• Save
Artes no enem 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Artes no enem 2011

on

  • 14,659 views

 

Statistics

Views

Total Views
14,659
Views on SlideShare
1,320
Embed Views
13,339

Actions

Likes
6
Downloads
0
Comments
0

4 Embeds 13,339

http://manoelneves.com 13327
http://webcache.googleusercontent.com 5
http://pragostardearte.wordpress.com 5
http://www.google.com.br 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Artes no enem 2011 Artes no enem 2011 Presentation Transcript

  • linguagem, códigos e suas tecnologias Artes no ENEM-2011 Manoel Neves
  • Brasília 50 anos. Veja, n.2138, nov.2009.
  • QUESTÃO 01 ENEM-2011Utilizadas desde a Antiguidade, as colunas, elementos verticais de sustentação, foramsofrendo modificações e incorporando novos materiais com ampliação de possibilidades.Ainda que as clássicas colunas gregas sejam retomadas, notáveis inovações são percebidas,por exemplo, nas obras de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro nascido no Rio de Janeiro em1907. No desenho de Niemeyer, das colunas do Palácio da Alvorada, observa-sea presença de um capitel muito simples, reforçando a sustentação.o traçado simples de amplas linhas curvas opostas, resultando em formas marcantes.a disposição simétrica das curvas, conferindo saliência e distorção à base.a oposição de curvas em concreto, configurando certo peso e rebuscamento.o excesso de linhas curvas, levando a um exagero na ornamentação.
  • SOLUÇÃO COMENTADA ENEM-2011Em geral, as colunas usadas na arquitetura são retas. O dado inovador da obra de Niemeyer é asimplicidade e o uso de curvas, elementos que são definidores do seu estilo e o tornam único.Marque-se, pois, a alternativa “b”.
  • IMAGEM 01: Toca do Salitre – Piauí. Disponível em: http://www.fumdham.org.br. Acesso em: 27 jul. 2010.
  • IMAGEM 02: Arte Urbana. Foto: Diego Singh Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010.
  • QUESTÃO 02 ENEM-2011O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sidocomparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando asimagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturasmurais, tais comoa preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
  • SOLUÇÃO COMENTADA ENEM-2011Tanto o grafite quanto a pintura pré-histórica são suportes artísticos que veiculam valores ecrenças específicos de uma época. Assinale-se, portanto, a alternativa “c”. As demais opções nãocontemplam as duas manifestações artísticas em análise.
  • LEIRNER, N. Tronco com cadeira (detalhe). Disponível em: http://www.itaucultural.org.br. Acesso em: 27 jul. 2010.
  • TEXTO ENEM-2011Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada eabsurda. Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foianulada. JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, C.G. (org.). O homem e seus símbolos. RJ: Nova Fronteira, 2008.
  • QUESTÃO 03 ENEM-2011A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento daintenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta característicasfuncionais e de sofisticação decorativa.futuristas e do abstrato geométrico.construtivistas e de estruturas modulares.abstracionistas e de releitura do objeto.figurativas e de representação do cotidiano.
  • SOLUÇÃO COMENTADA ENEM-2011O objeto artístico guarda semelhanças com o dadaísmo e com as técnicas do ready made, deAndy Wahol. Em sua construção, houve uma releitura de dois elementos cotidianos. Por isso, aalternativa mais viável é a letra “d”.
  • PICASSO, Pablo. Guernica.
  • QUESTÃO 04 ENEM-2011O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico,tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataqueaéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o SalãoInternacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA einstalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra clubista apresentaelementos plásticos identificados pelopainel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando àrealidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo oespectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com ovolume, a perspectiva e a sensação escultórica.esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviçoda objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, deforma fotográfica livre de sentimentalismo.
  • SOLUÇÃO COMENTADA ENEM-2011Em Guernica, destacam-se o uso de tons de cinza e a superposição de figuras que representam ador e o desespero ante o horror da guerra. Não há preocupação com a perspectiva e aprofundidade. Assinale-se, pois, a letra “a”.