Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Like this? Share it with your network

Share

Forum FWD Ana Brant Fiat

on

  • 1,165 views

Apresentação da Ana Brant, Fiat, no Forum FWD em 24 de Novembro de 2010

Apresentação da Ana Brant, Fiat, no Forum FWD em 24 de Novembro de 2010

Statistics

Views

Total Views
1,165
Views on SlideShare
1,165
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
27
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • COMENTÁRIO: um artigo publicado num jornal Alemão diz que o tempo de resposta entre a pesquisa feita pela montadora e o lançamento de um novo produto é demorado demais, e que as exigências verificadas com o consumidor acabam se perdendo durante o período de desenvolvimento do produto, que é um processo completamente fechado dentro da empresa.
  • COMENTÁRIO: a ideia original foi criar um blog envolvendo os consumidores na criação de um carro conceito para o Salão do Automóvel de 2010 em São Paulo. Esta era uma proposta aparentemente simples, mas representaria uma grande ruptura se pensarmos que o processo de desenvolvimento de um "carro conceito" na indústria automobilística como um todo – e dentro da Fiat – é um segredo mal guardado.
  • Mas as pessoas já estão falando a respeito e isso tem um significado muito importante para nós, não apenas pelo reconhecimento, mas porque isso nos permitirá criar as condições que precisamos para continuar mudando as coisas .
  • Tudo aconteceu aqui, num ambiente separado dentro da fábrica, que nós batizamos de "Mio House". Era importante para nós criar um marco, um símbolo do que estava acontecendo. O Mio não era apenas mais um projeto; era um projeto icônico, um símbolo de mudança, e aquilo precisava ficar muito claro. O trabalho realizado dentro da Mio House produziu uma série de vídeos que foram assistidos pelos participantes da ideia. Todos podiam acompanhar cada passo.
  • Este é o modelo que será visto no Salão do Automóvel de São Paulo em Outubro de 2010. O salão está para acontecer. Nós ainda não temos o carro conceito e as pessoas não sabem o que elas verão; não sabem se a experiência deu certo ou não.

Forum FWD Ana Brant Fiat Presentation Transcript

  • 1. A Fiat tem sido a montadora líderdo mercado automobilísticoBrasileiro durante os últimos 8 anos
  • 2. A liderança da Fiat no mercadoBrasileiro é resultado da sua fortecrença na inovação 1990 1990 UNO MILLE, O PRIMEIRO CARRO VERDADEIRAMENTE ‘POPULAR’ DO BRASIL 1999 1999 O LANÇAMENTO DA LINHA ADVENTURE E PRIMEIRA PICAPE PEQUENA COM CABINE ESTENDIDA 2006 2006 SIENA TETRAFUEL: O PRIMEIRO CARRO MOVIDO A 4 COMBUSTÍVEIS 2008 2008 PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO DESENVOLVIDO NO BRASIL O NOVO UNO REVOLUCIONA O SEGMENTO DE 2010 2010 CARROS COMPACTOS NO BRASIL
  • 3. O investimento da Fiat Brasil emInternet foi sempre direcionado paraaumentar a participação e escolhas dosusuários2002-20102002-2010 A essência do site da Fiat é a ferramenta de participação e escolha: “monte o seu carro" 2004 2004 Quando o Fiat Stilo Connect foi lançado, o usuário podia interagir com o site através do seu celular 2006 2006 Pessoas foram convidadas para escolher entre 16 diferentes combinações de um dos comerciais de lançamento do Fiat Idea Adventure em cinemas selecionados Fiat comemora 30 anos de Brasil e convida o país a pensar o futuro e dividir seus depoimentos e reflexões no site www.fiat30anos.com.br. Um acervo histórico e antropológico 2008 2008 O Fiat Linea foi apresentado ao usuário antes de ser lançado através de um blog que explicava os bastidores do desenvolvimento de um carro 2009 2009 Quando o Fiat Strada Cabine Dupla foi lançado, o usuário podia participar de um show de comédia stand up ao vivo através das redes sociais
  • 4. Plataforma MIOTodas essas experiências de interação com osconsumidores levaram ao Mio
  • 5. O que levou a Fiat Brasil a desenvolveruma plataforma aberta?Apesar de sempre ter pesquisado os consumidores antes edepois de lançar um produto, a Fiat percebeu que elanunca havia escutado o consumidor durante o processo decriação de um carro.
  • 6. Primeira ideia: Mas a criação de um blog parecia ser muito pouco para cumprir o objetivo de envolver o consumidor nessa ideia de criar um carro em conjunto. A resposta veio através de um outro desafio: a Inovação Aberta.
  • 7. “Nós abrimos nossas portase mentes. Nunca antesocorreu uma pesquisa tãoprofunda para entender oconsumidor” C.BELINI, CEO FIAT LATIN AMERICA
  • 8. Workshop definiçãoPergunta Chave:(27 de Julho de 2009)A transformação no jeito detrabalhar da Fiat começou.O Presidente da Fiat Brasilconvocou uma reunião comas várias áreas daempresa, fornecedores,personalidades do setor eacadêmicos para discutir oFuturo do Automóvel e oAutomóvel do Futuro.
  • 9. O PROJETO
  • 10. IDEIAS DE CONCEITOA fase de ideias livres
  • 11. DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2009... As pessoas foram convidadas a participar de um projeto aberto, apresentando ideias baseadas na "pergunta chave" para criar um novo carro.
  • 12. Seguindo as liçõesaprendidas com o ConteúdoGerado pelo Usuário (UserGenerated Content),conteúdos inspiradores erampublicados três vezes ao diano site, desenvolvido para oprocesso de fonte aberta.Dezenas de ideias, insights,inovações e tendênciasforam disponibilizadas paraas pessoas participantes doprojeto.
  • 13. Mais um paradigma quebrado: durante a fase degeração de Ideias Conceito, a Fiat autorizou apublicação de inovações envolvendo marcas daconcorrência no site do Fiat Mio.Após receber as ideias enviadas pelos usuários,todas foram lidas, revisadas e organizadas.
  • 14. BRIEFING DO CONCEITOInterpretando as ideias
  • 15. Um novo conceito Nós aprendemos que a criação coletiva é completamente diferente de fazer um brainstorming criativo. É um erro pensar sobre a criação coletiva como uma pesquisa de ideias seguida por um processo de votação, ou "escolher o melhor”.
  • 16. 1 carro em21 conceitos chave
  • 17. 1. Habitáculo e passageiros: quantos lugares e 11 Drive By Wire: Será que os controles eletrônicos quantas portas deve ter o Mio? podem substituir o volante e os pedais?2. Finalidade do veículo: o Mio deve ser 12 HUD (Head-UP Display em Inglês): será que os desenvolvido para enfrentar que tipo de painéis serão substituídos pelos mostradores de trânsito? cabeça elevada, ou HUDs?3. Integração com outros recursos ou gadgets: 13 Atualizações de carro: você gostaria de poder qual é a melhor maneira de conectar o atualizar o seu carro em vez de trocar de modelo? celular e outros gadgets no carro? 14 Acessibilidade para os condutores especiais: Como4. Infotainment Show (informação e a tecnologia pode assegurar o livre acesso ao entretenimento): comandos de voz ou touch banco do motorista? screen, qual você gostaria de ter? 15 Auxiliadores de condução: como podem os sistemas5. Identidade Eletrônica: o Mio deve incentivar eletrônicos evitar acidentes? a participação em Redes Sociais? 16 Sistematização do Trânsito: estamos caminhando6. Visibilidade Máxima: como reduzir o número rumo ao fim do ato de dirigir? de pontos cegos para o motorista? 17 Biométrica a bordo: o seu corpo pode funcionar7. Energia Ecológica: qual é a energia ideal como uma chave. Mas isso é necessário? para o Mio? 18 O estepe é necessário? Você abriria mão do estepe8. Silêncio Elétrico: carros elétricos não fazem por outras vantagens? barulho. Isso é bom ou ruim? 19 Abastecimento elétrico: qual é a melhor maneira de9. Manutenção Evoluída: como tornar a se recarregar os carros elétricos? manutenção do carro em algo mais 20 Bafômetro integrado: o carro deve verificar os níveis agradável? de álcool do condutor antes de ligar?10. Novos materiais: você compraria um carro 21 Conforto a bordo: como podemos tornar o interior do feito de algo que não fosse metal? veículo mais agradável para os passageiros?
  • 18. CONCEPT DESIGNA hora de tomar decisões
  • 19. Casa Mio: um símbolo demudança
  • 20. DE NOVEMBRO DE 2009 A ABRIL DE 2010... O foco principal da Plataforma Mio foi direcionado a encontrar soluções para o desafio da criação coletiva expressada no Briefing de Conceito. Naquele momento, a tarefa principal era discutir ideias, sem quaisquer soluções tecnológicas ainda disponíveis.
  • 21. A concepção do FCCIII nosforçou a contornar um paradoxo:enquanto nós estávamosinspirando as pessoas apensarem sobre o carro dofuturo, nós estávamosmaterializando o carro nopresente.A solução: os 21 conceitoschave foram discutidos peloCentro de Estilo e Engenharia,e depois eles retornaram um porum para uma discussão aberta.
  • 22. O que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em Outubro de 2010?
  • 23. “Só geramos mudanças quando somosintoxicados pela beleza de uma idéia.As interações entre as marcas e osconsumidores tem formado uma lindacoreografia.” ABEL REIS, CEO AGENCIACLICK ISOBAR
  • 24. “Fiat Mio me apresentou a uma nova maneirade criar, onde o cliente não fica apenascomentando em cima de coisas que você jádefiniu – o cliente fica junto com vocêdefinindo tudo desde o início, antes de vocêcomeçar a trabalhar. Para mim, essa foi agrande lição: compartilhar a criação.” PAULO NAKAMURA, COORDENADOR DE DESIGN DA FIAT
  • 25. “Ficou claro que as pessoas têm as suaspróprias ideias e que elas querem ajudar aescrever o seu próprio futuro. E não é nadafácil para uma empresa atender a todasessas expectativas. Foi muito legal ver asdiferentes escolhas e trocas que foramfeitas tanto na empresa como entre osconsumidores.” CARLOS EUGÊNIO, DIRETOR DE PRODUTO
  • 26. “Com o Fiat Mio eu aprendi que nósprecisamos estar sempre abertos anovas ideias, e nunca analisar umainiciativa com preconceito.” LELIO RAMOS, DIRETOR COMERCIAL
  • 27. ...17.140 consumidores...
  • 28. e isso é só o começo....
  • 29. Obrigada! @ana_brantana.brant@fiat.com.br