Gpl iv treinamento[1]
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Gpl iv treinamento[1]

on

  • 3,895 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,895
Views on SlideShare
3,895
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
53
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Gpl iv treinamento[1] Presentation Transcript

  • 1. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS Qualificar para os novos tempos... O Novo Mercado de Trabalho Redefinição para as questões relacionadas a emprego Estar empregado não representa sinônimo de segurança
      • Considerando que o empregador assume o risco do empreendimento, ele define quem fica, e só fica quem é útil...
    A empresa deixou de ser a grande família Ter muitos anos de casa só agrega se for acompanhado de crescimento contínuo na organização Lealdade versos Profissionalismo
  • 2. “ O investimento em treinamento visando desenvolver profissionais especializados e valorizados ainda é a melhor solução neste processo de transformações” (SHINYASHIKI, 1988) O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS
  • 3. Definições e Conceitos O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS O treinamento está relacionado a um processo educacional de curto prazo, centrado na atual condição organizacional, cujo objetivo é ampliar a capacidade das pessoas para desempenhar, de maneira mais adequada, as tarefas relacionadas ao cargo que ocupam na empresa. (Gil, 2001)
    • Antigamente consideravam-se o treinamento como um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados.
    • Depois o treinamento passou a ser considerado como um meio para alavancar o desempenho no cargo.
    • Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.
    • Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais, e cada vez mais valiosas (CHIAVENATO,1999a, p.294).
  • 4. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS A evolução do processo...
    • Transformações na forma de gerir pessoas ;
    • Transformações na nomenclatura: (de Administração de Recurso Humanos para Gestão de Pessoas), ou seja, não se administra mais recursos humanos, gerimos pessoas ou talentos humanos;
    Dentro desse contexto, esta área passa a desempenhar o papel de uma ferramenta de transformação, uma vez que a educação muda comportamentos.
  • 5. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS Importância do treinamento 1. Transmitir informações; 2. Desenvolver habilidades, diretamente relacionadas com o cargo; 3. Modificar atitudes. Necessidade de treinamento 1. Quando existe algo que a pessoa não sabe como executar; 2. Quando ela precisa estar apta a realizar.
  • 6. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS Os principais objetivos do treinamento (CHIAVENATO, 2005): “ a) preparar os recursos humanos para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização; b) proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; c) mudar a atitude das pessoas com várias finalidades entre as quais, criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência”.
  • 7. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS . Fases do treinamento a) quanto ao processo: Mudar atitudes e comportamentos - (dramatização), - treinamento de grupos; b) quanto ao conteúdo: Focar o conhecimento. - estudo de casos; c) técnicas mistas: Focam conhecimento e mudança de comportamento . - Rotação de cargos ( job rotation ); - Simulações e jogos de negócios ( business game )
  • 8. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS Classificação de tecnologia educacional de treinamento Técnicas de treinamento Quanto ao uso Fonte: Adaptado de CHIAVENATO (2004, p.351) Orientadas para o conteúdo Leitura, instrução programada e instrução assistida por computador Orientadas para o processo Dramatização, treinamento da sensitividade, Antes ingressar na empresa Estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas de on-the-job Quanto ao Tempo Antes ingressar na empresa Programa de indução ou integração a empresa Após ingressar na empresa Treinamento no local (em serviço) e fora do local de trabalho (fora do serviço) Quanto ao local No local de trabalho Treinamento em tarefas, rodízio de cargo,enriquecimento de cargos Fora do local de trabalho Aulas, filmes, painéis, casos, dramatização, debates, simulações jogos
  • 9. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS O desenvolvimento da carreira: 1. Para adequar os projetos de desenvolvimento das pessoas com os projetos da empresa; 2. Auxiliar as pessoas a trabalhar seus pontos fortes e fracos; 3. Melhorar o nível de comunicação entre as pessoas e a empresa. Joel Dutra (1996).
  • 10. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS Avaliação dos Resultado: aspectos a serem considerados 1. Determinar até que ponto o treinamento produziu as modificações desejadas no comportamento; 2. Verificar se os resultados apresentam conformidade com as metas da empresa.
  • 11. O TREINAMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS Bibliografia DUTRA, Joel. Administração de Carreiras . Atlas, 1996. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas . Campus, 2 005 CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos . Atlas,2003. ARAÚJO, Luis César G. Gestão de Pessoas . Atlas,2006 Gil, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas : enfoque nos papéis profissionais. São Paulo, Atlas, 2001.