• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Arquitetura romana
 

Arquitetura romana

on

  • 5,035 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,035
Views on SlideShare
5,033
Embed Views
2

Actions

Likes
1
Downloads
42
Comments
0

2 Embeds 2

http://marcelodourado.blogspot.com 1
http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Arquitetura romana Arquitetura romana Document Transcript

    • ARQUITETURA ROMANAA arte romana começou a desenvolver-se no século II a.C, quando Roma já dominava todo oMediterrâneo e avançava para o norte da Ásia e Europa. Houve forte influência tanto da culturaetrusca quanto da grega. Esta última refletiu-se bastante na literatura, religião, língua, esculturae arquitetura. Sendo assim, a arquitetura de Roma Antiga é formada por uma fusão deelementos gregos e etruscos, que deram origem ao chamado “estilo romano”. O plano dotemplo é herdado dos etruscos, já a ornamentação é grega. Por essa razão, discute-se se háou não a existência do estilo romano.Materiais utilizados –>opus comenticum – um material indestrutível, uma espécie de concreto armado.Opus lateriium – ladrilho que permitia versatilidade.A combinação dos dois materiais permitia a construção de abóbadas de grande dimensão,porém bastante leves.A arte romana foi utilizada desde o século I a.C como demonstração de grandeza.Palácios, casas de veraneio, arcos de triunfo, colunas com estrelas comemorativas, alamedas,arquedutos, estátuas, templos, termas e teatros foram erguidos ao longo e ao largo dos vastose variados domínios do império romano.
    • Fonte:http://www.pegue.com/artes/arquitetura_romana.htm
    • Coliseu - maior expressão da arquitetura clássica romana. Foi inaugurado pelo Imperador Tito, em 80 d.C. Podia comportar até 50.000 pessoas, e era palco de combates entre Gladiadores e animais selvagens. Piazza di Spagna – praça mais famosa de Roma, em frente a escadariada Igreja Trinitá dei Monti.Fontana di Trevi - é a maior e mais famosa fonte de Roma. Existe a tradição de jogar moedas na fonte com a crença de que assim, se retornará à cidade.Vaticano – Localizado dentro da cidade de Roma, é o menor país do mundo e capital doCatolicismo.
    • Basílica de São Pedro - entrada do Vaticano, é a maior Igreja do mundo, onde foi enterrado São Pedro, o fundador da Igreja Católica. Capela Sistina – localizada dentro doVaticano, é famosa pelas pinturas em seu teto, uma das principais obras de Michelangelo.Fórum Romano – Hoje, o que se vê são ruínas de palácios,monumentos e basílicas, como do Templo de Saturno, Templo deRômulo, Basílica de Constantino e os Mercados de Trajano.Porém na Roma Antiga, o conjunto representava o centropolítico, comercial e judiciário do Império Romano.Pantheon – é o templo mais bem conservado da Roma Antiga.Piazza Navona – uma das praças barrocas de Roma. Entre as estátuas representadas, está aestátua de netuno e um grande obelisco no centro. Sua forma assemelha-se a dos antigosestádios da Roma Antiga.
    • Igreja San Pietro in Vicoli - igreja que guarda a estátua de Moisés,outra obra esculpida porMichelangeo e as correntes dos soldados que prendem São Pedro.