Movimento Estudantil

5,937 views
5,274 views

Published on

Trabalho de Sociologia
3º Ano

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,937
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
155
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Movimento Estudantil

  1. 1. Sociologia
  2. 2. IntroduçãoAlgumas das Organizações representativas de âmbitouniversitário:Reivindicações Manifestações Protestos
  3. 3. Expansão das UniversidadesNo final da década de 50, ele começou a crescer, com acriação de inúmeras faculdades e universidades. Num paísem desenvolvimento, o acesso ao ensino superior passou aser condição fundamental para acelerar o processo demodernização.Com isso abriu novos caminhos para:Criação das InúmerasUniversidades
  4. 4. Ideologia e Politica dentro doMovimento EstudantilNa primeira metade dos anos 60, achamada "Reforma da Universidade"consistiu na mais importante luta domovimento estudantil.
  5. 5. Golpe de 1964O golpe militar repercutiu significativamente no movimentoestudantil. A influência das correntes políticas de esquerda levouas autoridades militares a reprimirem as lideranças estudantis edesarticularem as principais organizações representativas.
  6. 6. O Auge da RepressãoA nova geração de estudantes, quemilitaram e lideraram as frentesuniversitárias da década de 70, teve pelafrente o árduo trabalho de reconstruir asorganizações estudantis.
  7. 7. O Retorno pela LutaErnesto GeiselTeve início a implementação do projeto deliberalização política, que previa a redemocratizaçãodo país. A volta do movimento estudantil nãodesencadeou ondas de repressão política como asque foram presenciadas no final da década de 60 einício da década de 70.
  8. 8. Caras PintadasO movimento baseou-se nas denúncias decorrupção que pesaram contra opresidente e ainda em suas medidaseconômicas, e contou com milhares dejovens em todo o país.
  9. 9. Na época que os resultados eleitorais foram fruto demanipulação da opinião pública, com participaçãoinclusive e principalmente da Rede Globo de Televisão.
  10. 10. Movimentos Estudantis Atuais
  11. 11. Depoimentos por quem luta pelo direitos deuma Educação Superior a nível do Brasil.

×