Cap4 me
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Cap4 me

on

  • 1,742 views

a

a

Statistics

Views

Total Views
1,742
Views on SlideShare
1,709
Embed Views
33

Actions

Likes
0
Downloads
134
Comments
0

5 Embeds 33

https://cursosrapidosonline.com.br 16
https://cesbonline.com.br 9
https://www.cursosonlinecursos.com.br 6
http://www.google.co.kr 1
https://www.xn--cursosonlinedaeducao-7yb1g.com.br 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Cap4 me Cap4 me Presentation Transcript

  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 1 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃO[MEDIÇÃO DE CORRENTE] AMPERÍMETRO O amperímetro tem como finalidade medir a corrente elétrica, contínua ou alternada.Devem ser ligados em série com o circuito que se quer medir
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 2 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOA medida de corrente será ideal se o amperímetro nãopossuir resistência interna, pois somente assim ascorrentes e tensões do circuito não são alteradas. Alguns equipamentos permitem a leituras em várias escalas. Emprega-se o galvanômetro de quadro móvel e resistores shunt selecionáveis.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 3 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOEm corrente alternada, não é necessário preocupar-se com apolaridade do amperímetro.Já em corrente contínua, é necessário ater-se nesta questão se oamperímetro for de bobina móvel.A corrente deve entrar pelo pólo positivo e sair necessariamentepelo pólo negativo. Amperímetros Bobina móvel Digital Amperímetro de em painel zero central.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 4 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃO AUMENTO DA FAIXA DE MEDIÇÃO COM UMA RESISTÊNCIA EM PARALELO COM O AMPERÍMETRO Com o auxílio de um resistor, conhecido como shunt ou derivador, é possível obter leituras superiores ao fundo de escala.Desta forma, o excesso decorrente passará por estaresistência, e somente uma partepassará pelo amperímetro. Ri RS  n 1
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 5 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOEXERCÍCIO DE FIXAÇÃOQual deve ser o valor de uma resistência shunt paraampliar o fundo de escala de um amperímetro, cujaresistência interna é de 1,8 Ω, de 1 A para 10 A.SoluçãoDeseja-se aumentar o fundo de escala em 10 vezes.Então: Ri 18 , RS    0,2 n 1 10  1Então a resistência shunt deve ser: RS  0,2
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 6 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOSHUNT RESISTIVOÉ empregado para medições de correntes elevadas.Consiste em uma resistência calibrada, conectada emsérie com o circuito.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 7 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃODesta forma, pela lei de Ohm, quando a corrente a sermedida passa pelo Shunt Resistivo, resulta uma tensãoem seus terminais.Esta tensão, na ordem de mV, é proporcional a corrente epode ser medida com um milivoltímetro.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 8 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOEXERCÍCIO DE FIXAÇÃOQual a corrente em circuito, se nos terminais de um shuntresistivo de 100A/30mV obteve-se 10mv medidos com ummilivoltímetro?SoluçãoBasta aplicar uma regra de três: I 100  10 30Então, a corrente é:I  33.33 A
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 9 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOTRANSFORMADORES DE CORRENTE (TC)Uma solução para medir correntes alternadas elevadas éusar um transformador especial.O primário do TC é ligado ao circuito que se quer medir, e o secundário alimenta as bobinas dos aparelhos de medição.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 10 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOSENSOR DE CORRENTE POR EFEITO HALLSão dispositivos semicondutores que geram um sinal decorrente quando são inseridos em um campo magnéticoe uma tensão é aplicada a eles.É possível medir a corrente (AC ou DC) que circula por um condutor, pois esta produz um campo magnético.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 11 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃO AMPERÍMETRO ALICATEEm certas medições não é possível abrir o circuito pararealizar a medição, sem que aja seu desligamento.Nestes casos, usa-se o amperímetro alicate, que é um TCem forma de garra para enlaçar o condutor (primário). Osecundário é ligado a um amperímetro interno, cujaindicação é proporcional. Analógico Digital
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 12 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃONote que no amperímetro alicate, o condutor abraçado deveficar o mais centralizado possível dentro das garras. Além disso, o núcleo deve abraçar apenas os condutores da fase cuja corrente se quer medir. Aplicação correta Aplicações incorretas do amperímetro alicate.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 13 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOUm segundo tipo de amperímetro alicate é aquele queemprega um sensor com base no efeito Hall. Permite a medição de corrente tanto contínua, quanto alternadaPINÇAS AMPERIMÉTRICAS Idéia básica e o princípio de funcionamento são os mesmos dos amperímetros alicates correspondentes.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 14 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOAo invés de incorporar um amperímetro conectado internamente,as pinças amperimétricas disponibilizam uma saída em tensão(proporcional ao valor da corrente) que pode ser ligada a umvoltímetro ou a um osciloscópio. Pinça eletromagnéticas tradicionais Pinças com sensor Hall.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 15 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃO[MEDIÇÃO DE TENSÃO]VOLTÍMETRO O voltímetro tem como finalidade medir a diferença de potencial entre dois pontos quaisquer de um circuito. Tanto em corrente contínua, quanto em corrente alternada, ele deve ser ligado sempre em paralelo com o circuito, entre dois pontos nos quais se quer medir a diferença de potencial.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 16 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOA medida ideal será se o instrumento tiver resistênciainfinita. Desta forma, não há alteração no circuito a sermedido.O voltímetro comum utiliza um galvanômetro de quadromóvel, posto em série com resistências multiplicadoras,permitindo a variação da escala de tensão.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 17 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃO Voltímetro de bancada de bobina móvel Voltímetro de zero central Em corrente alternada, não é necessário preocupar-se com a polaridade.Em corrente contínua, é necessário verificar os pólospara que não haja inversão de leitura e deslocamento doponteiro abaixo do zero.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 18 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃO Para aplicações industriais, geralmente são instalados em painéis:Voltímetro digital
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 19 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOAUMENTO DE FAIXA DE MEDIÇÃO COM RESISTÊNCIAEM SÉRIE COM O VOLTÍMETROCom o auxílio de um resistor inserido em série com ovoltímetro é possível obter-se leituras acima do fundo deescala do instrumento. Rs  (n  1)  Rv
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 20 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOEXERCÍCIO DE FIXAÇÃOQual deve ser o valor de uma resistência série paraampliar o fundo de escala de voltímetro, cuja resistênciainterna é 2000 Ω, de 12 V para 60 V?SoluçãoDeseja-se aumentar o fundo de escala em 60/12 = 5vezes. Portanto:Rs  (n  1)  R  (5  1)  2000  8000Assim, a resistência série que deve ser inserida em sériecom o circuito é Rs  8000 
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 21 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOTRANSFORMADORES DE POTENCIAL (TP)É uma solução para medir-se valores de tensõesalternadas mais elevados.O circuito primário é inserido entre os terminais da redede alimentação que deseja-se medir. O secundárioalimenta as bobinas dos aparelhos para este fim.
  • MEDIDAS ELÉTRICAS Capítulo 4 22 / 22 MEDIDAS DE CORRENTE E TENSÃOSENSOR DE TENSÃO POR EFEITO HALLÉ possível, também, aplicar sensores de tensão por efeitoHall, que podem medir tanto em corrente contínua,quanto em alternada.