Modelo de Monografia Normas Abnt 2002

47,911
-1

Published on

Published in: Education
1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
47,911
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
693
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Modelo de Monografia Normas Abnt 2002

  1. 1. www.maismonografia.com.brMODELO DE MONOGRAFIA NORMAS ABNT2002NOME DA INSTITUIÇÃO(Times New Roman ou Arial, 14, maiúscula, negrito, centralizada)[TÍTULO DA MONOGRAFIA](Times New Roman ou Arial, 14, maiúscula, negrito, centralizada)[Autor da Monografia](Times New Roman ou Arial, 12, Minusculo, negrito, centralizada)[Cidade /Estado][Ano](Times New Roman ou Arial, 12, minúsculo, centralizada)
  2. 2. www.maismonografia.com.br[MODELO DE FOLHA DE ROSTO][AUTOR DA MONOGRAFIA](Times New Roman ou Arial, 14, maiúscula, negrito, centralizada)[TÍTULO DA MONOGRAFIA](Times New Roman ou Arial, 14, maiúscula, centralizada)Monografia apresentada ao Curso[inserir programa] como requisitoparcial à obtenção do grau deespecialista em [inserir nome docurso].(recuo 8 cm, Times New Roman ou Arial, 12)[Cidade /Estado][Ano](Times New Roman ou Arial, 12, minúsculo, centralizada)
  3. 3. www.maismonografia.com.brDEDICATÓRIA (opcional)Dedicatória, inserido em trabalhos demonografia da graduação, especialização,dissertação de mestrado e tese de doutorado. Adedicatória é um pequeno texto do próprio autore neste espaço escreve uma homenagem.Como por exemplo: Primeiramente agradeço aDeus e dedico este trabalho à minha queridafamília que ao longo desses anos apoiou-me eentendeu a minha ausência.(recuo de 6 cm, Times New Roman ou, Arial 12, espaçamentosimples)
  4. 4. www.maismonografia.com.brAGRADECIMENTOS (opcional)(Times New Roman ou Arial, 14, maiúscula, centralizada)O agradecimento, é dirigido àqueles quecontribuíram de maneira relevante à elaboraçãodo trabalho. Neste item normalmente dedica-seagradecer, indicando a modalidade dacontribuição recebida.(recuo de 6 cm, Times New Roman ou, Arial 12, espaçamentosimples)
  5. 5. www.maismonografia.com.brEPÍGRAFE (opcional)EPÍGRAFE (opcional). Trata-se de umacitação de um autor e tem relação com o estudoa ser desenvolvido. A autoria da epígrafe,quando conhecida, deve ser indicada, incluindoo ano.(recuo de 6 cm, Times New Roman ou, Arial 12, espaçamentosimples)
  6. 6. www.maismonografia.com.brMODELO DE RESUMORESUMODe acordo com a norma ABNT, o resumo é uma apresentação concisa dospontos relevantes de um documento (NBR 2002). O resumo deve ser descritoem texto, sem parágrafos e sem enumeração de tópicos e com no mínimo 100e no máximo 150 palavras, com espaçamento simples. A primeira frase deveconstar o tema do trabalho seguido do objetivo, a maneira pela qual osresultados foram obtidos, ou seja, o método utilizado e uma breve análise dasituação e a conclusão. O resumo apresenta apenas os pontos principaistrabalho, não apresentando dados qualitativos e quantitativos. Escrito na 3ªpessoa do singular, verbo na voz ativa. Logo após o resumo aparecem aspalavras-chave que são palavras que identificam o conteúdo do documento,são separadas por vírgula e finalizadas com ponto, colocar no mínimo 3 e nomáximo 5 palavras.Palavras-chave:____________,_____________,____________,___________.
  7. 7. www.maismonografia.com.brMODELO DE ABSTRACTABSTRACTÉ o resumo elaborado do artigo, traduzida para a língua estrangeira, também éapresentada em um único parágrafo, inserida logo após o resumo escrito nalíngua original. Sua estrutura é a mesma utilizada no resumo acima. Aspalavras chaves são identificadas também na língua estrangeira e seguem omesmo critério, palavras principais que identifiquem o assunto que é abordadona monografia, separadas por vírgula e finalizadas com ponto, colocar nomínimo 3 no máximo 5 palavras.Keywords:_______,____________,_____________,____________,___________.
  8. 8. www.maismonografia.com.brLISTA DE ILUSTRAÇÕESQuadro 1 – Modelo do problema de pesquisaQuadro 2 – Modelo do objetivo de pesquisaQuadro 3 – Modelo do tipo de metodologiaQuadro 4 – Características do senso comum e do conhecimento científicoQuadro 5 – Modelo para o desenvolvimento do trabalho
  9. 9. www.maismonografia.com.brLISTA DE TABELASTabela 1- População do Estado de São Paulo ..............................................35Tabela 2- População demográfica do Brasil ................................................. 50
  10. 10. www.maismonografia.com.brLISTAS DE ABREVIATURAS E SIGLASABN – Associação Brasileira de Normas TécnicasOMT – Organização Mundial de TurismoP&D – Pesquisa e Desenvolvimento
  11. 11. www.maismonografia.com.brMODELO DE SUMÁRIOSUMÁRIO1 INTRODUÇÃO.................................................................................................2 REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................REFERÊNCIAS..................................................................................................1231
  12. 12. www.maismonografia.com.brMODELO DE INTRODUÇÃOINTRODUÇÃOConstitui uma apresentação em linhas gerais, do que o leitorencontrará no estudo, portanto a introdução é elaborada no final do trabalhoconcluído e a partir daí a inserção no início do trabalho. É uma sinopse doestudo que o pesquisador irá discorrer, desse modo o texto deve ter início,meio e fim. A construção da introdução pode ser feita de maneira simples tendocomo roteiro os capítulos descritos com um texto claro, conciso e objetivo.Uma introdução bem elaborada deve situar e chamar a atenção doleitor. Na exposição do tema, no problema de pesquisa, na hipótese, najustificativa e na delimitação do assunto são pontos importantes quecontribuem para o interesse do leitor. Aconselha-se que o texto seja escrito nomáximo em uma folha para evitar a desmotivação do leitor na continuidade daleitura do trabalho.Importante abordar dicas que ocorrem na redação de umaintrodução até mesmo na elaboração de uma monografia ou artigo: não usechavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas. A repetição de palavrasnão é benéfica a uma boa redação. A sugestão é o uso de sinônimos eexpressões que substituam a repetição. A redação na 3ª pessoa do singular eo verbo na voz ativa continua válido. Desse modo, escrever de forma pessoal,ou seja, usar a 1ª pessoa não é recomendável. Evite expressões como “naminha opinião”, ou “acho que”, “penso que”, substitua por: “os dadosapresentados mostram” ou “o levantamento feito indica”.
  13. 13. www.maismonografia.com.br[MODELO DE DESENVOLVIMENTO]2. REFERENCIAL TEÓRICOÉ o levantamento do tema por meio de trabalhos realizados que sãoapresentados em livros, trabalhos acadêmicos, publicações e outros meios deinformações. No contexto a revisão de literatura objetiva identificar o que háescrito sobre o tema escolhido, os pontos de vista dos autores, o que tem sidorealizado na área. É um ponto de partida para o pesquisador fundamentar oseu trabalho, relacionando suas ideias com as ideias dos autores. Você deveter no mínimo 2 autores que possam reforçar sua visão com relação ao tema,além de outros autores que você deverá consultar.Neste capítulo o pesquisador se utiliza das citações diretas ouindiretas em seus parágrafos sempre referenciando no próprio texto o nome doautor, o ano e a página que o trecho foi utilizado. Importante ressaltar a cópianão autorizada e o plágio é crime previsto no Código Penal.A cópia não autorizada fere os direitos da pessoa que criou; portantoem todo o material utilizado para o referencial teórico exige-se a referência doautor da obra.Esta parte é desenvolvida em 3 capítulos, cada qual com seu tema dentro doassunto. Exemplo:1- MONOGRAFIA1.1Conceito1.2Normatização2- APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA2.1 Como realizar apresentação
  14. 14. www.maismonografia.com.br2.2 Itens necessáriosMODELO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS3. CONSIDERAÇÕES FINAISAs diretrizes deste manual de orientação será eficaz desde que oaluno faça o uso adequado do material e uma leitura tranqüila que o leve aoentendimento da sua missão no momento da pesquisa. O material exposto temcomo finalidade orientar, ser um ponto de partida e caminho para início de umtrabalho acadêmico com qualidade no contexto investigativo e de contribuiçãopara as pessoas que tenham dificuldade em iniciar um trabalho de conclusãode curso.O aluno ainda com senso de conhecimento deve descobrir novasmaneiras de abordar e entender a essência de um trabalho acadêmico. Semdúvida deverá se utilizar de fontes além dessa, que o apóiem em seudesenvolvimento intelectual.O trabalho realizado atendeu o objetivo de orientar o aluno iniciantena elaboração do seu projeto de pesquisa.
  15. 15. www.maismonografia.com.brREFERÊNCIASElemento obrigatório. É a lista de obras, sites, artigos, periódicos, etc.utilizados pelo pesquisador em seu trabalho, permitindo que o leitor asidentifique. Possui regras próprias de elaboração e apresentação.Exemplos de apresentação das referências bibliográficas:BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 8. ed. São Paulo:Revista dos Tribunais, 2003. RT Legislação.BRASIL. Supremo Tribunal Federal do Brasil. Recurso extraordinário nº123.321 proferido pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal do Brasil.Ministro Relator: Eros Grau. Partes: Recorrente: União Federal; Recorrido:Fulano de Tal. Data do julgado: 22 mai. 2009. Data da publicação: 25 mai.2009. Disponível em: <> Acesso em: 25 mai. 2009.GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política eAdministração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.BRESSAN, Maria Beatriz. Selecionando o tema da pesquisa. Diretoria deExtensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2010.LAGE, Beatriz, MILONE, Paulo César (Orgs.). Turismo - teoria e prática. SãoPaulo: Altas, 2000.MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comércio eletrônico aplicados aoDireito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponívelem: <> Acesso em: 25 mai. 2009.TRALDI, Maria Cristina; DIAS, Reinaldo. Monografia Passo a Passo.Campinas: Alínea, 2011.
  16. 16. www.maismonografia.com.brwww.maismonografia.com.br

×