0
Luzia
08-02-2012
a primeira máscara de
Carnaval...
…data de 30.000 anos
A.C. e era fabricada e
ornamentada para ser
usada em celebrações,
c...
No Antigo Egito, o povo acreditava
que a colocação de uma máscara
na face dos mortos ajudava na
passagem para a vida etern...
O mais antigo documento sobre
o uso das máscaras em Veneza
data de 02 de Maio de 1268.
Um outro, datado de 22 de
Fevereiro...
Na Itália, os “bobos da
corte”, artistas do riso,
transformaram-se em
Arlequim, Pulcinella, Pierrot
e Colombina, personage...
Na necessidade do homem
de se embelezar e de se
transformar, surge em
Veneza, no século XV, o
primeiro baile de máscaras,
...
Em Veneza, as máscaras
também se tornaram peças
decorativas,
transformando-se na
principal atividade
econômica da Região.
...
e para outros, a palavra
surgiu quando Gregório I, o
Grande, em 590 d.C.
transferiu o início da
Quaresma para quarta-feira...
Todas estas variantes têm
origem em dialetos
italianos (como o Milanês,
Siciliano, Calabrês, etc...) e
que significam ação...
PRODUÇÃO: LUZIA GABRIELE
EMAIL: luziagabriele@hotmail.com
IMAGENS: GOOGLE
FONTE: http://www.ead.pt/blog/?p=16
MÚSICA: CHIC...
A primeira máscara de carnaval
A primeira máscara de carnaval
A primeira máscara de carnaval
A primeira máscara de carnaval
A primeira máscara de carnaval
A primeira máscara de carnaval
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

A primeira máscara de carnaval

945

Published on

4 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
945
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
4
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "A primeira máscara de carnaval"

  1. 1. Luzia 08-02-2012
  2. 2. a primeira máscara de Carnaval... …data de 30.000 anos A.C. e era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos
  3. 3. No Antigo Egito, o povo acreditava que a colocação de uma máscara na face dos mortos ajudava na passagem para a vida eterna. Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos, enquanto que os Gregos usavam as máscaras nas suas cerimônias religiosas.
  4. 4. O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza data de 02 de Maio de 1268. Um outro, datado de 22 de Fevereiro de 1339, proibia os mascarados de vaguearem pela noite nas ruas da cidade. Todavia, o seu uso era permitido durante todo o carnaval, exceto nas festas religiosas e ao entrar nas igrejas. Durante todas as manifestações importantes, como as festas republicanas, era consentido o uso dos trajes Venezianos que compunham o uso das máscaras.
  5. 5. Na Itália, os “bobos da corte”, artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina, personagens que inspiraram o Carnaval de Veneza, sendo que as máscaras, tinham o poder de revelar ou ocultar sentimentos.
  6. 6. Na necessidade do homem de se embelezar e de se transformar, surge em Veneza, no século XV, o primeiro baile de máscaras, “Ball Masque”, onde o uso da máscara também se fazia necessário devido aos constantes conflitos políticos. Os Cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais.
  7. 7. Em Veneza, as máscaras também se tornaram peças decorativas, transformando-se na principal atividade econômica da Região. Em relação à palavra Carnaval, esta tem origem na Idade Média, sendo que para uns, deriva de “carrum navalis”, que eram os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas nos séculos VII e VI a.C.
  8. 8. e para outros, a palavra surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de “qüinquagésimo” deu o nome de “dominica ad carne levandas”, expressão que seria sucessivamente abreviada para “carne levandas”, “carne levale”, “carne levamen”, “carneval” e “carnaval”.
  9. 9. Todas estas variantes têm origem em dialetos italianos (como o Milanês, Siciliano, Calabrês, etc...) e que significam ação de tirar, que neste caso quer dizer “retirar a carne” e refere-se à proibição religiosa do consumo de carne durante os quarenta dias que dura a quaresma.
  10. 10. PRODUÇÃO: LUZIA GABRIELE EMAIL: luziagabriele@hotmail.com IMAGENS: GOOGLE FONTE: http://www.ead.pt/blog/?p=16 MÚSICA: CHICO BUARQUE E MARIA BETHANIA - NOITE DOS MASCARADOS DATA: 08 DE FEVEREIRO DE 2012 - Quem é você, diga logo... - Que eu quero saber o seu jogo... - Que eu quero morrer no seu bloco... - Que eu quero me arder no seu fogo.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×