IOS sistema operacional

21,063 views
20,765 views

Published on

etec 2012

1 Comment
7 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
21,063
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
627
Comments
1
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

IOS sistema operacional

  1. 1. Etec Doutora Ruth Cardoso – São Vicente Técnico em Informática – 1I3O Sistema Operacional Móvel da Apple
  2. 2. MENU PRINCIPAL PrincipaisO que é iOS? História do iOS CaracterísticasEstrutura do Finalidade do + MAIS Sistema Sistema
  3. 3. O QUE É O iOS?• O iOS (iPhone OS) foi apresentado no dia 09 de Janeiro de 2007, inicialmente para o smartphone iPhone.,• O iOS, é um sistema operacional derivado do mac os x que possui como base o unix, desenvolvido para a linha de dispositivos móveis da apple.• Ele preza pela simplicidade, beleza e eficiência de suas aplicações.• Desenvolvido para o smartphone iPhone e adaptado ao iPod Touch, iPad e Apple tv. É um software proprietário, só funcionando em aparelhos da Apple. BELEZA SIMPLICIDADE EFICIÊNCIA
  4. 4. A HISTÓRIA DO iOSQuando o iPhone original foi lançado, o sistema operacional foi chamado de"iPhone OS" e manteve esse nome por quatro anos, só mudando para o iOS com o lançamento do iOS 4, em junho de 2010. Ele é um dos sistemas operacionais mais antigos em desenvolvimento até hoje, já estando na sua sexta versão. Para contar mais detalhadamente sobre a sua história e oaprimoramento de suas características, dividimos de acordo com as versões:
  5. 5. iOS 1.0• Introduzido juntamente com o iPhone original, ao contrário dos outros sistemas operacionais existentes na época, o iOS não suportava multitarefa, 3G, MMS, não podia copiar ou colar um texto, não tinha tela inicial personalizável e não suportava voz para marcação, entre outras coisas. No entanto, a Apple tinha como foco adquirir experiência e investiu na velocidade e consistência entre os aplicativos e algumas características como o núcleo interface de usuário iOS, o navegador web Safari e um iPad "widescreen".• O iOS 1.0 foi liberado em junho de 2007, compatível com iPhone 2G e tinha as seguintes características: Núcleo iOS UI, Gestos Multitouch, Mobile Safari, iPod, Visual Voicemail, Mapas, iTunes Sunc.• iOS 1.1 = Foi estabelecido que o iOS seria atualizado continuamente com novas versões e novos recursos e essas atualizações seriam oferecidas na linha de produtos da própria Apple. A principal atualização, que ocorreu após três meses, foi a iTunes Music Store Wi-Fi, que permitia aos usuários comprar músicas diretamente de seus telefones. Foram adicionados também um suporte para saída de TV e novos atalhos para páginas web.
  6. 6. iOS 2.0• Em julho de 2008 a Apple lançou a App Store para iOS, que existia no próprio dispositivo e dentro do iTunes, onde proporcionava aos usuários uma facilidade na navegação e em instalar apps. A Apple também forneceu um kit de desenvolvimento de softwares para iOS, o SDK iOS.• O iOS 2.0 foi lançado juntamente com o iPhone 3G e iniciou a introdução de uma série de outras características já existentes em outras plataformas. O iOS 2.0 também apresentou pesquisas de contatos e multi seleção para e-mail. Ainda no mesmo ano, o iOS 2.0 iOS 2.0 - Novidades recebeu duas atualizações: Aplicativos 3-party iOS 2.1 Dispositivos Novidades App Store Liberado em 09/2008 Iphone 2G Vida útil da Bateria Suporte ao Microsoft Ipod Touch 2Gen Playlists Genius Exchange iPod Touch 1Gen Correções de Chamadas Mobile Me iOS 2.2 Dispositivos Novidades Busca de Contatos iPhone 3G, Google street view iPhone 2G, Podcast downloads iPod Touch 2nd Gen, iPod Touch 1st Gen
  7. 7. iOS 3.0• O iOS 3.0 foi lançado com o iPhone 3GS em junho de 2009 com um lista enorme de funcionalidades e atualizações para app distribuídas por todo o sistema operacional. Aplicativos de pesquisa se tornaram mais importantes, o recortar, copiar e colar ficaram com uma forma mais intuitiva, foi adicionado suporte para MMS, gravação de vídeo, teclado em paisagem e marcação por voz. O iOS 3.0 veio recheado de características que foram além de alcançar os recursos existentes em outras plataformas, como: Preenchimentos automáticos para formulários no Safari, capacidade de comprar filmes, programas de TV e livros dentro da iTunes no dispositivo, controles dos pais, o recurso “Find my iPhone”, entre outros.• Poucos meses depois, a Apple lançou uma nova versão, o 3.1. Ele contava com bloqueio remoto, download de ringtones e controle de voz via Bluetooth.• 3.2 – Em 2010 foi lançada uma atualização para o sistema operacional que funcionasse no iPad. Seu principal objetivo era que ele correspondesse a resolução das telas dos iPads novos, isso gerou algumas mudanças que foram projetadas para tela maior. O iOS 3.2 também trouxe várias alterações para muitas aplicações: linha para boolmarks no safari, aplicativo bloco de notas recebeu uma borda de couro para torná-lo mais parecido com um notebook, os contatos e o calendário passaram a ser apresentados como um pequeno livro com páginas, a App Store recebeu o CoverFlow e as imagens era organizadas em pilhas.
  8. 8. iOS 3.2Lista de Contatos no iOS 3.2 Bloco de Notas IOS MEETS THE BIG SCREEN
  9. 9. iOS 4.0• O iOS 4.0 trouxe para seus usuários recursos como multitarefas, Wi-Fi, tethering, verificação ortográfica, pastas app, buscas personalizadas incluindo web e wikipédia, suporte para Exchange e caixa de entrada unificada. FaceTime • Ele veio com o iPhone 4 e com um recurso desenvolvido para tirar vantagem da câmera frontal do telefone: o chat de vídeo FaceTime. A Apple não foi a primeira a oferecer esse tipo de bate papo, mas tinha uma interface mais simples.• O iOS 4 também foi envolvido no escândalo chamado de "antennagate", Quando os usuários seguravam o Iphone 4, cobrindo determinada parte do aparelho, o sinal da operadora caía. Uma atualização em junho de 2010 foi feita para reparar o problema.• A apple também concretizou sua liderança de jogos móveis adicionando o Game Center e também introduziu suporte para alugar programas de TV diretamente dos dispositivos iOS.
  10. 10. iOS 5.0• O Sistema trouxe 200 novos recursos, dentre os favoritos estão o iCloud, iMessage, Safari, Notificações, Twitter e até uma banca personalizada para jornais e revistas.• O iMessage é um serviço de mensagens para todos os aparelhos com iOS 5, podendo iniciar uma conversa no iPhone e continuá-la no iPad do ponto em que parou. A Banca de Jornal e Revistas é similar ao ibooks e o Safari foi redesenhado com novas habilidades• A Central de Notificações traz todos os alertas em um só lugar, mensagens novas, solicitações de amigos, tudo controlável de um local bem prático, as notificações novas aparecem na parte superior da tela sem interromper o que o usuário estiver fazendo. É possível ver ainda cotações de ações e informações metrológicas.
  11. 11. iOS 6.0• O sistema móvel da Apple ficou mais organizado e ganhou uma maior integração com redes sociais e iCloud, além de dezenas de pequenas novas funcionalidades. Segundo a Apple, a nova versão do seu sistema mobile leva mais de 200 novos recursos para iPhones, iPads e iPods Touch. Confira abaixo nossa lista com alguns dos mais importantes entre tantas novidades.• Mapas: O iOS não usa mais o serviço de mapas da Apple. Agora o recurso foi totalmente desenvolvido pela Apple, o Mapas vai mudar a sua forma de ver o mundo. Os mapas são vetoriais, para que o texto e as imagens fiquem ainda mais detalhados, mesmo dando um zoom total ou vendo uma panorâmica. Ele traz também a função Flyover, que permite “sobrevoar” determinadas áreas por meio de imagens com o efeito 3D.• FaceTime pela rede: Ele agora funciona com redes celulares e Wi-Fi, para que você possa fazer e receber chamadas FaceTime, onde quer que você esteja. Você pode até fazer e receber chamadas FaceTime no seu iPad usando o número do seu telefone. Assim você usa o FaceTime onde estiver e em qualquer dispositivo.
  12. 12. iOS 6.0• Integração com o Facebook: Com o recurso será possível compartilha uma foto no Facebook direto do app Câmera ou do Fotos, informar a sua localização direto do Mapas.• Ligações: Uma novidade que irá diferenciar ainda mais o iPhone, agora ao recusar uma chamada, a pessoa pode responder imediatamente com uma mensagem de texto ou definir um lembrete para retornar a ligação e quando ela estiver muito ocupada, ela pode ativar o Não Perturbe.• Acessibilidade: Essa versão do iOS vem com mais recursos ainda para que pessoas com deficiências visuais, de audição, de aprendizado ou de mobilidade possam aproveitar ao máximo os seus dispositivos com iOS. O Acesso Guiado ajuda alunos com autismo a se concentrarem nas suas tarefas e no conteúdo. Permite que os pais, professores ou administradores limitem um dispositivo com iOS a um app, desativando o botão de Início e restringindo o toque a determinadas áreas da tela. Já o VoiceOver, o revolucionário leitor de tela para usuários cegos e deficientes visuais, está integrado ao Mapas, AssistiveTouch e ao Zoom.
  13. 13. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS• É um sistema operacional desenvolvido para funcionar com telas sensíveis a toque, ou melhor dizendo, a multitouch. Se tornou um multitarefa a partir da sua quarta versão, o que melhorou sua performance.• Possui também a capacidade de ser um sistema multiusuário, sendo que essa característica só é utilizada após a instalação de um aplicativo não vindo de fábrica.• É um sistema proprietário, com um código fechado que impossibilita a instalação do mesmo em equipamentos que não pertencem a empresa desenvolvedora.• Possui uma ferramenta de desenvolvimento de software SDK de fácil utilização e grande capacidade, denominada (XCODE) para a plataforma MAC. O desenvolvedor interessado em produzir e vender softwares para as plataformas APPLE, precisa se registrar na APPLE como developer (desenvolvedor) e pagar uma taxa anual de U$ 99,00 além de pagar uma comissão junto à APPLE de 30% sobre o valor de cada aplicativo vendido em sua LOJA (APP STORE).
  14. 14. ESTRUTURA DO SISTEMA• A estrutura do sistema iOS é dividida em 4 camadas. São as seguinte: Core OS, Core Services, Media e Cocoa Touch. A Cocoa Touch é a de maior nível e a Core OS as de mais baixo nível.  Cocoa Touch Esta camada é composta por frameworks chave que fornecem uma infraestrutura necessária para realizar aplicações no sistema operativo.  Media Na camada Media encontra-se o que diz respeito às tecnologias gráfica, de áudio e de vídeo voltadas para a criação da melhor experiência multimédia disponíveis num dispositivo móvel.  Core Services Fornecem os serviços fundamentais do sistema que todas as aplicações usam como o core- foundation que oferece interfaces de gestão de dados básicas para aplicações, ou como o core location que permite determinar a localização de um dispositivo ou ainda o storeKit que fornece suporte para compra de conteúdos e serviços através do telefone.  Core OS Camada que permite o telefone fazer aquilo para o qual foi desenhado, sendo a ponte entre todas as outras camadas e o hardware. Implementa ainda toda a segurança do sistema bem como as interfaces para abstracção na forma como trabalhar com as camadas de rede e transporte. A linguagem para desenvolvimento dos aplicativos para iOS é Objetive C, derivada das linguagens Smalltak e C. Você deve possuir qualquer computador APPLE Macintosh para desenvolver para as plataformas APPLE.
  15. 15. FINALIDADE DO SISTEMA• É o sistema mais avançado para dispositivos móveis e tem a finalidade de ser um sistema com uma interface fácil, intuitivo e divertido de usar.• Mantém uma excelente estabilidade para dispositivos móveis sendo também um sistema altamente seguro e confiável. O iOS suporta comunicação codificada de rede para proteção das informações confidenciais. Para proteger sua privacidade, os apps que solicitam informações sobre a sua localização precisam pedir primeiro a sua permissão. Caso o seu iPad seja perdido ou roubado, o app BUSCAR iPad pode localizá-lo em um map e apagar todos os seus dados remotamente. E quando ele estiver de volta, recupere todo o conteúdo a partir do backup mais recente.
  16. 16. + REFERÊNCIAS• http://www.theverge.com/2011/12/13/2612736/ios-history-iphone-ipad• http://www.apple.com/br/ios/• http://www.lsd.ic.unicamp.br/mo806/index.php/IOS• http://www.img.lx.it.pt/~fp/cav/ano2010_2011/Trabalhos_MERC_2011/Artigo% 206/caviphone.wordpress.com/especificacoes-tecnicas/sistema- operativo/index.html• http://www.techtudo.com.br/downloads/ios-6• http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2012/09/19/ios-6-chega-hoje- conheca-as-novidades-do-sistema-do-iphone-e-ipad/
  17. 17. + INTEGRANTES DO GRUPO Caio Afonso – nº. 06Daniel Raggio – nº. 11 Elyza Seiko – nº. 17Ingrid Tavares – nº. 27Nathan Roxo – nº. 33

×