Atividades no Moodle(Recursos e Atividades)

20,782 views

Published on

Apresentação "Atividades no Moodle(Recursos e Atividades)"

Published in: Education
3 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Então, tenho utilizado o próprio SlideShare, mas quero fazer um curso pago e o conteúdo não pode ficar do lado de fora do Moodle, do contrário as pessoas tem acesso e não precisam pagar para acessá-lo. Obrigado pelo esclarecimento!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Ja vi alguns posts que falam que é possivel, mas eu particularmente nunca consegui fazer funcionar. Sempre coloco o slide em pdf, e coloco no moodle daí o aluno consegue ver na tela. Ou coloco o slide para download. E mais recentemente, to usando o prezzi(www.prezzi.com), que depois de criar a apresentação é possivel colocar o embed no moodle.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Você sabe me dizer se é possível importar uma apresentação de slides para dentro do Moodle?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
20,782
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5,025
Actions
Shares
0
Downloads
349
Comments
3
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividades no Moodle(Recursos e Atividades)

  1. 1. Apresentando o Moodle Educação do século XXI Software social e e-learning George Teodoro Leonardo Rocha Agosto/2007
  2. 2. Arquitetura do Moodle As atividades são o coração do sistema de gestão de cursos. O Moodle foi desenhado por um educador e informático, baseando-se nos princípios do “construtivismo social”. “ O Construtivismo afirma que a aprendizagem é especialmente efetiva quando se realiza tendo em vista a partilha com outros. O conceito de construtivismo social amplia as idéias expostas e as direciona a um grupo social que constrói a sua aprendizagem conjuntamente, criando em colaboração uma cultura de partilha de conteúdos e significados. Quando nos submergimos em uma cultura como essa, vamos aprender continuamente como ser uma parte dessa cultura em muitos níveis.”
  3. 3. Iniciando O Moodle tem um desenho modular que facilita o processo de acrescentar as atividades que formam um curso: 1. Os privilégios da criação de uma disciplina são dados ao professor. 2. Selecione uma das disciplinas das quais é professor. 3. Clique em “Ativar modo edição” na disciplina vazia. 4. Adicione recursos ou atividades à disciplina.
  4. 4. Lista das Atividades disponíveis Lista dos Recursos disponíveis Atividades e Recursos Quando o modo de edição está ativado, o criador da disciplina pode adicionar atividades a partir de uma lista intuitiva com os módulos disponíveis.
  5. 5. Características - Módulos Tarefa - Atribui tarefas on-line ou off-line; Os alunos podem entregar as suas tarefas em um arquivo de qualquer formato. Chat - Permite a comunicação em tempo real. Pesquisa de avaliação – Os professores criam uma pergunta e um número de opções para os alunos. Utilize este módulo para fazer votações rápidas sobre um tema. Escolha - Permite aos alunos refletirem sobre um tema e escolher uma resposta ao fim. Cada módulo fornece ajuda sobre as suas características
  6. 6. Características - Módulos Fórum - Os fóruns permitem diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema. A participação em fóruns pode ser parte integral da experiência de aprendizagem e ajuda os alunos a esclarecer e desenvolver a sua compreensão a respeito de um tema. Os alunos podem classificar os comentários inseridos no fórum, baseando-se nas escalas determinadas pelo criador do curso
  7. 7. Características - Módulos Lição - Permite criar e gerir um conjunto de "páginas ligadas". Cada página pode terminar com uma pergunta. Conforme resposta do aluno, a página prossegue a lição ou retorna aos itens já utilizados. Glossário - Cria uma compilação dos termos mais utilizados na disciplina. Existem várias opções de representação, incluindo lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras. Wiki - Ferramenta de edição colaborativa (como Wikipédia). Os termos do glossário aparecem em todos os recursos da disciplina. O Moodle tem o seu próprio motor de busca. Laboratório de Avaliação - Permite que o professor atribua avaliações dos trabalhos para os próprios alunos.
  8. 8. Características - Módulos Questionário - Permite questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, múltipla escolha, respostas curtas, associações, perguntas aleatórias, numéricas - inseridas no texto e tornando possível a inclusão de gráficos. Os professores podem definir com precisão os exames do curso, e importar questões de formatos mais populares como IMS QTI, Blackboard ou WebCT. O Moodle permite ainda integrar áudio nos seus questionários.
  9. 9. Características - Módulos Recurso - Serve para incluir conteúdos em um curso. Podem ser: texto sem formato, arquivos, Links, Wiki ou HTML ( Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referência bibliográfica. O Moodle permite adicionar expressões matemáticas numa atividade, usando o editor incorporado de HTML
  10. 10. Gestão da disciplina - Participantes Podemos ver a atividade de todos os participantes do curso. Os alunos criam um perfil pessoal que pode incluir uma imagem, o que ajuda a estabelecer laços sociais na comunidade de aprendizagem. Os alunos preenchem uma página pessoal com o seu perfil. A inclusão de uma imagem e dos detalhes do seu perfil criam laços sociais.
  11. 11. Gestão da disciplina - Grupos Dividir os alunos em grupos é uma atividade normal em educação. O Moodle permite que o professor da disciplina crie grupos facilmente, além de determinar como os membros se relacionam com os outros grupos e nas diferentes atividades. Criar nomes de grupo distintos é fácil. Com um click atribuem-se alunos e professores a um grupo.
  12. 12. Gestão da disciplina - Calendário Manter um calendário de acontecimentos é importante para o aluno e o professor do curso. Os acontecimentos podem ser criados em diversas categorias, incluindo: <ul><li>Os acontecimentos globais aparecem em todos os cursos.
  13. 13. Os acontecimentos do curso são afixados pelo professor.
  14. 14. Os acontecimentos de um grupo apenas são visíveis ao grupo;
  15. 15. Os acontecimentos do usuário são afixados pelo usuário. (Por ex.: datas assinaladas, pessoais, etc.) .
  16. 16. Os acontecimentos próximos aparecem na página principal do curso, avisando o aluno.
  17. 17. Os alertas são de cores por categorias. </li></ul>
  18. 18. Gestão da disciplina - Administração O painel de controle de administração coloca à distância de um clique todas as funções importantes da gestão do curso. Os professores e os estudantes podem ser inscritos ou eliminados manualmente. As opções para efetuar cópias de segurança e restauração de uma disciplina são obtidas em um único monitor.
  19. 19. Gestão da disciplina - Notas A opção de classificações oferece uma visualização de todas as classificações dos fóruns, trabalhos, diários, questionários, lições e oficinas. A escala de classificações aplicada em uma atividade de aprendizagem mostra-se, junto com um total acumulado, em uma única página. As classificações podem-se salvas em formato de Excel ou em texto para incluir em um boletim eletrônico externo.
  20. 20. Gestão da disciplina - Relatórios Monitora quando e quais os recursos foram acessados por um determinado aluno. Os registros estabelecem claramente onde está um aluno na disciplina. Pode localizar facilmente a data e o acesso específico de uma atividade da disciplina, um aluno, ou um módulo.
  21. 21. Gestão da disciplina - Ajuda Um grande número de ajudas estão acessíveis no seu contexto. Os cursos incluem um fórum exclusivo de professores, onde podem colaborar em tarefas e compartilhar idéias. O Moodle tem um manual do professor que proporciona instruções passo a passo em todos os aspectos e, claro, a gestão da aprendizagem.
  22. 22. Experiência do aluno - Iniciar sessão Os alunos acham fácil navegar nas páginas das disciplinas do Moodle com o seu browser , pois um histórico de links está sempre presente. O início de sessão ocorre em uma janela intuitiva. O registro do aluno pode ser efetuado pelo próprio aluno ou pelo administrador.
  23. 23. w Experiência do aluno Notificação via e-mail: Se os alunos se “inscreverem” nos fóruns, as novas mensagens serão enviadas via correio eletrônico. Além disso, os professores podem escolher a notificação via e-mail, também, para diálogos privados. w 24/7/365 Sempre! Os alunos podem se conectar a qualquer momento, de onde quiserem para usar os recursos da disciplina, e podem especificar o fuso horário e o idioma que desejem utilizar. O Moodle dispõe de interfaces para 34 idiomas.
  24. 24. Quem usa o Moodle? Mais de 1160 organizações em 81 países têm sites Moodle em Abril de 2004 (http://moodle.org/sites). Este número está crescendo a um ritmo de 10% por mês . O Moodle é a plataforma de aprendizagem virtual ideal para: Escolas. Institutos. Universidades. Centros de formação profissional Bibliotecas. Agências de emprego. Academias.
  25. 25. Porque não experimentar o Moodle agora? Estes sites de Moodle estão abertos para os explorar como aluno, ou como professor: Utilizando o Moodle : http:// moodle.org/course/category.php?id=1 Moodle Para o ensino de línguas: http:// moodle.org/course/category.php?id=1 O que é o Software Open Source : http:// moodle.org/course/category.php?id=2 Demo para explorar como professor: http:// moodle.org/course/category.php?id=2 Ajuda também pelos Contatos: [email_address] [email_address] Em breve: Manual de Utilização do Usuário (Professor e Aluno) no site do CAED www.caed.ufmg.br

×