Expec 2012

  • 368 views
Uploaded on

Relatório e projeto Expec 2012 prof. Marcelo B.

Relatório e projeto Expec 2012 prof. Marcelo B.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
368
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. EXPEC 2012 Prof. Marcelo Bruno
  • 2. Regra para inscrição e seleção detrabalhos: As equipes deverão ter no mínimo 2 e no maximo 6 componentes. Para escrever o trabalho a equipe deverá trazer um projeto de apresentação do trabalho. O período de entrega do projetos e inscrição dos trabalhos é de 27/08 a 18/09. Caso o professor não aprove o projeto, a equipe terá um prazo de uma semana para apresentar um novo.
  • 3. Projeto Escolha do Tema Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha: Fatores internos - Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento. - Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, não relacionado à pesquisa. - O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área.
  • 4. Projeto Problema O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação. Exemplo: Tema: Reciclagem . Problema: custo e beneficio
  • 5. Projeto 5.4 - Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido parapesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada. Exemplo: (em relação ao Problema definido acima) Hipótese: Os beneficos que a reciclagem traz para a sociedade.
  • 6. Projeto 5.5 - Justificativa A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.
  • 7. Projeto - Objetivos A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro,demonstrar alguma coisa etc..
  • 8. Projeto Metodologia A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
  • 9. Relatório Capa Elemento de proteção e estética. Não é contada nem numerada. Deve conter os seguintes elementos, conforme o modelo: • Nome da Escola; • Título do Trabalho; • Nome do aluno; • Localidade, mês e ano.
  • 10. Relatório
  • 11. Relatório Desenvolvimento O desenvolvimento do assunto é a parte mais importante e extensa do texto em que é exigido raciocínio lógico e clareza. Seu objetivo é proporcionar uma exposição clara da idéia principal, fundamentando-as de modo racional com os resultados da investigação.Deverá conter e analisar os tópicos indicados na introdução e ser dividida em tantas seções e subseçoes quantas forem necessarias para o detalhamento da pesquisa e/ou estudo realizado (descrição de métodos, teorias,procedimentos experimentais, discussão de resultados etc.).
  • 12. Relatório Material utilizado
  • 13. Relatório CONCLUSÃOÉ a parte final do trabalho. Nela aparecem as considerações finais levando em conta os objetivos propostos na introdução. Poderá conter sugestões e recomendações para novas pesquisas. Normalmente empregam-se verbos como por exemplo:Constatou-se; Observou-se; Verificou-se; Concluiu-se; Constatou-se e outros.
  • 14. Relatório Referências Bibliográficas Quando produzimos algum trabalho usamos material de apoio para organizá-lo.Esse material utilizado é o que chamamos de Referências. As referências podem ser os livros, as revistas, os artigos, os sites, os DVDs, os CDs e outros materiais que usamos para compor nosso trabalho.
  • 15. Trabalho 8° ano Tema: Reciclagem Planeta sustentável Custo e lucro Graficos e estatistica Exemplos de empresas
  • 16. Trabalho 7° ano Tema: Os bastidores de uma Olimpiada Estrutura Investimento Gastos de verba pública Mudança na estrutura física da cidade Geração de empregos Melhorias nos Transportes Retomada do Crescimento Hoteleiro Investimentos em Educação Investimentos em Esporte