Alimentação em éguas em gestação e lactação

15,617 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
15,617
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alimentação em éguas em gestação e lactação

  1. 1. ALIMENTAÇÃO EM ÉGUAS EMGESTAÇÃO E LACTAÇÃO
  2. 2. Importância da alimentação A nutrição é de suma importância não só para os eqüinos,como para todos os animais. Quando a alimentação é deficitária, podem ocorrer problemas na ovulação (cio não fértil), na fixação do embrião no útero e na gestação, e mesmo na viabilidade do feto. Consequências da má nutrição : -predispondo a complicações infecciosas -comprometimento da fertilidade -natimortalidade - nascimento prematuro ou potros fracos
  3. 3. Nutrição geral Para evitar as complicações da má nutrição devemos adequar os aportes protéicos,vitamínicos e minerais as necessidades do animal.
  4. 4. Éguas em estado nutricionaldesfavorável Iniciar recuperação 6 a 8 semanas antes da cobertura Suplementaçao mineral de Ca e P Vit A e E(principalmente no inverno)
  5. 5. Alimentação de Éguas emGestação- 1ª Etapa• Do 1º ao 8º mês de gestação: - Engordar se estiver magra - Oferecer volumoso de ótima qualidade - Manter alimentação normal de um cavalo em manutenção ou trabalho.
  6. 6. Alimentação de Éguas emGestação- 1ª Etapa Ínicio de gestação -Manter as éguas a pasto Transição - Risco de sub-alimentação
  7. 7. Necessidades Alimentares A alimentação deve conter 1,5kg a 1,75kg de volumosos de boa qualidade pra cada 100kg de peso corpóreo diariamente. Deixar livre acesso à uma fonte de sal mineral, para preencher necessidades de Ca e P.
  8. 8. Deficiências Na deficiência de proteína pode-se diminuir a quantidade de feno e adicionar grãos ou suplemento protéico a ração. Na deficiência de fósforo pode-se corrigir fornecendo uma mistura de sal mineral.
  9. 9. 2ª Etapa A necessidade de proteína, Ca e P no alimento Se o peso da égua estiver aumentado em ate 15% do peso normal a quantidade adicional de alimentos necessária é aumentada proporcionalmente Permitir acesso a mistura de sal mineral com maior concentração de P e menor de Ca
  10. 10. Sincronizaçãoalimentação/propriedade Se é oferecido pasto com gramíneas ou feno de gramíneas deve-se adicionar mais cálcio, fósforo e proteínas. Pastagens verdes geralmente contem a quantidade de proteínas suficientes para uma égua prenhe Forrageiras secas(pastagem ou feno): deve-se adicionar a quantidade de proteína necessária.
  11. 11. Sincronizaçãoalimentação/propriedade Pastagem com leguminosas ,suplementar apenas com P. Grãos sem melaço junto a uma mistura mineral deve-se umedecer os grãos Égua em sobrepeso, não oferecer alimento adicional alem do necessário para a manutenção, a mistura mineral deve-se manter acesso livre.
  12. 12. Alimentação em Éguas delactação Nos primeiros dois meses de lactação a égua produz leite equivalente de 3 a 4% do seu peso ,caindo para 2% no 5º mês de lactação. Ca em baixa quantidade = queda na produção (em média de 40%) Necessário empregar proteínas com alto valor biológico
  13. 13. Alimentação em Éguas delactação Após o parto +3 dias,manter o nível alimentar baixo ,com refeições liquidas com sementes de linhaça ,farelo de trigo e sal de cozinha. Ração adaptada lentamente a necessidade O concentrado dividido em 4 refeições diárias.
  14. 14. Deficiências Deficiência em energia nos primeiros meses de lactação = emagrecimento = diminuição da produção de leite. Deficiência em proteínas baixa a produção de leite e também o teor protéico deste, resultando em potros mal desenvolvidos. Energia e proteína devem ser supridas através do concentrado contendo composição variada com teores suficientes em a.a essenciais,AC graxos,Vit e minerais.
  15. 15. Tabela- ExigênciasNutricionaisPrincipais Nutrientes exigidos EXIGÊNCIAS Proteína Cálcio FósforoÉguas - 1º ao 8º 8% 0,30% 0,20%mês de gestaçãoÉguas – 9º ao 11º 10% 0,45% 0,35%mês de gestaçãoÉguas em 12,5% 0,45% 0,35%Lactação

×