Pirenópolis

1,165 views
873 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Felicitari!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,165
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pirenópolis

  1. 1. FUNDADA EM 07 DE OUTUBRO DE 1727 MUNICÍPIO DE PIRENÓPOLIS “PIRI” Luzia 20-04-2012
  2. 2. Pirenópolis é um município histórico, sendoum dos primeiros do estado de Goiás. Foifundado com o nome de Minas de NossaSenhora do Rosário Meia Ponte peloportuguês minerador Manoel RodriguesTomar (alguns historiadores denominaram-ocomo Manoel Rodrigues Tomás).
  3. 3. Pyrenópolis (ortografia arcaica), posteriormentePirenópolis, significa "a Cidade dos Pireneus". Seunome provém da serra que circunda a cidade que é aSerra dos Pireneus.
  4. 4. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
  5. 5. Palco das famosas cavalhadas e da Festa do Divino. As Cavalhadas de Pirenópolis é umaatividade que gira em torno de uma representação dramática equestre de uma lutaentre Mouros e Cristãos pela soberania da Península Ibérica durante a Idade Média naEuropa e são alegrados por centenas de mascarados, montados a cavalo ou não.
  6. 6. FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
  7. 7. MASCARADOSUsando roupas extravagantes e máscaras com cara de animais,Mais comumente boi e onça, montados a cavalos ou mesmo a pé
  8. 8. Os mascarados saem fazendo algazarra pelas ruas da cidadee dançando nas casa em que, para isso, são convidados,durante a festa das cavalhadas.
  9. 9. Sua origem também está ligada a Portugal, sendo uma manifestaçãoreligiosa e de alegria. Era uma maneira de espantar os maus espíritos
  10. 10. A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTOÉ sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular dePirenópolis. Esta intensa festa mescla variadas manifestaçõesreligiosas e profanas, de diversas origens e significados.
  11. 11. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito,o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas.Assim é o Divino Espírito Santo.
  12. 12. As Pastorinhas
  13. 13. Os mascarados são figuras de suma importância na festa,Graças à sua beleza, evolução e o colorido de suas roupas.
  14. 14. MÚSEU DE ARTE SACRA
  15. 15. •A Folia do Divino - Comitiva religiosa que percorre casas e fazendas levando a Bandeira do Divino e recolhendo esmolas. •As Cavalhadas - Representação da luta medieval entre mouros e cristãos. •As Pastorinhas - Peça teatral com jovens moças que contam a história do nascimento de Jesus.ÉPOCA: Pentecostes (50 dias depois da páscoa).LOCAL:na cidade- Igreja, casa do Imperador, pelas ruas, casas,teatro,beira do rio. na zona rural- pousos de folia DURAÇÃO: Cerca de 23 diasSIGNIFICADO: Receber o Divino Espírito Santo e suas bênçãos, assim como osApóstolos de cristo O receberam na festa de Pentecostes, distribuir esmolas eAlimentos.
  16. 16. Turismo TURISMO Atividade de grande relevância principalmente no âmbito urbano e que emprega boa parte desta população.
  17. 17. Os dados estatísticos oficiais são muito subdimensionados, oumesmo nulos, devido ao grande índice de informalidade.
  18. 18. Em épocas de feriados, o aquecimento da economia é visíveldevido ao grande fluxo de visitantes,.
  19. 19. estendendo-se direta e indiretamente a todo o município e aosmunicípios vizinhos como Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás
  20. 20. Pirenópolis é um município histórico, do estado de Goiás.Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico ehistórico pelo IPHAN
  21. 21. o município conta com um Centro Histórico belamente ornado comcasarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de NossaSenhora do Rosário (1728-1732).
  22. 22. CACHOEIRA DOS DRAGÕES
  23. 23. CACHOEIRA DAS ARARAS
  24. 24. CACHOEIRA USINA VELHA
  25. 25. CACHOEIRA SANTA MARIA
  26. 26. CACHOEIRA DA MEIA LUA
  27. 27. CACHOEIRA DO ABADE
  28. 28. CACHOEIRA DO LÁZARO
  29. 29. CACHOEIRA do BONSUcEsSO
  30. 30. CACHOEIRA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
  31. 31. GASTRONOMIAALGUNS RESTAURANTES
  32. 32. BARES
  33. 33. POUSADAS E HOTEIS
  34. 34. POUSADA IMPERIAL
  35. 35. POR DO SOL EM PIRENÓPOLIS
  36. 36. PRODUÇÃO: LUZIA GABRIELEEMAIL: luziagabriele@hotmail.comIMAGENS: ARQUIVO PESSOAL E INTRNETMÚSICA: LUZES DA RIBALTAFONTE: GOOGLEDATA: 22 DE ABRIL DE 2012 “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”

×