Arte indiana

5,035 views

Published on

Slides que abordam alguns conceitos estéticos sobre a antíquissima arte indiana.

Published in: Design
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
  • Parabéns pelos slides, está bem criativo e original! Principalmente a ideia que você teve de colocar a bandeira da Índia como plano de fundo!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
5,035
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
202
Actions
Shares
0
Downloads
83
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arte indiana

  1. 1. A arte da Índia pode ser compreendida e julgada no contexto das pretensões e necessidades ideológicas, estéticas e rituais da civilização hindu. Tais pretensões se fixaram jáno século I a.C. e têm exibido notável tenacidade ao longo dos séculos.
  2. 2. A visão hindu-jaino-budista do mundo depende da resolução do paradoxo central de toda a existência, segundo o qual a mudança e aperfeição, o tempo e a eternidade, a imanênciae a transcendência, funcionam como partes de um único processo.
  3. 3. O artista hindu utiliza de forma acertada algunsmotivos, como a figura feminina, a árvore, a água, o leão e o elefante numa composição determinada. Ainda que o resultado seja às vezes inquietante no tocante aos conceitos, no que se refere à vitalidadesensual, ao sentido do terreno, à energia muscular eao movimento rítmico permanecem inconfundíveis
  4. 4. A arte indiana manifestada na arquitetura, na escultura, na pintura, na joalheria, na cerâmica, nos metais e nos tecidos estendeu-se por todo oOriente com a difusão do budismo e do hinduísmoe exerceu uma grande influência sobre as artes da China, do Japão, da Birmânia, da Tailândia, do Camboja e de Java.
  5. 5. A primeira mostra de arquitetura indiana foia construção de edifícios de tijolos, ao tempo que se levantavam estruturas de madeira.Embora estas últimas tenham desaparecido ao longo dos séculos, foram imitadas porconstruções de pedra que ainda estão de pé.
  6. 6. O Taj Mahal, mausoléu da esposa de um imperador mongol do século XVII, foiconstruído por cerca de 20.000 trabalhadores de1631 a 1648 em Agra, cidade no norte da Índia. Este enorme edifício rematado com cúpulas foiconstruído em estilo indo-islâmico, onde se usou mármore branco e gemas incrustadas.
  7. 7. No vale do Indo, entre os restos dos edifícios de tijolo queimado de Mohenjo-Daro, têm sido encontradosobjetos do III milênio a.C., entre os quais há figuras de alabastro e mármore, estatuetas de terracota elouça fina representando deusas nuas e animais, um modelo de carreta em cobre e numerosos selos quadrados de louça e marfim com animais e pictografias.
  8. 8. Em duas localidades se conservam restos de pinturasindianas anteriores ao ano 100 de nossa era. Os fantásticos murais das cavernas de Ajanta cobrem o períodoconpreendido entre os anos 50 e 642. Destacam-se também as pinturas da cova de Jogimara, em Orissa, que pertencem a dois períodos: ao século I a.C. e à época medieval, as primeiras de desenho mais vigoroso e de melhor qualidade do que as segundas.
  9. 9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:http://www.historiadomundo.com.br/indiana/arte -e-arquitetura-indiana.htm

×