Aula01 - Comunicação Oral e Escrita
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Aula01 - Comunicação Oral e Escrita

on

  • 2,273 views

O processo de produção de um texto

O processo de produção de um texto

Statistics

Views

Total Views
2,273
Views on SlideShare
1,164
Embed Views
1,109

Actions

Likes
0
Downloads
46
Comments
0

4 Embeds 1,109

http://comunicmedici3p.wordpress.com 593
http://comunicmedici1p.wordpress.com 270
http://comunicmedici5p.wordpress.com 245
http://webcache.googleusercontent.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula01 - Comunicação Oral e Escrita Presentation Transcript

  • 1. Universidade Federal de RondôniaDepartamento de Engenharia de Pesca e AquiculturaCurso de Comunicação Oral e EscritaAula 1:O processo de produçãode um textoProf. Maigon Pontuschka2º semestre 2012
  • 2. Viajar com a mente,mas não viajar na maionese!
  • 3. Escrever é viajar com amente: você nunca sabe aonde pode chegar.
  • 4.  Escrever não é tentar descobrir tudo o que você quer dizer antes de colocar a caneta no papel ou os dedos no teclado. Tentar fazer isso resultará em ter muito pouco a dizer, ou pior, nada a dizer
  • 5.  A escrita funciona melhor quando vem das descobertas que você faz durante o processo de escrever. É por isso que é importante manter sua caneta escrevendo ou o teclado clicando. Você abre a sua mente para as suas melhores ideias quando mantém as palavras fluindo.
  • 6.  PLANEJAR ESCREVER O PRIMEIRO RASCUNHO REVISAR EDITAR E CORRIGIR PUBLICAR/COMPARTILHAR
  • 7.  PLANEJAR – ajuda a selecionar e a dar forma a um assunto ESCREVER O PRIMEIRO RASCUNHO – ajuda a conectar todos os pensamentos sobre o assunto. É a primeira olhada completa sobre um texto em desenvolvimento REVISAR – ajuda a fazer mudanças no texto até que ele diga o que você quer que ele diga EDITAR E CORRIGIR – ajudam a checar se o português está correto e prepará-lo para publicação PUBLICAR/COMPARTILHAR – ajuda você a avaliar o quanto o seu trabalho é efetivo. Compartilhar com colegas ou publicar seu trabalho em um blog ou jornal.
  • 8.  A experiência molda a sua forma de escrever. O escrever não é um caminho reto. Cada tarefa de escrita apresenta desafios novos. Cada escritor trabalha de modo diferente.
  • 9. 1. Encontre uma ideia sobre a qual escrever.2. Comece sua pesquisa sobre o assunto com técnicas de “brainstorming”.3. Procure saber o máximo possível sobre o assunto. Estabeleça um foco específico.4. Veja o quanto progrediu no seu plano para ver se você conseguiu estabelecer algo sólido para começar. Se não conseguir, escolha outro assunto.
  • 10. 5. Quando tiver uma ideia central, encontre um modo interessante de escrevê-la.6. Elabore um plano ou um desenho da organização do seu texto. Pode ser apenas uma lista simples ou até uma lista detalhada de pontos.
  • 11. 1. Escreva-o com o seu plano em mente.2. Dê especial atenção ao primeiro parágrafo para dar o tom do texto.3. Sempre olhe o seu plano, mas seja flexível. Um caminho mais interessante pode aparecer enquanto você escreve.
  • 12. 4. Continue escrevendo até que chegue a um ponto natural de parada. Não se preocupe com correções por enquanto. Concentre-se em desenvolver suas ideias.5. Lembre-se que o seu primeiro rascunho é apenas um primeiro olhar sobre uma ideia em desenvolvimento sobre a qual você está escrevendo.
  • 13. 1. Revise seu primeiro rascunho para perceber quais partes funcionam bem no texto e quais partes precisam mudar.2. Adicione, corte, reescreva com outras palavras ou reorganize as ideias no texto. O seu texto deve responder às perguntas que os seus leitores possam ter sobre o seu assunto.
  • 14. 3. Cheque o que escreveu para ver se existem oportunidades que você deixou passar para fazer o texto ficar mais significativo e vivo possível.4. Revise (ou escreva) os parágrafos de abertura e de fechamento. Eles devem ajudar a amarrar tudo no seu texto.
  • 15. 5. Refine o estilo da sua escrita. Suas ideias precisam soar interessantes, coloridas e naturais.6. Peça aos seus colegas que digam o que acham do que você escreveu.
  • 16. 1. Releia em voz alta a sua última versão para sentir se o texto faz sentido e se soa bem. Substitua quaisquer palavras, frases ou sentenças que pareçam estranhas ou confusas2. Cheque, então, erros de pontuação, erros de digitação e de gramática.3. Utilize um dicionário ou dicionário de sinônimos sempre que necessário.
  • 17. 4. Peça a um editor confiável – um colega, amigo, professor ou parente - que verifique o seu texto para ver se existem ainda erros que você deixou passar.5. Prepare uma cópia final do trabalho bonita e limpa. Siga sempre as diretrizes estabelecidas para a entrega de trabalhos.6. Verifique ainda uma última vez a versão final antes de entregá-la.
  • 18. 1. Compartilhe o seu produto final com o seu grupo ou com o professor.2. Preste atenção aos comentários e às reações das pessoas com relação ao seu texto. Anote tudo o que possa ser útil.3. Considere em publicar o seu trabalho em um blog ou em um jornal.4. Em alguns casos seu trabalho pode até ser transformado em um artigo científico.