• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Formação  Menino Jesus de Praga
 

Formação Menino Jesus de Praga

on

  • 1,107 views

Jornada Pedagógica do Centro de Ensino Mennino Jesus de Praga

Jornada Pedagógica do Centro de Ensino Mennino Jesus de Praga

Statistics

Views

Total Views
1,107
Views on SlideShare
861
Embed Views
246

Actions

Likes
0
Downloads
13
Comments
0

6 Embeds 246

http://meninojpraga.blogspot.com.br 166
http://meninojpraga.blogspot.com 68
http://www.meninojpraga.blogspot.com.br 6
http://meninojpraga.blogspot.ie 3
http://www.meninojpraga.blogspot.com 2
http://www.google.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Formação  Menino Jesus de Praga Formação Menino Jesus de Praga Presentation Transcript

    • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
    •  Metas e objetivos; Competências e habilidades; Matriz de Referência do ENEM
    • Significa a mesmacoisa?
    • Você sabe para ondeestá indo? O rumoque esta dando parasua vida é o que vocêrealmente deseja?
    • .
    • Será que também éa mesma coisa?
    • A idéia de competências possui três ingredientes básicos:1) - relaciona-se diretamente à idéia de pessoa, ou seja, não se pode dizer que um computador (máquina) é competente;2) - a competência vincula-se à idéia de mobilização, ou seja, a capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se busca. A não compreensão desse aspecto, leva ao entendimento, de competência como mero saber fazer algo;3) - sua apresentação como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pela pessoa na realização de uma tarefa. As competências se desenvolvem num contexto.
    • 1) A quem compete facilitar o desenvolvimento decompetências?2) O que é ser competente ?3) Nós queremos desenvolver competências sobque ótica: a do capital, a do saber escolar, a davida?4) Quais as grandes mudanças por parte doprofessor e do aluno no ensino para competência?5) A competência valoriza o profissional?6) O que o aluno ganha com isto?
    •  O conceito de habilidade também varia de autor para autor. Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Nesse sentido, a competência estaria constituída por várias habilidades. No entanto, não de pode afirmar que uma habilidade "pertence" a determinada competência, pois uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes. Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma boa expressão verbal (considerando que isso seja uma habilidade) pode se utilizar dela para ser um bom professor, um radialista, um advogado, ou mesmo um demagogo. Nesse contexto, essa habilidade estará compondo competências diferentes.
    •  O conceito de competências e habilidades não é unívoco, mais varia muito a forma como estão sendo tratadas na prática. Os PCNs, os currículos estaduais, outros documentos (como por exemplo os do ENEM e do SAEB) dão tratamentos diferenciados. Um dos complicadores da situação, é que ainda há muitas dúvidas entre competências, habilidades e seus vínculos com os conteúdos conceituais. A competência, para ter a mobilidade que a caracteriza, não pode estar associada a nenhum conteúdo específico. Entretanto, admite-se que é muito difícil organizar um programa ou um currículo sem fazer essa associação.
    •  Desenvolver a capacidade de questionar processos naturais e tecnológicos, identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções. Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas. Para desenvolver essas competências, será necessário que elejamos algumas habilidades a elas vinculadas relacionando-as com algum(ns) conteúdo(s) conceitual(is).
    •  Segundo Perrenoud, construir uma competência significa aprender a identificar e a encontrar os conhecimentos pertinentes. Por isso, "se estiverem já presentes, organizados e designados pelo contexto, fica sem sentido a parte essencial da transferência e da mobilização“. Do ponto de vista prático, isso significa que é necessário que os alunos descubram os seus próprios caminhos. Quanto mais "pronto“ o conhecimento chegar a eles, menos estarão desenvolvendo a própria capacidade de buscá-los, de "aprender a aprender", conforme é debatido hoje. Se for levada ao extremo, essa concepção tornaria desnecessária e até mesmo, prejudicial a atuação do professor. Entretanto, não é essa a interpretação que é dada. O professor tem que reconhecer, que o ensino não pode mais centrar-se unicamente na transmissão de conteúdos conceituais. Nesse contexto, o professor passa a ser um facilitador do desenvolvimento, pelos alunos, de habilidades e competências.
    • Processo seletivo oficialdo Governo Federal parao ingresso de alunos nasUniversidades.
    •  É um instrumento norteador para a construção de itens (questões). Estas matrizes desenvolvidas pelo INEP, são estruturadas a partir de competências e habilidades que se espera que os participantes do teste tenham desenvolvido em uma determinada etapa da educação básica. É importante destacar que a Matriz de Referência não se confunde com o currículo, que é muito mais amplo. É, portanto, uma referência tanto para aqueles que irão participar do teste, garantindo ao processo e permitindo-lhes uma preparação adequada, como para análise dos resultados do teste aplicado.
    •  O ítem consiste na unidade básica de um instrumento de coleta de dados, que pode ser uma prova, um questionário etc. Nos testes educacionais, ítem pode ser considerado sinônimo de questão, utilizado com freqüência nas escolas. Pode ser de dois tipos: De resposta livre; De resposta orientada ou objetivo. Um único teste pode conter itens de ambos os tipos ou apenas um deles. Para o nosso estudo (para o ENEM), interessa em particular os itens objetivos. Exemplo de ítens objetivos: os de múltipla escolha, definidos como aqueles que permitem ao participante do teste escolher a resposta entre as várias alternativas, das quais apenas uma é correta.
    • Situação-problema: é um desafio apresentado no item que reporta o participante do teste a um contexto reflexivo e instiga-o a tomar decisões, o que requer um trabalho intelectual capaz de mobilizar seus recursos cognitivos mentais. Deve estar contextualizada de maneira que permita ao participante incorporar situações vivenciadas.
    • Utilizado nos testes do INEP, divide-se em trêspartes: 1) Texto-base: 2) Enunciado (comando): 3) Alternativas:
    • 1) Texto-base:Compõe a situação-problema a ser formulada no ítem a partir dautilização de um ou mais textos-base (textos verbais e não verbais:figuras, tabelas, gráficos, esquemas, quadros, entre outros) quepoderão ser de dois tipos:I) formulados pelo próprio elaborador para o contexto do ítem e;II) referenciados por publicações de apropriação pública.A formulação de texto, imagens, tabelas, etc. pelo próprioelaborador para o contexto do ítem está condicionada,necessariamente, à construção de uma situação hipotética.O uso de publicações implica a citação da respectiva fonte, mesmodaquelas de domínio público, conforme ABNT. Recomenda-se queestas publicações não sejam do próprio elaborador.
    • 3) Alternativas:São possibilidades de respostas para a situação-problema apresentada,dividindo-se em: gabarito e distratores. 3.1) Gabarito: indica, inquestionavelmente, a única alternativa corretaque corresponde à situação-problema proposta. 3.2) Distratores: são as alternativas incorretas à resolução da situação-problema; - Devem parecer corretas para os participantes do teste que nãodesenvolveram a habilidade em questão. Isso significa que o distrator deveretratar hipóteses de raciocínio utilizadas na busca da solução da situação-problema apresentada; - Não devem criar dificuldades para o participante com relação àhabilidade; - Não devem ser situações capazes de induzi-lo ao erro (grosseiros oualternativas absurdas) dentro ou não do contexto do ítem. Isso tende ainduzir a identificação da alternativa correta.
    • Como elaborar um ítem:1) Selecione um habilidade da Matriz de referência. Esta habilidade vai estar vinculada a uma área de Competência;2) Construa a situação-problema, atentando-se para a realidade cotidiana do público-alvo;3) Dê preferência a fontes primárias, originais e sem adaptações, caso utilize textos-base referenciado, conforme ABNT;4) Utilize preferencialmente, textos que abordem temas atuais e sejam adequados ao público-alvo;5) Evite a utilização de texto extensos, em consideração ao tempo de leitura do item durante a realização do exame;6) Elabore itens inéditos (tente), que não foram publicados, divulgados ou utilizados em sala de aula);
    • 7) Evite abordagens de temas que suscitem polêmicas;8) Evite utilizar ou redigir texto-base, enunciado ou alternativas que induza o participante ao erro (“pegadinhas”);9) Elabore o enunciado: - utilizando termos impessoais: considera-se, calcula-se, argumenta-se etc.; - não utilize termos como: falso, exceto, incorreto, não, errado; - não utilize termos absolutos como: sempre, nunca, todo, totalmente, absolutamente, completamente, somente; - não utilize sentenças como: pode-se afirmar que, é correto que;
    •  10) Construa as alternativas: - independentes umas das outras, de forma que não sejam excludentes, negando informações do texto; - dispostas de maneira lógica (sequência narrativa, alfabética, crescente/decrescente etc.); - evite repetição de palavras que aparecem no enunciado; - evite alternativas demasiadamente longas; - não use: “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”; - o gabarito deve estar exposto de forma clara, ser a única alternativa correta e não deve ser mais atrativo que os distratores; - os distratores não devem ser absurdos em relação à situação-problema apresentada;
    • 11) Observe as regras para a redação das alternativas, conforme a área de conhecimento.12) construa justificativa para as alternativas com argumentação consistente que explique o erro e o acerto;13) Indique o nível de dificuldade estimado do ítem (fácil, médio ou difícil) com base na sua experiência docente;14) Considere o tempo médio de três minutos para a resolução do ítem.
    • I) Dominar linguagens (DL);II) Compreender fenômenos (CF);III) Enfrentar situações-problemas (SP);IV) Construir argumentação (CA);V) Elaborar propostas (EP). Consultar: (Matriz de referência do ENEM)
    • São 04 as áreas do Conhecimento: 1) Linguagens, Códigos e suas tecnologias; 2) Matemática e suas tecnologia; 3) Ciências da Natureza e suas tecnologias; 4) Ciências Humanas e suas tecnologias.* Cada uma destas áreas possuem as suas respectivas competências, e a estas, estão relacionadas algumas habilidades que as desenvolvem. (consultar material).
    • “É necessário que cada um de nóssejamos responsáveis pela formaçãoglobal de nossos alunos, e nãosomente pelo aspecto informativo,relacionado às nossas áreas específicasde atuação”.
    • QUESTÕES:1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa choque ( )Amarelo2)Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______( ) Pêlo ( ) Pentêlho ( ) Penugem ( ) Pena ( ) Cabelo4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho ( ) puteiro5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo ( ) Botafogo( ) Vasco da Gama
    • 6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo ( ) carne de sol7) Grande Bandeirante foi Borba _______( ) Lebre ( ) Zebra ( ) Gato ( ) Veado ( ) Vaca8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ______( ) Anda ( ) Pára ( ) Corre ( ) Dispara ( ) Caminha9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de ________( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal ( ) Chiqueiro10) D. Pedro I popularizou-se quando __________( ) eliminou a concorrência ( ) decretou sua falência ( ) saturou a paciência( ) proclamou a independência ( ) liberou a flatulência11) Pedro Alvares Cabral _____________( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o Brasil( ) foi pra puta que pariu ( ) tropeçou mas não caiu12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura
    • 13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______( ) sujo ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo ( ) apertado14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______( ) Fiofó ( ) Cu ( ) Rêgo ( ) Furico ( ) Forevis15) O mártir da independência foi Tira___________( ) gosto ( ) cabaço ( ) que está doendo ( ) dentes ( ) e põe de novo16) D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________( ) Hortência volte! ( ) Eu dou por esporte! ( ) Como dói, prefiro a morte!( ) Independência ou morte! ( ) Maria, endureceu! Que sorte!Conclusão: TIRIRICA ACERTOU TODAS,Segundo o TSE, ele ainda escreveu no final da prova:
    • “Tá pensando que eu sou abestado!