Maria Julia Rocha Nunes n°09
Vinicius Felix n°16
• Estima-se que haja, no mundo, entre 300 e 500 milhões de
indígenas, divididos em mais de 5 mil tribos e culturas, faland...
Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a
cultura mundial, como a domesticação da mandioca ...
Esses indígenas, em geral, não são protegidos
pelos governos locais que, às vezes, os consideram
até um estorvo para a exp...
• A evasão dos índios das montanhas desoladas para as cidades, em
busca de sobrevivência, produziu mais um processo de seg...
• Os índios no Brasil ainda são considerados um
entrave, seja por parte dos governos como
dos fazendeiros que cobiçam suas...
Trabalho indio
Trabalho indio
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Trabalho indio

72

Published on

Esse trabalho falará sobre as origens indigenas e a extinção delas

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
72
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho indio

  1. 1. Maria Julia Rocha Nunes n°09 Vinicius Felix n°16
  2. 2. • Estima-se que haja, no mundo, entre 300 e 500 milhões de indígenas, divididos em mais de 5 mil tribos e culturas, falando mais de 500 línguas diferentes, em mais de 70 países. Na América Latina, haveria mais de 50 milhões, localizados, em sua maioria, na Bolívia, Guatemala, Peru e Alto Amazonas. Parte desses indígenas está sofrendo um processo de, redução dos seus territórios, esquecimento dos governos, assassinatos por policiais, jagunços e invasores de suas terras.
  3. 3. Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a cultura mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, o tabaco, o guaraná, a ervamate, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o cará, o pinhão, o açaí, a pitanga, a jabuticaba, a mangaba, o cajá, o umbu, o urucum, o jenipapo, o maracujá, a goiaba, opequi, o amendoim, o mamão, o jambu, o jatobá, o buriti, a carnaúba, ajuçara, a pupunha, o jerivá, a copaíba, a andiroba, o tucum, o tucumã, abóbora, o feijão, o cambuici etc. Além disso, difundiram o uso da rede de dormir e a prática da peteca e do banho diário e frequente
  4. 4. Esses indígenas, em geral, não são protegidos pelos governos locais que, às vezes, os consideram até um estorvo para a expansão industrial, visto que eles ocupam vastos territórios ainda preservados. Contra eles, existe não só indiferença, mas perseguição direta: são vítimas de limpeza étnica, quase sempre subliminar, quando não são relegados a áreas tão reduzidas que não lhes permitem uma sobrevivência normal, conforme seus costumes ancestrais. No Brasil, jovens ianomâmis do Mato Grosso do Norte e do Sul usam o suicídio como maneira de protesto contra as dificuldades de sobrevivência.
  5. 5. • A evasão dos índios das montanhas desoladas para as cidades, em busca de sobrevivência, produziu mais um processo de segregação racial. Na América Latina, temos, porém, que indicar o aumento das associações de defesa desses grupos indígenas que conseguiram, a muito custo, fazer retroceder a marcha de seu desaparecimento. Permanecem, ainda, a desconfiança contra a morosidade dos vários governos para delimitar terras e defendê-las dos jagunços e a falha proteção aos índios, vítimas frequentes de sadismo dos não índios. • Os índios no Brasil ainda são considerados um entrave, seja por parte dos governos como dos fazendeiros que cobiçam suas terras. Essa situação se repete em quase todos os países onde existem indígenas que são chamados de primitivos e, portanto, sem direitos civis, sociais e políticos, apesar das repetidas declarações da ONU sobre os direitos dos povos indígenas.
  6. 6. • Os índios no Brasil ainda são considerados um entrave, seja por parte dos governos como dos fazendeiros que cobiçam suas terras. Essa situação se repete em quase todos os países onde existem indígenas que são chamados de primitivos e, portanto, sem direitos civis, sociais e políticos, apesar das repetidas declarações da ONU sobre os direitos dos povos indígenas.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×