MAICON FITNESS &
ESPORTE
EDIÇÃO NUMERO # 1
APRESENTAÇÃO
É com orgulho e entusiasmo que apresento a
vocês o primeiro numero da revista Maicon
Fitness & Esporte, uma n...
INDICE
 MUSCULAÇÃO PG 4
 PILATES PG 6
 T.FUNCIONAL PG 8
 FUTEBOL PG10
 CORRIDA DE RUA PG12
 LUTAS PG13
 RIO 2016 PG...
MUSCULAÇÃO
A Musculação e uma das atividades físicas mais
antigas da humanidade, onde os gregos e os romanos,
realizavam e...
MUSCULAÇÃO
A partir dos anos 40, através dos irmãos Weider, a
musculação ganhou destaque com as primeiras
publicações cien...
PILATES
Uma das grandes febres no Brasil nos últimos 3 anos,
o Pilates e muito antigo, sendo um método criado e
difundido ...
PILATES
A partir dos anos 90, o Pilates ganhou o impulso
que necessitava com grandes estrelas do esporte e
musica como Mad...
TREINAMENTO
FUNCIONAL
O Treinamento Funcional vem sendo falado, discutido,
avaliado mas poucos realmente conhecem o concei...
TREINAMENTO
FUNCIONAL
MOVIMENTOS FUNCIONAIS
FUTEBOL
FUTEBOL RESULTADO X FUTEBOL BONITO: A ETERNA
RIVALIDADE
No futebol existem verdades friamente estatísticas,ou seja...
FUTEBOL
Os dois estilos são eficientes, mas se acredita que se deva
levar em conta principalmente os jogadores que o profe...
CORRIDA DE RUA
O Esporte mais democrático do mundo, a Corrida de Rua
cresce a cada dia no Brasil. O numero de atletas amad...
LUTAS
O Boxe e o Vale-Tudo travam um duelo mundial nos últimos
anos pela audiência televisiva e por novos seguidores. Ness...
RIO 2016
O Brasil tem um grande desafio no próximo ciclo olímpico, um desafio que
vai mais alem de construir estádios, gin...
PILULA CIENTIFICA
HIPERTENSÃO ATINGE 23,3% DOS BRASILEIROS
Estudo do Ministério da Saúde mostra que a proporção de pessoas...
Venha Treinar Com
Qualidade e Resultado
www.maiconprivate.net
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Maicon Fitness

209 views
148 views

Published on

Revista Fitness

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
209
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Maicon Fitness

  1. 1. MAICON FITNESS & ESPORTE EDIÇÃO NUMERO # 1
  2. 2. APRESENTAÇÃO É com orgulho e entusiasmo que apresento a vocês o primeiro numero da revista Maicon Fitness & Esporte, uma nova opção de publicação para um pais que infelizmente produz poucas revista de qualidade na área de Fitness, Wellnes e esporte que retratem e opinem a realidade e a ciência dessas atividades. Em um pais que busca a eficiência olímpica, a formação regular de novos talentos, que e o Brasil esperando por grandes mega eventos esportivos como os Jogos Olímpicos de Verão e a Copa do Mundo, um pouco de ciência no esporte e sempre bem vinda. Aproveite e divirta-se. Professor Maicon Alessandro Editor e Idealizador.
  3. 3. INDICE  MUSCULAÇÃO PG 4  PILATES PG 6  T.FUNCIONAL PG 8  FUTEBOL PG10  CORRIDA DE RUA PG12  LUTAS PG13  RIO 2016 PG14  PILULA CIENTIFICA PG15
  4. 4. MUSCULAÇÃO A Musculação e uma das atividades físicas mais antigas da humanidade, onde os gregos e os romanos, realizavam exercícios primitivos com pedras e metais para preparar-se para as inúmeras guerras de conquistas e dominação que agigantaram e fortaleceram seus respectivos impérios. Alem disso os guerreiros deveriam ser musculosos e saudáveis para representar a força e a beleza do estado dominante. Na Grécia esses exercícios também eram utilizados para melhorar o desempenho dos atletas nas antigas celebrações olímpicas. A partir do século 20, o trabalho com sobrecarga ganhou notoriedade nos anos de 1910 e 1920 com as famosas atrações de circo nos Eua e Europa com os inúmeros homens mais fortes do mundo.
  5. 5. MUSCULAÇÃO A partir dos anos 40, através dos irmãos Weider, a musculação ganhou destaque com as primeiras publicações cientificas e competições de fisiculturismo. Os primeiros aparelhos começarão a surgir nos Eua nos anos 50, e nas décadas seguintes nos anos 60, 70 e 80 viveu-se a época de ouro da musculação, época personificada por grandes ídolos do esporte e do cinema como Lou Ferrigno, Sergio Oliva, Arnold Shwarzenneger, Frank Columbo, Silvester Stallone e Jane Fonda que influenciaram milhares de pessoas a praticar a musculação. Essa geração viu o nascimento das academias de musculação e ginástica, que predominantemente eram espaços masculinos e muitas vezes hostis. Nos dias de hoje vemos o crescimento desses centros de cultura do corpo e o aumento dos estudos científicos na área do fitness. Podemos dizer que hoje a academia e um espaço democrático com mulheres, homens e idosos dividindo os mesmos aparelhos e em busca de todos os seus benefícios.
  6. 6. PILATES Uma das grandes febres no Brasil nos últimos 3 anos, o Pilates e muito antigo, sendo um método criado e difundido nos anos 30 pelo alemão Joseph Pilates. Joseph que teve uma infância marcada por doenças e raquitismo severo acabou criando de forma autodidata uma técnica de movimentos com respiração controlada, que desenvolve a força muscular, o fortalecimento das articulações e o melhor funcionamento do organismo em geral. Conta-se que Pilates desenvolveu seu método em um hospital, utilizando o sistema de molas das camas de repouso, um dos indícios desse fato e o nome de alguns dos aparelhos e seu formato como e a Chair (cadeira), o Cadillac e o Reformer que se assemelham a uma cama hospitalar. O Pilates então cresceu nos Eua com a abertura do primeiro estúdio em Nova York, das mãos do próprio Joshep que cativou muitas personalidades desse pais.
  7. 7. PILATES A partir dos anos 90, o Pilates ganhou o impulso que necessitava com grandes estrelas do esporte e musica como Madonna, Magic Jhonson, Lisa Lesley e Emerson Fittipaldi utilizando e beneficiando-se da técnica. O numero de estudios de Pilates no Brasil cresce a cada dia, ainda que todavia se tenha pouca literatura na área. O Pilates foi e será sempre um método avançado para o seu tempo.
  8. 8. TREINAMENTO FUNCIONAL O Treinamento Funcional vem sendo falado, discutido, avaliado mas poucos realmente conhecem o conceito correto desse método que cresce no mundo todo, assim como o Pilates divulgado por grandes atletas. Mas o que e Treinamento Funcional? Significa simplesmente treinamento para a função, ou seja, em uma sessão vou trabalhar e desenvolver atividades fundamentais para o dia a dia do ser humano, como andar, correr, equilibrar-se, saltar, puxar, empurrar etc. Por ser diversificado as aulas são muito motivantes, pois em uma aula trabalharei velocidade, força, equilíbrio, resistência muscular, potencia, coordenação etc. Concluindo vou desenvolver em um idoso o equilíbrio e a força muscular para evitar quedas, em um atleta que busca coordenação e velocidade focamos exercícios específicos. A grande diferença entre o Treinamento Funcional e outros métodos e a utilização de vários segmentos musculares em um mesmo movimento ou exercício.
  9. 9. TREINAMENTO FUNCIONAL MOVIMENTOS FUNCIONAIS
  10. 10. FUTEBOL FUTEBOL RESULTADO X FUTEBOL BONITO: A ETERNA RIVALIDADE No futebol existem verdades friamente estatísticas,ou seja Telé Santana, Luis Felipe Scolari, Parreira, Mourinho, Bianchi e Guardiola são vencedores e ponto final. Mas analisando os métodos de jogo desses treinadores e suas equipes vencedoras históricas, nos remete a eterna discussão, o jogo bonito ou o jogo de resultados, qual o mais eficiente. Essa discussão se apimentou nos últimos dias com a seqüência de mega confrontos entre Barcelona e Real Madrid na Europa, duas equipes tão agônicas como seus respectivos comandantes. O Barcelona e o modelo mais amado de futebol do mundo, com seu jogo rápido, extremamente técnico e dominador das ações coletivas e individuais das partidas, com jogadores extraordinários como Xavi e Messi. Esse Barcelona nos remete a times históricos que sabiam jogar o bom futebol como o Brasil de 82, o Flamengo de Zico, o Nápoli de Maradona etc. O Real Madrid de Mourinho aparece como o vilão da historia, que apesar de ter um elenco formidável, joga para impedir que o adversário jogue e para buscar uma única bola que lê dara a vitória. Esse e o estilo dos times de Mourinho que vem dominando o cenário europeu nos últimos 8 anos.
  11. 11. FUTEBOL Os dois estilos são eficientes, mas se acredita que se deva levar em conta principalmente os jogadores que o professor tem a disposição e as características de um adversário mais forte, na Argentina essa discussão e feroz e se resume a dois nomes onde os defensores do futebol ofensivo são designados menotistas e os defensores do futebol resultado são os billardistas, discusão que não tem fim pois os dois métodos levaram a Argentina ao titulo mundial. Concluindo, com tantas discussões abertas, vemos que elas são o combustível da paixão pelo futebol.
  12. 12. CORRIDA DE RUA O Esporte mais democrático do mundo, a Corrida de Rua cresce a cada dia no Brasil. O numero de atletas amadores que buscam saúde, qualidade de vida e estética através das praticas de correr, caminhar vem criando uma revolução nesse esporte, com a criação de equipes em milhares de academias e corridas todos os finais de semana do ano Brasil afora. Podemos comemorar, pois de certa forma esta se criando uma cultura de pratica de atividade física que esperamos que siga nas gerações seguintes. Em paises como a Chinas e o Japão essas atividades coletivas são realizadas e regimentadas pelo governo, empresas e industrias a muitos anos como uma forma de melhorar o rendimento do trabalhador. Infelizmente ainda nem tudo são flores, a maioria dos praticantes da corrida de rua no Brasil não possuem ou não realizaram qualquer acompanhamento medico, ou do Profissional de Educação Física, o que e perigoso em um pais com altos índices de doenças cardíacas. Isso esperasse ira sendo modificado aos poucos com mais e mais informações, melhor capacitação do profissional e respeito ao Educador Físico. Também temos um dado significante, pois nunca se escreveu tanto na literatura cientifica sobre o assunto Corrida de Rua, e a cada dia surgem novas modalidades que iremos abordar nas próximas edições como o Corrida de Montanha.
  13. 13. LUTAS O Boxe e o Vale-Tudo travam um duelo mundial nos últimos anos pela audiência televisiva e por novos seguidores. Nessa realidade o Vale-Tudo vem ganhando a batalha com ídolos como Anderson Silva, Chucky Lidell, Victor Belfort e muitos outros, também influenciado pela diversão dos jovens fans e a aposentadoria e escassez de novos ídolos da nobre arte. Nas academias do Brasil, os dois esportes também lutam pela preferência de alunos que buscam atividades física alternativas as tradicionais. O Boxe iniciou sua caminhada nas academias de ginástica mais cedo, precisamente a 15 anos, adaptado a atividade aeróbica recreativa sem competição, o que conquistou muitos adeptos, principalmente as mulheres. Já o Vale-Tudo, vem engatinhando nesse caminho, sendo o preferido de adolescentes que buscam adrenalina, estética e força. Já acabou o tempo em que essas atividades eram violentas e machistas, hoje contemplam todas as idades. Nesse caso, mérito para professores experientes como Luis Fernando Caetano de Campinas que adaptaram o esporte a pratica social. O Vale-Tudo no inicio da década de 2000 foi negativamente marcado como o esporte das gangues de adolescente de classe media alta do Rio de Janeiro que brigavam em bares, boates etc, os Pitboys. Mas isso já passou graças a Deus e podemos desfrutar desses esportes fantásticos que desenvolvem a força, resistência, alem da melhora da qualidade de vida tão almejada nesses tempos.
  14. 14. RIO 2016 O Brasil tem um grande desafio no próximo ciclo olímpico, um desafio que vai mais alem de construir estádios, ginásios e demais locais de competição, isso também não se relaciona em ganhar medalhas na edição olímpica a ser realizada em 5 anos mas em algo que necessita anos de planejamento, apoios governamentais, policas esportivas e principalmente conhecimento: a formação de novos talentos e de uma cultura esportiva que mantenha isso funcionando adequadamente por muito tempo como ocorre em paises de nível econômico muito alto como são as potencias olímpicas e que ocorre também inclusive em paises de nível econômico semelhante ao Brasil , como e o caso de Cuba, Argentina e Venezuela. Esses paises investem na formação de talentos a décadas, com capacitação e formação muito forte de profissionais da área de Educação Física e Esporte e rigoroso planejamento que respeita processo maturacionais e privilegiam o profissionalismo. Apesar de ter muitos talentos esportivos, o Brasil infelizmente esta a anos luz desse processo com vários talentos de esportes individuais perdidos por falta de recursos e patrocínios para viajar para determinadas competições etc. O profissional de Educação Física, principal responsável por esse trabalho importantíssimo de lapidação esportiva do talento e muito pouco valorizado socialmente e economicamente, alem de muitas vezes não possuir capacitação necessária para esse processo. Na minha opinião por ai passa grande parte desse processo, e digo isso como profissional da área. A Educação Física Escolar já teve esse intuito de buscar talentos na escola, uma ótima idéia porque se tem um contato duradouro com o jovem, existe a estrutura escolar para o treinamento do aluno (muitas vezes a única opção de pratica esportiva da criança), mas esse modelo fracassou pela falta de recursos, capacitação profissional e a crise de identidade da Educação Física nas décadas de 70 e 80. Concluindo esse assunto deve ser realmente colocado em pauta pelo governo, e devemos, ainda que seja difícil, esquecer o imediatismo da conquista e trabalhar o jovem talento com tranqüilidade para não queimar etapas. A Cultura Olímpica de um pais não se conquista apenas sediando uma edição de Jogos Olímpicos, mas pode ser o inicio.
  15. 15. PILULA CIENTIFICA HIPERTENSÃO ATINGE 23,3% DOS BRASILEIROS Estudo do Ministério da Saúde mostra que a proporção de pessoas hipertensas aumenta com a idade, atingindo mais de 50% das pessoas com mais de 55 anos. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual em 2009, a proporção foi de 24,4%. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e foram divulgados nesta semana, Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial. O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos em todo o BRASIL. De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade. O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com doze ou mais anos de escolaridade. PROFESSOR GERSON LUIS FERRARI CELAFISC, SÃO CAETANO DO SUL
  16. 16. Venha Treinar Com Qualidade e Resultado www.maiconprivate.net

×