Física   lista de exercícios 3 ano - 2º bimestre
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Física lista de exercícios 3 ano - 2º bimestre

on

  • 2,990 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,990
Views on SlideShare
2,990
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
32
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Física   lista de exercícios 3 ano - 2º bimestre Física lista de exercícios 3 ano - 2º bimestre Presentation Transcript

  • Nota Lista de exercícios de Física / 2° Bimestre – Unidades 1, 2 e 3 Data: 18 de maio de 2012 Curso: Ensino Médio 3° ano A Professora: Luciana M.A. Teixeira Nome: Nº Instruções gerais Para a resolução desta lista, siga as orientações abaixo: 1 – Leia com atenção os enunciados das questões propostas. 2 – As respostas devem elaboradas a caneta azul ou preta. 3 – O entendimento dos exercícios ajuda na resolução da avaliação mensal. 4 – As rasuras não contribuem para uma boa apresentação. 1 – Um corpo está eletrizado com uma quantidade de carga Q = - 1,6. 10-10 C. a) O corpo apresenta excesso ou falta de elétrons? b) Qual é o número de elétrons correspondente? 2 – Um corpo inicialmente neutro cedeu 1,0.1020 elétrons. a) O corpo possui carga elétrica positiva ou negativa? b) Qual foi a quantidade de carga adquirida pelo corpo? 3 – Um corpo possui carga elétrica de 1,6µC. Sabendo-se que a carga elétrica fundamental (e) é 1,6.10-19 C, pode-se afirmar que no corpo há uma falta de, aproximadamente: Faça os cálculos. (a) 1018 elétrons (b) 1013 elétrons (c) 1013 prótons (d) 1019 elétrons (e) 1031 elétrons
  • 4 – Se um corpo adquiriu 3µC de carga elétrica, qual é o número de elétrons em falta ou em excesso neste corpo? 5 – Qual a relação da série triboelétrica no processo de eletrização de um corpo? 6 – Defina: a) eletrização por atrito b) eletrização por contato c) eletrização por indução 7 – O que ocorre quando um fio terra é conectado a uma esfera metálica carregada? 8 – São dadas três esferas condutoras idênticas, A, B e C. A primeira está eletrizada com uma quantidade de carga Q; as outras duas são neutras. Encosta-se a esfera A na esfera B e, desfeito esse contato, encosta-se a esfera B na C. Qual é a carga de cada uma delas no final do processo? Se preferir desenhe as esferas para entender o que ocorre com as cargas.
  • 9 – Durante uma aula de Física, o Professor faz a demonstração de eletrostática que se descreve a seguir. Inicialmente, ele aproxima duas esferas metálicas – R e S -, eletricamente neutras, de uma outra esfera isolante, eletricamente carregada com carga negativa, como representado na Figura I. Cada uma dessas esferas está apoiada em um suporte isolante. Em seguida, o professor toca o dedo, rapidamente, na esfera S, como representado na Figura II. Isso feito, ele afasta a esfera isolante das outras duas esferas, como representado na Figura III. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, na situação representada na Figura III: (a) a esfera R fica com carga negativa e a S permanece neutra. (b) a esfera R fica com carga positiva e a S permanece neutra. (c) a esfera R permanece neutra e a S fica com carga negativa. (d) a esfera R permanece neutra e a S fica com carga positiva. (e) a esfera R e S ficam neutras. 10 –Determine a magnitude da força elétrica em um elétron no átomo de hidrogênio, exercida pelo próton situado no núcleo atômico. Assuma que a órbita eletrônica tem um raio médio de d = 0,5.10-10 m.
  • 11 – Tem-se uma esfera eletrizada negativamente com carga Q. Sendo e o valor da carga de um elétron, o quociente e Q é necessariamente: (a) par (b) ímpar (c) não inteiro (d) inteiro (e) infinito 12 – Determine a intensidade da força de repulsão entre duas cargas elétricas iguais a 1C, situadas no vácuo e a 1m de distância. É dada a constante eletrostática: 2 2 9 0 . 10.9 C mN k = 13 – Três pequenas esferas A, B e C com cargas elétricas respectivamente iguais a 2Q, Q e Q estão localizadas como mostra a figura: d B C 2d A
  • A intensidade da força elétrica exercida por C sobre B é de 8.10-2 N. Qual a intensidade da força elétrica resultante de A e C exercem sobre B? 14 – Duas cargas puntiformes são fixadas nos pontos A e B distantes de um metro. Sendo a carga em A, QA = 10-6 C e a carga em B, QB = 4.10-6 C, determine um ponto P, onde o vetor campo elétrico resultante seja nulo. 15 – Represente as linhas do campo elétrico (E) do sistema de esferas abaixo, sabendo que as esferas A e B são positivas e C negativa. Boa tarefa! “Não diga que não pode, sem ao menos tentar fazer”.