimentos participantes.
  13. 13. Mobile Marketing SVACasesBrasil, 2009. Ação de mobile marketing utilizando INTEGRADORESmídia off-line. Um anúncio de página inteira veiculadoem um jornal impresso convidava os leitores a enviarum SMS gratuito para um LA (Large Account –número para envio de SMSs) para obter um desconto.O SMS de retorno continha um click-to-call para o OPERADORAS0800 do televendas e um cupom que poderia serinserido no hotsite web, que também era divulgadono SMS.
  14. 14. Mobile Marketing Mobile Application APP STORES
  15. 15. Mobile Marketing Mobile Application APP STORES Como atingir seu consumidor nesse universo?
  16. 16. Mobile Marketing Mobile ApplicationCases APP STORES O aplicativo conta com informações da coleção, downloads de papel de parede, imagens do look book atualizado mensalmente, vídeos, localizador de lojas via Google Maps e acesso a uma versão exclusiva ao blog adoro!. O lançamento foi feito no dia 08 de março de 2010 e, em menos de duas semanas, já era utilizado mais de 240 vezes por dia com aproximadamente 6 minutos de navegação por acesso. Isso significa mais de 1340 minutos diários de exposição da marca.
  17. 17. Mobile Marketing Mobile ApplicationCases APP STORES Através do aplicativo, o consumidor é convidado a navegar pelo cardápio, e considerando a sua área de atendimento, recebe a entrega dos produtos em apenas 28 minutos. Lançado no dia 04 de fevereiro, em menos de 72 horas já era o terceiro aplicativo mais baixado do Brasil, mesmo sem qualquer campanha de publicidade feito pela rede. Em um pouco mais de um mês no iTunes o aplicativo foi baixado mais de 15 mil usuários e aberto em média 553 vezes por dia, expondo a marca, diariamente, por mais de 2.400 minutos. Em 65% das vezes em que foi utilizado, o consumidor estava em São Paulo e 15% no Rio de Janeiro.
  18. 18. Mobile Marketing Mobile ApplicationCases APP STORES O aplicativo disponibiliza ao cliente listas prontas, que propiciam maior agilidade para realizar uma compra através do dispositivo móvel; listas pessoais, que é personalizada de acordo com o gosto do cliente; e, lista com as últimas compras, facilitando que o cliente possa saber quais produtos ele adquire com maior freqüência.
  19. 19. Mobile Marketing Mobile Site Mobile AdvertisingCases INTERNET
  20. 20. Mobile Marketing Mobile Site Mobile AdvertisingCases INTERNET
  21. 21. Mobile Marketing BluetoothCases LOCALIZADOOs frequentadores do ponto de venda Aqueles que passaram peloforam convidados por totens e banners a local com o bluetooth deativarem o bluetooth de seus celulares. seus aparelhos celularesAqueles que mantiveram o bluetooth ativado receberam um vídeoativado receberam um ringtone com a exclusivo desenvolvido paramúsica “na base do beijo”, um gif animado a ação.e um wallpaper para celular.
  22. 22. Mobile Marketing BluetoothCases LOCALIZADOEstados Unidos, 2008. Vending machine interativa com um monitor touchscreen de 46 polegadas (produzida em parceria com a Samsung) que aCoca-Cola utiliza em eventos importantes. Além das interatividades viatouch screen, a “máquina” possui a capacidade de enviar conteúdos,como ringtones, via bluetooth. O produto levou Leão de Ouro emCannes, na categoria Ponto de Venda.
  23. 23. Mobile Marketing BluetoothCases LOCALIZADOBrasil, 2008. Ação bluetooth para o stand da Petrobrás no Salão doAutomóvel. A empresa fez a distribuição do game Petrobras MobileRacing, produzido exclusivamente para a marca. As ações decomunicação offline do stand aliadas ao conteúdo atrativo garantiramexcelentes resultados em números de download.
  24. 24. Mobile Marketing LBS - Location Based SystemCases GEO- REFERENCIADOE.U.A., Canadá, Grã-Bretanha, Austrália, Irlanda e Alemanha, 2009. OFind Starbucks é um aplicativo que utiliza LBS (Location Based Services)e que encontra os cafés Starbucks mais próximos do usuário, onde querele esteja. A aplicação mostra as direções para se tomar, de carro ou emuma caminhada, até as lojas mais próximas. Oferece ainda endereços,mapas e reviews.
  25. 25. Mobile Marketing LBS - Location Based SystemCases GEO- REFERENCIADO O Spoleto toda sexta-feira irá premiar o “Mayor” de cada uma de suas 6 lojas. Por exemplo, uma das lojas Spoleto que está participando da brincadeira é a que esta localizada em São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1246. Toda sexta- feira, aquele que for o Mayor desta loja, deverá dirigir-se ao caixa, realizar um chekin no Foursquare e mostrar que ele é ainda o Mayor da loja. Na hora a pessoa receberá um prato Spoleto.
  26. 26. Mobile Marketing Cross-media
  27. 27. Mobile Marketing Cross-media
  28. 28. Mobile Marketing Não tratar os usuários no celular como os usuários no PC Não ignore as limitações dos aparelhosNão servir o mesmo conteúdo e da mesma forma para todas as plataformas Pensar no seu público-alvo Estudar como alcançar ele Agradar ele
  29. 29. Mobile Marketing
  30. 30. Mobile Marketing
  31. 31. Mobile MarketingESSE É SOMENTE O INÍCIO Mobile Payment Mobile Commerce Mobile Content iPhone x Android x Smartphones Redes Sociais Realidade Aumentada TV Móvel Navegação Turn by Turn GPS EBooks iAd ...
  32. 32. Mobile Marketing "Bem-vindo a era dos usuários eternamente insatisfeitos" By: Pedro Milanez pmilanez@gmail.com

×