Your SlideShare is downloading. ×
Webquest: ferramentas  colaborativas  para  formação dos professores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Webquest: ferramentas colaborativas para formação dos professores

2,588

Published on

Webquest que trata sobre ferramentas colaborativas numa sociedade atual que estar vivendo um momento histórico marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) , produzindo …

Webquest que trata sobre ferramentas colaborativas numa sociedade atual que estar vivendo um momento histórico marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) , produzindo um ambiente social dinâmico e complexo que atinge a postura do professor que estar acostumado a suas técnicas que o rege em seu trabalho como educador. É evidente a introdução das tecnologias no âmbito educacional, e é diante desta realidade que os atuais docentes tem que se encontrar. Para muitos é uma batalha árdua porém, já há fortes indícios da utilização de ferramentas colaborativas neste cenário reforçando que “ensinar supera em muito a transmissão de um saber abstrato”.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,588
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
65
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ferramentas Colaborativas para Formação de Professores Introdução Tarefa Processo Recursos Orientações Avaliação Conclusão Autor Referências
  • 2. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências A sociedade atual estar vivendo um momento histórico marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) , produzindo um ambiente social dinâmico e complexo que atinge a postura do professor que estar acostumado a suas técnicas que o rege em seu trabalho como educador. É evidente a introdução das tecnologias no âmbito educacional, e é diante desta realidade que os atuais docentes tem que se encontrar. Para muitos é uma batalha árdua porém, já há fortes indícios da utilização de ferramentas colaborativas neste cenário reforçando que “ensinar supera em muito a transmissão de um saber abstrato”.
  • 3. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências É por essa e outras razões que os convido a se aprofundarem nesse mundo de novas ferramentas onde, o principal sujeito de atuação são vocês mesmos educadores. Vamos lá!!! Abram um pequeno espaço em meio a suas atividades, para que possamos construir e/ou reforçar idéias que certamente usadas da forma adequadas, irão fazer a diferencia no processo ensino-aprendizagem.
  • 4. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências 1 – Faça uma pesquisa na web, consultando os endereços listados, e reflita sobre os seus conteúdos. www.comunidadesvirtuais.pro.br/hip ertexto/home/ava.pdf – ww.unitins.br/ava/ ensino.furb.br/ - 18k www.cempem.fae.unicamp.br/lapem mec/softwares.htm stoa.usp.br/fap0459/files/1009/6233/f erramentas-colaborativas.html
  • 5. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências 2 – Relacione algum conteúdo que você ministra às idéias contidas nas informações colhidas na atividade 1. Dica!!! Seja criativo e ousado. Tente se por na pele dos seus alunos. Pense em algo diferente, mesmo que seja considerado um doido. Rsrsrs. Isso irá lhe ajudar na próxima tarefa.
  • 6. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências 3 – O Google Groups é uma ferramenta disponível gratuitamente na internet e caso seja utilizada como ferramenta colaborativa, pode favorece a interação, a partilha de informação e torna a disciplina mais atrativa, contribuindo para o envolvimento com a disciplina e ampliando as aprendizagens do aluno. Diante do seu relacionamento feito na atividade anterior, elabore uma atividade usando como plano de fundo o Google Groups.
  • 7. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências Atividade Extra!!! Agora que você conhece várias Ferramentas Colaborativas, é válido afirmar que tem em mãos várias armas poderosas para tornar seu trabalho mais atraente. Tente você mesmo, visualizar o potencial de outras ferramentas e incluí-las em suas atividades. Descubra suas funções pedagógicas e usufrua o quanto for necessário desse fantástico pacote de utensílios que fará de você um dos precursor da Revolução Educacional.
  • 8. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências 1 – Definir o assunto da atividade; 2 – Definir o tema da atividade; 3 – Elaborar um plano pedagógico; 4 – Criar uma conta no Google; 5 – Criar um Groups. 6 – Orientar os alunos sobre o aplicativo que será utilizado na atividade;
  • 9. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências 1 – Computadores; 2 – Editores de textos; 3 – Internet; 4 – Bibliografia específicas; 5 – Professor e alunos; Para atividade extra: 1 – Data show; 2 – Computadores; 3 – Internet; 4 – Bibliografia específicas e/ou multidisciplinares; 6 – Pacote Office; 4 – Softwares diversos;
  • 10. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências • Após refletir sobre as ferramentas colaborativas, e com a criação do seu Groups, oriente seus alunos a criarem um e-mail caso, eles não o tenham. • Faça o convite a todos os alunos que participarão da atividade, para fazerem parte do seu Groups;
  • 11. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências • Disponibilize no arquivo do seu Groups todo material necessário para que os alunos realizem a atividade; • Divida a atividade em etapas, lance-as aos alunos e demarque as datas de entrega; • Oriente os alunos a fazerem a entrega das atividade pelo próprio Groups; • Utilize o próprio Goups para fazer seus comentário a cerca da atividade; • Caso ache interessante continue se comunicando com seus alunos pelo Groups.
  • 12. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências A avaliação da atividade realizada com o alunos serão feita pelo próprio professor que desenvolveu a atividade. E para tal ele terá de analisar seus critérios específicos. Avalie de forma justa!
  • 13. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências No entanto, a avaliação de você professor que realizou o estudo dirigido por esta WebQuest será o seguinte: Desempenho Requisitos Conseguir visualizar a importância dos recursos tecnológicos, incorporar em seus Ótimo conceitos a essência das Ferramentas Colaborativas e implantar em seus trabalhos tais ferramentas. Conseguir visualizar a importância dos recursos tecnológicos, incorporar em seus Bom conceitos a essência das Ferramentas Colaborativas. Mesmo que não as utilize em seus trabalhos. Não conseguir visualizar a importância dos Regular recursos tecnológicos mas, entender que o trabalho educacional necessita ser atraente.
  • 14. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências Vivenciamos a era da tecnologia. A atual vida social depende de uma tecnologia que, como sabemos nasceu da Ciência. Então, nada mais justo seria fazer Ciência com a tecnologia. Não estamos falando em aluno apenas apertando teclas e obedecendo a orientação das máquinas, o discurso aqui se trata de construção de conhecimento e, a tecnologia nesse contexto atua como Ferramenta Facilitadora. Ao efetivar um trabalho baseado nesses conceitos o professor terá o privilégio de visualizar um novo rumo da educação. Mundo este, que aguça o interesse, o compromisso do aluno para com sua aprendizagem.
  • 15. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências Fazer uso de Ferramentas Colaborativas, é um grande começo para essa mudança. A atividade envolvendo o Google Groups, já esta sendo utilizada veemente no meio educacional, e os resultados são animadores. Alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba são privilegiados em estarem inseridos nesse contexto. Eles utilizam tal ferramenta na disciplina de Prática Pedagógica e, afirmam serem atraídos pela flexibilidade que as atividades desenvolvidas nesse ambiente oferecem, além de destacarem que a interação é o ponto forte da ferramenta. Alegam existir um forte indício de construção de conhecimento quando a interação aluno/aluno-aluno/professor são colocadas em destaque.
  • 16. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências O incentivo a você, educador, a inserir a Ferramentas Colaborativas na educação, de uma maneira criativa e cidadã, já esta sendo feito. Vale a pena pensar no assunto e fazer a diferença. Invista nesse caminho! Trabalhe suas técnicas... Faça da juventude, que é a base da futura sociedade, uma geração de pessoas capazes de competir igualmente na luta pela sobrevivência.
  • 17. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. MORAN, José Manuel.Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro/ Secretaria da Educação à Distância - Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. 204p.; il. BORBA, Marcelo de Carvalho, PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e Educação Matemática- 2. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 104p. ww.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf – ww.unitins.br/ava/ ensino.furb.br/ - 18k http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/softwares.htm http://stoa.usp.br/fap0459/files/1009/6233/ferramentas- colaborativas.html
  • 18. Introdução Tarefa Processo Recursos Orientação Avaliação Conclusão Autor Referências WebQuest desenvolvida na disciplina de Prática Pedagógica IV ministrada pela Professora Maria Lúcia Serafim, por Isabelle Maria Lima de Souza, Aluna do 4° Aluna: Isabelle Lima período do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Prof. Lúcia Serafim

×