SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 13
Matemática e Informática
Introdução A informática invadiu nosso mundo. É cada vez mais impossível imaginar situações onde a computação não esteja incluída. Resistir à esta tendência não é saudável, pois nos deixa cada vez mais longe do que se passa ao redor do mundo, nossos alunos já estão imersos neste novo mundo ou precisam adaptar-se a ele durante sua vida. A informática em sala de aula nos traz (professores e alunos) inúmeras possibilidades que não devem ser descartadas, ao mesmo tempo que é necessário, pode ser também uma atividade prazerosa tanto ao professor quanto ao aluno. Para isso, entretanto, é necessário entender como fazer este bom uso da informática. O que aqui é proposto é um pequeno guia de como fazê-lo em algumas áreas da Matemática, tentando despertar no professor o seu interesse para buscar novas metodologias para novas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento.
Primeira tarefa Primeira tarefa: Professor, vamos entender como é fácil fazer com que os alunos desenvolvam gráficos no computador para suas diversas atividades em sala de aula! Conheça o programa "Régua e Compasso" acessando o link: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_guiadas/regcomp/regcompindex.php Tente montar por si só o triângulo equilátero apresentado no vídeo abaixo. Veja que você já começará a se familiarizar com o programa! http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_guiadas/regcomp/regcomp.html Este link o ajudará bastante também, informando alguns detalhes do programa:  http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_guiadas/regcomp/regcompindex.php
Segunda tarefa Segunda tarefa: Já conseguiu usar o básico do programa? Então não perca tempo, gere uma atividade usando o programa e algum tema de sua disciplina que envolva geometria para os alunos. Aqui o que vale é a criatividade, tente criar algo novo em sua sala só com o fato de conhecer o "Régua e Compasso"!
Terceira tarefa Terceira tarefa: Se você foi capaz de montar sozinho a atividade proposta, já sabe que a tarefa não é complicada. O computador até facilita um bocado de coisas que dariam um baita trabalho pra fazer na mão, concorda? Se não chegou a esta conclusão, chegará ao usar o software em outras atividades. Agora é hora de conhecer mais softwares que podem auxiliá-lo durante sua jornada. Faça um resumo sobre a lista de softwares presente no link abaixo: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/softwares_index.php Fique atento às licenças (FREEWARE, SHAREWARE, DEMO...). Se não entende o que são, apenas anote-as, vamos vê-las mais adiante.
Quarta tarefa Quarta tarefa: É professor, existe uma tal de licença de software... Isso quer dizer que você tem que pagar por ele? Não e sim! Mas calma, isso depende do programa (ou software, são sinônimos) que você vai usar, e tem muitos deles gratuitos e bem pequenos, fáceis de passar cópias para os alunos. Um blog informal na internet fez um resumo bem interessante sobre licenças de software, e nada mais prático que ir direto na fonte para entender, não é? Então aqui está o link: http://nacaolivre.org/2007/02/14/licencas-de-programas/
Recursos 1)  Um computador com acesso à internet; 2)  Um computador em sala de aula com projetor (opcional, mas facilita bastante a aula prática); 3)  O programa "Régua e Compasso", cujo nome é "car.exe". Veja instruções de instalação e download aqui: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/programs/8.x.html 4)  Sites indicados; 5)  Professor e alunos.
Orientações Professor, siga com calma a leitura do roteiro de tarefas proposto. Não vá adiante sem entender o que foi antes apresentado. Leia atentamente o conteúdo dos materiais referenciados, eles foram cuidadosamente selecionados para que você tenha o melhor aproveitamento possível deste roteiro. Não tenha pressa em avançar, se você cansou por hoje, pare um pouco, descanse, e volte quando melhor lhe couber. Tenha a certeza de que, ao entender os conceitos aqui apresentados, terá um conhecimento que vai auxiliá-lo muitas e muitas vezes.
Orientações finais Por hora, isto é o suficiente sobre este assunto, e serve para quando você, professor, quiser buscar um pouco na internet outros tipos de programas para suas atividades. Se sentir dificuldades de entender estes conceitos, contate o profissional de informática da escola onde ensina, ele vai te explicar direitinho sobre licenças. Ah! Mas vamos voltar a nossa realidade! A Matemática! Eu não sei se você já percebeu, mas usamos como foco o website EDUMATEC! Pois este site é uma iniciativa da UFRGS muito interessante para professores que queiram usar a informática no ensino de matemática! Dê uma boa olhada nele! A partir deste website você encontra diversos links e tem contato com os seus criadores e diversos professores como você, que utilizam a informática na educação das mais diversas formas.
Avaliação Se você conseguiu... O resultado de sua avaliação é... ...apresentar o software em sala de aula, conhecer e ter  vontade de buscar outros  softwares listados ou não,  entender as licenças de  software. …  muito bom! Busque informações,  logo você será capaz de aplicar os  conhecimentos adquiridos em  projetos muito maiores! ...entender o funcionamento do  Régua & Compasso, sobre  licenças e ver alguns outros  softwares, mas não aplicá-lo  em sala de aula. …  bom, mas precisa de um pouco  mais de esforço, ou você tende a  não usar este conhecimento... ...menos que o citado acima. …  razoável, entretanto sugiro tentar  novamente as tarefas com mais  calma.
Conclusão Professor, se você seguiu à risca as atividades propostas e cuidou para entender suas etapas deve ter entendido um pouco do que o uso da informática em sala de aula pode proporcionar. Alguns conceitos podem ter ficados complicados pra você, mas não desista! Você verá que a informática é simples, basta um pouco de uso, e você poderá fazer muito mais do que faz hoje e, o mais importante, de uma maneira mais prática, rápida e agradável. Mestres e doutores no ensino da informática educativa já atestaram que o uso da informática em salas de aula gera os resultados apresentados. Este é só um guia, mas muito mais pode ser encontrado e provado pelo próprio professor em sua busca incessante por sua formação.
Autores Autor: Saulo Soares de Toledo Aluno do curso de Licenciatura em Computação da UEPB Orientação: Lúcia Serafim Prof. de Prática Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação da UEPB
Referências EDUMATEC.  Educação Matemática e Tecnologia Informática . Disponível em: < http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/index.php > Acesso em: 06/05/2009. Nação Livre.  Licenças de programas . Disponível em: < http://nacaolivre.org/2007/02/14/licencas-de-programas/ > Acesso em: 07/05/2009. Régua e Compasso.  Instalação . Disponível em: < http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/programs/8.x.html > Acesso em: 06/05/2009.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Mais procurados (20)

Relatório crítico. doc
Relatório crítico. docRelatório crítico. doc
Relatório crítico. doc
 
Reflexao final
Reflexao finalReflexao final
Reflexao final
 
Relatório final oficina de formação isabel ricardo
Relatório final  oficina de formação isabel ricardoRelatório final  oficina de formação isabel ricardo
Relatório final oficina de formação isabel ricardo
 
Reflexão final
Reflexão finalReflexão final
Reflexão final
 
Reflexão crítica fátima pedro
Reflexão crítica   fátima pedroReflexão crítica   fátima pedro
Reflexão crítica fátima pedro
 
Relatór reflexcrític.nomeformando
Relatór reflexcrític.nomeformando Relatór reflexcrític.nomeformando
Relatór reflexcrític.nomeformando
 
25046427 relatorio-final-da-oficina-de-formacao
25046427 relatorio-final-da-oficina-de-formacao25046427 relatorio-final-da-oficina-de-formacao
25046427 relatorio-final-da-oficina-de-formacao
 
INFORMATIVO AOS ESTUDANTES
INFORMATIVO AOS ESTUDANTESINFORMATIVO AOS ESTUDANTES
INFORMATIVO AOS ESTUDANTES
 
ReflexãO Final
ReflexãO FinalReflexãO Final
ReflexãO Final
 
ideias de programação
ideias de programaçãoideias de programação
ideias de programação
 
Webquest
WebquestWebquest
Webquest
 
Apresentacao Rita
Apresentacao RitaApresentacao Rita
Apresentacao Rita
 
Atividad01
Atividad01Atividad01
Atividad01
 
Dicas para estudar online
Dicas para estudar onlineDicas para estudar online
Dicas para estudar online
 
Boas Praticas Moodle
Boas Praticas MoodleBoas Praticas Moodle
Boas Praticas Moodle
 
12º Webquest o 1º computador
12º Webquest  o 1º computador 12º Webquest  o 1º computador
12º Webquest o 1º computador
 
Oficina De FormaçãO
Oficina De FormaçãOOficina De FormaçãO
Oficina De FormaçãO
 
Tecnologia na sala de aula
Tecnologia na sala de aulaTecnologia na sala de aula
Tecnologia na sala de aula
 
Apresentacao AndréA
Apresentacao AndréAApresentacao AndréA
Apresentacao AndréA
 
Mon pres online
Mon pres onlineMon pres online
Mon pres online
 

Destaque

Webquest estrategiaparatrabalhocompesquisa
Webquest  estrategiaparatrabalhocompesquisaWebquest  estrategiaparatrabalhocompesquisa
Webquest estrategiaparatrabalhocompesquisaangelalage
 
APRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICA
APRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICAAPRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICA
APRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICAMarilza Loubach
 
Atividades - Oficina de Informática
Atividades - Oficina de InformáticaAtividades - Oficina de Informática
Atividades - Oficina de InformáticaInformatica_
 
Aula 01 informatica basica - introducao a informatica
Aula 01   informatica basica - introducao a informaticaAula 01   informatica basica - introducao a informatica
Aula 01 informatica basica - introducao a informaticaKassiana Marques
 
1 IntroduçãO A InformáTica
1 IntroduçãO A InformáTica1 IntroduçãO A InformáTica
1 IntroduçãO A InformáTicaguest570999
 
Atividades – informática educativa 2º ano
Atividades – informática educativa 2º anoAtividades – informática educativa 2º ano
Atividades – informática educativa 2º anocarmemdavid
 
Informática na educação infantil
Informática na educação infantilInformática na educação infantil
Informática na educação infantilClaudinéia da Silva
 
Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)marconesilfer
 
INFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL
INFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTALINFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL
INFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTALprofleandrog
 
Material aula informática básica
Material aula informática básicaMaterial aula informática básica
Material aula informática básicaCarlos Melo
 

Destaque (13)

Webquest estrategiaparatrabalhocompesquisa
Webquest  estrategiaparatrabalhocompesquisaWebquest  estrategiaparatrabalhocompesquisa
Webquest estrategiaparatrabalhocompesquisa
 
APRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICA
APRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICAAPRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICA
APRENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2012 NA INFORMATICA
 
Atividades - Oficina de Informática
Atividades - Oficina de InformáticaAtividades - Oficina de Informática
Atividades - Oficina de Informática
 
Atividade word
Atividade wordAtividade word
Atividade word
 
Prova word
Prova wordProva word
Prova word
 
Aula 01 informatica basica - introducao a informatica
Aula 01   informatica basica - introducao a informaticaAula 01   informatica basica - introducao a informatica
Aula 01 informatica basica - introducao a informatica
 
1 IntroduçãO A InformáTica
1 IntroduçãO A InformáTica1 IntroduçãO A InformáTica
1 IntroduçãO A InformáTica
 
Atividades – informática educativa 2º ano
Atividades – informática educativa 2º anoAtividades – informática educativa 2º ano
Atividades – informática educativa 2º ano
 
Informática na educação infantil
Informática na educação infantilInformática na educação infantil
Informática na educação infantil
 
Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)Introdução à Informática (Módulo 1)
Introdução à Informática (Módulo 1)
 
Apostila informática
Apostila informáticaApostila informática
Apostila informática
 
INFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL
INFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTALINFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL
INFORMÁTICA EDUCATIVA 1º AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Material aula informática básica
Material aula informática básicaMaterial aula informática básica
Material aula informática básica
 

Semelhante a Webquest: Pesquisa interdisciplinar -Matemática e Informática

Ebook logica-de-programacao-para-iniciantes
Ebook logica-de-programacao-para-iniciantesEbook logica-de-programacao-para-iniciantes
Ebook logica-de-programacao-para-iniciantesMarcio Lima
 
300 ideias para programar
300 ideias para programar300 ideias para programar
300 ideias para programarAdrielle Dri
 
Oficina pedagogica de tablet
Oficina pedagogica de tabletOficina pedagogica de tablet
Oficina pedagogica de tabletdeismachadoo
 
Aula tde 26 03-2015
Aula tde 26 03-2015Aula tde 26 03-2015
Aula tde 26 03-2015Aline Borin
 
Greicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAO
Greicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAOGreicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAO
Greicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAOGreicy Moraes Martinelle
 
Trabalho de informatica
Trabalho de informaticaTrabalho de informatica
Trabalho de informaticaacmr20
 
Trabalho final história da matemática, informática educativa
Trabalho final história da matemática, informática educativa Trabalho final história da matemática, informática educativa
Trabalho final história da matemática, informática educativa Monique Loos
 
Trabalho final história da matemática, informática educativa paint
Trabalho final história da matemática, informática educativa paintTrabalho final história da matemática, informática educativa paint
Trabalho final história da matemática, informática educativa paintMonique Loos
 
TFC FUNÇÃO DO 1° GRAU
TFC FUNÇÃO DO 1° GRAUTFC FUNÇÃO DO 1° GRAU
TFC FUNÇÃO DO 1° GRAUElvis Glauber
 
Formacao completa-java-web-alex-fernando-egidio
Formacao completa-java-web-alex-fernando-egidioFormacao completa-java-web-alex-fernando-egidio
Formacao completa-java-web-alex-fernando-egidioFlávio Lima
 
A UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGico
A UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGicoA UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGico
A UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGicoelizetearantes
 
4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...
4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...
4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...EricoJune1
 
Informatica html css
Informatica html cssInformatica html css
Informatica html cssArlanhot
 
Apresentacao sobre curso de informatica
Apresentacao sobre curso de informaticaApresentacao sobre curso de informatica
Apresentacao sobre curso de informaticaEvandro de Souza
 
Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!
Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada! Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!
Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada! Fabiana Zuliani
 
Professor chaves - histórico do lab de informática
Professor chaves - histórico do lab de informáticaProfessor chaves - histórico do lab de informática
Professor chaves - histórico do lab de informáticaIdelma
 
Trabalho de informática
Trabalho de informáticaTrabalho de informática
Trabalho de informáticaana neves
 

Semelhante a Webquest: Pesquisa interdisciplinar -Matemática e Informática (20)

Ebook logica-de-programacao-para-iniciantes
Ebook logica-de-programacao-para-iniciantesEbook logica-de-programacao-para-iniciantes
Ebook logica-de-programacao-para-iniciantes
 
300 ideias para programar
300 ideias para programar300 ideias para programar
300 ideias para programar
 
Oficina pedagogica de tablet
Oficina pedagogica de tabletOficina pedagogica de tablet
Oficina pedagogica de tablet
 
Aula tde 26 03-2015
Aula tde 26 03-2015Aula tde 26 03-2015
Aula tde 26 03-2015
 
Perguntas do trabalho
Perguntas do trabalhoPerguntas do trabalho
Perguntas do trabalho
 
Catálogo spartan novembro 2012
Catálogo spartan  novembro 2012Catálogo spartan  novembro 2012
Catálogo spartan novembro 2012
 
Greicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAO
Greicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAOGreicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAO
Greicy2012 - Projeto de Aprendizagem - Planejamento FUNCAO
 
Trabalho de informatica
Trabalho de informaticaTrabalho de informatica
Trabalho de informatica
 
Trabalho final história da matemática, informática educativa
Trabalho final história da matemática, informática educativa Trabalho final história da matemática, informática educativa
Trabalho final história da matemática, informática educativa
 
Trabalho final história da matemática, informática educativa paint
Trabalho final história da matemática, informática educativa paintTrabalho final história da matemática, informática educativa paint
Trabalho final história da matemática, informática educativa paint
 
TFC FUNÇÃO DO 1° GRAU
TFC FUNÇÃO DO 1° GRAUTFC FUNÇÃO DO 1° GRAU
TFC FUNÇÃO DO 1° GRAU
 
Formacao completa-java-web-alex-fernando-egidio
Formacao completa-java-web-alex-fernando-egidioFormacao completa-java-web-alex-fernando-egidio
Formacao completa-java-web-alex-fernando-egidio
 
A UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGico
A UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGicoA UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGico
A UtilizaçãO Das Diferentes MíDias No Fazer PedagóGico
 
4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...
4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...
4-produto-educacional-robotica-educacional-com-arduino-como-ferramenta-didati...
 
Informatica html css
Informatica html cssInformatica html css
Informatica html css
 
Apresentacao sobre curso de informatica
Apresentacao sobre curso de informaticaApresentacao sobre curso de informatica
Apresentacao sobre curso de informatica
 
Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!
Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada! Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!
Software educativo: Uma ferramenta a ser Explorada!
 
Professor chaves
Professor chavesProfessor chaves
Professor chaves
 
Professor chaves - histórico do lab de informática
Professor chaves - histórico do lab de informáticaProfessor chaves - histórico do lab de informática
Professor chaves - histórico do lab de informática
 
Trabalho de informática
Trabalho de informáticaTrabalho de informática
Trabalho de informática
 

Mais de Lúcia Serafim

WQ -Tabela Periódica dos Elementos
WQ -Tabela Periódica dos ElementosWQ -Tabela Periódica dos Elementos
WQ -Tabela Periódica dos ElementosLúcia Serafim
 
WQ -Desenvolvimento das tecnologias
WQ -Desenvolvimento das tecnologiasWQ -Desenvolvimento das tecnologias
WQ -Desenvolvimento das tecnologiasLúcia Serafim
 
Webquest - Compact Disc: A evolução das Mídias
Webquest - Compact Disc: A evolução das MídiasWebquest - Compact Disc: A evolução das Mídias
Webquest - Compact Disc: A evolução das MídiasLúcia Serafim
 
Webquest sobre "A História da Paraíba
Webquest sobre "A História da ParaíbaWebquest sobre "A História da Paraíba
Webquest sobre "A História da ParaíbaLúcia Serafim
 
Webquest sobre Pirâmides, História e Matemática
Webquest sobre Pirâmides, História e MatemáticaWebquest sobre Pirâmides, História e Matemática
Webquest sobre Pirâmides, História e MatemáticaLúcia Serafim
 
Webquest sobre Obras Literárias e informática
Webquest sobre Obras Literárias e informática Webquest sobre Obras Literárias e informática
Webquest sobre Obras Literárias e informática Lúcia Serafim
 
Webquest: ferramentas colaborativas para formação dos professores
Webquest: ferramentas  colaborativas  para  formação dos professoresWebquest: ferramentas  colaborativas  para  formação dos professores
Webquest: ferramentas colaborativas para formação dos professoresLúcia Serafim
 
O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto Escolar
O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto EscolarO Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto Escolar
O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto EscolarLúcia Serafim
 
Webquest Observando A ParaíBa AtravéS Das Lentes
Webquest   Observando A ParaíBa AtravéS Das LentesWebquest   Observando A ParaíBa AtravéS Das Lentes
Webquest Observando A ParaíBa AtravéS Das LentesLúcia Serafim
 
Webquest Na PráTica PedagóGica
Webquest Na PráTica PedagóGicaWebquest Na PráTica PedagóGica
Webquest Na PráTica PedagóGicaLúcia Serafim
 

Mais de Lúcia Serafim (10)

WQ -Tabela Periódica dos Elementos
WQ -Tabela Periódica dos ElementosWQ -Tabela Periódica dos Elementos
WQ -Tabela Periódica dos Elementos
 
WQ -Desenvolvimento das tecnologias
WQ -Desenvolvimento das tecnologiasWQ -Desenvolvimento das tecnologias
WQ -Desenvolvimento das tecnologias
 
Webquest - Compact Disc: A evolução das Mídias
Webquest - Compact Disc: A evolução das MídiasWebquest - Compact Disc: A evolução das Mídias
Webquest - Compact Disc: A evolução das Mídias
 
Webquest sobre "A História da Paraíba
Webquest sobre "A História da ParaíbaWebquest sobre "A História da Paraíba
Webquest sobre "A História da Paraíba
 
Webquest sobre Pirâmides, História e Matemática
Webquest sobre Pirâmides, História e MatemáticaWebquest sobre Pirâmides, História e Matemática
Webquest sobre Pirâmides, História e Matemática
 
Webquest sobre Obras Literárias e informática
Webquest sobre Obras Literárias e informática Webquest sobre Obras Literárias e informática
Webquest sobre Obras Literárias e informática
 
Webquest: ferramentas colaborativas para formação dos professores
Webquest: ferramentas  colaborativas  para  formação dos professoresWebquest: ferramentas  colaborativas  para  formação dos professores
Webquest: ferramentas colaborativas para formação dos professores
 
O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto Escolar
O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto EscolarO Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto Escolar
O Vídeo Digital Como Recurso Multimídia Integrado Ao Contexto Escolar
 
Webquest Observando A ParaíBa AtravéS Das Lentes
Webquest   Observando A ParaíBa AtravéS Das LentesWebquest   Observando A ParaíBa AtravéS Das Lentes
Webquest Observando A ParaíBa AtravéS Das Lentes
 
Webquest Na PráTica PedagóGica
Webquest Na PráTica PedagóGicaWebquest Na PráTica PedagóGica
Webquest Na PráTica PedagóGica
 

Último

Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números Mary Alvarenga
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxkellyneamaral
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 

Último (20)

Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números CRUZADINHA   -   Leitura e escrita dos números
CRUZADINHA - Leitura e escrita dos números
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 

Webquest: Pesquisa interdisciplinar -Matemática e Informática

  • 2. Introdução A informática invadiu nosso mundo. É cada vez mais impossível imaginar situações onde a computação não esteja incluída. Resistir à esta tendência não é saudável, pois nos deixa cada vez mais longe do que se passa ao redor do mundo, nossos alunos já estão imersos neste novo mundo ou precisam adaptar-se a ele durante sua vida. A informática em sala de aula nos traz (professores e alunos) inúmeras possibilidades que não devem ser descartadas, ao mesmo tempo que é necessário, pode ser também uma atividade prazerosa tanto ao professor quanto ao aluno. Para isso, entretanto, é necessário entender como fazer este bom uso da informática. O que aqui é proposto é um pequeno guia de como fazê-lo em algumas áreas da Matemática, tentando despertar no professor o seu interesse para buscar novas metodologias para novas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento.
  • 3. Primeira tarefa Primeira tarefa: Professor, vamos entender como é fácil fazer com que os alunos desenvolvam gráficos no computador para suas diversas atividades em sala de aula! Conheça o programa &quot;Régua e Compasso&quot; acessando o link: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_guiadas/regcomp/regcompindex.php Tente montar por si só o triângulo equilátero apresentado no vídeo abaixo. Veja que você já começará a se familiarizar com o programa! http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_guiadas/regcomp/regcomp.html Este link o ajudará bastante também, informando alguns detalhes do programa: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_guiadas/regcomp/regcompindex.php
  • 4. Segunda tarefa Segunda tarefa: Já conseguiu usar o básico do programa? Então não perca tempo, gere uma atividade usando o programa e algum tema de sua disciplina que envolva geometria para os alunos. Aqui o que vale é a criatividade, tente criar algo novo em sua sala só com o fato de conhecer o &quot;Régua e Compasso&quot;!
  • 5. Terceira tarefa Terceira tarefa: Se você foi capaz de montar sozinho a atividade proposta, já sabe que a tarefa não é complicada. O computador até facilita um bocado de coisas que dariam um baita trabalho pra fazer na mão, concorda? Se não chegou a esta conclusão, chegará ao usar o software em outras atividades. Agora é hora de conhecer mais softwares que podem auxiliá-lo durante sua jornada. Faça um resumo sobre a lista de softwares presente no link abaixo: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/softwares_index.php Fique atento às licenças (FREEWARE, SHAREWARE, DEMO...). Se não entende o que são, apenas anote-as, vamos vê-las mais adiante.
  • 6. Quarta tarefa Quarta tarefa: É professor, existe uma tal de licença de software... Isso quer dizer que você tem que pagar por ele? Não e sim! Mas calma, isso depende do programa (ou software, são sinônimos) que você vai usar, e tem muitos deles gratuitos e bem pequenos, fáceis de passar cópias para os alunos. Um blog informal na internet fez um resumo bem interessante sobre licenças de software, e nada mais prático que ir direto na fonte para entender, não é? Então aqui está o link: http://nacaolivre.org/2007/02/14/licencas-de-programas/
  • 7. Recursos 1) Um computador com acesso à internet; 2) Um computador em sala de aula com projetor (opcional, mas facilita bastante a aula prática); 3) O programa &quot;Régua e Compasso&quot;, cujo nome é &quot;car.exe&quot;. Veja instruções de instalação e download aqui: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/programs/8.x.html 4) Sites indicados; 5) Professor e alunos.
  • 8. Orientações Professor, siga com calma a leitura do roteiro de tarefas proposto. Não vá adiante sem entender o que foi antes apresentado. Leia atentamente o conteúdo dos materiais referenciados, eles foram cuidadosamente selecionados para que você tenha o melhor aproveitamento possível deste roteiro. Não tenha pressa em avançar, se você cansou por hoje, pare um pouco, descanse, e volte quando melhor lhe couber. Tenha a certeza de que, ao entender os conceitos aqui apresentados, terá um conhecimento que vai auxiliá-lo muitas e muitas vezes.
  • 9. Orientações finais Por hora, isto é o suficiente sobre este assunto, e serve para quando você, professor, quiser buscar um pouco na internet outros tipos de programas para suas atividades. Se sentir dificuldades de entender estes conceitos, contate o profissional de informática da escola onde ensina, ele vai te explicar direitinho sobre licenças. Ah! Mas vamos voltar a nossa realidade! A Matemática! Eu não sei se você já percebeu, mas usamos como foco o website EDUMATEC! Pois este site é uma iniciativa da UFRGS muito interessante para professores que queiram usar a informática no ensino de matemática! Dê uma boa olhada nele! A partir deste website você encontra diversos links e tem contato com os seus criadores e diversos professores como você, que utilizam a informática na educação das mais diversas formas.
  • 10. Avaliação Se você conseguiu... O resultado de sua avaliação é... ...apresentar o software em sala de aula, conhecer e ter vontade de buscar outros softwares listados ou não, entender as licenças de software. … muito bom! Busque informações, logo você será capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos muito maiores! ...entender o funcionamento do Régua & Compasso, sobre licenças e ver alguns outros softwares, mas não aplicá-lo em sala de aula. … bom, mas precisa de um pouco mais de esforço, ou você tende a não usar este conhecimento... ...menos que o citado acima. … razoável, entretanto sugiro tentar novamente as tarefas com mais calma.
  • 11. Conclusão Professor, se você seguiu à risca as atividades propostas e cuidou para entender suas etapas deve ter entendido um pouco do que o uso da informática em sala de aula pode proporcionar. Alguns conceitos podem ter ficados complicados pra você, mas não desista! Você verá que a informática é simples, basta um pouco de uso, e você poderá fazer muito mais do que faz hoje e, o mais importante, de uma maneira mais prática, rápida e agradável. Mestres e doutores no ensino da informática educativa já atestaram que o uso da informática em salas de aula gera os resultados apresentados. Este é só um guia, mas muito mais pode ser encontrado e provado pelo próprio professor em sua busca incessante por sua formação.
  • 12. Autores Autor: Saulo Soares de Toledo Aluno do curso de Licenciatura em Computação da UEPB Orientação: Lúcia Serafim Prof. de Prática Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação da UEPB
  • 13. Referências EDUMATEC. Educação Matemática e Tecnologia Informática . Disponível em: < http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/index.php > Acesso em: 06/05/2009. Nação Livre. Licenças de programas . Disponível em: < http://nacaolivre.org/2007/02/14/licencas-de-programas/ > Acesso em: 07/05/2009. Régua e Compasso. Instalação . Disponível em: < http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/programs/8.x.html > Acesso em: 06/05/2009.