Your SlideShare is downloading. ×
Dia mundial não fumador
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Dia mundial não fumador

1,135
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,135
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 17 deNovembro
  • 2. DiaMundial do NãoFumador
  • 3. SabiaS Que…?Fumar provoca inúmeras doenças.O cancro é a doença mais comum associadaao consumo do tabaco. Pode ocorrer cancronos pulmões, faringe, laringe esófago e até naboca. Está ainda associado ao cancro depâncreas, bexiga e colo do útero.O tabaco Provoca problemas respiratóriosgraves como bronquite crónica ou enfisemas. O sistema cardiovascular é também afectadofavorecendo o aparecimento da Angina depeito e do enfarte de miocárdio, cardiopatiaisquémica, arteriosclerose e acidentesvasculares cerebrais.O tabaco enfraquece os dentes e torna-osamarelados. O tabaco pode causar infertilidade no homeme na mulher.
  • 4. O consumo de tabaco durante a gravidezpode afectar de modo negativo o feto. Osrecém-nascidos de mães fumadoras pesammenos que os das mães não fumadoras.O tabagismo materno durante a gravidezpode afectar a médio prazo odesenvolvimento físico e intelectual dacriança. As pessoas que aspiram involuntariamente ofumo libertado pelos cigarros dos fumadoresdesignam-se de Fumadores Passivos. Segundo a Organização Mundial de saúde(OMS) o tabagismo passivo é a terceira maiorcausa de morte evitável no mundo, subsequenteao tabagismo activo e ao consumo excessivode álcool.
  • 5. SabiaS Que…? Fumar MATA! Fumar é a causa de um número muitoelevados de mortes prematuras no nossopaís e em todo o mundo! Os adolescentes representam a fatia domercado que mais interessa às indústriastabaqueiras, pois o hábito de fumar éadquirido, geralmente, durante a adolescência! A maior parte dos fumadoresexperimentaram o tabaco por meracuriosidade incutida pela sociedade deconsumo ou para se afirmarem no grupo deamigos!
  • 6. O fumo do cigarro é constituído por quase 5 milsubstâncias tóxicas, dessas substâncias, 80 sãocancerígenas e outras são irritantes. Anicotina, o monóxido de carbono e o alcatrãosão algumas dessas substâncias. A Nicotina - considerada droga pela OMS éuma droga psicoactiva e é responsável peladependência do fumador. Actua ao nível dosistema nervoso central, diminui a chegadado sangue aos tecidos e causa dependênciaquímica.
  • 7. O Monóxido de Carbono (CO) - diminui aquantidade do oxigénio no sangue.Alcatrão: é altamente cancerígeno, dandoinício à formação de tumores.A permanência num ambiente poluído fazcom que se absorvam quantidades denicotina em concentrações semelhantes às dequem fuma.
  • 8. SabiaS Que…? O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais. Fumar mata em cada 2 minutos Quando um cigarro é acesso algumas substânciassão inaladas pelo fumador e outras difundem-sepelo ambiente. Essas substâncias são nocivas àsaúde.
  • 9. Aos jovens: Aprende a resistir às pressões para fumar; Recusar uma oferta é um direito; Fumar tem um impacto negativo (directo eindirecto) na saúde e no ambiente. Não fumar é que está na moda; São várias as alternativas ao tabaco:conversar, ouvir música, ler, passear,namorar... Sê Responsável! Pela tua saúde nãoFumes!!!