Your SlideShare is downloading. ×
Conteudos 2.a sessao
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Conteudos 2.a sessao

99
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
99
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo CFAE Guarda-1 10-04-2014
  • 2. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo  O Google Drive (antigo Google Docs) nada mais é do que um pacote de aplicativo do Google;  Google Drive permite também aos usuários criar e editar documentos online ao mesmo tempo, sempre colaborando com outros usuários em tempo real; O Google Drive suporta diversos tipos de formatos de arquivo, como por exemplo, Microsoft Word, Microsoft PowerPoint (. PPT e PPTX.), Adobe Portable Document Format (. PDF), entre outros. o Google Drive traz integração com o Google+, pois adiciona suas fotos e vídeos do Google Drive em um álbum da rede social do Google, permitindo que o usuário compartilhe o material com seus amigos.
  • 3. Se já é um dos contemplados com o acesso ao Google, siga da seguinte forma: Passo 1. Entre na sua conta do gmail
  • 4. Passo 2. Entre no Google Drive
  • 5. Passo 3. Baixe o Google Drive e confirme que aceita os termos de serviço para baixar o aplicativo;
  • 6. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Passo 1. Acesse o Google Drive e faça login com sua conta Gmail; Passo 2. Clique no botão vermelho “Criar” e, em seguida, em “Formulário”;
  • 7. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Passo 3 - digite um titulo para o seu formulário e escolha um tema para ser usado nele. Em seguida clique no botão “OK” para continuar;
  • 8. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Criando as perguntas Passo 4 - Digite uma pergunta em “Título da pergunta” e um texto de no campo “Texto de ajuda”. A seguir, clique em “Tipo de pergunta” e escolha qual deseja usar;
  • 9. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo PerguntaTexto eTexto Parágrafo A pergunta do tipo “Texto” é aberta. Ela fornece um pequeno campo para o usuário digitar sua resposta. É idêntico à opção de cima, mas com suporte para várias linhas. Ele é indicado para perguntas abertas ou comentários extras que normalmente ficam no final do questionário.
  • 10. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo - Múltipla escolha A pergunta do tipo “Múltipla escolha” permite que o usuário selecione uma das opções disponíveis, porém, permite adicionar um campo aberto alternativo (“outro”), que pode ser preenchido manualmente. Indicado para perguntas mais objetivas e também mais rápidas.
  • 11. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo - Caixas de seleção Já a pergunta do tipo “Caixas de seleção” aceita que o usuário selecione mais do que uma opção sugerida pelo questionário e permite adicionar um campo aberto alternativo (“outro”); Dá-nos a hipótese de escolher várias respostas de uma lista.
  • 12. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo - Pergunta escala A pergunta o tipo “Escala” é fechada para que o usuário defina em uma escala entre 1 até 10 a respostas para determinada pergunta, como se fosse dar uma nota.
  • 13. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo - Grelha A pergunta do tipo “Grelha” é fechada e normalmente é utilizada para que o usuário possa avaliar diversas funções de um mesmo produto em apenas uma das perguntas; Matriz de respostas. Idêntico à Escala, mas para várias linhas
  • 14. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Podem ainda tornar a pergunta como sendo de resposta obrigatória. Basta selecionarem a opção que fica no fim da zona de edição da pergunta. Caso o façam o formulário apenas é enviado se essa (ou essas) pergunta for preenchida. Depois de preenchidos os dados referentes à pergunta devemos carregar no botão Concluído. Desta forma terminamos a edição dessa pergunta e podemos avançar para a seguinte.
  • 15. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Existem ainda 3 ícones do lado direito que nos permitem efetuar algumas tarefas: Existem ainda 3 ícones do lado direito que nos permitem efetuar algumas tarefas: Editar – Em qualquer altura podemos voltar a editar uma pergunta. Duplicar – Permite duplicar a pergunta em causa. Eliminar - Eliminar a pergunta em causa.
  • 16. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo - Explore o interface GoogleDocs - Formulários e das respetivas potencialidades educativas. - Elabore um recurso neste interface. - Publique o endereço do recurso construído, referindo as suas finalidades educativas no fórum respetivo.
  • 17. Trabalho Colaborativo Interdependência do grupo: Os alunos têm um objetivo a prosseguir, trabalhando em conjunto para o alcançar. Alunos responsáveis: - Pela sua própria aprendizagem. - Por facilitar a aprendizagem dos membros do grupo. - Por facilitar a aprendizagem de alunos de outros grupos. Todos os alunos interagem e todos contribuem para o êxito da atividade. Elementos básicos da aprendizagem colaborativa:
  • 18. Trabalho Colaborativo Vantagens da aprendizagem colaborativa para o GRUPO -Possibilita alcançar objetivos qualitativamente mais ricos, resultantes de propostas e soluções de vários alunos do grupo; - Esta forma de “aprender partilhando”, permite que os alunos se integrem na discussão e tomem consciência da sua responsabilidade no processo de aprendizagem; -Incentiva os alunos a aprender entre eles, valorizando os conhecimentos dos outros, tirando partido das experiências de aprendizagem de cada um; -Maior aproximação entre os alunos e uma maior troca ativa de ideias no seio dos grupos, faz aumentar o interesse e o compromisso entre eles; -Transforma a aprendizagem numa atividade social; -Aumenta a satisfação pelo próprio trabalho.
  • 19. Trabalho Colaborativo Vantagens da aprendizagem colaborativa para o INDIVÍDUO - Aumento de competências sociais, de interação e comunicação; - Incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a abertura mental; - Pemite conhecer diferentes temas e adquirir nova informação; - Reforça a ideia que cada aluno é um professor (a aprendizagem como diálogo ativo entre professores alunos); - Diminui os sentimento de isolamento e de temor à crítica; - Aumenta a segurança em si mesmo, a auto estima e a integração no grupo; -Fortalece o sentimento de solidariedade e respeito mútuo, baseado nos resultados do trabalho em grupo.
  • 20. Trabalho Colaborativo Os espaços colaborativos tem vantagens que podem e devem ser aproveitadas em contexto educativo. Permitem a criação e partilha de trabalhos on-line; Com estes espaços de colaboração, podemos criar, editar e partilhar documentos de texto, folhas de cálculo, apresentações, hiperligações, conceitos, projetos de trabalho e imagens; Podemos aceder e editar os documentos referidos a partir de qualquer lugar, através de um computador ligado à Internet; Todo o trabalho produzido está sempre disponível online; O Google Docs / GoogleDrive é um exemplo de plataforma online de trabalho colaborativo.
  • 21. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo
  • 22. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo
  • 23. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo
  • 24. Google Docs / GoogleDrive: Conceito e Funcionalidades Google Presentations Google Spreadsheets Aplicações
  • 25. Armazenamento e edição online de ficheiros Colaboração em tempo real com outros utilizadores Acessível através do browser, em várias plataformas Gratuita Não requer a instalação de software Acessível através da web e em modo offline Aplicações Google Docs / GoogleDrive: Conceito e Funcionalidades
  • 26. Interface simples, com acesso às ferramentas essenciais. O ficheiro é criado online, ou carregado para a web, nos formatos mais comuns. Utilização
  • 27. Permite partilhar o documento com outros utilizadores, como colaboradores ou leitores. O documento pode ser publicado para visualização na web. Colaboração
  • 28. 3. Exemplos relevantes para educação e formação Edição de texto com um investimento mínimo Trabalho individual ou colaborativo Trabalhos acessíveis na escola ou noutros locais Resolve o problema da localização dos ficheiros dos alunos
  • 29. Utilizar o Google Docs na Sala de Aula Experiência: produção de um pequeno texto com ilustração.
  • 30. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Proposta de trabalho colaborativo: Cada grupo de trabalho (3 elementos) irá idealizar e realizar um pequeno guia de um tema ao vosso gosto. Para a realização deste guia, deverão recorrer à tecnologia Google Drive, partilhando uma apresentação que será trabalhada de forma colaborativa.(3 ou 4 sildes). Terminada a apresentação, deverão partilhar o documento para leitura de quem possuir o link, colocando esse link no FORUM disponibilizado para o efeito, a fim de partilhar o trabalho realizado com os restantes elementos do grande grupo. N.B. O grupo poderá optar por outro tipo de guia.
  • 31. A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 Liliana Melo Obrigada